O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site.

2 min para ler 13 Compartilhado 45 Comentários

Vários apps e jogos irão sumir da Play Store em breve, e isso é muito bom!

Quantas vezes você foi até a Play Store procurar por um aplicativo ou jogo específico e acabou desistindo da sua busca por receber apenas resultados indesejados? Apps e games zumbis são uma característica forte da lojinha do Android, infelizmente. Mas, o Google irá tomar uma medida que deve amenizar, e muito, nosso sofrimento na busca por opções verdadeiramente úteis e originais.

Sempre que um app ou jogo faz ou sucesso dezenas de clones pipocam pela Play Store, visando, geralmente, invadir a privacidade do usuário (alguns aplicam até golpes). Bastava pesquisar pelo Pokémon GO na loja antes mesmo do seu lançamento que era possível encontrar clones, tutoriais e coisas que nem pareciam com o jogo em si. Esses apps são lançados e abandonados, não contam com uma política de uso e o contato com o desenvolvedor é quase sempre impossível.

Agora, contudo, o Google está disposto a tornar a Play Store mais segura e interessante para os usuários do Android. A empresa está enviando um e-mail aos desenvolvedores alertando sobre a remoção de ítens que não estejam em conformidade com a política de privacidade e uso de dados da loja. Apps que não tiverem nenhuma política de segurança de dados ou algo semelhante também serão removidos em breve.

AndroidPIT pokemon go
Pokémon GO deve ser o maior caso de clonagem da história da Play Store / © AndroidPIT

Muitos desenvolvedores não contam com recursos ou conhecimento mais aprofundado para que políticas de uso ou de privacidade possam ser elaboradas para seus respectivos aplicativos, o que pode ser um problema. Contudo, o Google não pode remediar ou contornar essas situações como vem acontecendo há alguns anos, principalmente quando a segurança do usuário esta em jogo.

Os desenvolvedores terão até o dia 15 de março para incluir um link que leve o usuário ao termo de privacidade ou política de segurança de dados e uso de seu aplicativo ou jogo. O Big G informa no e-mail que medidas serão tomadas com relação a visibilidade dos ítens que não estiverem enquadrados nessa nova ordem, ou seja, é capaz que o usuário encontre cada vez menos esses aplicativos durante suas buscas.

Opinion by Bruno Salutes
Já era tempo, Google!
O que você acha?
50
50
783 participantes

A empresa alerta ainda sobre a remoção total de conteúdos desatualizados, sem política incluída ou com comportamento suspeito. 

Você já se frustou com alguma busca na Play Store? Acha que a atitude do Google é válida para tornar a loja mais atraente?

Fonte: The Next Web

13 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

  • Jonny E. há 9 meses

    Agora o app oficial do AndroidPIT, que está a décadas sem atualizações, será removido da Play Store kkkkkkk

  • Soterio Salles há 9 meses

    Eita que notícia boa... Já passou da hora de botar o lixo pra fora .. Tem muita coisa que não serve pra nada lá... Podem começar pelos antivírus e gerenciadores de bateria kkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Anderson Carvalho há 9 meses

    Gostei, tomara que dê uma bela limpada. Poderia ver também a questão dos reviews, deveria existir um tempo mínimo de uso de um aplicativo para poder escrever uma análise sobre ele.

  • Mateus há 9 meses

    Por mim pode limpar a lista, ta na hora de dar uma bela esvaziada na Gplay... .Tem muita coisa inútil .

  • William Barros há 9 meses

    Até que enfim! Existem apps antigos e desatualizados desde 2012... Como Juice defender(pago) , que dá dor de cabeça para os iniciantes que instalam, mas não funciona no sistema atual por estar desatualizado. Vai ser ótimo!

45 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações