O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
5 min para ler 9 Compartilhado 146 Comentários

O Android puro não pode sumir do mapa

Com a enquete que publicamos no último final de semana no site, cheguei a conclusão de que as pessoas divergem mais de opinião quando o assunto é a customização do Android. Aparentemente, grande parte dos nossos usuários dão mais valor ao software do que ao hardware, desde que, claro, a fabricante não construa um dispositivo com especificações insignificantes. Em meio às discussões levantadas, chegamos a um veredito final: o Android puro não pode sumir do mapa.

O software básico tem seu valor

Alguns usuários disseram que chamar de puro um software que na verdade é pouco prático, pouco customizado e mal acabado é injusto. Entretanto, discordo um pouco desse pensamento, pois o Android puro é o ponto de partida para que as interfaces proprietárias possam existir.

Quando um recurso chega tarde ao Android stock é comum que os usuários comentem que já tiveram a oportunidade experimentá-lo na interface da Samsung, por exemplo, como o modo multi-janela. E é nesse ponto que descobrimos o valor que o software puro tem.

O Android em sua essência agrada quem se preocupa com a performance do sistema e, claro, quem se incomoda com bloatwares pré-instalados. Contudo, olhando pelo outro lado da moeda, algumas evoluções no próprio sistema só se tornaram possíveis graças ao trabalho feito através das customizações.

O próprio modo multi-janela apareceu antes em ROMs e interfaces proprietárias e serviu como diferencial para que as fabricantes pudessem popularizar dispositivos com telas grandes, algo pouco desejado pelos usuários em meados de 2012.

Eu não concordo com os comentários dizendo que Android puro não é otimizado. Acredito que um Android possa ser otimizado para cada aparelho sem deixar de ser puro, pois do meu ponto de vista seria como instalar o Windows e não instalar o driver da sua placa de video. - David Kirsch

É claro que nem sempre uma marca tira proveito dessa plataforma "em branco" para desenvolver algo interessante para nós. As customizações vão de Sony, com a Xperia UI, até a Xiaomi, com a MIUI, que é uma ROM compilada em cima do código fonte do Android puro. As interfaces, sobretudo, representam a versatilidade da plataforma do Google e mantém a competitividade entre as marcas aquecida, pois, caso contrário, ela existiria apenas no campo das especificações.

Mas, de modo geral, o mérito de uma boa interface customizada é todo do Android puro.

Software puro é sinônimo de preguiça?

Como eu disse na enquete, no Brasil nossa única referência de software puro é aquilo que temos na linha Moto (sem contar importações e ROMs customizadas). Logo, se este Android sumisse pelas mãos da Lenovo, muitos usuários teriam que se acostumar como uma nova interface para continuar usando um Moto G, por exemplo. Isso não seria ruim, caso nós tivéssemos uma boa interface rodando nesses modelos, mas, quem viveu a era Moto Blur deve se arrepiar só de pensar nessa possibilidade.

Só uso a Motorola por causa do Android puro, se nas próximas edições retirarem isso, vou procurar a marca que traga menos modificações possíveis!  - Nivaldo Cavalcante

O software quase puro não foi uma questão de escolha para a Motorola, mas sim algo que a companhia se viu obrigada a utilizar para conseguir emplacar uma nova linha de produtos após uma era de ostracismo. Isso se mantém até hoje, pois se tornou um diferencial para a marca, pois, basicamente, ela é a única que utiliza um software próximo do stock em alguns mercados.

Não acredito que optar por esse tipo de sistema pouco modificado seja sinal de "preguiça" do fabricante, mas uma questão óbvia que envolve a usabilidade. Você pode comprar um modelo mais básico com o software customizado, mas, tenha certeza que, se bem utilizado pelo usuário, o modelo com sistema mais puro terá chances de durar por mais tempo sem muitos problemas na performance.

Embora seja desnecessário em tops de linha (é até um estorvo na minha opinião), é extremamente necessário em smartphones de entrada - Lucasssotero

Software puro não é sinônimo de preguiça, mas sim uma escolha que as fabricantes podem fazer para viabilizar o hardware de um produto mais básico por mais tempo.

E ficamos assim...

Com 2.148 votos, 70% dos nossos usuários votaram pela continuidade do Android puro a qualquer custo. Esses usuários se dizem preocupados com um suposto sumiço do sistema, caso a Lenovo optasse em customizar os Moto com a interface dos modelos chineses ZUK. Mas é claro que fica a ressalva aqui: as interfaces customizadas são essenciais para a evolução do Android.

Eu pessoalmente gosto mais de interfaces customizadas, como a última versão da TouchWiz ou da Xperia UI, por exemplo, mas já passei por fases nas quais o Android puro fazia todo o sentido para mim. A escolha pela customização ou pelo Android stock é algo que muda de acordo com a proposta dos dispositivos, visto que tudo dependerá do hardware e das nossas necessidades.

Eu não tenho preferência nem pelo modificado, nem pelo puro. Cada um tem seu público. Há quem queria o simples, e há quem queira recursos - David CD

Não acredito nessa ideia de "uma vez stock, sempre stock", pois todos nós estamos sujeitos a nos surpreender com uma skin de fabricante alguma vez na vida.

E você, concorda com o resultado da nossa enquete e com a importância do software puro para as interfaces customizadas?

9 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

  • Marcelo Neri há 9 meses

    Gostei muito do seu texto Bruno Salutes, parabéns! Mesmo quem usa uma interface customizada, sabe da importância do Android Puro para o desenvolvimento do SO! Legal que essa questão deixou de ser uma briga de preferências, para se tornar a confirmação que existe opção para os dois lados, e isso apenas o Android tem, usar o SO da maneira que mais te agrada!

  • Andreu Vasconcelos há 9 meses

    Eu concordo com o resultado sim e, apesar de não ser usuário do Android puro, votei a favor da continuidade do mesmo. Acredito que há espaço para todos os gostos, e cada um que seja feliz com as suas escolhas.

  • Denis há 9 meses

    "E você, concorda com o resultado da nossa enquete e com a importância do software puro para as interfaces customizadas?" - Sim, concordo. Eu mesmo votei pela continuidade do Android puro ou pouco customizado, pois acredito na sua importância. E defendo o uso dele não apenas nos smartphones de entrada, mas nos tops também simplesmente para que possamos ter essa opção. Além disso, o Android puro é mais leve, otimiza o consumo de bateria e dos recursos do smartphone. Quando você usa um Android muito modificado, isso aumenta o tamanho da sua instalação na memória física; se a interface for muito modificada, demanda mais uso de processamento e memória Ram e isso tudo sendo usado com outros aplicativos, faz com que ocorram travamentos e quando isso acontece, os fabricantes são obrigados a aumentar a memória ram, a quantidade de núcleos ou clock do processador e com isso, o valor final do smartphone aumenta. Por isso, sou muito a favor do Android puro... além de que, como foi dito na matéria, é ele a base de tudo. É através dele que as modificações e melhorias são imaginadas e implementadas.

  • Fernando Henrique há 9 meses

    O título da matéria fala por si!
    Show Bruno..!

  •   77
    Steven há 9 meses

    Caramba! Não uso o Android puro e tive alguns contatos com ele, mas não muito consistentes. Porém, lendo os comentários aqui vejo que o pessoal pede que sejam adicionados recursos que tenho desde o primeiro Galaxy S. Não sabia que não vinha com play de música, gravador de voz e outras coisas que acho muito básicas. Não estou criticando, mas acho uma falha muito grande nesse ponto.

146 Comentários

Escreva um comentário:

  • Deveria haver opção de instalar o android puro ou a versão da fabricante, ou na hora da compra escolher, aonde esta o direito de escolha. Por um mercado mais liberal nesse sentido, muitos aparelhos lindos com hardware perfeitos , mas a pessoa em particular não curte aquela customização da fabricante .... não se pode negligenciar o avanço que a customização traz a versão pura, mas acho valido a opção de escolha.


  • O problema das modificações com interfaces próprias é que muitas vezes drenam a ram do aparelho! Usa-se tanta memória pra aguentar uma UI tão pesada que quando você precisa de poder, seja com um jogo ou um app, você perde na performance!


  • Android puro não tem nada, é muito vazio, só é leve pq não tem nada, tenho Nexus 5x e é horrível, muito melhor a polêmica interface da Samsung, já tive carro chefe da Samsung e nunca tive problemas, é muito mais prático e funcional do q Android puro.


  • Androide puro...
    A minha cara, o meu fechamento.
    Boa noite, galera!


  • Android puro viva!


  • Quando é puro é bom... tudo de bom. Me lembro quando havia problemas na touchwiz da samsung e os programas inúteis dela nos smartphones.


  • Prefiro puro.... sem interface proprietária... sem apps desnecessários...


  • Por muitos anos fui usuário de celulares Sony e não conseguia me imaginar usando outra interface se não a Xperia UI... De repente me vi usando um Lumia com o Windows Móbile... Foi quando vi um celular não precisava de um mega Hardware para ter transições e animações fluidas, mas nem de longe o Windows ofereceu uma experiência agradável como o Android, no sentido de customização e recursos de sistema e apps... Então voltei para o Android... Por conta do aumento nos preços dos Sony's voltei ao Android pela Motorola... No primeiro momento senti falta da época dos meus Sony's, tanto que um dos primeiros apps que instalei foi a Nova Louncher (E adorei) mas depois de alguns meses formatei o celular e resolvi usar a interface pura do celular... Obviamente levei alguns dias para me acostumar... Mas percebi que o Android puro faz todo sentido, é mais fácil se achar e todas as customizações que estava acostumado no Xperia UI não passavam de futilidade... Em vez das customizações tenho um ótimo desempenho


  • eu prefiro o Android puro!


  • Android puro é bem melhor do que um Android customizado cheio de funções inúteis das quais não se usa nem 10%, amo o Android puro e não trocaria por nada, e se um dia a Motorola abandonar o stock vai ser muito decepcionante! Além disso o Android puro não deixa à desejar.


  • A motorola só conseguiu voltar ao mercado por causa do Android Semi Puro no 1º Moto G, pois, um celular com config, medianas somada a um SO leve é igual custo benef/processamento bom, fugindo da "Travação" que ficou conhecida por causa da TouchWiz


  • acho q o Google deixou a matéria base para q fosse aperfeiçoada. acho a interface pobre mal acabada esteticamente em termo de fluidez não vejo muita diferença com interface proprietárias. gosto é gosto


  • Não creio que seja sinônimo de preguiça e sim de competência e falta de interesses, mas com exceções, e como já é dificultada as atualizações imagine um sistema com mais funções e usabilidades. Por isso prefiro a samsung pelas várias funções e usabilidades implementada no sistema e por não gostar do sistema puro!


  • Muito bom o texto, sempre priorizei o Android Puro, até conhecer a Miui kkk


  • motivos por eu ter comprado um Nexus ? Android Puro, ja tive samsung, lg e por ultimo motorola que é um android quase puro, mas o Nexus em questão de fluides e muito top


  • gosto não se discute, antes eu não trocava o puro por nada agora estou usando a miui e achei muito boa tbm

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi