O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
4 min para ler 339 Compartilhado 302 Comentários

Antes de trocar para um iPhone, leia isso

Nós da comunidade Android temos visto muitos de nossos membros nos abandonarem e irem para a Apple. Mas por que isso está acontecendo? Estaria a Apple fazendo algo certo? Descubra quais são as causas disso e o que pode ser feito para reverter o processo.

O encantamento e prestígio do iPhone

Mesmo eu - um entusiasta Android - devo reconhecer o elemento prestígio que acompanha o iPhone. Quase todos os meus amigos têm um, é um acessório de moda. A maioria das garotas que eu namoro tem um. Entretanto, a maioria dos donos não parece saber como aproveitar ao máximo o que tem - e me perguntam frequentemente por que eu não tenho um.

AndroidPIT Sergio is thinking of getting iphone 3172
Migrar ou não migrar? / © ANDROIDPIT

Se alguém quer uma experiência insossa mas homogênea, o iPhone é tentador. No entanto, é só isso que ele oferece. É um aparelho raso, por isso que os esforços de marketing são tão importantes para a Apple. O aparelho não faz tanta coisa assim, mas o poder da marca é capaz de muito.

A percepção é poderosa, e os esforços de marketing têm trazido bons resultados para a Apple

A face pública da Apple, no entanto, não encaixa com as ações da companhia. No mercado americano, a Apple é um bully com seus processos injustificados conta a Samsung. E essa tática tem funcionado até agora, já que a Apple está conseguindo manter um grande competidor, Xiaomi, fora do mercado americano. A empresa tem mantido dispositivos desejados pelo público fora do mercado para manter sua participação.

androidpit apple vs samsung in supreme court
Apelando à justiça, a Apple tem mantido competidores fora do mercado americano / © ANDROIDPIT, shutterstock

Os flagships Android têm conquistado a sua relevância

Os flagships Android têm se tornado mais desejados e fashion, perdendo a aura nerd do início. As fabricantes têm feito dispositivos que apelam para o estilo, não só para as especificações. O Samsung Galaxy S7 é lindo e está na moda. Assim os Android topo de linhas podem concorrer diretamente com o iPhone em vários níveis.

A maioria das marcas Android que tem um flagship premium estão criando telefones mais fashion, apostando em estilo. Mas as empresas não podem ficar apenas nos dispositivos, elas precisam melhorar sua imagem. É por isso que a Apple tem se dado tão bem, mas também é por isso que ela pode ser derrotada.

Os dispositivos Android já são melhores que os da Apple, e as marcas já conquistaram o mesmo prestígio, então é só questão de tempo até que a Apple seja expulsa do mercado. Viva pelo logo, morra pelo logo.

androidpit android flagships thinking
Várias opções premium dão competitividade ao Android / © ANDROIDPIT

Não foque nas batalhas, se concentre na guerra

Essa batalha de percepção é de longo prazo. Os aparelhos Android são melhores, mas nós precisamos deixar o mercado fazer o seu trabalho. Com o tempo, a tendência de crescimento da Apple há de reverter, isso é inevitável. Não podemos deixar que algumas notícias ruins ou problemas nos abater. É assim que se perde a luta de percepção.

Se pensarmos que a Apple não pode ser derrotada, ela já ganhou. Isso é nocivo. Precisamos abordar a ameaça pelo que ela realmente é: um tigre de papel.

Guerras não são ganhas chorando pelas batalhas perdidas. A briga Android vs Apple é no longo prazo. Ao invés de focarmos nas batalhas que perdemos, devemos nos concentrar na guerra, que venceremos. A boa notícia é que a tendência está se revertendo, mas a percepção ainda tem o seu poder.

Então, se você estiver pensando em comprar um iPhone, você precisa se perguntar o quanto a marca pesa na sua escolha. Não deixe as propagandas decidirem por você, supere a percepção e pense independentemente.

O que você diria para alguém que está pensando em migrar para o iPhone?

339 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

  • Danilo Ribeiro 11/abr/2016

    Eu uso e gosto muito do Android, mas vamos parar pra enxergar o porque de o IPhone fazer sucesso e ter muito usuário Android migrando. Vamos aos fatos!

    1- Não existe suporte como o da Apple. Os aparelhos são caros, mas têm atualizações de software por pelo menos três anos e em caso de defeito, eles simplesmente trocam o aparelho, você não precisa esperar no MÍNIMO 20 dias pra ter seu aparelho de volta.

    2- Os iphones estão atrasados em especificações de hardware, porém, o software roda e muito bem com 1GB de RAM, aí você pega um S6 e ele tem lags com um processador de 8 núcleos e 3GB de RAM e isso não acontece apenas com a Samsung. Se o aparelho não roda Android puro, ele será menos fluído e com perdas de desempenho, isso é fato!

    3- Construção de qualidade, hoje em dia os Androids mais top têm uma ótima construção, a Apple faz isso desde 2011 pelo menos, e se os aparelhos são caros, o retorno é compatível, o que não dá é pra você pagar 4.300 num GALAXY, já que atualizações só rezando. A Apple não revoluciona hj em dia, mas o que eles fazem, eles fazem bem feito, os Iphones sempre tiveram câmeras boas. Meu xperia z3 com 20 Mp não chega nem aos pés do IPhone com câmera de 8MP do meu irmão.

    Pra encerrar, eu ainda não entendi como as fabricantes que usam Android não enxergam que os usuários não aguentam mais essa enrolação pra atualização de sistema e esse suporte bichado que elas oferecem. Eu sempre digo, quando se usa um Android com skin de uma fabricante, você não usa Android, você usa uma Frankenstein. Sinto muita falta do meu Nexus 5, quando eu me orgulhava de usar Android.

  • Deivis Schuman 11/abr/2016

    Eu particularmente participo aqui do Androidpit pra saber tudo sobre o mundo Android!
    Se eu quiser saber tudo sobre IOS vou até o site Canal iphone. Se quero saber tudo sobre Windows Mobile vou até o site Windows Mania. Agora irrita ficar vendo matéria do IOS constantemente aqui. Só serve pra gerar intrigas.
    E não venham com blá blá blá dizendo que o Androidpit não é só sobre Android, porque é sim! Antes de virem jogar a primeira pedra, cliquem no canto inferior direito do site, na opção "Quem somos"!

  • Marcos OM 11/abr/2016

    Parei de ler em "a maioria das garotas que eu namoro".

    Desculpe.

  • Travis Lima 12/abr/2016

    Que matéria retardada, pqp hein. Eu uso Android pelo menos desde 2010/2011, mas trocaria por iOS sem NENHUM problema. O meu problema com a Apple é só um: O preço. Nem ferrando que um iPhone vale 4 mil. Aliás, NENHUM telefone vale esse preço. Tô com um Moto X 2014 agora, e por enquanto ele me atende super bem e custou apenas 999, valor bem menor se formos comparar com o iPhone 6, do ano retrasado, por exemplo. Esse é o meu único problema com a Apple. Se eu pudesse comprar um iPhone 6 com 64GB por 999, com certeza eu o faria, mas pagar 3 ou 4 mil num telefone é impensável.

  •   77
    Steven 11/abr/2016

    O AndroidPit deveria ser um site exclusivamente dedicado ao Android, mas a impressão que tenho é que metade dos colunistas daqui tem iPhone, por isso não conseguem se segurar e acabam soltando matérias sobre ele. E como o amigo Deivis falou, não adianta vir com blá blá blá porque aqui tem sim que ser dedicado exclusivamente ao ANDROID, por isso se chama ANDROIDPit.

302 Comentários

Escreva um comentário:

  • Não sei porque alguém cometeria essa loucura.


  • não sei porque alguém cometeria essa loucura.


  • Achei a matéria super rasa e, honestamente, não aprendo nada com ela. Os comentários pessoais sem nenhum embasamento ajudam a tornar a matéria ainda mais fraca. Destaque para a parte das namoradas e, no começo da matéria, para o "...Temos visto muito de nossos membros partirem para a Apple...". Há comentários que parecem briguinha de torcida, como os das batalhas...

    Os aparelhos da Apple são bons e bonitos, eu uso tanto Iphone como Android. E realmente quem disse que o suporte dado aos Android é uma porcaria tem razão.

    Tive dois Galaxy S5. Os dois foram trocados pela Samsung por defeitos irremediáveis. Detalhe: estou há trinta dias sem telefone por problemas internos da empresa na hora da troca. Quando você tem um problema com um Iphone, o processo é muito mais rápido.

    Então, se há evasão dos Android, que tal as empresas que trabalham com esse sistema aprenderem um pouco com a Apple?


  • Sim, é um site sobre Android, tirando o fato de os fanboys se sentirem lesados por você falar mal da Apple/iCoisa, ou mesmo que seja apenas não falar bem (ainda não entendo porque há gente que defende marca e não funcionalidade), gostei do artigo como sendo uma experiência mais realista tentando separar a preferência.

    Acompanho o iPhone desde o primeiro, mas antes passei pela época dos Symbian, Windows Mobile/Phone e então Android (este até demorou um pouco).

    A citar, minha esposa tem um iPhone 4S e vive reclamando, não do iPhone em si, como usuário normal atende tranquilamente, é fluído, bom se utilizar no padrão dela, mas é normal o iOS não fazer isso ou aquilo, então pego o meu S4 mini e faço e ela só fica a ver navios dizendo "ahh, mas o meu tem Facetime (para usar com quem? Alô, Skype, Hangout e outros rsrs)".
    Rsumindo, iOS = funções engessadas, apelar para Jailbreak é obrigatório, mas que a pessoa só descobre que não consegue fazer depois de um certo tempo de uso e tem que depender na melhor situação do iTunes instalado no Mac/PC (algumas vezes nem isso). Root não é obrigatório em Android.

    Não deduro o que é ruim e o que bom em um outro, o que falta em funções por exemplo, qual é o melhor nisso ou naquilo, na prática o que vejo e respondo quando me perguntam sobre ter ou não ter iPhone ou Android é simples, o que vou utilizar para pagar X reais em qualquer que seja o aparelho?

    Na prática o que vejo tanto do lado Android quanto dos iPhones é a mesma coisa, gente que gasta rios de dinheiro para ter um celular top ou mediano-top mas que vai usar para tirar fotos, Whatsapp, Twitter, Facebook, navegar em sites (tem gente que nem isso sabe que dá), app store (idem, gente que nem sabe que pode instalar algo) e só, ou seja, sub-utilizado.

    Não dá para avaliar frase tipo "ah, mas a interface do iOS é melhor nisso ou naquilo, do Android tem isso ou aquilo, mas isso veio primeiro no X SO", se for assim vamos resumir que a Apple copiou descaradamente a interface do PalmOS e ponto final!
    Sempre tem que alguma empresa que faz uma ou outra coisa melhorando a de outra, raramente é algo novo do zero sem haver uma referência.

    Então fica a dica, vai comprar algum aparelho, o que vai usar dele? ou quer comprar para ostentar?


  • Cada um, com suas prioridades!


  • Eu acho o iOS bem mais prático, a vantagem do Android é poder customiza-lo para obter essa mesma praticidade do iOS.


  • Unico problema = PREÇOOOOO


  • Que matéria retardada, pqp hein. Eu uso Android pelo menos desde 2010/2011, mas trocaria por iOS sem NENHUM problema. O meu problema com a Apple é só um: O preço. Nem ferrando que um iPhone vale 4 mil. Aliás, NENHUM telefone vale esse preço. Tô com um Moto X 2014 agora, e por enquanto ele me atende super bem e custou apenas 999, valor bem menor se formos comparar com o iPhone 6, do ano retrasado, por exemplo. Esse é o meu único problema com a Apple. Se eu pudesse comprar um iPhone 6 com 64GB por 999, com certeza eu o faria, mas pagar 3 ou 4 mil num telefone é impensável.


  • Que é isso? Qual a validade desse discurso? Temos que "brigar" por "nosso" espaço Android? Ahahahahaa Uso Android e independente da marca, acho os aparelhos e o sistema da Apple muito bons, no entanto, momentaneamente prefiro a liberdade do Android, mas isso não quer dizer que não vou mudar para o IOS e que isso seria ruim... Não existe tal guerra, mas sim a intenção de se ter algo pra falar em tempos de escassez de conteúdo.


  •   45

    kkkkkkkk
    Muito no sense esse artigo.


  • Mesmo sendo adepto do Android e sabendo que este Fórum é orientado aos usuários desse Sistema Operacional, acho até bem interessante a comparação com o IOS e o debate. Só não vale agredir e ridicularizar quem tem opinião diferente!


  • Sou usuário de um aparelho Android e há tempos considero mudar para iOS. O grande problema é que os aparelhos Android não são fluidos. Não importa o quanto você gaste, depois de alguns meses, o smartphone fica irritante no uso do dia a dia. Com o iOS isso não acontece.


  • Meu deus, quanta baboseira na mesma matéria... depois reclamam quando o termo 'fanboy' passa a ser tão pejorativo. "Guerra'? "temos que nos unir contra a apple'? Que doideira é essa? Outra coisa. Essa 'queda', 'derrocada', 'falha' da Apple tem sido 'comentada' e 'prevista' por analistas contrários a Maça desde a época do iPod.. minto, acho que desde o 1o iMac ficam prevendo quando a Apple vai tombar. Esses caras não 'entendem' ou 'aceitam' o sucesso da empresa, enquanto isso a Apple cresce a cada ano sem parar e hoje é a empresa de tecnologia mais valiosa do mundo. Essas 'análises' superficiais só servem a própria Apple pois no final das contas nenhuma empresa segue o mesmo exato modelo de eletrônicos e estratégia de empresa, e enquanto isso ela abocanha lucros gigantescos e só cresce. Achar que a Apple é só 'marketing vazio' é atestado de burrice, foi mal. Só para finalizar, A Apple não precisa se dar mal para as outras empresas fazerem aparelhos Androids fodas. Samsung taí para provar isso. Cada um botando seu melhor no mercado e todo mundo se beneficiando.


  • 2 fatos:

    1) A mídia faz questão de ostentar a marca DE GRAÇA.
    2) Os apps não exigem hardware. Se os games HARDCORE fossem bastante comercializados no mercado mobile, a Apple perderia feio.


  • Só se fala do que está encomodando...Não se sustenta aparências por tanto tempo, a Apple tem seus predicados. Obs: Só usuário do Android e não pretendo mudar..Mas vamos devagar com a carruagem


  • Só uma coisa deve ser feita: confira saldo sua conta bancária. Restante são detalhes.


  • Só tenho uma coisa pra dizer: Tenho um Xiaomi Redmi Note 3 e um Meizu! Muito satisfeito com ambos.

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi