O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
3 min para ler 14 Compartilhado 67 Comentários

Telas de 6 polegadas estão voltando com tudo? Este lançamento prova que sim

O termo phablet surgiu em um período onde os smartphones estavam crescendo, sobretudo em tamanho de tela. Um dos primeiros lançamentos da Asus no Brasil, por exemplo, o Zenfone 6, vinha com uma tela enorme de 6 polegadas. O símbolo máximo dessa geração das telas grandes foi o Nexus 6, o smartphone com proporções gigantes que o Google criou em parceria com a Motorola, em 2014. Aparentemente, essa tendência de displays maiores não morreu, e está voltando com tudo em 2017.

A Alcatel está lançando no Brasil o A3 XL, que foi apresentado no início do ano durante a CES, em Las Vegas. O modelo bate de frente com o Moto G5 em termos de hardware, mas com relação ao acabamento, temos um detalhe que diferencia ambos os modelos de longe: o tamanho. Isso porque o smartphone da Alcatel é um phablet com 6 polegadas de tela.

No Brasil, apenas a linha Galaxy Note investe no aumento do tamanho da tela de forma mais evidente. Contudo, este dispositivo da Samsung é desenvolvido para um público específico, e custa mais que um smartphone topo de linha convencional. Tivemos uma onda de lançamentos de telefones grandalhões por um certo período, mas que foram desaparecendo ao longo dos últimos meses.

alcatel a3 simples
Este é o Alcatel A3 XL / © Alcatel

Entretanto, as fabricantes estão voltando a olhar para o público que gosta de telas maiores, e passaram a investir mais nesses alternativas. Modelos como o Galaxy A9 (6"), o Xperia XA1 Ultra (6") e o novíssimo Galaxy S8+ (6,2") são bons exemplos de lançamentos com telas grandes. A Alcatel, por sua vez, é a quinta maior vendedora de smartphones no Brasil, atrás da Lenovo (sem Motorola), e resolveu se juntar ao time dos grandões com o A3 XL.

Opinion by Bruno Salutes
Gosto da ideia, mas ainda prefiro smartphones com telas de até 5".
O que você acha?
50
50
568 participantes

Alcatel A3 XL: especificações técnicas

Como disse acima, o A3 XL é um modelo que chega para competir com os básicos, como o Moto G5, o Quantum Müv e Lenovo Vibe K6. Para oferecer uma proposta de uso interessante com uma tela maior, a Alcatel investiu num hardware modesto, mantendo o custo do modelo acessível. Vamos aos dados técnicos:

Alcatel A3 XL - Especificações técnicas

Sistema operacional Android 7.0 Nougat
Tela 6" HD
Processador Mediatek MT8735B
Núcleos 4
Velocidade máxima 1.1GHz
RAM 2GB
Armazenamento 16GB
Câmeras 8MP/ 5MP
Bateria 3.000mAh

O Alcatel A3 XL pode ser uma boa opção para quem consome streaming de vídeo, por exemplo, que está em alta no Brasil, ou que assiste bastante ao YouTube. Além disso, o modelo é o primeiro lançamento deste ano no Brasil que entrega uma tela realmente grande numa faixa de preço pouco explorada pelas empresas. Aliás, o Alcatel A3 XL está disponível para compra pelo preço de R$ 764,10 na loja da Alcatel.

Você acha 6" um tamanho de tela exagerado?

14 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

67 Comentários

Escreva um comentário:

  • Um único lançamento da Alcatel prova que telas de 6 polegadas estão voltando com tudo?
    Acho meio difícil!!
    Post tosco!!


  • Apesar de meus quase 2 metros e mãos razoavelmente grandes, ainda prefiro smarts de 5".

    Em tempo:
    6" é o tamanho médio do pinto do brasileiro, diz pesquisa. Esse número fala muita coisa. hahaha


  • Meu sonho um top de linha, da linha Moto com 6"


  •   14

    Não adianta um gadjet ter 6" e ter bordas absurdamente largas.

    Nesse caso e melhor ter um gadget de 4.7" com bordas ultra finas.

    Tamanho de tela é # de disponibilidade/aproveitamento de tela
    Qual a disponibilidade/aproveitamento de tela meu smartphone oferece????


  •   14

    Não adianta ter tela grande se o aproveitamento da mesma em si for baixo.


  •   14

    Pra mim no mínimo 4.7" e no máximo 5.5"
    Esta última que e a mesma medida do lg g4 onde a LG soube muito bem construir aquele desgn
    Me adaptei super rápido e gostei da experiência.


  • Tem um monte de anõezinhos de dedo fino por aí! Não é o meu caso, tenho mãos grandes, dedos grossos e smarts com telas pequenas se tornam um problema.
    Que os entusiastas do "quanto menor melhor", e seus dedos de agulha, reclamem a vontade. Nós grandões agradecemos.
    Que aumentem as ofertas de telas de 6", são muito bem vindas!


  • Acabei de pegar um LG G3 pra mim, de novo... E quem disse que estou me acostumando com o tamanho? Vou pegar outro Moto X 2014, pois o tamanho compacto é muito mais agradável pra mim. Resumindo: já não consigo me acostumar com aparelhos de 5.5" ou superiores, pois minhas mãos são pequenas, imagine com aparelhos de 6? Só quero um Note 7, pois sonho até acordado com ele...


  • até 5,5 é tolerável !!!


  • Eu gosto de celular com tela de 6". Tive lumia 1520, zenfone laser 6" e agora estou com Galaxy A9. 6" é o tamanho ideal de tela pra mim.


  • Porque prefiro smartphone com tela de até 5":

    Sou motoqueiro (alguns se chamam motociclistas - pura bobagem) e fica complicado colocar o aparelho no bolso da calça quando ele é maior.

    O importante é o fator "Screen to body ratio". Um cálculo de proporção que diz quanto da tela está disponível ao usuário. Essa informação não é listada nas avaliações técnicas do AndroidPit mas em outros sites especializados é fácil encontrar (PhoneArena e GSM Arena por exemplo).
    Há aparelhos com tamanho menor com excelente aproveitamento de tela - acima dos 72%.
    E também alguns com tela maior e aproveitamento ruim - abaixo dos 69%.

    Penso que o valor de 71% de aproveitamento da tela deveria ser o mínimo independente do tamanho do aparelho.


  • Eu amo smartphone com tela grande acima de 5.5".....


  • Minha preferência de tela é 4.7 polegadas, acho o ideal, pois cabe melhor no bolso. Se eu quiser uma tela maior, eu acesso meu laptop, embora uma tela de até 5 polegadas, já seja suficiente para se fazer quase tudo, ter uma boa produtividade.

    A questão de telas maiores, esbarra na questão de colocar o aparelho no bolso, fica inviável, pesado, difícil de segurar. Até porque, não podemos esquecer, que o smartphone, também tem a função celular, imagine, ter que fazer uma chamada, segurando uma tela imensa dessa, sendo um enorme exagero. Ainda correndo risco, do mesmo cair no chão, e pagar uma nota para trocar tela, sendo inviável para a maioria das pessoas.

    Como sempre bato na tecla, gostos e preferências, devem ser respeitados, há quem goste de telas grandes, mas existe também um grande público, o qual prefere telas menores, e esse público ultimamente, está ficando com poucas opções.

    Atualmente, só existe o A3 2017, que ainda sem prazo para chegar no Brasil, oferece tela de 4.7 polegadas, outros modelos 5, 5.1, 5.2.

    Pode lançar um smartphone de 10 polegadas com tela dobrável, mas não compro, bato firme que smartphone, precisa ser portátil, como é a sua essência, sempre foi, infelizmente, estão querendo mudar isso. É preciso que haja sempre opções para o consumidor.


  • Dps que eu comprei meu Galaxy A9 de 6" não volto atrás, no começo é estranho mexer em uma tela tão grande assim mas dps vc acostuma bem rapido.

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi