Isso é o que eu quero ver a minha operadora fazer em 2017. E você?
Em 2016, conseguimos uma façanha: pela primeira vez, há mais celulares no Brasil conectados a redes 4G do que 2G. Ou seja, foram necessários três anos para que a conexão mais recente batesse uma das mais antigas. Levando isso em consideração, quero ver o mesmo acontecer em 2017, mas com o 3G. E você?
De acordo com dados da Anatel, em outubro deste ano, houve 52,6 milhões de acessos no 4G (LTE), contra 51,6 milhões do 2G (GSM). Se considerarmos que no mesmo período do ano passado, o 4G tinha apenas 20,4 milhões de acessos, é possível dizer que o processo cresceu em um ano aquilo que não fez em dois.
Isso se deve muito ao fato das fabricantes puxarem a tecnologia também nos segmentos de entrada e intermediário. Contudo, ainda temos empresas que, para baratear os aparelhos, continuam trazendo smartphones apenas com suporte ao 3G.
Dito isso, o meu pedido de final de ano é que mais operadoras invistam na tecnologia de rede 4G, para que cada vez mais aparelhos permaneçam acessando esta rede de forma contínua, sem ter uma queda considerável na qualidade do serviço. Entretanto, bater o 3G não é uma tarefa fácil, pois essa é a rede que ainda domina o mercado, são 126 milhões de acessos.
Outro fato curioso é que apenas duas operadoras cobrem mais da metade da população com 4G, a saber: Tim e Claro. Logo, se as demais teles tornarem seus planos de dados com foco na tecnologia de internet de 4ª geração mais competitivos e aumentarem a cobertura em diferentes regiões, talvez não tenhamos que esperar tanto para ver o crescimento do 4G sobre o 3G.
E aí, se você pudesse fazer a sua operadora ouvir a sua voz, o que pediria para 2017? Melhor cobertura? Planos pré-pagos variados e mais condizentes com a situação dos usuários? Acesso ilimitado à internet?
Fonte: Teleco
Só queria que a Tim melhorasse a cobertura de sinal e velocidade da conexão.
Planos com melhores preços pra Vivo!
Seria necessário melhorar tudo, começando com o atendimento mais transparente, pois, muitas vezes vendem produtos, serviços sem dar a mínima importância aos clientes. Além disso é preciso melhorar muito o sinal em todo o Brasil, mas o que é animador, eu vi no Jornal Hoje, que agora em 2017 eles vão usar satélite para o sinal de internet, afim de alcançar todo o Brasil. As operadoras precisam se unir mais e trabalhar com bons serviços afim de que possamos ter uma internet satisfatória, tendo em vista que hoje o "computador" das pessoas é o próprio celular. Com certeza, quem ganha é os clientes e as empresas também, que com certeza terão clientes fidelizados.
ai ai vivo, só decepção, cliente a quase 10 anos, e chegando a conclusão que é operadora de rico.pagar 80 temer por 1G e 20,00 de franquia é um absurdo. não adianta nem reclamar pois não fazem nada. recebi meu convite Tim beta.qur saber vivo...fuiii
Eu pediria pra Vivo descer do pedestal um pouquinho. Tá muito carinha!
Sinceramte eu queria que o sinal das operadoras não fosse tão ruim, antigamente deixava l lodo preferencial 4g, mas mesmo com os dados moveis desligados, a qualidade do sinal era tão ruim que em duas horas meu celular tava descarregado, sem sequer ligar a tela.
Eu gostaria que tivesse pelo menos uma rede decente 2G aqui na minha casa, região CENTRAL de São Paulo!
2G por mais que esteja com o melhor sinal possivel será uma carroça, talvez seja esse seu caso.
Alô Vivo, Alô Claro e Alô OI, 20Gb 50,00 crueis kkk...abraços betanos a vocês...kkk
Esse ano tivemos inovações nas franquias de dados também, como a Tim que oferece até 20Gb mensais por R$ 50,00 e a Claro que oferece 800Mb semanais por R$ 10,00 (se não me engano).
Não que esteja baratinho, mas já vemos uma possível luz no fim do túnel, agora só falta investirem na infraestrutura.
são 700Mb semanais.
A Tim também oferece 1,5 gb por semana por 10 reais no , com direito a ligação pra qualquer operadora, SMS e deezer sem descontqrda franquia.
Bem melhor!
Pagamos muito caro por uma internet ruim e limitada, MUITO LIMITADA! A Vivo poderia pelo menos tirar esse limite besta, não uso dois dias e lá se vão 80%....
Quero melhoria em tudo...
Principalmente cobertura.
Aconselho Claudio, acionar sempre que possível a Anatel, e reclamar que teve prejuízo, como quedas de sinal, ai liga alguém do atendimento especializado e dá créditos.
Estou na Claro pelo combo com a net e tenho 30gb de internet por um preço bom pra essa quantidade num planp família. Não tenho o que reclamar da cobertura 4g nem 3g aqui no rio. Alguns pontos cegos mas nada que me afete. Hoje recebi uma ligação dizendo até que posso "ganhar" um S7 e mais 10gb sem pagar nada a mais por isso, acho que to feliz haha
Pediria antes de tudo uma internet decente nas cidades de médio e pequeno porte.
Não só internet, mas sim sinal, muitas cidades abaixo de 50 mil habitantes, mal possuem cobertura. Nesse ponto as pessoas tem parte de culpa, pois a grande maioria não reclama a Anatel, Procon e JEC, ai fica por isso mesmo. Pelo menos eu faço a minha parte, sempre ligo para Anatel e ganho créditos quando fico sem sinal.
O preço pago por isso é um absurdo
Acesso 'Quase' ilimitado seria bom.
oq queremos são descontos
Infelizmente só a Vivo e a Claro, nessa ordem, conseguem trazer uma conexão de dados decente. A OI e a TIM são terríveis.
Depende da cidade. Na minha o 4G da Oi é excelente.
Vdd Andreu!
Até a Vivo possui seus contratempos em cidades pequenas, quando viajo para o interior do RJ, próximo a Itaperuna, o sinal oscila muito e as vezes não pega, ai acionei a Anatel e recebi R$ 30,00 em créditos.
Temos que reclamar sempre, pois só assim as empresas passam a tratar o cliente melhor. Todo mês eu ligo reclamando.
Telefone da Anatel é 1331. Vale apena, pois o atendimento recebido é diferenciado, hoje nem perco meu tempo ligando para o SAC mais.
Verdade. TIM, Claro... A Vivo foi a que menos oscilou em Itaperuna até hoje comigo (Meu irmão mais velho mora lá).
Isso mesmo Vinícius, não vão ocorrer mudanças e muito menos melhorias se não reclamar! O brasileiro tem que aprender a buscar seus direitos e reclamar com as pessoas certas.
Mas eles não pedem mais o protocolo da operadora? Pelo site fiz uma reclamação ontem, aparece um aviso dizendo que antes vc precisa já ter deixado a operado ciente e pede o protocolo na hora de registrar a ocorrência.
Aqui na minha cidade a Tim tem a melhor cobertura!
Obviamente vc nunca teve um TIM. O 4G da TIM deixa o da Vivo no chinelo em relação a cobertura e velocidade. Já o 3G da Vivo é bizarramente superior em cobertura, mas não em velocidade.
Tem um site chamado TELECO. Procura lá a cobertura 4G das operadoras. Eu não consigo postar link qui.
Existe muito preconceito com a TIM. Eu também tinha muito, até portar meu número da Claro pra TIM e sentir na prática o quanto era injusto. E depois disso ainda tive o prazer de me tornar TIM Beta. Aí fui pra galera! ahahahhahaaha
Leonardo
Tim Beta é massa!
Vem pra Blumenau que você muda de ideia kskskskskks. Tim aqui é a pior de todas as operadoras e a melhor é a Vivo, em termos de sinal, o que resulta em péssima qualidade do serviço prestado por parte da Tim.
