O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
2 min para ler 35 Compartilhado 32 Comentários

O Android M vai mudar a maneira como você gerencia a memória interna do seu smartphone

Verdade seja dita, o Android apresenta um gerenciador de armazenamento interno um tanto rústico e pouco acessado por usuários regulares do sistema operacional. Ciente disso, o Google planeja mudanças também nesse departamento, e algumas delas já podem ser vistas na prévia do Android M.

Acessando a opção Configurações > Armazenamento > Diversos para ver os serviços que consomem muita memória interna no Android, nos deparamos com uma interface digna dos primeiros anos do DOS. É possível apenas selecionar e apagar diretórios gerais, não sendo possível entrar nos mesmos e ver os arquivos individuais.

androidmarmazenamento1
A seção "Diversos" (à direita no Lollipop) se tornou "Outros arquivos" (à esquerda no Android M). / © ANDROIDPIT

Com o Android M, a seção "Diversos" foi renomeada e se tornou "Outros Arquivos". Sua interface foi reformulada, ganhando o visual de um gerenciador de arquivos moderno. Nele temos duas possibilidades de visualização (em lista e em grade), e os diretórios podem ser ordenados por nome, data de modificação e por tamanho. Além disso, clicando numa pasta você pode abri-la e visualizar os arquivos individuais.

androidmarmazenamento
No Android M (esquerda) os arquivos das pastas podem ser acessados diretamente; no Lollipop (direita) podemos ver e selecionar apenas os diretórios inteiros.  / © ANDROIDPIT

Além disso, o Android M permite que você selecione os arquivos, copie-os e cole-os livremente. A mudança da interface e funcionalidades do gerenciador de memória em conjunto com a mudança no tratamento da memória externa dos dispositivos (veja o artigo do link abaixo) representam duas das melhores novidades da próxima versão do Android.

O que você achou do novo gerenciador de memória do Android M?

35 Compartilhado

32 Comentários

Escreva um comentário:

  • falou que ia evoluir a questão do cartão micro SD no novo android, mas, a unica vantagem que vi foi poder optar por colocar como memória interna. Porque nos anteriores passar um app pra o cartão micro SD são bem simples, essa simplicidade não vi na nova vcersão


  • Será que o Galaxy A7 vai receber o Android M?


  • O gerenciador de arquivos é algo bom, mas o que eu mais gostei do Android M foi o modo como podemos gerenciar a nossa agenda, agora da pra selecionar vários contatos e excluir de uma vez só.


  • Poderia se mais intuitivo. Contínuo com Es


  •   32

    Interessante.


  • Esse lollipop é uma bosta, espero que melhorem muito....


  • A Touchwiz já nos permite ver arquivos individuais dentro da seção "diversos" e dentro das pastas que nela apareciam.


  • o pior Léo é que não se pode instalar qualquer módulo no xposed senão da pau no lollipop. eu era um usuário que não vivia sem root hj em dia brinco com o galaxy s4 como eu quero . mas em KitKat. lollipop no moto x só sem root. não adianta fazer do lollipop um KitKat em termos de frameworks


    • Estranho, no meu moto x os únicos mods que não são totalmente compatíveis com o lolipop são os de modificar a interface do sistema , mas o resto esta funcionando perfeitamente no Android 5.1


    • Estou com a rom padrão 5.1 do moto X 2014 e uso o Xposed de boa. Alguns módulos não funcionam, mas também os desenvolvedores não deram suporte desde 2014, os que tiverem atualização depois de 03.2015 já estão compatíveis.
      Uso o greenify, inclusive está ativado na acessibilidade.

      Pro android 5.1 deve usar o apk alpha4 com framework de 01.07.2015. Sempre olhe por novidades no XDA.


  • Falem sobre a nova atualização do QuickOffice, que se encerra o seu serviço de suporte, dando espaço aos aplicativos da Google de planilha, documentos e apresentações


  • Rapaz, bom dia!!! Estou muito frustrado com o Lollipop. Pra usuários como eu que usam root e gostam de ter o melhor desempenho e novas funcionalidades, ele deixou a desejar!!! Um bom exemplo disso é o caso dos apps que exigem acessibilidade. Uso o Greenify e quando vou dar acesso a ele, simplesmente o botão OK não funciona!!! É como se essa função estivesse desabilitada pra qualquer aplicativo que exija isso. O auto consumo de RAM também é outro problema chato que notei. Ao usar o WhatsApp, ele demora alguns segundos pra abrir quando existem outros apps abertos. A demora pra carregar a bateria também é outra chatice. Por essas e outras que voltei para o KitKat 4.4.4. Muito mais funcional e sem esse problemas que citei!!! E outra, a duração de bateria com o uso de aplicativos que ajudam nesse sentido é ótima. Tenho um Moto G xt1069. Muito satisfeito com a volta para o sistema antigo.


  • Meu Nexus 5 vai ficar ó 👌 top!


  • Isso já não tem no Android 5.1? O.o


  • Então quer dizer que não sera mais possível ver qual pasta esta sendo inútil? vai ser só um explorador de arquivos? então vai mudar pra pior.

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi