O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
3 min para ler 168 Compartilhado 48 Comentários

Tenha o 3D Touch do iPhone no seu Android instalando apenas esse app

Uma das principais novidades trazidas pelo iPhone 6S foi o 3D Touch, que reconhece diferentes pressões na tela e adiciona atalhos ao aplicativos. A boa notícia é que agora você pode ter uma função muita parecida em seu Android sem precisar de um novo hardware. Basta instalar um aplicativo.

O app em questão é um launcher disponibilizado pela Yahoo, chamado Aviate. Aos instalar e executá-lo, você se depara com uma tela inicial para adicionar preferências, como plano de fundo e aplicativos  mais utilizados. Após passar pelas configurações iniciais, a sua nova home trará seus programas favoritos e, ao deslizar para a esquerda, você tem um tela no estilo do Google Now com várias informações como tempo, atrações próximas, agenda etc.

aviate home
Tela inicial do Aviate e também a página lateral no estilo Google Now. / © AndroidPIT

Ao deslizar para direita você encontra mas duas telas. A primeira contém seus aplicativos separados por categorias, como redes sociais, produtividade, multimédia e por aí vai, e que pode ser personalizada de acordo com sua necessidade. Na segunda tela, estão todos os outros aplicativos em ordem alfabética, já que o Aviate elimina a gaveta de apps como estamos acostumados.

aviate apps
O Aviate separa seus apps em categorias e também por ordem alfabética. / © AndroidPIT

Mas a grande novidade está na opção "Ações Rápidas".  Com essa opção ativada, seus aplicativos na home passam a oferecer um menu contextual quando são mantidos pressionados por mais de 1 segundo, muito similar ao recurso do 3D Touch da Apple. E isso sem precisar de nenhum recurso de hardware específico, o que torna o recurso compatível com qualquer smartphone ou tablet Android.

aviate confg
O Recurso "Ações Rápidas" precisa ser ativado nas configurações do Aviate. / © AndroidPIT

Nem todos os apps são compatíveis e você sabe que ele possui o recurso quando é sinalizado com uma pequena marcação circular no canto superior direito do seu ícone. Essa marcação desaparece quando a funcionalidade é ativada, permitindo identificar qual aplicativo pertence ao menu contextual exibido. Essa marcação também pode ser desativada nas configurações do Aviate, mas, neste caso, somente pressionando o app você saberá se o recurso e suportado por ele.

aviate menu
Menu do Google Maps e Facebook no maior estilo 3D Touch. / © AndroidPIT

Apesar de ser bem legal, é preciso se acostumar um pouco com a usabilidade do recurso. Isso porque, se você mantiver o ícone pressionado por muito tempo, é ativada a opção nativa do Android de mudar os ícones de local. Em todo caso, o Aviate é uma excelente forma de demonstrar que alguns recursos não precisam necessariamente de uma mudança de hardware para funcionar, mas apenas da engenhosidade dos desenvolvedores.

O Aviate é gratuito e pode ser baixado no link abaixo.

Yahoo Aviate Launcher Install on Google Play

E você, o que achou deste recurso do Aviate?

168 Compartilhado

48 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi