O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
4 Compartilhado 81 Comentários

Review do Alcatel Pixi 4: um smartphone para quem quer o básico em uma tela grande

Se você usa smartphones para o básico e quer experimentar dispositivos com telas maiores, mas sem gastar muito, o Alcatel Pixi 4 é uma opção que pode agradar aos menos exigentes. 

Mesmo com uma configuração mais modesta, o Pixi4 cumpre a missão a que se propõe, sem esfolar o bolso do usuário. Mas, claro, ele também tem seus defeitos, sendo alguns bem incômodos. Veja no review abaixo o que nos agradou modelo e o que deixou a desejar.

Avaliação

Prós

  • Bom acabamento
  • Desempenho fluido
  • Bom para tarefas básicas
  • Bateria com boa autonomia
  • Um divertido recurso de Polaroide

Contras

  • Tela com excesso de reflexos e marcas de dedos
  • Pouco espaço para aplicativos
  • Hardware não suportará muitas atualizações do Android
  • Seu tamanho pode incomodar no bolso
  • Não traz 4G

Alcatel Pixi 4 – Data de lançamento e preço

Lançado no Brasil no dia 19 de abril, o Alcatel Pixi 4 chegou ao mercado com a proposta curiosa: ser um smartphone de baixo custo que pretende entregar o básico para os interessados em ter um dispositivo com tela grande, mas que não querem gastar muito.

Logo, o preço sugerido do aparelho é de R$ 799, mas já é possível encontrá-lo a preços mais em conta. Saiba mais na seção "Onde comprar".

Alcatel Pixi 4 – Desenho & Qualidade de Construção

Não há muitas formas de encaixar uma tela de seis polegadas em um aparelho sem deixá-lo, digamos, grande. Logo, o Pixi 4 vem em um corpo robusto, medindo 165 mm de altura, por 87 mm de largura e pesando 170 gramas. Ele não é exatamente algo cômodo no bolso de uma calça, mas também não é nada que incomode depois de um tempo de uso. 

O dispositivo traz uma carcaça feita em plástico reforçado, de boa qualidade, que lhe confere uma aparência resistente. Além disso, sua traseira tem acabamento preto fosco, que garante a ausência de marcas e arranhões. No geral, o design traz o básico, mas no melhor sentido da palavra. E sua pegada é boa, mas não espere manusear o aparelho com apenas uma mão.

AndroidPIT alcatel one pixi 4 screen
O acabamento do Pixi 4 traz um plástico reforçado, de boa qualidade / © AndroidPIT

Por ser um dispositivo com grandes dimensões, o Pixi 4 conseguiu distribuir bem botões e slots. Do lado esquerdo do aparelho você encontra os dois encaixes para os SIM cards; do lado direito, botões de volume, ligar / desligar e slot de cartão microSD. 

Na parte frontal, você encontra a câmera para selfies e o flash, além dos botões capacitivos (sem retroiluminação), para navegação. E na parte traseira, a câmera principal, mais um flash e os alto falantes. E, ao contrário da maioria dos outros modelos, a entrada para o carregador fica no topo do aparelho, juntamente com o conector do fone de ouvido. Abaixo, apenas o microfone. 

AndroidPIT alcatel one pixi 4 back 3
A traseira tem acabamento preto fosco, que garante a ausência de marcas e arranhões / © AndroidPIT

Alcatel Pixi 4 – Tela

Como dissemos anteriormente, a tela do Pixi 4 conta com generosas seis polegadas. Acompanhando as configurações modestas do dispositivo, o display traz uma resolução baixa - qHD (960X540 pixels) - que, se não é um painel AMOLED da Samsung, também não decepciona. Além disso, por ser um painel grande, a experiência de digitação também é bastante confortável.

A tela do Pixi 4 permite que você assista a vídeos com conforto, além de exibir jogos em boa qualidade e ler textos pela internet afora sem forçar a vista. Em alguns momentos as imagens ficam um tanto lavadas e a tela poderia ter um pouco mais de cor, mas nada que comprometa a experiência. O tempo de resposta dela também é bom e efeitos como o zoom podem ser executados sem problemas. 

SPIDERPIXI
A tela do Pixi 4 apresenta boa definição na hora de rodar jogos / © ANDROIDPIT

Mas o que realmente incomoda na tela do Pixi 4 é que ela é bastante reflexiva. Ou seja, se você não estiver em um ambiente com muito pouca luz - ou no escuro mesmo - prepare para ver o seu rosto no display, mesmo se ele estiver exibindo cores mais claras. Isso atrapalha a experiência de uso, principalmente quando se está na rua, em dias mais ensolarados. 

AndroidPIT alcatel one pixi 4 speaker 1
O excesso de reflexos é um problema sério no Pixi 4 / © AndroidPIT

A tela também fica com um certo excesso de digitais, mas, nesse caso, nada que um pano não resolva. 

Alcatel Pixi 4 – Software

O Pixi 4 conta com uma versão customizada do Android 5.1 Lollipop, mas uma coisa positiva é que ele não traz muitas modificações de fábrica, sendo um Android quase puro. O modelo traz alguns poucos softwares pré-instalados além do normal (agenda, calculadora, um de suporte da Alcatel, etc), além dos já tradicionais aplicativos do Google (Gmail, YouTube, Drive, Maps, Hangout, Play Música, etc).

AndroidPIT alcatel one pixi screenshots 1
O Android Lollipop roda bem no Pixi 4. Mas não espere atualizações / © AndroidPIT

Em nossos testes, a execução do sistema ocorreu de forma fluida, mesmo quando mantive até oito apps rodando ao mesmo tempo. Pequenos engasgos apareceram apenas quando eu ultrapassei essa quantidade, mas, convenhamos: a esmagadora maioria da população não usa tantos aplicativos simultaneamente, então nem é o caso de tanta preocupação. 

Claro que, por trazer configurações mais modestas, é razoável acreditar que o Pixi 4 apresentará certa lentidão a médio prazo. Além disso, o modelo não deve ganhar muitas atualizações do Android, já que seu hardware poderá apresentar limitações. Se ele ganhar o Marshmallow nos próximos meses, já estará de bom tamanho. 

Alcatel Pixi 4 – Performance

Muitos dos leitores vão chiar com as configurações do hardware do Pixi 4. Mas lembrem-se que a proposta da Alcatel é oferecer um dispositivo com tela grande, que execute o básico, a um preço baixo. Logo, se a ideia for fazer comparações com outros aparelhos como um Moto G4 Plus ou um Lenovo Vibe A7010, nem perca o seu tempo. Não é o caso deste modelo. 

Dito isso, o Pixi 4 traz um processador MediaTek MT8321 - quad-core, rodando a 1,3GHz - que mostrou uma boa performance quando exigido, principalmente em jogos e serviços de streaming como o Netflix e o Spotify - com o plus de executar tudo isso em uma tela de seis polegadas. O desempenho durante a navegação pela internet usando o Chrome e o uso de apps básicos como o Facebook e alguns utilitários também agradou. E tudo isso usando apenas 1GB de memória RAM, certamente um dos pontos negativos do smartphone. 

NETFLIX
Assistir a vídeos do Netflix no Pixi 4 é bastante confortável / © ANDROIDPIT

Voltando um pouco no quesito jogos: não espere grande performance por parte do aparelho se você quer rodar games em HD e que exijam mais do hardware. O Pixi 4 consegue executar títulos mais leves e casuais, como Angry Birds, Color Switch e até mesmo alguns um pouco mais pesados, como Asphalt Nitro e Homem Aranha-Aranha: Ultimate Power.  Mas se você quer games acima disso, esse dispositivo não é o indicado. 

ANGRYBIRDS
Jogos casuais são os mais indicados para rodar no Pixi 4/ © ANDROIDPIT

Outro ponto negativo do Pixi 4 é a estranha distribuição da sua capacidade de armazenamento. Ele traz uma memória interna de 8 GB, além de incluir um cartão microSD de 16 GB, totalizando 24 GB. Até seria um bom espaço para guardar fotos, vídeos e afins, se fosse possível incluir os aplicativos nesse microSD. Ah sim, ele também não é compatível com redes 4G. 

AndroidPIT alcatel one pixi 4 micro sd
O slot para cartões microSD do Pixi 4 / © AndroidPIT

No entanto, os apps precisam dividir espaço com o sistema operacional na memória interna de 8GB, o que significa que o usuário terá apenas metade disso para instalar os programas e suas respectivas atualizações. Logo, o Pixi 4 é indicado apenas para aqueles que desejam ter os softwares mais básicos e que são usados no dia-a-dia. 

Para que você tenha uma referência em termos de bechmarking, confira a pontuação gerada pelo aparelho usando os apps Geekbench 3 e PCMark for Android. 

BENCHMARKPIXI
O benchmarking do Pixi 4 no Geekbench 3 e o PCMark for Android/ © ANDROIDPIT

Alcatel Pixi 4 – Áudio

O áudio do Pixi 4 também não reinventa a roda. O som emitido pelos seus alto-falantes é limpo e com boa qualidade, inclusive vídeos e jogos um pouco mais exigentes. Nada de outro mundo, mas cumpre o que propõe.

Durante as ligações, o áudio também foi claro e equilibrado, praticamente sem ruídos. Ponto contra apenas nos fones de ouvido que acompanham o kit do telefone. Pouco confortáveis, a qualidade do material é ruim, bem como do áudio reproduzido por ele. Gastando um pouco mais em qualquer lojinha, você consegue um acessório melhor. 

AndroidPIT alcatel one pixi 4 back 2
Os alto-falantes do Pixi 4 / © AndroidPIT

Alcatel Pixi 4 – Câmera

Não é difícil de definir o desempenho das câmeras do Pixi 4: quando você está em ambientes com boa iluminação, ele produz imagens com qualidade razoável para o seus 13 megapixels (e flash LED) na câmera traseira de 8 megapixels na dianteira (flash padrão).

AndroidPIT alcatel one pixi screenshots 2
O aplicativo de câmera do Pixi 4 / © AndroidPIT

No entanto, seu uso não é recomendável em áreas com luz deficiente, já que as fotos - quase sempre - saem com aquele granulado incômodo. 

AndroidPIT alcatel one pixi camera sample 1
Foto feita pela câmera principal do Pixi 4: entrega o básico/ © AndroidPIT

No entanto, o software de câmera do Pixi 4 traz alguns recursos interessantes. Além dos modos HDR, Manual e Panorâmico, ele traz um modo chamado Polaroid, que permite colocar na mesma foto dois itens que estejam distantes um do outro, a ponto da câmera não alcançá-los ao mesmo tempo. Basta focar no primeiro objeto e clicar e, no mesmo disparo, registrar o segundo. Bem legal. 

pixipolaroid
O efeito Polaroid do Pixi 4 / © ANDROIDPIT

No entanto, um detalhe me incomodou bastante na câmera: quando você tira uma foto, não há na interface dela aquele tradicional ícone que permite que você visualize a imagem que acabou de registrar.

Ou seja, para ver como a foto ficou, é preciso sair do modo Câmera e ir até a galeria para checar. Além de trabalhoso, gasta-se bateria em todo esse processo se ele for feito várias vezes ao dia, o que pode ocorrer se você está em uma viagem de férias, por exemplo. O problema só foi resolvido quando instalei um app de fotografia em separado: o Camera 360.

Alcatel Pixi 4 – Bateria

A bateria do Pixi 4 traz 2.600mAh permite que você passe o dia com o aparelho em uso moderado. A partir das 9hs da manhã, usei o WhatsApp e o Facebook com boa frequência, assisti a vídeos no YouTube por cerca de 45 minutos, acessei diversos sites e até executei alguns jogos por cerca de 50 minutos. Ele pediu por uma tomada apenas por volta das 19h. Achei razoável.

Já em alguns testes mais, digamos, "estressantes, em uso contínuo, aparelho apresentou o seguinte desempenho:

  • Wi-Fi: streaming pelo Chromecast e Spotify/ sincronização e localização ativados/ WhatsApp - 4 horas
  • Internet móvel: WhatsApp/ Instagram/ Chrome - 5 horas
  • Wi-Fi: WhatsApp/ jogos casuais/ Spotify / sincronização e localização desativados - 10 horas

Alcatel Pixi 4 – Especificações Técnicas

Dimensões: 168,5 x 86,4 x 8 mm
Peso: 179 g
Tamanho da bateria: 2600 mAh
Tamanho da tela: 6 polegadas
Tecnologia da tela: LCD
Tela: 960 x 540 pixels (184 ppi)
Câmera frontal 8 megapixels
Câmera traseira 13 megapixels
Flash: LED
Versão do Android: 5.1.1 - Lollipop
RAM: 1024 MB
Memória interna: 8 GB
Memória removível: microSD
Chipset: MediaTek MT
Número de núcleos: 4
Velocidade máx. 1,3 GHz
Conectividade Dual-SIM , Bluetooth 4.1

Veredito Final

Como já dissemos ao longo do review, a proposta da Alcatel para o Pixi 4 é uma só: oferecer um smartphone de baixo custo, que consiga executar bem as funções básicas, com o diferencial de ter uma tela de grandes dimensões. Nem mais, nem menos. E o dispositivo consegue cumprir sua missão. 

O aparelho apresenta um bom acabamento, o sistema roda com fluidez e as funcionalidades apresentam uma performance razoável. É o máximo que podemos exigir de um telefone que traz configurações de um modelo de entrada. Pesa a favor ainda a redução de preço do dispositivo desde o seu lançamento: vendido inicialmente por (caros) R$ 899, já é possível encontrá-lo por valores consideravelmente menores em lojas online. 

Claro que o Pixi 4 também traz falhas incômodas: o reflexo gerado pela sua tela é excessivo, a ponto de atrapalhar a experiência de uso de forma sensível em alguns momentos. Além disso, a estranha distribuição da capacidade de armazenamento faz com que haja pouco espaço para muitos aplicativos e suas atualizações a médio prazo.

Ou seja, trata-se de um dispositivo recomendável para quem usa os apps e jogos mais básicos e se contenta em ficar na atual versão do Android e espera, na melhor das hipóteses, ganhar apenas mais uma atualização do sistema operacional. 

Em resumo: se você quer um smartphone de baixo custo para o básico, mas em uma tela grande, o Pixi 4 é uma boa indicação. Se você gostar da experiência, pode alçar voos mais altos nos próximos smartphones.

Alcatel Pixi 4 – Onde comprar

O Alcatel Pixi 4 pode ser encontrado nas principais varejistas online e também em lojas físicas. Inicialmente, o aparelho foi lançado a um preço sugerido de R$ 899, mas ele já é possível adquiri-lo por valores mais em conta. Confira abaixo:

4 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

81 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi