O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site.

4 min para ler 9 Compartilhado 136 Comentários

Sem Samsung: AnTuTu divulga lista dos modelos mais potentes de 2016

Quem leva a sério testes e pontuações de benchmarks sabe que os desenvolvedores desses aplicativos costumam divulgar listas anuais com os modelos que tiveram as melhores pontuações. O ranking do AnTuTu já se tornou uma tradição e, com a seleção dos modelos de 2016 divulgada recentemente, tivemos uma surpresa: a Samsung ficou de fora do top 10 pela primeira vez. O motivo da ausência da Sammy é um pouco óbvio.

Em 2015, a Samsung entrou na lista dos mais potentes do AnTuTu com o Note 5 e com o Galaxy S6 Edge Plus, que realmente eram bons modelos em termos de performance. Um ano antes, em 2014, a marca sul-coreana conseguiu emplacar três dispositivos no mesmo ranking, foram eles: Galaxy Alpha, Note 4 e Galaxy S5.

Este ano, contudo, as coisas mudaram um pouco. Com a retirada do Note 7 do mercado, nenhum outro Galaxy conseguiu figurar na lista dos mais parrudos de acordo com o resultado do benchmark AnTuTu. O Galaxy S5 era bom em números, embora sua performance fosse questionável. Tínhamos uma versão da TouchWiz mais pesada, que foi otimizada com o tempo até chegar no padrão que conhecemos hoje.

Mesmo com essa melhoria no software, e apostando em um hardware bastante forte, nem o Galaxy S7 e nem o Galaxy S7 Edge estão ao lado dos mais potentes de 2016. Confira o ranking dos smartphones mais poderosos segundo o AnTuTu (iOS + Android de 1 de janeiro até 31 de dezembro de 2016):

Smartphone Pontuação no AnTuTu
Apple iPhone 7 Plus 181316
Apple iPhone 7 172001
OnePlus 3T 163013
Eco Le Pro 3 159911
Moto Z 148820
OnePlus 3 147495
Xiaomi Mi 5s 145093
Asus Zenfone 3 144610
Xiaomi Mi 5s Plus 143788
ZTE Axon 7 143463

Olhando para a lista podemos notar que a Apple conseguiu emplacar dois aparelhos, inclusive, ocupando a primeira e segunda posição. Em 2014, a Apple sequer apareceu nessa mesma seleção, já em 2015, o iPhone 6S Plus figurou em sexto lugar. O iPhone 7 Plus tem 3GB de memória RAM, ou seja, 1GB a menos que o iPhone 7, segundo lugar no ranking.

Aqui cabe uma ressalva: nenhum Android com 2GB de RAM conseguiria chegar nesse top 10. Pois bem, este é um mérito da Apple, que consegue integrar melhor o iOS ao hardware. Esse mesmo tipo de integração foi o que faltou nos Galaxy S7 e S7 Edge, contudo, estes dispositivos não foram de fato os mais potentes que tivemos em 2016 por alguns motivos. Um deles está ligado a época de lançamento, durante o primeiro trimestre do ano, o que deixou a Samsung um pouco atrás em relação à evolução no hardware de outros aparelhos que aparecem na lista.

Note que, embora este ranking contemple produtos lançados durante todo o ano de 2016, temos prioritariamente dispositivos lançados durante a segunda metade do ano. Nesse período, a Samsung depositou seus esforços no desenvolvimento do modelo que costuma vir com especificações atualizadas e compatíveis com seus concorrentes, que seria, no caso, o Note 7. Sem esse modelo à venda, a Samsung ficou para trás, inclusive, do Zenfone 3.

O curiosos é que o modelo da Asus tem a mesma quantidade de memória RAM, e um software menos maduro em comparação com a TouchWiz que roda no Galaxy S7. Além disso, é embalado por um processador que é considerado de gama média, o Snapdragon 625. Estranhamente, o Zenfone 3 Deluxe, que tem 6GB de RAM e Snapdragon 821 ficou de fora da lista, ao menos essa variante não foi especificada pelo AnTuTu.

A seleção que envolve apenas dispositivos Android não muda muito, acrescentando apenas o Google Pixel e o Google Pixel XL nas duas últimas posições respectivamente. 

O que você achou do ranking divulgado pelo AnTuTu?

9 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

  • Andreu Vasconcelos há 9 meses

    Vou falar igual flamenguista rsrs: Tem que dar oportunidade para os outros, senão perde a graça! Brincadeiras à parte, eu me contento em ver no YouTube o S7 abrir apps e jogos mais rápido que muitos aí dessa lista de pontuadores do Antutu. E isso apesar de tela 2K, TouchWiz e tudo mais. Os haters podem comemorar, mas no final o que vale é o desempenho e funções extras, e isso ele tem de sobra!

  • Deivis Schuman há 9 meses

    Não pago meu dinheiro em um Smartphone por causa de números, mas sim pago pelo conjunto da obra!

  • Mateus há 9 meses

    Se colocar todas as funções existentes no Android no iOS será que ele continua no topo? '-' EHuEHueAHueAUhAE'

  • Denis há 9 meses

    Para quem liga para números, faça aí a sua festa se o seu smartphone está nessa lista. Eu priorizo usabilidade, otimização e uma boa duração de bateria.

  •   75
    Sidney há 9 meses

    Eu não me ligo nesses testes de pontuação porque a própria Samsung os burlava. É muito fácil fazer isso. Eles turbinam um aparelho e fazem o teste. Depois eles retornam às características normais para a fabricação em série. Desde que soube dessas fraudes, nunca mais olhei esses testes.

136 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações