O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site.

2 min para ler 59 Compartilhado 57 Comentários

Próxima versão do Android removerá Dalvik e terá ART como padrão

Com a introdução do Android 4.4. KitKat, a Google também introduziu a máquina virtual ART como uma forma de tornar a execução dos apps mais eficiente. Não demorou muito para que pudéssemos perceber que este era o princípio do fim do Dalvik, visto que o ART oferece um aumento de velocidade de execução de até 2 vezes em relação ao Dalvik. Ontem, apareceu no banco de dados do AOSP sinais de que a máquina virtual Dalvik será removida da próxima versão do Android e o ART será o novo padrão do OS.

br teaser n5
© AndroidPIT

Como especulado desde o início do uso do ART, a remoção do Dalvik parece mesmo acontecer com a apresentação do Android 5. Na imagem abaixo é possível perceber os dizeres "Dalvik está morto". Em sequência, vemos a mudança no tempo de execução da máquina virtual para o padrão ART.

dalvik art android
© XDA

Porém, algumas coisas devem ser pontuadas aqui. Apesar de aumentar a eficiência do OS, o ART vai dificultar o acesso de aplicativos root ao sistema, visto que não vai deixar os aplicativos de root irem fundo no acesso ao sistema operacional. Além disso, a instalação dos aplicativos será perceptivelmente mais demorada conforme a complexidade dos mesmos e eles utilizarão mais espaço na memória do aparelho.

Por enquanto, vale lembrar que diversos aplicativos ainda não são compatíveis com ele e podem dar erro quando usados na máquina virtual ART. Acessando a lista de apps no Android Runtime, você pode ver quais são os aplicativos que ainda não rodam com ART.

E aí, você apoia a substituição do Dalvik pelo ART ou acha que é uma ação precipitada da equipe de desenvolvedores do Android?

59 Compartilhado

57 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações