O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site.

5 min para ler 106 Comentários

5 razões para NÃO comprar um aparelho com Android KitKat

O Android KitKat já representou o que existia de melhor no universo do robozinho verde, trazendo recursos que permitiam ao sistema rodar de forma satisfatória em aparelhos menos potentes, como o gerenciamento inteligente de memória RAM, permitindo que dispositivos com menos de 1 GB de RAM rodassem o sistema. Porém, como tudo no mundo da tecnologia, o Android KitKat já não é o sistema mais indicado para se ter em seu dispositivo, e abaixo listamos 5 razões para fugir de aparelhos que ainda rodam o sistema.

1 - Proteção contra espionagem

A privacidade da web é algo complicado, principalmente depois de denúncias de espionagem realizadas pelo governo norte-americano. E mesmo que você não seja nenhum agente secreto, ter os dados expostos na internet não é nada agradável.

De acordo com um documento preparado pelo Gabinete do Procurador Distrital de Nova York, versões mais antigas do Android podem ser acessadas remotamente pelo Google com facilidade, caso a empresa seja obrigada a fazer isso por uma ordem judicial. O Google simplesmente pode ignorar as suas senhas e ter acesso total ao conteúdo dentro do aparelho a qualquer momento.

O boa notícia é que a partir do Android 5.0 Lollipop este acesso remoto não pode mais ser realizado pelo Google, nem mesmo com ordem judicial, daí um dos excelentes motivos para “fugir” do Android KitKat. Ao todo, 74,1% dos aparelhos Android do mercado estariam sujeitos aos ataques. Mais uma vez o problema da fragmentação do Android.

Versões mais antigas do Android podem ser acessadas remotamente pelo Google com facilidade
androidstats
Fragmentação do Android / © GOOGLE

2 - Falta de patches para correção do Stagefright

Esta falha de segurança está relacionada à biblioteca que gerencia as mídias do dispositivo chamada de “stagefright”, e estava presente em até 95% dos dispositivos Android, desde a versão 2.2 (Froyo) até o Android 5.1 Lollipop. A falha permitia que usuários mal intencionados tivessem acesso total aos dispositivos, até mesmo uma mensagem MMS com um link malicioso poderia comprometer a segurança dos aparelhos.

eric galaxy s6 encryption
Falha atingia até 95% dos aparelhos / © AndroidPIT

O Google agiu logo ao disponibilizar atualizações para os dispositivos da linha Nexus, algo que também foi feito pelas principais fabricantes do mercado. Porém, aparelhos que rodam o Android KitKat ou anterior geralmente não recebem a mesma atenção das empresas, motivo pelo qual boa partes destes dispositivos ainda está vulnerável ao “stagefright”.

3 - Menor (muito menor) chance de receber atualização para o Android 6.0 Marshmallow

Se você possui um dispositivo Android que roda a versão KitKat do sistema e até agora não recebeu a atualização para alguma das versões do Android Lollipop, as chances de receber o Android 6.0 Marshmallow são ainda muito menores.

As chances de seu aparelho recém-comprado “morrer” com o Android KitKat é bem grande

O Android 5.0 Lollipop começou a chegar aos aparelhos da linha Nexus em novembro de 2014, ou seja, se você tem um aparelho com Android KitKat ele foi lançado anteriormente a esta data, e considerando que até o próprio Google não garante atualizações para aparelhos com mais de 18 meses de lançamento, na melhor das hipóteses seu aparelho está no limite para receber atualizações, que somente deverão chegar se seu dispositivo tiver sido um modelo top de linha na ocasião de sua compra, caso contrário as chances de seu aparelho recém-comprado “morrer” com o Android KitKat é bem grande.

androidpit Kitkat vs Marshmallow
Do KitKat ao Marshmallow - uma passagem possibilitada quase que exclusivamente por ROMs. © ANDROIDPIT

4 - Sem suporte ao Material Design

A identidade visual do SO de um aparelho é uma das características que mais chamam a atenção do usuário, e essa identidade visual foi drasticamente alterada pelo Google com a adoção do chamado “Material Design” a partir do Android 5.0 Lollipop, com cores “chapadas” e vibrantes. Os ícones e transições também foram completamente repaginados e a integração dos apps com a nova filosofia visual realmente é de encher os olhos.

Todas estas mudanças não estão disponíveis em aparelhos com o Android KitKat, e a diferença visual entre aparelhos com as versões mais recentes do Android é bastante acentuada, e pode incomodar principalmente àqueles usuários mais atentos às mudanças.

AndroidPIT Google I O 2015 Material Design Matias Duarte
Mathias Duarte é um dos idealizadores do Material Design. © ANDROIDPIT

Assim, se você gosta de estar com seu aparelho sempre com o visual da versão mais recente do Android, dispositivos com a versão KitKat é uma das menos indicadas.

5 - Ausência de recursos como o modo Doze e notificações Heads-up

Como toda versão mais recente de um software, o Android evoluiu bastante desde o Android KitKat. No Android Marshmallow temos o modo Doze, que otimiza o consumo de energia quando o aparelho está em repouso, e também as notificações Heads-up (introduzidas com o Lollipop). Isso só para citar duas mudanças relevantes.

comment android 6 0 marshmallow ameliore batterie autonomie doze image 00
Modo Doze do Android 6.0 Marshmallow / © Google

Funções como as citadas acima até podem ser adicionadas utilizando-se aplicativos de terceiros, porém, muitas vezes tais aplicativos não funcionam tão bem quanto a versão nativa do sistema, além de consumirem um precioso espaço na memória interna dos aparelhos.

headsup
Notificações Heads-up / © MohammadAG

Estes foram apenas 5 motivos para você abandonar o Android KitKat e migrar para um aparelho com o Android 5.0 Lollipop ou o 6.0 Marshmallow.

E aí, você tem algum outro motivo para não usar o Android KitKat?

Os comentários favoritos dos leitores

106 Comentários

Escreva um comentário:

  • Bônus: desinteresse de muitos desenvolvedores. Com a chegada do Material, é muito mais fácil o desenvolvedor usar a nova API do que usar o AppCompat (uma biblioteca que serve para "portar" elementos de versões mais novas do Android para versões mais antigas, usada por exemplo no WhatsApp), que é super complicado de usar. Fora isso, não vai demorar muito para que o KK fique completamente defasado, tal como o velho Android 2.3, e com isso, boa parte dos apps da Play Store fiquem incompatíveis com ele. Tanto como usuário e principalmente como desenvolvedor, prefiro uma versão com problemas que seja recente do que uma versão estável e defasada de software que em pouco tempo me obrigará a trocar de aparelho.


  • Ainda aposto na Kitkat! Bastante fluído e as cores do clássico android. A questão da espionagem é secundária. Se nem os USA se protegem devidamente a si próprios, que podemos esperar de um smartphone? E, para além disso, quem nada tem a esconder nada teme.


  • Kit Kat muito melhor que lollipop. ..


  • e sempre bom ficar informado valeu androidpit !


  • Kit Kat tem uma perfomance superior ao lolipop


  • Acho que nunca me acostumarei a viver com o material design e sem as cores clássicas do Android por isso é Kitkat forever


  • Materia infeliz essa. Apaga que dá tempo ainda.
    Notificações heads-up é coisa mais insuportavel que inventaram! Principalmente no whatsapp, nao tem coisa mais irritante do que estar vendo um video e ele ser interrompido toda hora com a notificação do whats na tela!! E desativei os pop up no whats!


  • Kitkat > Lollipop, o KK tb é bonito mesmo sem o MD, além de render mais a bateria


  • então, mais cedo fiz Downgrade do meu Nexus 5 para o KitKat 4.4.4 !!! e meu, prefiro essa versão -relacionada à 5.1- , nada contra pois eu curti muito essa versão. muitas aplicações mostraram um melhor desempenho, mais fluidez no KitKat; enfim, eu queria mesmo pelo menos mais um Nexus 5 pra deixar o Marshmallow rodando uahauahuahauahaua. abraço à todos. falou.


  • Notificações heads-up é chato pra caramba pq fica muito tempo na tela.


  •   11

    Aham


  • Me dá nos nervos essas pessoas que não atualizam o celular, meu colega de trabalho não atualiza o Xperia dele por nada ushaushaushaushaush


    • No caso do Xperia, até dou razão para seu colega. Antes de ter meu LG G3, eu usava um Sony Xperia E, mas quando saiu uma atualização do Android pra esse smartphone, ele transformou meu smart em um simples celular praticamente, porque sumiu com várias opções, inclusive Google Play Store, sincronização com conta do Google, etc... Ou seja, virou praticamente um celular comum. Nem internet funcionava direito, mesmo via wi-fi. Sei lá que zica de atualização foi essa que a Sony lançou mas f* com meu Xperia E.

      Tanto o smartphone em si, assim como a personalização da Sony no Android, eram ótimas, não nego suas qualidades. Mas depois dessa experiência, fiquei com pé atrás em comprar novamente um smartphone Xperia. Vai que lançam outras atualizações zicadas assim.


  • Quando comprei meu moto g2 ele veio com o kikat e depois atualizei pro 5.0.2 , e posso dizer q o KitKat e bem melhor q o bugado 5.0.2 ainda tenho mtt travamento coisa q no KitKat nao tinha espero ansioso pelo 6.0 mas na minha opinião deviam trazer o tema dark como opção pq esse branco ta mtt ruim


  • Depois dessa matéria desistir de comprar o z3 já que ela vem com o 4.4


    • Normalmente quando o aparelho tem uma fabricação recente, ele já vem com o Android mais atualizado


      • Olha, nem sempre. Eu comprei meu LG G3 recentemente e tinha lido vários comentários de pessoas que compraram esse ano que o G3 já tinha vindo atualizado com o Android 5.0, então pensei que o meu também viria, mas o meu veio ainda com o Android 4.2 ou 4.4, não lembro agora.


  • kit kat ficou no passado, meu nexus mandou abraço.

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações