Nós usamos cookies em nossos sites. Informações sobre cookies e sobre como você pode se opor ao uso de cookies a qualquer momento, ou encerrar seu uso, podem ser encontradas em Política de Privacidade.

"O aplicativo parou de funcionar"? 5 dicas para solucionar este erro

"O aplicativo parou de funcionar"? 5 dicas para solucionar este erro

Um problema que assombra até o usuário mais avançado do Android é a mensagem "Infelizmente o aplicativo parou de funcionar". Essa mensagem de erro aparece quando você está usando um app e ele se fecha sozinho na sua cara. Irritante, não é? Felizmente, há algumas dicas para resolver esse erro, evitando que ele destrua os seus nervos. Confira a seguir.

1. Reinicie o seu dispositivo

Às vezes tudo o que você precisa fazer é reiniciar seu aparelho, ou seja, desligar e ligar novamente. Com isso o sistema se livra de arquivos temporários que podem estar causando o problema. Basta segurar o botão liga/desliga por alguns segundos e selecionar a opção Reiniciar.

erro app 4
Às vezes, um reinício é tudo o que você precisa / © AndroidPIT (captura de tela)

2. Limpe os dados do aplicativo

Esse problema pode afetar apps de sistema, como Contatos e Galeria, mas também pode acontecer com apps de terceiros como Instagram e muitos outros apps. Mas o processo para resolvê-lo é quase sempre o mesmo:

  • Vá até Configurações (ou Ajustes ou Configurar);
  • Selecione Aplicativos (ou Apps e notificações no Oreo/Pie) > Todos os apps (ou Ver todos os apps no Oreo/Pie);
  • Procure o aplicativo que deu erro e toque nele;
  • Toque em Armazenamento;
  • Toque em Limpar cache. Se isso não resolver, repita o processo e toque em Limpar dados (ou Limpar Armazenamento no Pie).
erro app 1
Limpe os dados de apps periodicamente / © AndroidPIT (captura de tela)

Todos os apps tem um "cache", um "repositório" com dados frequentemente usados, que ajuda o aplicativo a iniciar mais rápido quando você o abre. Um arquivo corrompido no cache pode causar ser a causa do problema, e "Limpar o cache" significa excluir estes dados.

Com isso o app precisará de alguns segundos a mais para abrir na próxima vez que for usado, já que ele terá que "repovoar" o cache com novas cópias dos dados excluídos. Mas se a causa for um arquivo corrompido, o problema irá embora.

Já o botão Limpar dados vai apagar todos dos dados do aplicativo, incluindo pastas, configurações e contas, então não o use se não for necessário. Você precisará logar novamente e seguir todos os passos de configuração do app após realizar este procedimento.

3. Atualize o aplicativo

A atualização de um aplicativo ajuda em muitos dos casos de erro em apps e pode eliminar grande parte dos travamentos e congelamentos causados por eles. Muitas vezes, quando um app começa a dar erro há uma atualização disponível justamente para consertar isso.

Se seu smartphone não tem a atualização automática ativada, abra a Play Store, toque no menu com três linhas no canto superior esquerdo da tela e em Meus apps e jogos. Encontre na lista o app que deseja atualizar e toque no botão Atualizar ao lado dele. Experimente abrir o app e veja se o problema foi embora.

O ideal é deixar a atualização automática de apps sempre ativa, mas como este recurso consome energia e dados, o que é importante se você está sempre em uma rede 3G ou 4G, recomendamos configurar a Play Store para atualizar os apps apenas quando você estiver sob a cobertura de uma rede Wi-Fi.  Para isso abra a Play Store, toque no menu com três linhas no canto superior esquerdo da tela, e em Configurações. Toque em Atualizar apps automaticamente e escolha a opção Somente por Wi-Fi.

erro app 3
Mantenha seus apps atualizados / © AndroidPIT (captura de tela)

4. Desinstale e reinstale o aplicativo

Se o aplicativo que está com problemas não veio pré-instalado no seu dispositivo, você também pode tentar desinstalá-lo e reinstalá-lo usando a  Play Store. Abra a Play Store, toque no menu com três linhas no canto superior esquerdo da tela e em Meus apps e jogos. Toque no nome do aplicativo que deseja remover e clique em Desinstalar, o que pode levar alguns segundos. Depois é só instalar novamente.

erro app 2
Remova e reinstale apps / © AndroidPIT (captura de tela)

5. A opção nuclear: restauração de fábrica

Esta é a alternativa para quando tudo mais falhar, ou se vários apps estiverem parando de funcionar insistentemente. Pode ser que algum arquivo do sistema esteja corrompido, e o jeito mais rápido de fazer as coisas voltarem a como eram antes é com uma "restauração de fábrica". Ou seja, apagar todos os apps, arquivos e configurações do aparelho, retornando-o ao estado original que tinha quando saiu da fábrica.

Antes de começar, faça um backup de todos os dados do seu dispositivo, já que tudo o que está nele será apagado. Siga os dois tutoriais abaixo para fazer tudo corretamente.

erro app 5
Faça um reset de fábrica / © AndroidPIT (captura de tela)

Resumindo a história: primeiro tente reiniciar o smartphone, e se não resolver limpe o cache. Isso pode resolver 70% dos problemas relacionados. Se não adiantar, limpe os dados. Ainda não funcionou? Atualize o app, ou desinstale e instale novamente. Por fim, e apenas em último caso, tente uma restauração de fábrica. 

E aí, conseguiu solucionar os erros com as nossas dicas? Você sabe de mais alguma dica que pode ajudar com este problema?

Artigos recomendados

4 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.