O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site.

5 min para ler 161 Compartilhado 104 Comentários

Android One e Xiaomi: 5 motivos pelos quais eles vão conquistar usuários

No início, o Android One era destinado às economias emergentes. Seu objetivo era levar a experiência do Android puro para qualquer bolso. Porém, qualquer usuário está disposto a ter esse tipo de experiência se o aparelho for acessível. A Xiaomi finalmente se atreveu com o Mi A1 e outros fabricantes também parecem ter se animado, como a HTC com o U11 Life. Ter usado Xiaomi com Android puro foi paixão à primeira vista, mas aqui detalharei os pontos de sucesso de um smartphone com essas características rodando Android One.

Sem bloatware

Se há algo que nós, usuários, odiamos com toda a nossa alma é ter um smartphone com vários aplicativos que não usamos desde o primeiro dia. A maioria das fabricantes (Samsung na liderança) tende a encher o software com aplicativos de seus serviços para obter mais seguidores e para tentar compensar os defeitos do telefone. Se, no final, você não gosta do serviço ou simplesmente não gosta do aplicativo, você vai precisar usá-lo de qualquer maneira na maioria das vezes.

No caso da Xiaomi isso é algo bom porque, na versão internacional, não há muitos aplicativos pré-instalados, porém, ha mais chances de atrasos em desenvolvimento e atualizações. Optamos pela versão chinesa por ter melhores atualizações, mas veio cheio de aplicativos que não podem ser usados, pois sequer funcionam fora da China.

AndroidPIT xiaomi android one 2061
No primeiro dia com o Xiaomi e Android One me senti um verdadeiro sortudo/ © AndroidPIT

Então, ter um Xiaomi com quase toda a memória disponível para nossos truques desde o primeiro dia foi um luxo que só os Pixel podem nos dar. Falando dos aplicativos do Google, até podemos considerá-los bloatware, mas a maioria dos usuários usa boa parte deles e alguns são muito necessários, como o Google Play. O Play Jogos, Play Música, Play Vídeos e Play Livros são serviços associados à conteúdo que compramos na Google Play, sobretudo os últimos três aplicativos. Por sorte, esses aplicativos não usam quase nada da memória e podem ser inabilitados se não usarmos mais.

Interface simples

Um dos melhores pontos de uma experiência pura com Android é a simplicidade de sua interface. A maioria dos fabricantes personalizam completamente a tela inicial e alguns alteram a estrutura das configurações.

AndroidPIT xiaomi android one 2066
Aplicativos ordenados por pastas vs. aplicativos ordenados alfabeticamente/ © AndroidPIT

Falando sobre a tela inicial, alguns optam por uma organização com estilo mais parecido com o iOS, com todos os aplicativos na tela. Por ter poucos aplicativos, o sistema é bom; o problema é quando passa de 30. No Mi 5s, por circunstâncias da vida, cheguei a ter mais de 120 aplicativos e alguns estavam organizados em pastas, mas outros não. No final era difícil de encontrar um aplicativo direito, o que me levava a uma organização por tabelas. Como quase sempre eu instalo muitos aplicativos, prefiro ter uma pasta com todos eles organizados por ordem alfabética e outra com os principais, que mais uso.

Por outro lado, há mania de reorganizar o menu de ajustes. Caso a intenção tenha sido facilitar a navegação dos usuários, acredito que eles não conseguiram o que queriam. Cada vez que se troca de smartphone pelo da concorrência, o menu de ajuste é completamente diferente. Não entendo essa estratégia se há um modelo muito simples e fácil de entender como o Android puro.

AndroidPIT xiaomi android one 2069
Alguns são iguais, mas outros nunca encontramos./ © AndroidPIT

Otimização padrão

Eu sempre pensei que a MIUI tem uma boa otimização em dispositivos da Xiaomi, mas quando vi alguns testes de velocidade, essa ideia se transformou em mito para mim. O Android One, além de ter a versão Android puro, é o mais simples e eficaz sistema operativo, comparado aos outros Android. Isso quer dizer que será a versão que usará menos recursos e fluirá mais rápido.

A verdade é que o sentimento com Android puro é um Xiaomi é amor à primeira vista, como eu disse. Além do desempenho, o tempo de uso da bateria também é muito bom e é invejado por quase todos os smartphones high-end.

AndroidPIT xiaomi android one 2058
A troca da imagem de fundo na tela de bloqueio é boa, mas consome muitos recursos. / © AndroidPIT

Atualizações diárias por dois anos

Todos os devices Android One chegam ao mundo com a promessa, por parte da Google, de atualizações diretas durante dois anos. Isso é uma grande tranquilidade, mesmo que as vezes as atualizações atrasem algo (como foi o caso do BQ Aquaris A4.5), ao menos elas chegam e, os remendos de segurança também chegam algum dia.

No caso particular do Xiaomi Mi A1, as atualizações podem demorar um pouco mais, pois nem todos chegam pelo Google. A câmera e o controlador para o sensor de infravermelho são configurados pela Xiaomi, logos, eles devem concordar em atualizar com a Google.

Software de primeira categoria e hardware acessível

É indiscutível que a Xiaomi tem um hardware com preço mais acessível. Entretanto, agora com o Android One tem um sistema que agrada a maior parte dos usuários, sobretudo no Ocidente, justamente onde é mais difícil de adquirir os dispositivos da fabricante.

161 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

104 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações