O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
6 min para ler 20 Compartilhado 71 Comentários

As 10 funções mais inúteis nos smartphones

Os smartphones atuais trazem uma infinidade de funções e opções ocultas. Algumas delas são muito práticas, e tornam a nossa vida mais simples. Outras, porém, estão longe de serem úteis, e parecem ter sido integradas apenas como jogada publicitária. Uma terceira categoria engloba opções teoricamente boas, mas extremamente mal empregadas. Preparei hoje uma lista com as 10 funções mais desnecessárias em smartphones, e você verá que essa é uma praga que se alastrou por quase todas as fabricantes. De boas intenções o inferno está cheio!

smartphone trash
© AndroidPIT

10. O-Touch-Panel do Oppo N1

O Oppo N1 tem algumas funções úteis, e tem também o O-Touch-Panel. A área sensível ao toque na parte traseira do aparelho mal pode ser reconhecida. Ao usá-la, qualquer movimento que ultrapasse o campo de 4x4 centímetros se perde no nada e frustra o mais paciente dos usuários. Além disso, o tamanho do aparelho impede o uso racional da função, e será preciso ser malabarista para usá-la, equilibrar o phablet e evitar uma cãimbra na mão. O O-Touch-Panel tam apenas uma vantagem: ele pode ser desativado facilmente. Um fiasco!

oppo n1 unboxing back
O-Touch-Pad do Oppo N1. / © AndroidPIT

9. O scanner de digital do HTC One max

Mais uma função de controle na parte traseira, e o problema se repete: ideia boa, realização péssima. O scanner de digital do One max está longe de funcionar de maneira ideal. Lenta, pouco confiável e cheia de engasgos, a função precisaria de mais tempo de testes e aperfeiçoamentos antes de ter sido lançada. E como cereja do bolo, ainda temos a impossibilidade de desbloquear o aparelho apenas com um gesto, como no caso do scanner no iPhone 5s. Pior impossível.

LV1A0169
Mal-colocado e pouco confiável: o scanner de digital do HTC One max. / © AndroidPIT

8. Screenshots “Kung-Fu” do Galaxy S3 e S4

A Samsung revolucionou o controle por gestos nos smartphones, mas não sem ter lançado algumas funções estranhas, para dizer o mínimo. Fazer um screenshot passando a lateral da mal espalmada sobre a tela é uma delas. Os desenvolvedores da Samsung devem ter assistido demais aos três filmes do Karatê Kid para criarem mais um exercício para o Daniel Sam: pintar a cerca, lavar o chão, fazer um screenshot… Além de se parecer com um movimento de Tai Chi, o controle ainda tem a desvantagem de não funcionar todas as vezes. Bola fora da Sammy.

galaxy s4 tipps 9
Felizmente podemos desativar essa função de screenshot no S4. / © AndroidPIT

7. Efeito de Realidade Aumentada para vídeos no Xperia Z1 e Z2

A Realidade Aumentada pode ser uma função bem interessante quando acrescenta informações úteis, mas quem precisa de efeitos com peixes, plantas de aquário ou dinossauros? Será que os desenvolvedores do Z1 e Z2 não tinham nada melhor para fazer com a tecnologia? O único público imaginável para isso encontra-se na faixa de 9 a 12 anos, e não acho que nenhuma criança tenha um carro-chefe da Sony.

areffect
© AndroidPIT

 

de z1 z2 camera
O Z1 e o Z2 têm efeitos infantis de Realidade Aumentada para vídeos e fotos. / © AndroidPIT

6. Adesivos para fotos do HTC One M8

Função parecida oferece a câmera do HTC One M8: de uma longa lista, podemos escolher objetos inúteis e “colá-los” como adesivos nas fotos previamente feitas. Entre outros, você pode acrescentar óculos de sol, chapéus de vaqueiro, correntes de ouro, cintos com caveira e máscaras de gás nas “vítimas” que posaram para a foto. Infantilóide, supérfluo e de mau gosto. Preciso dizer mais?

androipdit htc one m8 camera teaser
Os filtros do HTC One M8 são interessantes, mas os adesivos não têm a menor graça. / © AndroidPIT

5. Desbloqueio por reconhecimento facial

Uma das funções de segurança mais sem sentido que já foram integradas a um aparelho. Quem gostaria de desbloquear o seu smartphone com a cara? Além de não ser tão segura como o padrão ou senha, essa opção não funciona no escuro, e pode ser facilmente burlada (com uma foto do proprietário, por exemplo). Típica ideia de quem assistiu a filmes futuristas em excesso.

oneplusone
O desbloqueio por reconhecimento facial em smartphones - só é interessantes em filmes futuristas. / © Google

4. Rolagem com os olhos do Galaxy S4

Quem lança muitas novidades também pode cometar mais erros. Não é por acaso que a Samsung aparece mais vezes na nossa lista. O S4 chegou cheio de funções inovadoras, entre elas a supérflua rolagem de página com os olhos. A ideia é boa, mas ela foi implementada cedo demais. Alguns testes a mais mostrariam como a opção pode frustrar o usuário pelo seu funcionamento errático.

3. Sound & Shot do Galaxy S4

De novo a Samsung: o aplicativo da câmera do S4 trouxe muitas inovações importantes, mas o Sound & Shot não é uma delas. Quem tirar uma foto com esse modo terá não apenas uma imagem, como também uma trilha sonora de 6 segundos que pretende reproduzir a atmosfera do momento. Desnecessário é pouco.

Galaxy s4 camera
Trilha sonora para foto? Me poupe. / © AndroidPIT

2. Tirar fotos com o sensor de movimentodo Wiko

Talvez você ainda não tenha ouvido falar da Wiko, uma fabricante que vem crescendo na Europa, apesar da função completamente inútil que seus smartphones trazem: a de ativar o obturador da câmera passando a mão pelo sensor de movimento do dispositivo. Já imaginou segurar o aparelho em posição de foto com uma mão e ter de passar a outra pelo sensor? A instabilidade causará fotos tremidas e de qualidade ruim. Além disso, qualquer movimento poderia acionar o obturador quando o app da câmera estiver aberto. Desastre total.

wiko highway test teaser
O Wiko Highway: fotos ativadas com o sensor de movimento. / © AndroidPIT

1. “Knock Code” do Nokia X

A LG lançou a ótima função KnockOn com o LG G2, e muitas fabricantes começaram a copiá-la, inclusive a Nokia. Depois de testar o Nokia X, nos surpreendemos positivamente ao ver que era possível desbloquear o aparelho com duas batidinhas na tela - até percebermos que ele pode ser ativado com batidinhas em qualquer lugar do aparelho: no display, na parte traseira, nas laterais… o dispositivo está sempre ativado. Ele pode inclusive ser desbloqueado por acidente quando está no bolso da calça. Bug ou função? Ninguém sabe.

TONI9864
O Nokia X pode apanhar de todos os lados que se ativa. / © AndroidPIT

Qual é na sua opinião a função mais inútil já integrada a um smartphone?

20 Compartilhado

71 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi