O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
189 Compartilhado 50 Comentários

Hello: o “Orkut 2.0” navega entre o cafona, o miguxês e os interesses do usuário

Lançado em junho deste ano, o Hello é a nova rede social Orkut Buyukkokten, - sim, ele mesmo - o criador do lendário Orkut. Segundo ele, a nova plataforma foi projetada para ser uma espécie de “Orkut 2.0”, ou em suas palavras, “é a 1ª rede social construída através de amizades profundas e onde é possível criar um espaço onde o medo e o ódio não têm lugar”.  

Depois de ler palavras tão edificantes, resolvi analisar com calma o Hello.  Me cadastrei , fiz algumas amizades, naveguei pelos recursos da rede social e...bom, eis aqui as minhas impressões. 

Primeiro: o vocabulário do Hello

Jots: basicamente são as formas de publicar no Hello. Os Jots são divididos em dois tipos: o Photo Jot e o Text Jot. Como os próprios nomes dizem, o primeiro é para postagens com imagens e o segundo para textos. 

No Text Jot, você pode imprimir algumas personalizações nos conteúdos, como escolher a cor do fundo e da fonte; já no Photo Jot, é possível inserir mensagens nas imagens antes de publicá-las no melhor estilo “Meme generator”.

JOTS
Jots: as formas de se comunicador no Hello / © ANDROIDPIT

Folio: basicamente, é o espaço de publicações da rede, ou, se preferir, é a versão do Hello do feed de publicações do Facebook. Nele, você vê o que os seus amigos postaram , pode “curtir” ou comentar a publicação (inclusive de forma anônima) e na parte superior de cada Jot, você vê o seu grau de relacionamento com a pessoa e suas áreas de interesse em comum.

HELLOFOLIO
Folio: o "feed" de conteúdo do Hello / © ANDROIDPIT

Personas: são as áreas de interesse em que o usuário pode se conectar com outras pessoas. São mais de 100 Personas, com os mais diversos assuntos: Cerveja, Games, Cinema, Fitness, Alimentação, Café, Nudistas, Filósofos  e por aí vai.  

No entanto, pelo menos, por enquanto, é possível escolher somente cinco Personas. Você pode trocar uma por outra, mas a quantidade permanece a mesma. 

O foco da plataforma são os interesses em comum

Depois de realizar sua inscrição no Hello, você verá que o ponto central da rede social são os interesses em comum, mais precisamente através das Personas. São elas que vão conectar você a outras pessoas (leia-se encontrar novos amigos) e determinar que conteúdos serão mostrados a você.

HELLOPERSONA
Personas: o centro nervoso do Hello / © ANDROIDPIT

Logo, a proposta da rede social é que os usuários fiquem constantemente engajados em suas Personas, postando conteúdos relacionados a cada uma delas. É a partir daí que as conexões com outros usuários começam a crescer e a interação se intensifica. 

E o que há de parecido com o Orkut?

Algumas coisas. Em primeiro lugar, a rede social tem a famosa versão “dedo-duro”, ou seja, ela informa quem visitou o seu perfil. Isso é feito na central de notificações da plataforma e não necessariamente no feed..ops, no Folio.

O esforço em tentar criar um laço mais, digamos, profundo com o usuário também lembra o Orkut. Seja pela linguagem meio “miguxa” da rede social – há mensagens como “Toda a sua vida você ouviu que era bonito...(oi?!) -  seja pela vontade de conhecer melhor o seu perfil através do Classe Hello. 

HELLOMIGUXO
A linguagem de auto-ajuda e o teste de personalidade do Hello. "Descordo" é com i, pessoal da tradução / © ANDROIDPIT

Aliás, o Classe Hello é um teste de personalidade, que traz 60 perguntas e monta o seu perfil a partir do seu nível concordância ou discordância de uma afirmação. 

Além disso, assim como o Orkut, o Hello aposta na Gameficação para fazer com que seus usuários se engajem na rede social. Quanto mais você interagir, mais recompensas tende a ganhar (moedas, presentes, expressões, etc). 

E, afinal de contas, o que eu achei do Hello?

Como dissemos anteriormente, trata-se de uma rede social recém-lançada, então qualquer análise muito profunda pode ser equivocada. No entanto, dá para dizer que a plataforma mira um público mais jovem e, também, os saudosos usuários do Orkut. 

A linguagem usada pela rede traz um tom bem cafona, que mescla auto-ajuda com “miguxês” e poderia ser menos enfeitada de unicórnios e mais objetiva, o que facilitaria a vida do usuário. Afinal, qual a necessidade de ler frases como “Você é Capitão (ã)? Ou talvez Feiticeiro (a)?” e “Sua classe hello é o seu animal espiritual”?

Além disso, o Hello repete o pecado do Orkut e deixa de trazer alguns recursos multimídia, como a falta de suporte à publicação de vídeos e a ausência de um messenger. Pode ser que isso chegue mais para frente, mas, considerando que a concorrência envolve Facebook, Snapchat, Twitter e Instagram, começar sem essas funcionalidades pode ser um tiro no pé. 

HELLOMIGUXODEF
"Você é Capitão (ã)? Ou talvez Feiticeiro (a)?"...menos Hello / © ANDROIDPIT

E sim, a plataforma ainda está instável, apresentando quedas com certa frequência. O que é normal para as primeiras semanas. Os pontos positivos da rede social: nota-se que houve capricho no desenvolvimento do design da plataforma. O Hello tem um visual “aconchegante”, com cores quentes e o seu manuseio pode ser dominado em poucas horas. 

Todos os recursos são facilmente acessados e as possibilidades de personalização são interessantes.  Ponto a favor também para os Jots, principalmente o Photo Jot, que permite que você crie posts semelhantes a memes. 

Opinion by Rui Maciel
O Hello é uma rede social que deve atrair, principalmente, os saudosos do Orkut
O que você acha?
50
50
307 participantes

Em resumo: dado o meu perfil, eu não me considero o alvo do Hello, que, como dissemos acima, deve focar em público mais jovem. E, também, usar a força da marca Orkut para atrair os saudosos daquela rede social, o que funcionaria, principalmente no Brasil e na Índia. 

Acho praticamente impossível que o Hello abale a liderança do Facebook de alguma forma, mas, se trabalhar direito, pode dar incomodar redes sociais mais de nicho como o Instagram e o Twitter. 

O tempo dirá. 

E você está disposto a testar o Hello?

189 Compartilhado

50 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi