O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
5 min para ler 232 Compartilhado 592 Comentários

Asus Zenfone 5: Problemas e soluções

O Zenfone 5 é um excelente dispositivo intermediário, no entanto, conforme os usuários vão adquirindo e atualizando o aparelho, problemas vão aparecendo em diversos fóruns pela internet. Preparamos uma seleção com os problemas mais comuns presentes no dispositivo. Confira detalhes no artigo abaixo. 

O LG G6 é o smartphone mais legal de 2017.
O que você acha?
50
50
1280 participantes

1. Tela de chamada com exibições diferentes

O Zenfone 5 apresenta dois tipos de opções para as ligações recebidas: deslize para atender, e clique para atender. Muitos usuários reclamam do comportamento exibido, acreditando se tratar de um defeito de fábrica. O Zenfone 5 exibe esses dois padrões para duas ocasiões diferentes. Confira abaixo:

  1. Deslize para atender: aparece quando o telefone está ativo, ou seja, disponível para receber ligações.
  2. Clique para atender: é exibido quando o telefone está em uso, ou seja, quando a ligação é recebida em segundo plano.

O comportamento exibido na foto do contato durante o recebimento da chamada também pode variar. Alguns usuários relatam que o circulo exibe a foto com animações, e em outros momentos a imagem fica estática. Esse é um bug comum no Zenfone 5, que não interfere na usabilidade geral do sistema. É esperado que ele seja resolvido com a atualização oficial para o Android Lollipop.

2. Bateria com problema de carregamento

O Zenfone 5 pode apresentar um problema com a bateria durante o carregamento. É possível notar que o percentual de carga não evoluirá, mesmo após 30 minutos conectado na fonte de energia. Para evitar esse problema, realize o carregamento do Zenfone 5 durante o tempo necessário para a bateria atingir 100%. De acordo com o manual do usuário (modelo A501/página 17), o dispositivo não foi projetado para ficar conectado à fonte de alimentação por tempos longos. Confira o trecho do manual abaixo:

"Importante: Não deixe seu Zenfone 5 conectado à fonte de alimentação, uma vez totalmente carregado. Seu Zenfone 5 não foi projetado para ficar conectado à fonte de alimentação por períodos longos. Recomendamos que o tempo excedido não seja superior à uma hora após a bateria atingir 100% de carga."

partetraseirazenfonecincoreview
Problemas com o carregamento do Zenfone 5 estão entre os problemas que usuários tiveram com o aparelho / © ANDROIDPIT

3. Problema no acesso às redes móveis

A versão 4.3 Jelly Bean, apresenta um problema constante na conexão do Zenfone 5 com redes móveis. Alguns usuários do Fórum do AndroidPIT notaram que o dispositivo não se conecta com a operadora, ou simplesmente fica com sinal indisponível.

Esse é um problema comum em dispositivos rodando com essa versão, portanto, atualize seu Zenfone 5 para a versão Lollipop, caso ainda não tenha feito.

Após a atualização, caso o problema persista, configure manualmente a rede preferencial que será utilizada no dispositivo por padrão. Configurações> Mais> Redes Móveis> operadores de rede> Escolher manualmente. Selecione sua operadora na lista e reinicie o dispositivo.

redezenfone5
Configura sua operadora manualmente e reinicie o dispositivo. / © ANDROIDPIT

4. Bateria carrega sem estar conectada

Existem relatos de usuários que conectaram o dispositivo na porta USB do computador, e ao retirar, a bateria se manteve com o status de carregamento. Mesmo após algumas horas desconectado, a mesma informação é exibida no ícone da bateria.

Esse problema pode ser ocasionado pelo uso de cabos USB que não sejam originais. O dispositivo se comporta de maneira diferente quando conectado no computador, e o uso de cabos secundários podem interferir nos comandos do Zenfone 5.

Recomendamos que o dispositivo seja reiniciado, e após esse procedimento o percentual indicado deve ser normalizado. Caso isso não aconteça, leve o dispositivo para a assistência autorizada, pois o cabo utilizado pode ter causado oxidação no alumínio da porta USB.

5.  Ligações com o áudio baixo

O Zenfone 5 possui um bug com o áudio de ligações que são realizadas, que inexplicavelmente ficam baixas. A solução é bem simples: realize uma ligação de teste, e assim que você ouvir o primeiro tom da chamada aumente o volume ao máximo através do botão físico. Quando o contato atender sua chamada, realize novamente esse procedimento e aumente o volume ao máximo.

zenfoneligacao
Resolva o problema com áudio da ligação baixo. / © ANDROIDPIT

6. Problema no microfone

Eu mesmo tive um problema com uma unidade do Zenfone 5, mais precisamente no microfone do dispositivo. Após a atualização da versão 4.3 Jelly Bean para o Android KitKat, as primeiras ligações saíram sem o áudio.

É possível resolver essa questão redefinindo as preferências dos aplicativos e removendo os dados armazenados no discador padrão. Siga os passos abaixo:

  1. Acesse o menu de configurações do dispositivo
  2. Selecione a opção "Aplicativos" e em seguida localize a guia "Todos"
  3. Localize e selecione o aplicativo "Asus Calling Screen" e clique na opção "Limpar dados"
  4. Feito isso, volte para a aba "Aplicativos" e selecione os três pontos no canto superior direito e clique em "Redefinir preferências de aplicativos"
zenfoneapps
Redefina as preferências dos aplicativos do Zenfone 5.  / © ANDROIDPIT

Após a conclusão dos passos listados acima, é necessário reiniciar o telefone para realizar a primeira chamada de teste. Caso o problema persista, talvez seja adequado o envio do dispositivo até uma assistência autorizada para um possível reparo no microfone.

Tenha em mente que estes não são problemas generalizados, apenas alguns modelos do Zenfone 5 estão apresentando algum destes erros. Por isso, se você possui o Zenfone 5 e o aparelho vem apresentando o mesmo problema, deixe-nos saber nos comentários abaixo.

232 Compartilhado

592 Comentários

Escreva um comentário:
  • estou problema de a bateria chegar a uma porcentagem minima tipo o meu que so chega ate 80% e travar a tela... nao sei o que fazer

  • meu nao liga,aparece um icone como triangulo com um simbolo de bateria cruzando a bateria de cima para baixo nao sei se o defeito e a bateria ou celular,alguem me diz?

  • Adquiri um aparelho ASUS zenfone go o mesmo apagou enao religa de jeito nenhum,esta morto,carrega normalmente mas nao liga,se alguem souber falar algo sobre esse problema agradeço

  • O meu zenfone 5 de repente parou de receber carga, me falaram que é problema de bateria ai troquei bateria e agora so liga conectado na tomada se desconectar ele desliga, o que sera que aconteceu ou q está acontecendo?

  • Tenho um zenfone GO e ele desativa o 3g sozinho após alguns minutos de uso, e aparece uma mensagem na parte inferior dizendo" abrir canal" alguém sabe resolver isso?

  • infelizmente comprei 2 asus zenphone go live no black friday 2016 porem desde entao juntando os 2 nao dá 1 aparelho da antiga bcp (1996). Arrependimento total, so trava, gps nunca funciona e pior q ja foi para o conserto e voltou da msm forma, teclado preciona uma tecla aparece outra letra, fora que a tela e muito sensivel, com um assopro tecla o abcdario inteiro... eu particularmente nao tive sorte. abcs

  • Muito ruim. Me arrependo amargamente. Zenfone DTV. Com defeito. Muita dificuldade para acessar um aplicativo. A tela não responde ao toque. Horrível.

  • O meu Zenfone é o dTV. ASUS ZENFONE DTV. Só dor de cabeça: clico na tela e não responde. Muita dificuldade para acessar o zap. Clico em uma coisa é abre outra. As vezes abre sozinho

  • Meu namorado tem um zenfone5 a pouco mais de um ano, e de um tempo pra cá ele começou a demorar pra carregar e durar pouco a bateria sem contar que nao da pra usar o telefone enquanto carrega pq ele descarrega mesmo estando conectado ao carregador. Alguem poderia me ajudar?

  • Boa noite pessoal,
    tenho um Zenfone 5 que era do meu namorado e estragou o microfone ele mandou arrumar e voltou ao normal, só que de uns dias pra cá começou a dar mau contato ao carregar, ele não carrega de jeito nenhum será que pode ser por ter trocado a placa de microfone, pois pelo que eu vi é a mesma placa, ou estou enganada?

    • Olá, a placa do microfone é a mesma do USB. Você pode testar com outro carregador para ver se não é este o problema. Mas se o "mal contato" persistir é necessário troca-la ou trocar apenas o conector USB mas isso já é coisa de assistência ;)

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi