O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
6 min para ler 30 Compartilhado 24 Comentários

Android 4.2.2 vs. iOS 7 - Quais as diferenças entre o OS da Google e o da Apple?

Ontem, tivemos o keynote do WWDC, a conferência para desenvolvedores da Apple, onde Tim Cook e companhia apresentaram os novos modelos do MacBook Air e MacBook Pro, a nova versão do OS X Mavericks e, o tão aguardado, iOS 7. Como pudemos perceber durante a apresentação, a Apple não consegue falar dos próprios números sem fazer um infeliz comparativo com outras empresas, como Windows e Google. E sim, isso incomoda porque somos fãs do Android. E, por isso, resolvemos comparar algumas das novas funções do iOS 7 com as do Android 4.2.2 Jelly Bean. 

iphone android ios7
E aí, você quase nem notou a diferença entre as telas, certo? / © Apple/AndroidPIT

Em geral, o iOS 7 soa como uma versão bem mais polida do iOS 6 e, finalmente, entrou na era das tendências de design em termos de plataformas móveis. Aliás, todos os créditos devem ser dados à Jony Ive, vice-presidente de design da Apple, que conseguiu sair da estética skeuomorphism, implementada por Scott Forstall, e trouxe uma interface mais moderna ao sistema operacional do iPhone e do iPad. 

Na comparação abaixo, você pode ter uma noção de que aquilo que os desenvolvedores do iOS trouxeram, não foi nada inovador ou revolucionário como disse Tim Cook no palco do WWDC.

Tela de Bloqueio

As telas de bloqueio do iOS 7 e Android 4.2.2 são muito semelhantes. Centralizado na parte superior, encontramos informações sobre o horário e data e, na parte inferior do display, o bloqueio de tela. A animação de desbloqueio do iOS 7 se dá a partir de um gesto de cima para baixo, já no Android é um menu em forma de anel.

ios android tela de bloqueio
Quase como irmãs: iOS 7 (esquerda) e Android 4.2.2 (direita)! / © Apple/AndroidPIT

Tela Inicial

A tela inicial do Android é bem dinâmica: você pode usar widgets interativos, adicionar atalhos de aplicativos e pastas na tela inicial. Você também tem uma barra na parte inferior que oferece espaço para quatro atalhos ou pastas que são sempre exibidas em todas as telas.

ios android tela principal
Duas abordagens completamente diferentes para a tela inicial! / © Apple/AndroidPIT

O iOS não suporta Widgets e não conhece App Drawer (lançador de aplicativos). A tela inicial também é a lista de todos os aplicativos instalados que são exibidos com ícones muito maiores do que para Android. No entanto, também existe a barra inferior com atalho para aplicativos e a mesma capacidade de criar atalhos.

Barra de Configurações

Muitos usuários do iOS esperaram ansiosamente e impaciente pela nova barra de configurações com a possibilidade de acionar o centro de comandos do smartphone de qualquer lugar. Finalmente, eles contam com este recurso. A ideia deste acesso rápido ao menu de configurações é oferecer um atalho a várias funções que podem ser ativadas ou desativadas usando a ponta do dedo. Usando o novo iOS, basta deslizar o dedo de baixo para cima para ter acesso ao centro de controle do aparelho: alternar entre o modo avião, bluetooth, configurações de brilho da tela, controles de música, atalho para câmera, enfim, toda uma nova experiência em termos de uso do aparelho.

ios android barra de configuracoes
Centro de Controle e Configurações rápidas! / © Apple/AndroidPIT

As configurações rápidas foram oficialmente introduzidas com a versão 4.2 do Android. Elas chegaram através da barra de notificação, no topo da tela. A funcionalidade é limitada: muitos botões não são switch off, mas referem-se às configurações do Android. Porém, esta questão já foi resolvida por muitas ROMs personalizados e algumas fabricantes como Sony e Samsung utilizaram melhor o recurso. Aqui está um exemplo da skin da Sony e o TouchWiz da Samsung:

sony touchwiz configuracoes rapidas
Na Sony (esquerda) e Samsung (direita) são construídos de forma diferente, mas ainda assim são configurações rápidas! / © AndroidPIT

Barra de notificações

A partir da tela de bloqueio do iOS 7, o usuário pode agora acessar a barra de notificações, passando o dedo de cima da tela para baixo e, assim, terá acesso aos eventos, notícias e atualizações. E ainda vem dividido em três categorias: "Hoje", "Tudo" e "Perdido".

ios android barra notificacoes
As notificações a partir da tela de bloqueio ficaram bem semelhantes! / © Apple/AndroidPIT

No Android, você também pode verificar a barra de notificação a partir do lockscreen puxando a barra para baixo. A classificação em categorias, no entanto, não existe, mas usuário Android também nunca precisou de abas para fazer o recurso funcionar. Além disso, a maior diferença está na escolha das cores: enquanto o iOS 7 usa cores brilhantes, o Android dá preferência à interface mais escura.

Função Multitarefa

Você lembra do webOS da Palm? Em 2009, eles revolucionaram os sistemas multitarefas móveis: onde os aplicativos abertos eram mostrados como cartões que podiam ser rolados horizontalmente; para fecha-las, basta um gesto vertical. Bom, foi isso que a Apple parece ter adaptado para o iOS 7: abaixo, podemos perceber grandes miniaturas dos aplicativos abertos em uma lista horizontal, e você pode fechar aplicativos da mesma forma que a Palm fez em 2009!

ios android multitask
No Android, temos uma dimensão bem melhor do número de apps em segundo plano! / © Apple/AndroidPIT

O Android desde a versão 4.0 também possui um conceito semelhante. Porém, no sistema operacional da Google, a lista é vertical, traz os aplicativos onde você os deixou no último acesso e mostra um número maior de cartões de uma só vez.

Conclusão

A equipe de desenvolvimento da Apple usou muitas referências do Android ou já utilizadas no OS da Google, além disse, mostrou ter trazido inspirações da caligrafia do webOS e Windows Phone. Claro que muitos usuários podem culpar a fabricante do iPhone de plágio, mas se dermos uma olhada por cima e analisarmos todas as plataformas, vamos ter uma ideia do número de recursos "emprestados" de outros sistemas à medida que estes evoluíram. Aliás, sobre isso, Jerry Hildebrand, "cowboy" do Android Central, fez um feliz comentário, ideia da qual eu compartilho:

Enquanto você está lendo a listas de coisas que a Apple "roubou" e de quem eles roubaram, tente se lembrar que neste negócio todo mundo rouba todo mundo. E no final, isso significa que todos nós estamos nos beneficiando de um conjunto universal de grandes recursos.

Entretanto, gostaria que Tim Cook tivesse contato com este tipo de opinião e, assim, poderia descer do salto e parar de dizer que a Apple traz inovações e produtos revolucionários.

Tenho certeza de que existem outros pontos que poderia abordar nesta lista, como o iRadio, as funções de câmera e serviços de e-mail, mas estes tópicos serão apresentados em um novo comparativo. Como você pode perceber, o iOS 7 teve realmente uma grande mudança desde o iOS 6, ficando muito próximo do poder do Android. Porém, usuários Android, não acreditem que isso fará alguma diferença no número de ativações de dispositivos Android ou tornará o iOS 7 o sistema operacional mais popular do mundo. Como publicado, ontem, pelo editor executivo do CNET News, Charles Cooper, a Apple foi de B para B+ no WWDC 2013. Ou seja, a mudança de design e da interface do iOS deixou o sistema operacional realmente mais atraente, mas, no final, os usuários do OS Android viram um monte de coisas que já estavam acostumados.

Sim, ainda prefiro a ideia por trás do OS da Google! E você?

30 Compartilhado

24 Comentários

Escreva um comentário:

  • Nada se cria, tudo se copia, mais uma vez a apple vem com mais do mesmo... será que é uma homenagem ao Legião Urbana???


  • Apple não inovou, só fez uma adaptação dos outros sistemas para o IOS. Pelo menos mudou, né???

    Agora o que adoram criticar, só sabem dizer que faltam muita coisa...
    Vá estudar e faça um sistema a seu gosto.


  • Senhores (as), acredito mais na Google que na Apple quanto ditar tendências. A questão vai muito mais além do que os OSs, mas da viabilidade da tecnologia chegar ao usuário final (nós). Apple é fechada e Google escancarada, frete. Quando a Apple abrir as portas, ela tem chance de lutar pelo primeiro lugar, basta olhar os números, Google subindo e Apple devendo drasticamente.


  • Quem sabe agora o iphone fica interessante, pois desde o primeiro telefone até o 4s a cara é a mesma, enquanto o android em cada atualização transforma seu telefone em um novo aparelho, o da apple só mudava.... mudava..... mudava o que mesmo?


  • Era inevitável esta aproximação ás tendências em design se bem que os amantes da apple estão habituados a que seja a apple a ditar as tendências. No fundo é esperar para ver o se vai passar daqui para a frente. Continuo a dar preferencia ao nosso menino :)


  • compartilho do mesmo pensamento do +maiky! E essa guerra entra apple e google outras marcas faz com que nos usuarios sejamos contemplados com o que há de melhor!


  • Caraca tem gente que acha q é dono da razão, putz.
    O fato é q não há nenhum sistema completo ainda. Um sistema ser bom não torna o outro inútil. O android por exemplo até hoje não tem vídeo-conferencia nativo e nem um sistema anti-roubo eficiente, na verdade nem bloqueio de chamada tem, sabia que não da nem pra colocar um papel de parede diferente na tela de bloqueio? Mas nem por isso eu vou deixar de usá-lo, quem sabe no android 4.3 não venha algum desses ítens.
    O melhor sistema é que melhor te atende, simples assim.

    PS: Eu to falando de android puro, não essas skins porcas que as fabricantes usam.


  • Android não tem atualização? ou você tinha um aparelho muito ultrapassado ou você não sabe nem o minimo sobre o sistema, o sistema android é muito melhor que o ios, o android passou o ios, hoje tem um iphone apenas dois tipos de pessoas os que gostam da marca e os que não entendem de nada.


  • Se olhar os comentários, percebe-se que não se chegam a um acordo, pois a quantidade de modelos e fabricantes é enorme e por isso mesmo, o que tem em um modelo nem sempre é o que tem em outro. Sem falar nas atualizações das versões do android, que demoram uma eternidade para serem disponibilizadas aos usuários. Fui usuário android, por um bom tempo, até que passei para o IOS com o iphone. Não volto mais para android.


  • +Wenderson, não considero isso inovação, e sim adição de recurso, uma vez que os mesmo já existem em outras plataformas.


  • Pode não ser inovador para usuários androids mas para usuários IOS é uma super inovação e uma super revolução! Tbm não podemos tirar os creditos da apple de finalmente acordar e inovar no seu OS.
    Mas para mim ta faltando no IOS uma tela para widgets e para atalhos


  • Como é bom ver que não adianta ficar brigando quando no final, apesar das diferenças, todos os sistemas acabam rumando na mesma direção.

    Cópia? Não acredito que seja realmente isso. Acho que está mais para uma revisitada em conceitos universalmente inteligentes. Não estou nem aí se é iOS, Android, Windows Phone, etc. O importante é que o usuário tenha escolha e o melhor que ela possa oferecer!


  • +Camila muito obrigado, quando chegar em casa vou ver se é melhor que o q eu to usando.


  • Oi Maiky, desculpa aí a demora, o nome do App é Power Toggles:

    https://play.google.com/store/apps/details?id=com.painless.pc&hl=de

    :)


  • +Camila no Nexus 4, a imagem do tópico "Barra de notificações". Qual o app que esta instalado pra mostrar a barra de atalhos?


  • *jefferson ela poderia mais não vai, ela sempre copiou, roubou, plagiou ideias conceitos e funcionalidades, isso é bem claro muitas inovações que eles dizem outras ja tem a anos, mais vai pegar alguma ideia deles, principalmente se isso afetar as vendas, igual a samsung ta fazendo, veja o que acontece.


  • Camila Rinaldi sorte sua que esse é um ambiente android, se fosse um ambiente neutro os apple maniacos iriam comer você viva kkkkkkkkkkkk.

    Eu acredito que em questões de design, muitos elementos, principalmente a barra de notificação ficou muito feia. Parabenizo quem ficou responsável pelo design por sair da mesma coisa de sempre, mas não aprovo o resultado como um todo.

    Gostaria de ver um comparativo em testes de desempenho, qual versão é mais leve.
    Fica aí a dica para o próximo comparativo.


  • +Guilherme, interessante seu comentário...
    Ficou bela a interface e as mudanças no iOS 7, mas nada de inovador e revoluçionario como diz a Apple, e eu acho muito boa a idéia de "copiar" algumas coisas do Android quem sabe assim os fanboys da Maça sejam soltos dessa privada prisão que é o S.O da Apple ...
    #DroidForever ;) ...


  • +Camila no Nexus 4, a imagem do tópico "Barra de notificações".


  • Muito Bom o novo iOS 7, a Apple apesar de não se mostrar revolucionária conseguiu fazer um sistema muito bonito e funcional (apesar de tudo já existir no Android).

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi