Android P: mais importante do que você imagina

AndroidPIT android p 1089
© nextpit by Irina Efremova

Há poucas semanas presenciamos o lançamento da primeira versão, bem antes da Beta, do Android P, versão do sistema móvel que substituirá o Android Oreo em 2018. Fui uma das primeiras a reclamar da velocidade com quem as coisas estão indo, uma vez que o Oreo está em apenas pouco mais de 1% dos aparelhos Android do mundo.

Em uma velocidade dessas, pode-se pensar que a fragmentação não terá solução mesmo, e que a própria Google desmonta seu sistema em infindáveis versões, ao invés de procurar resolver o problema. Mas o que eu pude notar é que esse golpe fatal no Oreo pode ter um bom motivo.

android p opiniao 1
Arredondaram todo o Android! / © NextPit (captura de tela)

O Android Oreo flopou, e isso é proposital

Mesmo que o Android P só seja lançado no terceiro trimestre, é difícil acreditar que o Oreo vá conseguir alcançar uma porcentagem razoável, e não deve chegar nem nos atuais 12% do KitKat. É triste, mas essa pode ser uma estratégia da Google. Com a correria para lançar cada vez mais versões novas (não apenas pela Google, mas nós usuários também pedimos isso), uma hora uma delas ficaria espremida, e a escolhida foi a 8.

O Oreo vai flopar, e isso vai ajudar a Google. Com a baixa adoção, é possível que as fabricantes passem logo para o P e assim estejam mais atualizadas, diminuindo a fragmentação. É como se elas tivessem mais tempo para adotar uma nova versão, o que ajuda de certa forma. O Oreo trouxe o Project Treble, Android One e Android Go. O Android P vai aprimorar e implementar essas novidades com mais segurança, ajudando em atualizações mais duradouras e rápidas.

Android P ainda não está agradando no visual

Na versão atual em que se encontra o Android P, ele ainda apresenta bugs enormes, de interface e de uso. Mas, como você pode comprovar pelo nosso hands on abaixo, já é possível ter uma ideia da cara que a versão 9 do Android deve ter. As notificações e todos os quadros do sistema possuem cantos arredondados.

Nos atalhos, a maior polêmica: os botões são redondos e muito espaçados, parecendo um visual primário. Embora eu não tenha achado de todo feio, torço para que mude alguma coisa até o lançamento. Fora isso, há poucas outras novidades visuais, como uma nova interface do volume e botão de energia, agora no canto.

Mais pessoas vão reclamar de que não há uma mudança radical no visual, mas nas últimas três ou quatro grandes versões do Android, a Google tem se preocupado em aprimorar o que já tem, deixar mais simples, aparar arestas, do que apresentar alguma mudança de paradigma no mundo das interfaces.

Mudanças internas são as mais esperadas

Um bom usuário de Android sabe que o que importa mesmo é a parte interna do sistema. Hoje em dia, ainda poucas OEMs trabalham com a versão pura do sistema, e colocam sua interface em grande parte do Android. Logo, o que vai fazer diferença são as melhorias internas, pois essas sim serão replicadas em quase todos os aparelhos.

Na verdade, sabemos que os updates do Android servem mesmo é para incorporar as coisas boas que as fabricantes colocaram em suas interfaces, como tela dividida. E isso é ótimo, pois vai deixando o Android puro mais completo para quem usa o sistema sem mexer demais nele também. A linha Pixel tem nosso respeito, mas vende em tão poucos lugares que vendas em si não parecem a prioridade da Google, usando os aparelhos mais como um portfólio do que sabe fazer.

android p opiniao 2
Mudou, mas não há nada de tão inovador. Por fora. / © NextPit (captura de tela)

Temos implementações de segurança, como a que impede que a câmera seja usada em segundo plano; mais suporte ao HDR; notificações mais espertas com o Reply; GPS usando o Wi-Fi Round-Trip-Time (RTT) e mais integração com a Internet das Coisas, embora isso ainda não signifique muito para o Brasil.

Ou seja, não é um sistema que deu um tapa no visual e que se apresenta como novo. Traz mudanças internas interessantes, que só melhoram a usabilidade. Poderia ser uma versão 8.5 ao invés de uma 9? Certamente, mas isso não atrairia tanto marketing.

O objetivo ainda é a desfragmentação

Incorporando menos mudanças, a Google deixa mais fácil para as fabricantes passarem do Android Oreo (ou provavelmente do Android Nougat) para o Android P. É importante que a Google faça todo o possível para facilitar as atualizações, pois se mesmo facilitando as fabricantes não oferecem os updates, que dirá dificultando.

Eu quero crer que Treble, One e Go serão nomes muito ouvidos no ano do P, o Android 9. E minhas apostas vão na teoria de que a Google está sacrificando o Oreo para impulsionar a desfragmentação com o Android P. Se não for isso, creio que teremos problemas muito sérios em 2019, o ano do Android Q.

Apenas para terminar, deixo aqui minha aposta de nome. Na minha opinião, vai se chamar Android Pancake! 🥞

E você? Quais acha que são os objetivos do Android P?

Ir para o comentário (74)
Stella Dauer

Stella Dauer
Editora

Editora no AndroidPIT, criadora do EuTestei. Ama pombos, cães, animais em geral e absorve tecnologia no dia a dia. Usa smartphones desde quando a Nokia reinava.

Ver todos os artigos
Gostou do artigo? Então compartilhe!
Artigos recomendados
Artigo seguinte
74 Comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • paulocruzxyz 11
    paulocruzxyz 02/06/2018 Link para o comentário

    a Fragmentação NUNCA vai acabar, infelizmente. Enquanto houver telefone tipo o Galaxy Pocket à venda. Enquanto as fabricantes não pararem de fabricar aparelhos de todas as classes só pra encher prateleiras com Hardwares que não duram nem 2 anos. A culpa não é do Google, ela é apenas das fabricantes.


  • Ronaldo 45
    Ronaldo 26/03/2018 Link para o comentário

    A Google lança uma correção aqui, outra ali e já batiza isso com um novo nome de doce. Isso é bem a cara dela. Me digam o que mudou do Android 6 pra cá. Nada relevante. O Android deveria está ainda na letra C!


  • 40
    Conta desativada 26/03/2018 Link para o comentário

    Android novo só faz aumentar a fragmentação do sistema! Deveria sair um Android novo a cada dois anos não todo ano!

    CAV


    • CAV 57
      CAV 08/04/2018 Link para o comentário

      Mais um com essa história de "deveria sair um Android novo a cada dois anos"...
      Como se esse fosse realmente o problema ou fosse realmente resolvê-lo.

      Conta desativada


      • 40
        Conta desativada 08/04/2018 Link para o comentário

        Não estou dizendo que essa saída seja a solução da fragmentação do Android!


  • cleyton Ferreira 9
    cleyton Ferreira 23/03/2018 Link para o comentário

    Não acredito que a Google consiga acabar com a fragmentação, ela tem q se esforçar para manter um bom nível de segurança e fluidez nas versões anteriores. Ou seja, manter um bom suporte! No mais, existe interesses financeiros q não permitirão o fim da fragmentação, o assunto serve apenas para gerar assunto do tema.

    Conta desativadaCAV


  • caio silva 19
    caio silva 22/03/2018 Link para o comentário

    Conta simples... Esta ruim pra quem no cenário atual? OEMs lucram, Google Lucram, usuário compra por status.... Infelizmente é uma pequena parcela de pessoas que realmente se preocupam com isso e poucas empresas que vão a trás.

    Olhe a sua volta, quantas pessoas você conhece que reclama que não recebeu atualização? É só aquele grupo de entusiastas e amantes de tecnologia, de resto ninguém se importa ou morre por isso, eu sei que é uma critica dura pois também sofro com isso e para este tipo de pessoas que existe o universo das custom roms, feitas de amantes para amantes pra entregar o que essa pequena parcela de pessoas querem.

    Lucas LeiteCAV


    • CAV 57
      CAV 08/04/2018 Link para o comentário

      Se bobear, o leigo ainda reclama que a mensagem pra atualizar fica aparecendo toda hora ou fica com medo da atualização estragar o seu aparelho.

      romulano400Lucas LeiteConta desativada


  • ManDruVa 8
    ManDruVa 22/03/2018 Link para o comentário

    ATENÇÃO PESSOAL DO ANDROIDPIT BRASIL: O CONCORRENTE DE VCS ANUNCIOU EM PRIMEIRA MÃO A ATUALIZAÇÃO DO MOTO Z PARA ANDROID `O` VULGO OREO E VCS NEM NOTICIARAM ISSO QUE COISA HEIN JA ATUALIZEI O MEU MOTO Z 2016
    TA DAHORAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA ABRAÇOS E ESSA VCS FURARAM FEIO

    Conta desativada


  • Denis 57
    Denis 22/03/2018 Link para o comentário

    "Com a baixa adoção, é possível que as fabricantes passem logo para o P" - Não creio nisso, Stella. Poucas fabricantes (ainda mais as mais famosas) lançam smartphones com versões mais atualizadas de fábrica (mesmo tendo hardware e condições para isso). Quanto ao Android P, não estou muito otimista. Refinamentos e aperfeiçoamentos do sistema, é algo natural (e até esperado). O que a Google está nos devendo desde o KitKat, é uma mudança de design do sistema. Uma mudança verdadeira. E ainda acho que a Google deveria lançar novas versões do seu sistema de dois em dois anos. Assim, daria tempo para as fabricantes lançarem seus smartphones com versões mais novas do sistema, tempo pra Google lançar correções com as versões ". X" (1,2) do sistema e tempo pra ela desenvolver novidades relevantes quando lançassem novas versões.


  • Matheus Criscuolo 14
    Matheus Criscuolo 21/03/2018 Link para o comentário

    Não existe nada que estou vendo pra pular o oreo, a versão final do P não chega antes de setembro, ou seja até lá todo o foco é ele. O oreo é um divisor de águas maior na minha opinião.

    Conta desativadaCAV


    • CAV 57
      CAV 08/04/2018 Link para o comentário

      O último divisor de águas foi o Lollipop, na verdade.
      E ainda assim não tanto quanto o Ice Cream Sandwich.

      Os que vieram depois não surpreenderam nem a metade em relação aos que eu citei.

      Conta desativada


      • 40
        Conta desativada 08/04/2018 Link para o comentário

        Concordo brother CAV, a última versão que foi divisor de águas foi o Lollipop, depois nem a metade disso!


  • Gilmar Castilho Ribeiro 16
    Gilmar Castilho Ribeiro 21/03/2018 Link para o comentário

    Agora você está trabalhando no Android Pit Stella. Legal!


  • 40
    Conta desativada 21/03/2018 Link para o comentário

    Por mim iria ser Android Paçoca ou Android Picolé!


  • Cristiano A. 33
    Cristiano A. 21/03/2018 Link para o comentário

    Pra mim será Android Popsicle! E ainda vão ter a coragem de espetar um palitinho no c* do Android Picolé, coitado! Kkk


  • Léo Walk 58
    Léo Walk 21/03/2018 Link para o comentário

    Acredito que seja Android Pie

    Marcelo NeriStella Dauer


    • Marcelo Neri 45
      Marcelo Neri 21/03/2018 Link para o comentário

      Também Léo.


  • Victor Lima 78
    Victor Lima 21/03/2018 Link para o comentário

    esperar receber pra eu ver kkkk

    Marcelo Neri


  • 9
    Angelo Aleixo 21/03/2018 Link para o comentário

    O que vai impedir que o Android P vá pelo mesmo caminho do O?


    • Stella Dauer 49
      Stella Dauer 21/03/2018 Link para o comentário

      Só a Google pode impedir. E a gente, evitando comprar aparelhos desatualizados pra mostrar que não queremos mais isso

      JonscravitConta desativadaCAVJuliano OlivettiConta desativadaMarcelo Neri


      • 36
        Jonscravit 21/03/2018 Link para o comentário

        essa super liberdade que google da para empresas modificarem e atualizarem quando querem faz mau a consumidores...
        google deveria liberar apenas alterações visuais e adicionais como processamento de câmera e funções adicionais... o kernel e resto seria atualizado independente das alterações das empresas...

        Conta desativada


      • CAV 57
        CAV 26/03/2018 Link para o comentário

        O leitor do AndroidPIT em sua maioria até procura evitar, Stella.
        Mas o público leigo nem está preocupado com isso.

        Conta desativada


      • 40
        Conta desativada 26/03/2018 Link para o comentário

        Concordo brother Jonscravit!

        Jonscravit


      • 40
        Conta desativada 26/03/2018 Link para o comentário

        O que brother CAV?


  • Armando Figueirêdo 18
    Armando Figueirêdo 21/03/2018 Link para o comentário

    Todos sabiam desde sempre que fragmentação é o 'calcanhar de Aquiles' do Android. Isso prejudica é muito a experiência do usuário final. Há quem prefira modificações, eu já prefiro o Stock e começa por aí as modificações do sistema da Google. Por essas e outras eu sai e fui pro iOS. Lá é uma coisa só pra todo mundo, tanto pra quem tem aparelhos com 3/4 anos de uso como pra quem tem um novo. Pra mim, a Google tá mais preocupada com lucros da empresa e de suas parcerias do que com a experiência do usuário. Isso custa caro pra mim, e a mais cara delas é a mudança do sistema.

    DanielJuliano OlivettiStella Dauer


    • Juliano Olivetti 27
      Juliano Olivetti 21/03/2018 Link para o comentário

      Penso da mesma forma, prefiro o Android o mais próximo do Stock possível, e isso tem sido uma grande dificuldade para o usuário brasileiro encontrar. Quando sai da linha Moto e fui para o Nexus 6P, foi paixão à primeira vista, nunca olhei para trás, e recentemente troquei no Pixel 2 XL. Enquanto conseguir acesso à aparelhos do próprio Google, ótimo, se não for possível (minha opinião) prefiro migrar para o IOS ao invés de usar a Samsung Experience.


    • 36
      Jonscravit 21/03/2018 Link para o comentário

      "Lá é uma coisa só pra todo mundo"
      as pessoas amam a liberdade do android, vc pode mudar tudo e ficar ao seu gosto...
      só odeiam que empresas tenham tanta liberdade para alterar sistema e usar isso para obrigar a comprar novo celulares,
      Apple também faz isso, só que ele deixa lento e gastando mais bateria e não permite personalização..

      CAVConta desativada


      • CAV 57
        CAV 08/04/2018 Link para o comentário

        Sem esquecer que esse foi um dos motivos do Windows Mobile nunca ter tido um apelo maior perante o público.

        Jonscravit


  • Julinho 14
    Julinho 21/03/2018 Link para o comentário

    Penso que o único meio de acabar com essa fragmentação do Android, seria se a google estipulasse um tempo para a disponibilização do SO, ex: Todas as fabricantes tem que atualizar os smartphones (aqueles com pelo menos 2 anos de uso pra menos) em até 4 meses. Se passado o prazo e não forem todos atualizados, aplicasse uma multa enorme...
    Apenas uma ideia, sei que tem contratos com várias cláusulas, mas ou a google começa a disponibilizar o Pixel mundialmente, ou vai continuar fragmentado pra sempre, e por mais que não curtam ou não gostem da Apple, isso ela é imbatível, todos seus gadgets que tem como ser atualizados, tem a versão do SO disponível no mesmo momento no mundo todo, exceto os betas que tem antes.

    CAVDanielStella DauerDouglas R.


    • Armando Figueirêdo 18
      Armando Figueirêdo 21/03/2018 Link para o comentário

      Eu acho impressionante isso, porque no dia que comprei um iPhone 6, veio no iOS 8 e em questão de minutos atualizou pra versão mais recente do 11. Há quem diga que ia travar por ser antigo etc, mas só vi melhorias com o SO atualizado. Alguma outra fabricante daria essa garantia de comprar um aparelho de 4 anos atrás e ser atualizado pra versão mais recente do sistema? Duvido muito.

      Julinho


    • Stella Dauer 49
      Stella Dauer 21/03/2018 Link para o comentário

      Seria uma ideia boa, mesmo...

      JulinhoMarcelo Neri


    • CAV 57
      CAV 26/03/2018 Link para o comentário

      O papel aceita tudo.
      Mas "Google estipular", "Aplicar uma multa enorme" isso é devaneio de quem acha que as empresas se entendem na base das sanções, quando na verdade, é o dinheiro que decide o que vão e o que não vão fazer.
      Aplicar multa, ao invés de garantir obediência, apenas vão fazê-las se revoltar contra a Google e encontrar outras alternativas ao Android.

      A Microsoft sabe disso, e é por isso que ao invés de brigar com as parceiras, ela mesma cuida desse assunto.
      A Google deve seguir o mesmo exemplo.


  • Juliano Olivetti 27
    Juliano Olivetti 21/03/2018 Link para o comentário

    A Stella deixou bem claro, mas não custa lembrar que ainda nem estamos em pré Beta no Android P, que será lançado no segundo semestre, quando a versão O terá feito aniversário de 1 ano. Concordo com a questão da fragmentação, mas no momento atual vejo mais como "culpa" da pulverização de modelos dos grandes fabricantes, que por ter uma linha tão vasta, não querem pulverizar seus recursos financeiros e seu corpo de engenharia na atualização de versão.
    Acho extremamente o Google continuar de forma anual (a Apple também o faz) a lançar novas versões do sistema, afinal os grandes lançamentos de aparelho se dá dessa forma, de Chipsets também...E quem realmente se importar com atualizações garantidas e pontuais, existem boas opções (Pixel, Android One, One Plus), claro, mais difíceis de conseguir, mas existem.

    Marcelo NeriStella DauerConta desativadaJulinho


    • Julinho 14
      Julinho 21/03/2018 Link para o comentário

      Além disso, falta pulso firme na google, pq querendo ou não, o nome que fica também manchado é o dela, e sempre tem a comparação com a Apple nesse quesito.

      Juliano Olivetti


    • Stella Dauer 49
      Stella Dauer 21/03/2018 Link para o comentário

      Ótimos argumentos. Realmente, o excesso de aparelhos nas linhas, ainda mais desses mais básicos, faz com que ninguém queira gastar dinheiro depois atualizando tudo isso. Os smartphones já chegam com a promessa de serem defasados.

      CAVJulinhoJuliano OlivettiMarcelo Neri


      • CAV 57
        CAV 08/04/2018 Link para o comentário

        Galaxy J2 Pro que a diga.


  • Deivis Schuman 124
    Deivis Schuman 21/03/2018 Link para o comentário

    Eu não vejo necessidade de uma nova versão do Android sendo lançada todos os anos!

    CAVGerson S ✠DanielMarcelo NeriEdinho K.Conta desativadaJairo riosDouglas R.Henrique Arieliago felipeConta desativada


    • Julinho 14
      Julinho 21/03/2018 Link para o comentário

      Acho que a questão não é atualização todo ano, mas a maior partes dos smartphones rodando android estarem na mesma versão.

      Deivis SchumanDanielStella Dauer


    • Edinho K. 31
      Edinho K. 21/03/2018 Link para o comentário

      Verdade. Uma nova versão a cada 2 anos, com uma atualização intermediária entre elas (*.1 ou *.2) seria mais adequado e inteligente. Daria tempo pra todo mundo desenvolver suas interfaces e reduzir essa fragmentação em seu portfólio.

      CAVDeivis SchumanDanielJulinhoStella Dauer


      • CAV 57
        CAV 08/04/2018 Link para o comentário

        Como que uma solução paliativa pode ser mais adequada e inteligente?!


    • CAV 57
      CAV 26/03/2018 Link para o comentário

      O mercado e os empresários, no entanto, não compartilham da mesma opinião.

      Deivis Schuman


  • 85
    Conta desativada 21/03/2018 Link para o comentário

    Acho muito difícil as fabricantes adotarem essa prática de pularem uma versão, até porque isso não seria nada interessante para os negócios. Versão do Android mais recente é argumento de vendas para aparelhos novos, se atualizarem os mais antigos a maioria nem troca de aparelho...

    Marcelo NeriConta desativadaDouglas R.Deivis Schuman


    • Deivis Schuman 124
      Deivis Schuman 21/03/2018 Link para o comentário

      Eis a questão brother Marques!
      É o que eu sempre digo.... As fabricantes não vão atualizar aparelhos atingos

      Marcelo Neri


    • Stella Dauer 49
      Stella Dauer 21/03/2018 Link para o comentário

      Pois é, por isso que falou-se tanto do Oreo em propagandas mas, de verdade, ninguém está adotando. Falam porque vende, mas ninguém cumpre o serviço

      Marcelo Neri


  • Guilherme 26
    Guilherme 21/03/2018 Link para o comentário

    Fragmentação tomou caminhos assustadores na versão Oreo, e duvido que todas pulem. O que foi distanciado no Oreo vai ser cavado de vez no P. Quero nem ver, quase ninguém vai receber isso.

    Stella DauerDeivis Schuman


  • Guilherme 26
    Guilherme 21/03/2018 Link para o comentário

    Acho ridículo a idéia de floparem a Oreo, apesar de fazer sentido. Desperdício de investimento em conseguir a parceria entre as empresas.

    Deivis Schuman


    • Stella Dauer 49
      Stella Dauer 21/03/2018 Link para o comentário

      Seria terrível, mesmo. Mas não consigo ver outra ideia, porque se não é um fracasso enorme

      Marcelo Neri


  • 73
    Jairo rios 21/03/2018 Link para o comentário

    Discordo , Treble, one e go nasceram no Oreo , talvez se consolidem na 9a versão do Android (P) ,aliás o Treble foi justamente pensado para isto, facilitar a atualização , a verdade é que a fragmentação está é aumentando , duvido que alguma OEM pule da versão 7 para a 9 do Android no que se refere a atualização , a baixa adesão ao Oreo é devido , como sempre, a total falta de interesse em atualizar os seus gadget , manter a obsolescência programada é de interesse das OEMs , por outro lado , no atual estágio do mercado não vejo a menor necessidade em se lançar uma nova versão de OS a cada 12 meses , pouca coisa é implementada , pequenas mudanças cosméticas na UI , pequenos avancos em hardware que para o consumidor é imperceptível , mais nada , eu já ficaria satisfeito se todas as OEMs liberassem as atualizações de segurança mensalmente para todos por um bom período , facilitassem a possibilidade de desinstalacao de bloatwares proprietários , é que a Google lançasse uma nova versão a cada 18-24 meses madura livre de bugs e com novidades ,a competição com a Apple acabou , cada uma tem seu mercado .

    CharlesMarcelo NeriStella DauerConta desativadaAder MarceloHenrique ArielDeivis Schuman


    • Deivis Schuman 124
      Deivis Schuman 21/03/2018 Link para o comentário

      Belo comentário brother Rios!

      Marcelo NeriJairo rios


    • Juliano Olivetti 27
      Juliano Olivetti 21/03/2018 Link para o comentário

      Pois é, pelo menos as atualizações de segurança!

      Marcelo NeriJairo rios


    • Stella Dauer 49
      Stella Dauer 21/03/2018 Link para o comentário

      Atualizações de segurança deveriam ser obrigatórias, sem discussão

      Conta desativadaMarcelo Neri


      • 40
        Conta desativada 21/03/2018 Link para o comentário

        Concordo sister Stella!


  • 84
    Conta desativada 21/03/2018 Link para o comentário

    Só vejo coisas q ja existem em roms da samsung a anos nada demais ..

    Digasse de passagem o tablet na rom stock q peguei no 5.1 tem divisao de tela tem tudo q vc ve no android 8 hoje incrivel como android puro é atrasado e sem recurso

    CAVMarcelo NeriConta desativadaDeivis SchumanConta desativada


    • 85
      Conta desativada 21/03/2018 Link para o comentário

      Divisão de tela eu tinha no S3 em 2012 com o Android ICS kkkkkk, Samsung sempre teve bastante recursos interessantes...

      Conta desativadaMarcelo NeriDeivis Schuman


      • 84
        Conta desativada 21/03/2018 Link para o comentário

        Verdade se nao fosse pelas roms custom da samsung lg sony e afins o android puro seria mais capado q o ios


    • Deivis Schuman 124
      Deivis Schuman 21/03/2018 Link para o comentário

      Android modificado é vida!

      Conta desativadaMarcelo Neri


    • Henrique Ariel 29
      Henrique Ariel 21/03/2018 Link para o comentário

      Duas coisas, a divisão de tela veio no android 6 lá com os nexus. Outra coisa é o fato do android adicionar apenas coisas realmente uteis, veja como exemplo o galaxy s4, uma infinidade de recursos(poucos realmente uteis) e o celular tinha uma ROM pesada, consumia bateria e etc, sai da samsung pro android puro(8.1 no momento) e não me arrependo, tenho mto mais bateria, desemepenho, interface mais bonita e atualizações(patch de segurança de fevereiro a mais de 10 dias. Venha para o lado puro da força hahaha.

      Conta desativadaJuliano Olivetti


    • Cristiano A. 33
      Cristiano A. 21/03/2018 Link para o comentário

      Não é atraso. Eles na Google precisam fazer inúmeros testes pra ter certeza que vai funcionar bem em absolutamente todos os celulares e não apenas nos tops como a Samsung sempre fez! Ou o Samsung Y, Pocket tbm tinham divisão de tela? 🤷‍♂️


      • 84
        Conta desativada 21/03/2018 Link para o comentário

        Sim é atraso , ja usou um aparelho samsung no android 5 q possua tela dividida e ja comparou com a stock de hoje no android 8 ??? pra tu ter noçao da pra fazer pip ja nessa epoca coisa q só chegou agora no android é ridiculo o android puro so tem defensores por ser "leve"


  • 62
    Conta desativada 21/03/2018 Link para o comentário

    Pular a versão 8 para colocar a 9, até seria interessante, mas sabemos que as empresas não farão isso. Então a fragmentação deve continuar comendo solto, só melhoraria isso, se de fato a versão 9, pudesse receber pelo menos duas ou três atualizações, mas ai esbarra na política dessas parceiras do Google. Ou seja, ninguém abre mão de seus lucros.

    Juliano OlivettiHenrique ArielDeivis SchumanConta desativadaStella DauerRodrigo Dias


    • Deivis Schuman 124
      Deivis Schuman 21/03/2018 Link para o comentário

      Não existe almoço grátis!

      Henrique ArielConta desativada


  • Rodrigo Dias 37
    Rodrigo Dias 21/03/2018 Link para o comentário

    O Android Oreo estava se achando a última bolacha do pacote, mas só que a última bolacha vem sempre quebrada.

    Entendedores entenderão.

    Douglas R.Pedro HenriqueHenrique ArielDeivis SchumanConta desativadaConta desativadaStella Dauer


    • Stella Dauer 49
      Stella Dauer 21/03/2018 Link para o comentário

      Tudum, pss :D

      Henrique Chagas LeiteDeivis SchumanConta desativadaRodrigo Dias


    • 85
      Conta desativada 21/03/2018 Link para o comentário

      Hahaha, esse Oreo tá demorando igual é pra chegar na última bolacha...

      Conta desativadaRodrigo DiasHenrique ArielDeivis SchumanConta desativada


    • Deivis Schuman 124
      Deivis Schuman 21/03/2018 Link para o comentário

      Hahahahahahaaa! E nem é a melhor bolacha!

      Rodrigo DiasHenrique Ariel


      • 40
        Conta desativada 21/03/2018 Link para o comentário

        Concordo brother Deivis Schuman! O Oreo nem é a última bolacha do pacote e ele(Oreo) se acha a última bolacha!


    • 40
      Conta desativada 21/03/2018 Link para o comentário

      Não entendi brother Rodrigo!


  • Rodrigo Dias 37
    Rodrigo Dias 21/03/2018 Link para o comentário

    "Android P: mais importante do que você imagina"

    Tomei um susto ao ler o título da matéria. Acabei lendo outra coisa no "você imagina", mas deixa pra lá.

    Henrique ArielDeivis Schuman


    • Deivis Schuman 124
      Deivis Schuman 21/03/2018 Link para o comentário

      Hhahhaahaa

      Rodrigo Dias


  • 63
    José Luís Silva Martiniano 21/03/2018 Link para o comentário

    Pelo pouco que estou percebendo, o big G está queimando uma atualização do sistema em detrimento de outro, sinceramente isso não é legal. A impressão que se tem é que estão muito apressados em desenvolverem uma nova versão do Android, porém, "pressa é inimiga da perfeição".

    Douglas R.Henrique ArielDeivis SchumanConta desativadaStella DauerConta desativada


    • 85
      Conta desativada 21/03/2018 Link para o comentário

      Não é pressa, a Google tá fazendo tudo como sempre fez. Lança a versão no início do ano e libera para o segundo semestre. O problema são as fabricantes com a sua lerdeza interminável...

      Cristiano A.Conta desativadaConta desativadaHenrique ArielDeivis SchumanConta desativada


      • 40
        Conta desativada 21/03/2018 Link para o comentário

        Verdade, e ainda há umas fabricantes que lançam aparelhos novos com a versão antiga!


    • Deivis Schuman 124
      Deivis Schuman 21/03/2018 Link para o comentário

      Mesmo assim ainda acho que não tem necessidade de um novo Android todo Ano

      Conta desativada

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.