Leonardo, basear sinal de operadora olhando o nosso uso é complicado, pois meu irmão tem um sinal fraquíssimo da TIM dentro da própria casa com uma antena da mesma a 500 metros! Na casa da minha namorada o sinal da TIM é zero, mesmo sendo região metropolitana de Belo Horizonte.
Não tenho problemas com a Tim. Como sou Beta, pelo contrário, só elogios.
Eu quero desconto da Oi. É fogo dar quase 400 cruzeiros pra ela td mês...😢
Caro hein Andreu!!!
Eu quero ver as operadoras usando um sinal que cubra todo o território nacional, sem excluir nenhuma área sequer.
Todos querem querem HP
Seria um sonho mesmo Henrique. O ruim, é que as operadoras alegam área de sombra, mas não é bem assim não, é má vontade deles mesmo, por isso ligo sempre para a Anatel e desço a lenha lá, ai recebo uma ligação do atendimento especializado e recebo crédito. Aconselho também a fazer isso.
Eu quero ver a Tim usar a frequência da tv analógica para ver se assim ela melhora essa bosta de sinal.
Vdd Lordney!
Bom, se eu pudesse pedir uma coisa para a minha operadora.....
Que TODA E QUALQUER solicitação, serviço ou produto pudesse ser feita por APLICATIVO no smartphone ou pelo navegador web.
Mas como isso está muito longe de ocorrer, ao menos façam o seguinte:
-coloquem pessoas CAPACITADAS para prestar atendimento, não as diversas criaturas que sequer conseguem justificar o oxigênio que consomem;
-que os atendentes parem de usar o vocabulário a base de GERÚNDIO (vou estar vendo), (vou estar fazendo), (vou estar solicitando).
-que quando entramos em contato pelo telefone, nossa solicitação seja atendida no PRIMEIRO CONTATO e que não nos passem pra 10 atendentes diferentes, onde a cada atendente temos que contar toda a nossa existência até o momento da ligação, e quando o décimo atendente se propõe a resolver o problema a ligação "misteriosamente cai"......
Entendeu o recado VIVO? Talvez assim eu não me sinta MORTO ao falar com o vosso atendimento!
Aproveito e deixo aqui uma dica: No site da Oi (as demais também são obrigadas a ter, é lei) é possível fazer cancelamento de linha. Fizemos isso semana passada, rápido, fácil e indolor. Em 1 minuto já tinhamos número de protocolo em mãos, com hora e data do cancelamento.
Como conhecemos bem as operadoras, ficamos no aguardo do telefonema nos oferecendo uma bela oferta... e não é que ela veio. Com 3 dias recebemos uma ligação da Oi nos oferecendo um belo desconto. Como estávamos decididos a cancelar o fixo aqui em casa, a Velox foi junto. Já contratamos o serviço de outra provedora local, com mais que o dobro de velocidade de internet por um preço justo.
Enfim, estamos felizes (até o momento rsrs).
Adora a qualidade do sinal da vivo, mas o atendido... misericórdia. Ja cheguei a gevar a tela do celular por 5hrs seguidaaça escutando a musiquinha. A atendente coitada, quando me atendeu, eu ja tava tao estressado q descontei nela sem querer . Mas pedi desculpas e ela resolveu meu problema em 2min.
Absurdo!
Claro é a mesma coisa. A Tim em atendimento é melhor mesmo das operadoras que eu já passei. Perdi um telefone meu uma vez, daqueles pequeninhos com teclado numérico, e tive de bloquear o chip e cancelar a linha, a atendente resolveu em 15 minutos. Com a Vivo tive um problema com o chip e ela me custou 3 horas pra resolver o problema. A Claro tem o mesmo atendimento da NET então já viu.
Bom, eu não tenho nada a reclamar da VIVO, exceto talvez o preço, mas esse perfeitamente justificável pela qualidade. O banho que ela dá vale cada centavo. Se ainda fosse cliente TIM, citaria o sinal (a anos criticado e nenhuma melhora) infelizmente cansei de esperar.
tenho 4g da tim pra qualquer lugar q eu vou
Sorte sua, porque no meio de Florianópolis nem 2G descente se tem.
O mesmo pra Blumenau é mesma coisa @masoqueale. Acho que em toda SC a TIM é uma m****
Eu gosto da Vivo e sou cliente dela, embora tenha a melhor cobertura, as vezes dá as suas panes, tanto que acionei a Anatel, pois oscilava muito o sinal.
Cade a enquete? + velocidade e cobertura por favor! Tim beta é bom mas o sinal...
Uso uma local. Aqui ela não oferece 4G, acho que vai demorar ao menos 1 ano.
Continuo com esta pois pago por ligação, para qq número mesmo DDD.
Se quero o 3g, pago 1,00 qdo usar só por 50 MB. Depois uso velocidade reduzida se não quiser pagar por outra cota.
Infelizmente não tive como obter o Tim Beta.
Queria que minha operadora cobrasse só 0,15/ligação local ou 0,25 para outros DDDs.
O 3G fosse 0,50/100 MB.
Já seria lucro.
Eu queria manter meu pacote, whats ilimitado, ligação ilimitada para a mesma operadora, bônus para ligações outras operadoras diferentes; agora com uma atualização, maior pacote de dados, ao invés dos 500 MB, que fosse 2 GB.
É... Isso é bem relativo. A Claro pode ter a maior cobertura estatisticamente, mas na prática o usuário sofre. Moro no Rio de Janeiro (capital) e já usei Oi 4G (em 2014),num plano ilimitado (erro e deles). A Oi era boa no Centro, mas tinha muitos pontos cegos pela cidade em que a rede 4G travava muito.
No início desse ano fui para a Vivo, nossa, outra coisa. Rede 4G ampla e sempre ativa. Até o 3G(+) era ótimo, mas optei por sair, já que o plano que estava era muito caro e eu só usava dados basicamente.
Fui para a claro em agosto desse ano, num combo multi (já era cliente Net). Plano bom e de preço razoável, ainda me "deram" um aparelho, que dei como presente. A rede 4G é realmente ampla, mas a cobertura é falha. Em várias ocasiões o celular está com o sinal 4G no máximo, mas não tem conexão. O 4G está ali no ícone, mas a rede é inoperante. Se faz necessário pôr o celular no modo avião e retirar para destravar a rede.
E pior, vê-se que o celular "sofre" com isso, pois a bateria gasta com o modo de espera é absurdo. Uma rede de baixa qualidade é ruim até nisso.
O defeito não é do meu celular, pois tinha o mesmo problema com o anterior, um Xperia Z3. Atualmente tenho um S7 Edge e a coisa é praticamente a mesma.
Ainda não tive a oportunidade de usar a Tim ou Nextel, mas pelos comentários de quem tem, dá para ter uma ideia.
Telefonia na Banânia é algo tenso. Essa frase resume tudo o que eu disse.
O 3G ainda é muito bom, as vezes chega a 10 mb de velocidade na Vivo. O 4G precisa chegar na maioria das cidades, no interior, dependendo da cidade é lenda. O 4G é uma tecnologia interessante, mas deverá levar um longo período para ser o mais usado, quando chegar o 5G, ai sim pode aposentar o bom 3G.
Apenas solicito respeito ao consumidor , fornecer conexões 4G na velocidade contratada , estabilidade nas conexões de voz e internet ,planos que contemplem preços justos quando de ligação para outras operadoras , uma agência reguladora imparcial., idônea e atuante a (Anatel) .
Oq o 4g faz, q o 3g n consegue fazer?? deixo meu aparelho configurado p acessar so o 3g p economizar bateria... so recentemente q tenho usado o 4g pq dentro da presa o sinal do 3g fica ruim... mas fora isso sempre deixo no 3g, q rosa vídeo em HD no YouTube sem problema nem um.(uso a vivo)