O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
4 min para ler 6 Compartilhado 9 Comentários

Android 4.4: conheça as funções de desenvolvedor do KitKat

A maioria das funções do Android 4.4 KitKat é conhecida, e aqui você pode ter uma visão geral delas. Muitas mudanças e novidades, contudo, não são detectáveis à primeira vista, pois se voltam em princípio a desenvolvedores, e chegarão ao usuário final através de apps novos ou otimizados; mesmo assim, elas afetam profudamente o controle do seu smartphone ou tablet. Aqui você pode ver as funções menos conhecidas do KitKat.

wapp3
© AndroidPIT

Aplicativos com uso de memória otimizada

O Google reduziu tanto a necessidade de uso da RAM por parte do sistema que ele roda de maneira fluente até mesmo em dispositivos com 512 MB de RAM. Essa otimização para aparelhos low-end e mid-range não diz respeito apenas ao sistema em si e aos aplicativos do Google como o Chrome ou o YouTube. Todos os aplicativos foram beneficiados. O Google disponibilizou uma nova API (Interface de Programação de Aplicativos) com a qual os desenvolvedores poderão adaptar o funcionamentos dos seus apps a dispositivos com menos RAM, e também desativar funções que consomem mais memória de acesso aleatório. Para a verificação e controle, há um gráfico nas opções para desenvolvedores chamado “Process Stats”, que mostra o uso de memória de determinado aplicativo.

wapp3
Visão geral do uso de memória: "Process Stats". / © Android

Mais bonito, fluido e em tela inteira

Para um melhor aspecto geral, o Google fez mudanças pontuais na interface de usuário (veja aqui uma lista das principais novidades). Os desenvolvedores também ganharam uma série de opções no que diz respeito ao design dos seus aplicativos.

O modo de tela inteira, por exemplo, possibilita o desaparecimento de todos os elementos do sistema da tela, como as barras de notificação ou de navegação. Um novo “Framework de transições” torna mais simples e fluida a passagem entre as diversas partes de determinado aplicativo. O Google oferece ainda aos desenvolvedores soluções pré-concebidas para essas transições.

As barras de notificação e navegação também podem se tornar transparentes (“translucent system UI”). Dessa forma, o software se funde com o pano de fundo, e os conteúdos se tornam visíveis através das barras. O grau de transparência pode ser regulado pelos próprios desenvolvedores.

wapp3
Belos novos apps: barras transparentes e modo de tela inteira no Android 4.4. / © Android

Legendas unificadas

O Android 4.4 possibilita uma apresentação uniforme de legendas ("closed captioning"). Os usuários poderão escolher a língua, a fonte, o tamanho e a posição das legendas. Até mesmo as cores de fundo e da fonte são configuráveis. O objetivo aqui, como de resto em todas as mudanças concernentes à interface, é uma maior uniformização da experiência do usuário. Todos os aplicativos que usarem legendas deverão ser adaptáveis ao Android 4.4: apps de vídeo, revistas, serviços para portadores de necessidades especiais, etc.

wapp3
Legenda unificada no Android 4.4. / © Android

Gerenciamento centralizado de arquivos

O Android 4.4 oferece um novo Framework (chamado “Storage Access Framework”) para o mostrador de todos os arquivos salvos no dispositivo, não importa se documentos, fotos ou arquivos de texto. Uma interface de usuário padronizada e mais simples reúne diversos apps como o Drive, Dropbox, pastas de download e a galeria num lugar central, mostrando todos os documentos numa visão geral.

galaxynexus
Tudo num único lugar: gerenciamento central de arquivos. / © Android

Reconhecimento e contador de passos

O Android 4.4 conta com suporte nativo para um novo par de sensores que reconhecem e contam os passos. Com esses sensores, os aplicativos poderão reconhecer se o usuário está andando, correndo ou subindo uma escada. Eles foram implementados na plataforma e no hardware, por isso os desenvolvedores não precisarão se preocupar com a programação de algoritmos próprios. Essas funções são perfeitas para apps de exercícios como o Runtastic. Por enquanto, contudo, elas só estão disponíveis no Nexus 5.

wapp3
O contador de passos é ideal para os apps de exercícios. / © Android

Sensor de Infravermelho

Neste ano alguns smartphones com sensor de infravermelho chegaram ao mercado. O Android 4.4 oferece a API correspondente aos desenvolvedores, com a qual aplicativos de controle remoto poderão ser programados. Todo smartphone com infravermelho já vem com um app de controle remoto, mas agora com o KitKat cada desenvolvedor poderá criar o seu.

E aí? Qual dessas novidades você acha mais interessante?

6 Compartilhado

9 Comentários

Escreva um comentário:

  • Pessoal quero fazer o root no galaxy s4 active quem pode me arrumar um vídeo e um tutorial tá muito difícil achar quem fez ou tem me ajudem ae obg...


  • Android é um sistema tão completo, com que vem a bateria e deixa essa plataforma lá em baixo as as baterias não dão conta, vamos ver essa nova atualização pra mim só o que importa é a melhoria na duração da bateria.


  • Poderia ter api para disponibilizar os videos do smartphone e app de terceiros para que seja visto num aparelho tipo Chromecast.


  • CyanogenMod trabalhando no projeto CM11... Funções interessantes espero que tenha melhorado a bateria, por que o 4.2.2 tá indo rápido


  • também tô querendo essa ROM Michael Douglad


  • Gerenciamento Central de Arquivos? a primeira coisa que me veio em mente foi em um gerenciador de arquivos tipo File Expert, Astro e outros, acho que é algo que precisa no Android, um App da google, mas me tira duas dúvidas: 1. essa central é um App ou ela aparece em algum momento? 2. O kitkat ganhou uma opção pra envio de arquivos via WiFi Direct no compartilhar? no mais obrigado desde já e ótima matéria =D


  • sera q vai sai o kitkat pro queridinho galaxy y? haha com essa otimização da memoria e bateria, o android ficará imbatível!


  • Com certeza o mais interessante é o uso da memória. Todos esses processos deixam o android muito lento e a bateria vai muito rápido.


  • Criem uma rom do kitkat para o galaxy S3 mini pelo amor de Deus

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi