O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
6 min para ler 30 Compartilhado 82 Comentários

Android Nougat vs. iOS 9.3: Iguais, só que diferentes!

Está cada vez mais difícil acertar a previsão do tempo para os próximos dias, mas, em compensação, todo ano podemos prever ao menos uma coisa: o Google vai apresentar uma nova versão do Android para competir com a última edição do iOS. Por sinal, com o iOS 9.3 e o Android Nougat em mãos, resolvemos compará-los para saber qual SO está mais maduro e possui os melhores recursos.

Android Nougat vs. iOS 9.3: Lançamento e disponibilidade

O iOS 9.3 estava em fase de beta público desde o início deste ano, e sua liberação final ocorreu no dia 21 de março, durante um evento em que Apple anunciou novos iPhones e iPads. Os usuários de dispositivos da maçã já podem atualizar seus aparelhos para a última versão do SO.

A Google resolveu nos atiçar liberando a versão prévia do Android Nougat bem antes do evento Google I/O, que é o responsável em introduzir novas versões do sistema todo ano. A prévia 1 deve receber inúmeros updates até sua versão final, fazendo com que os usuários tenham acesso antecipado as novidades do robô verde.

Android Nougat vs. iOS 9.3: Interface do usuário

Desde o iOS 7, divisor de águas da Apple, o SO da maçã vem recebendo pequenos refinamentos, deixando as mudanças mais radicais em segundo plano. Ícones foram redesenhados, menus foram reposicionados e pequenos elementos visuais foram acrescentados para tornar a usabilidade do iOS 9.3 mais intuitiva.

O SO da Apple é um sistema fácil de usar. Portanto, o ponto em que a empresa mais investe é o visual, que envolve transições espalhafatosas e ícones bem chamativos.

apple iphone 6s plus 3d touch 1
Visual minimalista do iOS 9 / © ANDROIDPIT

E quem disse que o Android Nougat é uma revolução em termos de design? Sejamos franco, o Material Design está precisando de uma boa repaginada, seja lá como ela for, mas, precisa. O Android Nougat, visualmente falando, é uma versão mais refinada do Android 6.0 Marshmallow, incluindo uma barra de notificações mais decente, um tema escuro e um sub-menu flutuante que acompanha as configurações do sistema.

Pessoalmente, acho que essa reformulada injetou ânimo ao Android, algo que sempre buscamos quando queremos atualizar nosso dispositivo para uma versão nova do SO. O iOS 9.3, por sua vez, vem com a promessa de introduzir novos recursos de usabilidade, porém, não visuais.

preview android n nexus 5x
O Android Nougat é uma ligeira atualização do Marshmallow em termos visuais / © ANDROIDPIT

Android Nougat vs. iOS 9.3: Recursos

Basicamente, os novos recursos do iOS 9.3 para o usuário final são: modo Night Shift, o bloqueio do app Notas pelo sensor biométrico, novos recursos para o app Saúde e maior integração com o CarPlay. Algumas funcionalidades voltadas para instituições de ensino foram adicionadas, mas elas não envolvem usuários comuns, como eu e você.

A gama de recursos do Android Nougat, ao menos na primeira prévia, não fica muito à frente. Basicamente, os principais recursos são: Responder mensagens pela barra de notificações, função de multi-janela em smartphones, novo modo Doze+ e nova barra de notificações. Veja o comparativo das principais funções a seguir:

Responder mensagens pela barra de notificações

Ponto para o iOS 9.3. Aliás, o SO da Apple conta com essa função desde a sua versão 8.0. O novo recurso presente no Android Nougat também faz todo sentido, visto que a plataforma da Google é integrada com muitos serviços nativos que enviam mensagens de textos aos usuários, como o app de mensagens e o Hangouts (ver imagem abaixo).

O iOS 9.3 não trouxe recursos adicionais para funcionar em conjunto com o 3D Touch, e nem o Android trouxe algo adicional às simples repostas pela barra de notificações.

sideiosandroidn
Recurso de responder mensagens pela área de notificação do Android Nougat (esquerda) e do iOS 9.3 (direita) / © ANDROIDPIT

Modo noturno

O Android puro não possui esse modo, embora seja possível obtê-lo a partir de aplicativos disponíveis na Play Store. O modo de leitura noturno da Apple, o Night Shift, usa o relógio e a localização do usuário para saber em que o horário o pôr do sol ocorre na região. Após a coleta desses dados, a tela vai se ajustando automaticamente para cores com temperaturas mais quentes (tom amarelado), voltando para o modo normal ao amanhecer.

Algumas interfaces proprietárias possuem ajustes semelhantes, sendo elas mais simples e manuais, mas é possível encontrar algo neste sentido em algumas ROMs alternativas. Mas, como o nosso comparativo se trata de funções do Android puro, no caso o 7.0, ponto para o iOS 9.3.

Dica: Tenha o modo noturno no seu Android hoje mesmo! Acesse o artigo abaixo e saiba como ter o Night Shift no seu celular:

Multitarefa com todas as letras

O multitarefa com suporte ao recurso de tela dividida deu as caras pela primeira vez no Android Stock, com a primeira prévia do Android 7.0 Nougat. A versão da Apple, o Split View, chegou aos tablets da empresa ( iPad Pro, iPad Air 2 ou iPad Mini 4) com o iOS 9.2.

Mesmo com a chegada do update 9.3, a Apple manteve seu recurso de multi-tela restrito aos tablets tops da empresa, aqueles que contam com processadores mais atuais. Por enquanto, a prévia do Android Nougat sugere que o recurso estará disponível em todos os smartphones e tablets que serão compatíveis com a versão final do SO.

ios9sideandroidn
O Android Nougat trará a função de telas divididas para tablets e smartphones / © ANDROIDPIT

À princípio, podemos dizer que o Google segue na dianteira no diz respeito ao aprimoramento do multitarefa do sistema. Algumas interfaces customizadas contam com esse recurso, o que deixa o Android à frente do iOS 9.3 de antemão. 

Android Nougat vs. iOS 9.3: Qual é o melhor sistema operacional?

Primeiramente, precisamos deixar claro que o iOS 9.3 é um update do iOS 9, e não uma nova versão do SO, como é o caso do Android Nougat, que não é uma atualização do Marshmallow. Porém, os updates recentes e as versões prévias nos antecipam qual será o campo de abordagem dessas empresas em seus futuros sistemas.

Já temos noção daquilo que será o Android Nougat em sua versão final que, por sinal, é desenvolvido para duelar com o sucessor do iOS 9.3, o iOS 10. O iOS 9 foi lapidado nos últimos meses para agregar funções interessantes para os usuários da Maçã. De modo geral, posso dizer que a Apple vem lapidando seu sistema aos poucos, tornando-o mais flexível no que diz respeito à usabilidade, mas sem perder o seu padrão conservador.

De onde vem as referências para a Apple construir o seu SO? Talvez do mesmo lugar de onde o Google se inspira para lançar as versões do Android: as ROMs customizadas e as interfaces proprietárias. Sim, o iOS 9.3 e o Android Nougat estão mais para TouchWiz do que para sistemas independentes.

E você, acha que o próximo iOS estará ao nível da versão final do Android Nougat? Qual é o melhor SO, na sua opinião, no quesito recursos e usabilidade?

30 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

82 Comentários

Escreva um comentário:

  • Os dois são excelentes, enche o saco essa concorrência sem sentido entre usuários. Que cada um experimente os dois e escolha o que mais lhe atende.

    Eu não consigo abrir mão da liberdade do Android, mas respeito quem quer um celular que sai da loja pronto para o uso.


  • eu acho o android puro muito feio, por isso não troco a samsung por aparelhos com android puro


  • No dia que sair algo realmente inovador em uma atualização eu me importo de meu aparelho ter.
    Mais por enquanto não vejo vantagem.
    Já se passou o tempo bom do 2.3 pro 4.0 *_*


  • Os dois são excelentes. Porém se colocarem os mesmos sistemas no mesmo smartphone, o Android será mais atraente e mais atual, pela vasta liberdade com a qual interage.


  • alguém realmente precisa responder mensagens pela barra de notificação?

    sabem porque chama barra de notificação?


    • Cara, ao menos pra mim é muito útil. Quando está com uma mão ocupada, ou ocupado de modo geral.


      • em qual momento do dia você está EXTREMAMENTE ocupado que não pode ler a mensagem e responder?

        no trânsito?

        quantas mensagens que devem ser respondidas IMEDIATAMENTE senão alguém morre ou algo pior temos por dia? por mês?

        Gastam tempo e dinheiro com funcionalidades dispensáveis


      • E você, por acaso, é o único usuário do sistema operacional? Pode não ser útil pra VOCÊ, mas para OUTRAS PESSOAS é.

        É útil quando você está jogando jogos online ou não quer sair do aplicativo que você está somente para responder a uma mensagem. Por exemplo, se está vendo um vídeo musical no YouTube e não quer pausar a música, ou jogando Clash Royale.

        Isso deixa o sistema mais fácil e simples de se usar


  • Meu celular usa ROM modificada e já tem esses recurso do Modo Noturno


  • Os dois são sistemas incríveis, mas cada um com suas características marcantes. Hoje só estou usando o Android, mas logo quero voltar a usar ambos, sinto falta do iOS em alguns pontos.
    Parabéns pela matéria Bruno, séria e comprometida com a informação, e não com o intuito de desmerecer o concorrente.


  • Eu não tenho muita experiência com IOS. Acho a interface linda com aqueles efeitos borrados. Pela minha experiência, acho q os dois são bons e depende do usuário escolher entre qual dos OS se adapta melhor


  • vantagem do iOS: um iPhone de 2011 (4s) receberá a atualização..... de 2011 até agora já tive 5 aparelhos para ter atualizações kkkkkkkk.....


  • Sem querer puxar saco de empresa, digo que só de ver uma notícia comparando o novo Android N com o iOS 9.3, me deixa claro que a Google ficará estagnada por um tempo no SO, assim como a Apple ficou estagnada desde o iOS 7.

    Se o novo SO da Google se compara ao iOS atual (concorrente do Android M), fica claro que não há muitas "novidades" no SO da Google. Isso não quer dizer que a Apple será inovadora no iOS 10, mas sim, que o iOS 9 está no mesmo nível do futuro Android N.

    Gosto dessa questão de uma empresa copiar a outra, isso é bom para nós.


  • Infelizmente não me adaptei ao ios... A interface eu não posso modificar nem personalizar... Mas não é ruim eu só não me adaptei


    • Só fazer o Jailbreak que você muda até a maçã de boot, adiciona mais recursos e por aí vai.

      No Android tem que fazer ROOT para alterar coisas mais específicas. Ficar trocando de launcher não é algo que muda a minha vida no Android.

      Enfim, acho que faltou um pouco mais de "empenho" de sua parte para aprender mais sobre o iOS, sei que cada um tem o gosto, mas não me vejo hoje sem iOS e Android na minha vida.

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi