O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
3 min para ler 9 Compartilhado 137 Comentários

Adeus meu querido tablet: seguiremos caminhos separados

Fato curioso: meu primeiro dispositivo Android foi um tablet, o Samsung Galaxy Tab de primeira geração. Com o tempo adquiri três outros modelos, sendo o mais recente deles o Galaxy Tab Pro 8.4 (Wi-Fi). Agora irei aposentá-lo e, definitivamente, não pretendo substituí-lo por nenhum outro tablet.

De modo geral, isso que está acontecendo já era previsível. Alguns meses atrás, estava reclamando sobre a falta de tablets melhores no mercado. Agora, contudo, o meu próprio dispositivo está prestes a ter seu merecido descanso. Tudo começou em meados de outubro de 2016, quando o coloquei numa prateleira para tirá-lo de superfícies mais baixas, pois meu filho, que é uma criança, estava jogando o que encontrava pela frente no chão.

Desde então, meu tablet ficou lá desligado e esquecido. Farei backup dos meus dados e o formatarei, e pretendo vendê-lo ou dá-lo de presente. A última opção seria a melhor, visto que o mesmo está usável.

Por que irei me livrar do meu tablet? De fato, o mesmo não me proporciona nada ultimamente. Fora isso, as atualizações estão sempre atrasadas e preciso ficar correndo atrás desse prejuízo. Tentei remediar isso instalando a CyanogenMod, que sempre oferecia updates, contudo, agora, teria que migrar para o LineageOS para ter acesso a uma plataforma mais completa e atual. Tudo isso é um pouco trabalhoso.

AndroidPIT samsung galaxy tabpro 84 4017
Galaxy TabPro 8.4 / © AndroidPIT

Existem outros pontos que acabaram o tiraram da minha rotina aos poucos. Navegar na internet, por exemplo, é melhor pelo smartphone que, por sinal, é mais rápido que meu laptop. Escrever ou editar documentos também compensa mais no laptop, pois o teclado virtual nem sempre é intuitivo para essas finalidades. Para filmes e seriados eu prefiro usar uma TV.

Opinion by Hans-Georg Kluge
Prefiro assistir filmes e seriados numa TV do que no tablet.
O que você acha?
50
50
865 participantes

Os jogos talvez sejam o motivo principal de uso permanente, embora estes sejam melhor otimizados para os smartphones. Tenho alguns jogos nele, como o Broken Sword (baixe no botão abaixo), que jogava bastante. A lista de contras seguiria mais adiante, mas paro por aqui.

Broken Sword: Director's Cut Install on Google Play

Sinceramente, este jogo seria o único motivo pra eu manter meu tablet, o que não é um argumento muito convincente. Além disso, a Samsung nunca atualizou o sistema para além do KitKat, nem mesmo updates pontuais para melhoria na performance. A CyanogenMod foi a salvação, mas ainda assim me irritava bastante com alguns problemas de performance do hardware.

AndroidPIT samsung galaxy tabpro 84 4019
Foi bom enquanto durou / © AndroidPIT

Um pouco de nostalgia

Ainda sobre o mercado de tablets, analisá-lo é algo que me deixa um pouco triste. Não cosnigo ver um benefício real que me convença de investir em algo que está caro e que tem utilidade duvidosa pra mim. O Yoga Book é interessante, mas o processador Intel não é o mais indicado para jogos e alta performance. O Pixel C é atraente mas, assim como o Galaxy Tab S3, é um produto bastante caro para o meu orçamento.

AndroidPIT samsung galaxy tabpro 84 4010
Amigo, não preciso mais de você!  / © AndroidPIT

Confesso que estou um pouco sentimental e com aquela sensação nostálgica, visto que, pela primeira vez, ficarei sem um tablet por perto. Mas estou convencido que eles cruzarão meu caminho em breve, quando seu preço estiver mais justo e que sua usabilidade estiver à altura de um laptop.

Você já teve um tablet? O que achou da experiência, ou consideraria investir em algum hoje em dia?

9 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

  • Franco L. há 5 meses

    Desculpa quem gosta de tablet mas tablet q n seja windows n faz o menor sentido é praticamente um celular com tela grande perde muito das funcionalidades do aparelho

  •   75
    Sidney há 5 meses

    Acho que o amigo que escreveu isso se perdeu bastante nas explicações. Quer aposentar o tablet porque não tem atualização? Eu tenho o 2014 Edition (Inferior ao dele) que não tem atualização há muito tempo e até agora não encontrei nenhum aplicativo ou jogo que não rode nele. Então, isso não é motivo. Também disse que quer aposentar porque o smartphone ou o notebook o substitui. São coisas completamente diferentes com utilizações diferentes. Tem muita coisa que faço no tablet que é melhor do que no smartphone e muita coisa que o tablet não faz que o notebook faz. Tente ler um livro no smartphone ou no notebook e depois me conte. A vantagem de um tablet sobre um notebook é a real portabilidade, principalmente nas viagens. Daria para escrever um artigo em cima do que o Hans escreveu, mas depois dessa do processador Intel, acho melhor ficar quieto e partir para ler um artigo da Camila ou do Bruno.

  • Marcelo Neri há 5 meses

    Tinha um Galaxy Tab que quebrou o galho durante um tempo, mas depois que aderi as telas maiores dos smartphones, ele perdeu a utilidade e o sentido! Fiz uma doação para a namorada.

  • Henrique P.
    • Blogger
    há 5 meses

    Os tablets infelizmente pra muitos não tem mais vantagens a não ser a tela maior, o que não chega a ser bem uma vantagem. Hoje com o celulares com as telas do tamanho que estão, e os notebooks com hardware melhor do que nunca, os tablets caíram no esquecimento, já que os dois citados por mim oferecem tudo o que tem um tablet e mais um pouco e chegam a ser melhores a depender do caso.

  •   75
    Sidney há 5 meses

    Lendo os comentários posso perceber que estou em um mundo onde as pessoas passam as 24 horas do dia imersos nas redes sociais, nada mais. Por isso não conseguem ver utilidade para um tablet. Muitos nem entendem para que serve um computador nos dias de hoje. Mas, não é difícil de perceber isso quando se lê uma pesquisa onde 80% das pessoas entre 16 e 25 anos nunca colocaram a mão em um computador. Da-lhe WhatsApp, Instagram e Facebook. Dá medo só de pensar o que será do ser humano dentro de pouco tempo.

137 Comentários

Escreva um comentário:

  • Numca gostei de tablets, sempre prefiri dois smartphones.


  • TENHO um TABLET da LG, uso diariamente para diversas atividades profissionais, ainda tenho mais 2 smartphones. Conheço muitas pessoas que ainda usam um tablet para diversas atividades. Sabendo usar muitos equipamentos não ficam obsoletos.


  • O artigo em questão não é inútil como alguns comentam aqui. Realmente um Tablet com excelente usabilidade custa exageradamente caro e mesmo assim fica devendo muito para um pequeno Notebook (ou Laptop) cheio de recursos e melhor ergonomia, inclusive para aqueles reversíveis que custam apenas um pouco mais do que um Tablet de 8" até 10" e que tem a mesmíssima usabilidade de um Tablet, apesar do seu peso e preço adicionais, e com a vantagem indispensável de um sistema operacional Windows sempre atualizado e o teclado físico para operações mais profissionais.


  • Oi Hans, eu acho que você esta certinho, realmente tablet não serve pra nada mais mesmo, eu te daria uma sugestão, faça uma doação dele . Eu pra te ajudar até aceitaria o sacrifício de aceitar a sua doação ok.


  • Oi amigo. Tablet pra mim serve bastante, pois, o que me interessa no uso de um tablet eh navegar em alguns sites específicos e leves e utilizar um app chamado de leitura e pesquisa. Se você resolver dar de presente...pode enviar pra mim. Estou precisando rsrsr


  •   77

    Nunca tinha lido tanta besteira em um só post. Era melhor não ter publicado. Uso muito meu tablet.


  • Uso Ipad na faculdade. Ajuda muito em tarefas simples, mas pra quem precisa de recursos avançados em planilhas e outros programas precisa mesmo de windows. Até Mac OS deixa a desejar no pacote office e muitos programas não tem versão pra ele. Ainda mais com o desenvolvimento de ultrabooks cada vez mais leves, finos e potentes a tendência do tablet se extinguir mesmo.


  • Meu iPad Air de 64Gb com 4G, já tem 3 anos de vida e, ainda está fluído e atualiza com o iOS 10.3.1. E, ainda terá atualização para o iOS 11. E, o melhor, continua fluído e leve com apenas 1Gb de RAM. À propósito, estou teclando dele.

    Esse foi o motivo que me levou a abandonar o Android e partir para o iPhone 7 Plus. Pois, se meu iPad com 1Gb de RAM está fluído até hoje; imagine, meu iPhone 7 Plus com 3Gb de RAM... irá durar longos anos de uso e satisfação.

    Às vezes, o "caro", acaba saindo mais barato.


    • Uma das grandes vantagens dos produtos Apple. Tablet hj só o Ipad mesmo. Mesmo assim são muito limitados em software. Só é ideal pra quem já tem notebook ou pc. Hj é possível comprar um notebook com bom desempenho, leve e fino, deixando até a ideia do Ipad meio obsoleta.


  • Nunca vi graça e nunca quis ter, comprei um T2 da sony para estudar mas prefiro livro ou pc, mas isso é o MEU gosto, diferente das demais e do redator.


  • Acho que não vale a pena comprar


  • Até hj possuo um Galaxy Tab 3 7.0 meu filho joga, assisti desenhos e eu ainda utilizo ás vezes p/ assistir canais fechado c/ andrord kit kat 4.4.4 tudo rodando liso, porém noto que á tendência é realmente acabar este dispositivo até pq hj existem smartphones c/ telas grande a partir de 5.0


  • O principal uso do meu tablet é basicamente leitura, que é mais confortável numa tela grande. O meu tem 7", mas um tablet com 8" à 9" e resolução FHD me deixaria mais feliz. Mas ainda assim, é mais fácil ler livros, quadrinhos, notas de aulas e listas de exercício na tela de 7" do meu Galaxy Tab E do que na tela de 5,3" do meu X Power.


  • Tenho um galaxy tab plus 3G desde 2013 e ainda uso bastante ele. Morreu no Android 4.1, mas neste caso não me importo muito, tenho praticamente todos os apps de interesse baixados da play store. Gosto de ler HQs e pdfs e nisto ele atende bastante, poupando muito o peso do uso do notebook. O 3G dele atende bastante em viagens e de vez em quando espeto o hdmi no note e na tv, dá pra usar o tablet como mouse e teclado pra ficar bem preguiçoso na cama.. rs enfim foi meu segundo android (o primeiro foi um 2.1) fiz um combo de poucos APPs mais Nova Launcher e dimimuindo e forçando a parada o máximo possível dos apps da samsung e da google, assim ele trava pouco e tem uma velocidade razoável para a sua idade. Apesar de não gostar de jogos mobile, uma vez cismei de colocar emuladores, e ele rodou jogos de dreamcast de boa, mas jogar em celular não é muito minha praia. Quando finalmente ele parar mesmo de funcionar, pretendo correr atrás de um tab de maior polegada e com android mais atual.


  • Para quem gosta de ler livros, revistas, não tem um aparelho que esteja a altura do tablet,sem falar que assisto tv no meu, meu tablet é uma ótima ferramenta de estudos​ e pesquisas,tenho nele livros históricos científica além de bíblias com dicionários, atlas e comentários,a questão é que nossa geração só quer saber de jogos, existem vários opções além dessas mencionadas.quer uma sugestão tenha um bom tablet e um bom smartphone.


  • Escrevo apenas que para quem estuda o tablet é uma ferramenta preciosa. Para quem gosta de levar seu portfólio de maneira prática e leve, o tablet é a melhor escolha. Nostalgia seria ficar carregamendo uma renca de livros para estudar e ficar dinossauramente procurando algum assunto. Mas realmente os tablets Android estão deixando a desejar, nesse caso indico o iPad.


  • Infelizmente o meu está aposentado há tempos. Até é legal usar pra assistir um filmes vez ou outra mas não vejo mais uma utilidade de fato. Acabei me guiando apenas em ter o dispositivo e não para que ter o dispositivo. Não vou trocar e nem vender, mas provavelmente não invista mais em outro tablet tão cedo.


  • Cada matéria... Melhor nem opinar aqui z pra quê tablet? Pra quê opinar? Vamos viver a vida, somente isso, deixar um pouco as tecnologias e redes sociais de lado e visitar um faniliar/amigo e conversar pessoalmente com pessoas, sim isso é possível. Crianças brinquem, adultos trabalhem, descansem e vivam como se não houve smartphones.

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi