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Aplicativo parou de funcionar: cinco dicas para você solucionar esse erro

Um dos problemas que assombra até o usuário mais avançado do Android é o fatal erro de "Infelizmente o aplicativo parou de funcionar". Essa mensagem de erro aparece quando você está usando um app e ele te força a fechar, ou simplesmente se fecha sozinho na sua cara. Irritante, não é? Felizmente, há algumas dicas para resolver esse erro, evitando que ele destrua os seus nervos. Confira a seguir.

1. Limpe os dados do aplicativo

Esse problema acontece normalmente com contatos e galerias, mas também com Instagram e muitos outros apps de terceiros. O processo para arrumá-lo é quase sempre o mesmo:

  • Vá até Configurações (ou Ajustes ou Configurar);
  • Acesse Aplicativos (ou Apps e notificações no Oreo) > Todos os apps (ou Informações do app no Oreo);
  • Procure o aplicativo que deu erro e clique nele;
  • Clique em Armazenamento;
  • Toque em Limpar cache e em Limpar dados.
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Limpe os dados de apps periodicamente / © AndroidPIT (captura de tela)

Limpar o cache é a opção pela qual você deveria começar. Ele se livrará de todos os dados que fazem o aplicativo iniciar mais rápido quando você o abre. Limpar estes dados significa que o app precisará de alguns segundos mais no processo, mas seu problema principal será resolvido, uma vez que ele criará arquivos novos e algum antigo, corrompido, não estará mais lá.

O botão Limpar dados vai apagar todos dos dados do aplicativo, incluindo pastas, configurações e contas, então não o use se não for necessário. Você precisará logar novamente e seguir todos os passos de configuração do app que passar por esse procedimento.

2. Desinstale e reinstale o aplicativo

Se o aplicativo com o qual o erro está ocorrendo não vem de fábrica no seu dispositivo, você também pode tentar desinstalar e instalar novamente o app na Play Store. Basta abrir a Play Store, ir ao menu à esquerda e clicar em Meus apps e jogos. Encontre o aplicativo e clique em Desinstalar, o que pode levar alguns segundos. Depois é só instalar novamente.

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Remova e reinstale apps / © AndroidPIT (captura de tela)

3. Atualize o aplicativo

A função de update automático, na realidade, deveria sempre ser mantida como padrão, mas talvez este não seja o seu caso. As configurações padrão de atualização de aplicativos consomem energia e dados, por isso, mantenha a opção de update apenas quando você estiver sob a cobertura de uma rede Wi-Fi (ajuste isso indo na Play Store, e então no menu à esquerda, escolhendo Configurações. Daí, escolha em Atualizar apps automaticamente).

Tenha em mente que a atualização de aplicativos ajuda em muitos dos casos de erro em apps e podem eliminar em grande parte os travamentos e congelamentos de aplicativos no seu Android. Muitas vezes, quando seu app começa a dar erro, a atualização disponível para ele é justamente para consertar isso.

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Mantenha seus apps atualizados / © AndroidPIT (captura de tela)

4. Reinicie o seu dispositivo

Você também pode tentar fazer um reset simples, que significa simplesmente desligar e ligar o seu aparelho. Esse é um método super simples e muito efetivo se o seu dispositivo está ligado há muito tempo. Desligar o seu dispositivo por alguns minutos, de tempos em tempos, é uma ótima ideia, já que isso vai ajudar um smartphone lento em vários quesitos incluindo aplicativos, redes, áudio ou até seu email.

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Às vezes, um reinício é tudo o que você precisa / © AndroidPIT (captura de tela)

5. Último recurso: Restauração de fábrica

Se todas as opções acima falharem, você pode restaurar o seu smartphone às opções de fábrica. Antes de começar faça um backup de todos os dados do seu dispositivo. Siga os dois tutoriais completos abaixo para fazer tudo corretamente.

Restaurar o seu telefone vai limpar por completo o sistema, incluindo qualquer bug que possa estar presente. Com o backup feito é muito fácil reinstalar todos os dados e aplicativos depois do processo de restauração.

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Faça um reset de fábrica / © AndroidPIT (captura de tela)

Se a Play Store for o problema e não estiver funcionando apropriadamente, limpar o cache é o primeiro passo. Se não funcionar, limpe os dados, e finalmente desinstale as atualizações da Play Store. Siga os mesmos passos para os serviços da Play Store, mas tente passo a passo – você não vai querer perder suas preferências da Play Store a troco de nada.

E aí, conseguiu solucionar os erros com as nossas dicas? Você sabe de mais alguma dica que pode ajudar com este problema?

 


O objetivo deste artigo é reunir em um só lugar todas as dicas para solucionar o erro "o aplicativo parou de funcionar". Desta forma, a atualização e republicação desta matéria se fará necessária com o tempo.

Os comentários favoritos dos leitores

  • MrFranklin 09/10/2016

    Despois do passo 4 eu desinstalo o App e não uso mais. Não vou fazer um reset no meu aparelho por causa de um App.

  • Ilma R. 09/10/2016

    Tenho preferencia por versões mais antigas de alguns apps, exatamente por que não param.
    Skype 4.9, instaframe 1.3.1, zedge 4.7.4, messenger 3.3.2 release, peggo, tubeMate,file manager, Mx player, Quickoffice, Zoom e etc...
    A
    Neste caso, basta desinstalar atualizações do google play service, e buscar uma atualização compativel com a mesma época dos apps de preferência.
    Amo fazer essas experiencias, e arquivar os apps antigos.
    Não é propaganda, não sou patrocinada.
    É preferência.

  •   77
    Conta desativada 09/10/2016

    Acho que um dos motivos para os caras pararem de ler é comentário como: "Dei uma estrela porque ainda não testei. se for bom volto e reavalio". É o que mais aparece.

  • Victor Lima há 6 meses

    de vez em quando pode acontecer mesmo... aí os outros lá na play store não sabem disso e ficam dando "1 estrela se corrigir dou mais estrelas"

  •   77
    Conta desativada 12/02/2017

    Wipe cache sempre resolve. Nunca faça uma restauração de fábrica por causa disso, apesar da dica que está no texto.

88 Comentários

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Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
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