O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
3 min para ler 251 Compartilhado 31 Comentários

Em breve, você terá um concorrente do WhatsApp dentro do YouTube!

A Google está testando uma nova função em sua plataforma de compartilhamento e streaming de vídeos, o YouTube. Segundo matéria da Wired, a nova funcionalidade trata-se de um mensageiro embutido no serviço, tanto em sua interface web como no aplicativo para dispositivos móveis. A pergunta que surge é: estaria o YouTube querendo concorrer com o WhatsApp ou o Facebook Messenger?

Bem, particularmente, acredito que não. Em primeiro lugar, a Google já tem um serviço de mensagens que está bem integrado aos seus outros apps: o Hangouts. Inclusive, pelo Hangouts, é possível fazer video-conferências com várias pessoas e postar diretamente no YouTube depois. Além disso, ainda é possível conversar por texto com os expectadores do vídeo.

Assim, o que a Google esteja querendo fazer com esta nova funcionalidade talvez seja melhorar o Hangouts ou, pelo menos a sua faceta de conversas por textos e também a forma como os vídeos no YouTube são compartilhados em dispositivos móveis. O mensageiro do YouTube poderá ser acessado pela janela de compartilhamento do aplicativo. Sabe aquela onde você pode mandar o vídeo ou o link do vídeo para algum contato por meio de outro aplicativo, como o WhatsApp ou por e-mail?  Pois é. Agora você verá uma nova opção.

O Messenger do Facebook pode ser mais uma alternativa ao WhatsApp

Ela lembra muito as Direct Messages do Instagram, onde duas pessoas podem compartilhar fotos e conversar de forma privada. A diferença na ferramenta do YouTube é que as mensagens poderão ser enviados tanto para contatos individuais como para grupos. Assim, ela mescla as mensagens diretas do Instagram com os grupos presentes no WhatsApp ou Telegram.

Quando você enviar uma mensagem para alguém, uma aba de chat, chamada de “Thread”, será criada. Será possível mandar outros tipos de links também. A thread fica salva em seu histórico, numa área chamada de “Compartilhados”.

androidpit android facebook messenger
Messenger do Facebook pode permitir a integração entre usuários da rede / © ANDROIDPIT

Conforme a Wired reportou, essa é uma tentativa do YouTube de barrar o avanço do Facebook como plataforma de vídeos. Já que na rede social do tio Mark é super simples compartilhar vídeos e conversar com as pessoas sobre ele.

Já no YouTube não, você sempre compartilha os vídeos em outras redes sociais e continua o contato por lá. De um jeito ou de outro, você sempre sai do YouTube. E isso é uma coisa que nenhuma empresa quer. Todas elas trabalham, estudam, modificam a interface e adicionam novas funções na esperança de que o usuário fique o máximo de tempo possível.

Além disso, pelo menos aqui no Brasil, nos comentários dos vídeos sempre rola uma treta. Gente xingando os outros, falando palavrões, brigando por besteira, etc. Ao que parece, a Google quer criar uma área de comentários mais sadias, sem essas brigas e xingamentos gratuitos.

Na minha opinião, acredito que só isso não será suficiente para barrar o crescimento do Facebook na área de vídeos. Acredito que os dois conviverão no mercado, mas com o YouTube tendo mais predominância, já que o seu negócio é justamente esse. Da mesma forma que acho difícil o Facebook, ou qualquer outra empresa, desbancar o YouTube desse segmento de mercado.

Mas e você? O que acharia desta funcionalidade no YouTube?

251 Compartilhado

31 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi