No dia do lançamento de novos iPhones, quem brilhou mesmo foi a Samsung

AndroidPIT samsung galaxy s9 vs iphone x 7392
© nextpit by Irina Efremova

O que você busca quando vai comprar um novo smartphone? Há algum tempo, comprar um dispositivo era algo trabalhoso, visto que os smartphones eram diferentes em termos de especificações, design e tecnologias embarcadas. Porém, o que temos visto ultimamente é o famigerado "mais do mesmo" entre todas as empresas, independente de quem lança tendência ou quem copia. Há, no entanto, para nós brasileiros, uma marca que se tornou um ponto fora da curva.

Há dois anos, você precisava se desdobrar para desvendar as diferenças que existiam entre os smartphones existentes no mercado. Telas e acabamentos diferentes, mais ou menos bordas na frente, tecnologias de uso distintas, acabamentos diversos e botões em posições que variavam totalmente. Hoje, porém, pouca coisa muda entre os produtos e, depois deste evento da Apple, tenho certeza de que estamos entrando em um novo período morno.

Existe, contudo, uma empresa que deve manter os usuários que são fãs de novidades e tecnologias vibrados nos próximos meses: a Samsung. Como nós estamos no Brasil (certo?), não temos como falar de novidades da Vivo ou da Xiaomi que quase ninguém pode comprar, por isso o foco aqui é a Sammy. Voltando à Samsung, em 2019, a empresa deve revelar o Galaxy S10 e suas variantes e que, por sinal, devem chegar ao mercado com visual e tecnologias exclusivas.

AndroidPIT samsung galaxy s9 vs iphone x 7385
Samsung ao lado do iPhone / © NextPit

Este será, provavelmente, o lançamento mais importante que está por vir, uma vez que muitas fabricantes resolveram seguir à risca o visual do iPhone X, mesmo que isso não fizesse sentido. Você não ganha nada com o notch na tela, pelo contrário, perde em utilidade com o software e na reprodução de conteúdo multimídia. Isso sem falar de alguns sistemas de reconhecimento facial que simplesmente não funcionam como deveriam.

A enxurrada de smartphones Android com entalhe na tela não ajudam os usuários em nada. O que as empresas devem conseguir com isso é envolver uma parcela de usuários que desconhecem a essência do notch e que buscam algo mais acessível com visual igual ao de um iPhone Xs Max ou X. O lucro mesmo, de mais da metade do mercado, continuará indo para o bolso da Apple, sem qualquer repúdio por parte do mercado ou da imprensa, que trata o fato de um smartphone custar até 1.450 dólares como um simples detalhe.

AndroidPIT samsung galaxy s9 vs iphone x 7400
Sem notch e com notch / © NextPit

É claro que a Samsung não é a madre superiora do convento em termos de preços, porém, apesar de lançar "mais do mesmo" com os novos iPhones, a Apple volta a se afirmar como dona original do notch e coloca as demais cópias no banco dos réus. Os Galaxy seguem ilesos nesse limbo, e devem continuar se destacando pela originalidade do projeto. Além disso, o foco acaba mudando aqui, estabelecendo a Sammy como uma marca inovadora e que deixou o passado inspirado nos produtos Apple enterrado.

Indo além do visual, a Samsung deve introduzir tecnologias novas e outras que hoje estão restritas em smartphones chineses, como a biometria sob a tela, por exemplo, que deve vir com o smartphone Android com tela dobrável, que será apresentado pela Samsung a desenvolvedores em novembro. São inovações que a empresa da maçã não deve investir tão cedo e, quando fizer, como a chegada do dual-SIM agora em 2018, certamente irá posicioná-las como algo exclusivo (ouço até a voz do Jony Ive dizendo "you never seen before"). 

O que a Apple fez hoje foi, basicamente, marcar território, lançando até uma versão simplificada do iPhone X, o X R, para competir com os inúmeros modelos que copiaram o notch e inundaram o mercado. Mas, o que a empresa da maçã realmente fez foi iluminar o caminho por onde a Samsung deve passar.

Ir para o comentário (42)
Bruno Salutes

Bruno Salutes
Editor

Apaixonado por dispositivos Android e uma boa xícara de café.

Ver todos os artigos
Gostou do artigo? Então compartilhe!
Artigos recomendados
Artigo seguinte
42 Comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Murilo Lourenço Cabral 5
    Murilo Lourenço Cabral 25/09/2018 Link para o comentário

    Sou usuário das duas plataformas. e sem o mínimo de crítica a nenhuma delas porque cada uma me entrega um recurso que a outra não tem. Por exemplo, o Android me dá "LIBERDADE" em customização, o iPhone me entrega apps que não estão disponíveis no Robô, o S9 tem uma câmera incrível quando eu estou com tempo para fazer os ajustes manuais, o iPhoneX tira fotos no famoso simplesmente aperte o botão shot com facilidade e qualidade. A guerra aqui eu acho que fica mesmo no gosto e nas necessidades pois o meu aparelho de uso principal é o iPhone pois tem apps para músicos que a Android está realmente muito longe de ter. Oque é fato é que a briga está boa na minha opinião, existem muitos lançamentos de recursos dos dois lados que são apenas features que ninguém vai usar mas quando a empresa mostra realmente enche os olhos. Os preços? Absurdo para os dois lados, me parece que apple novamente vai bater o recorde esse ano, mas, quem é musico e tem uma grana para gastar vai nele, a questão do status na minha opinião já não existe mais, pois tirar um iPhone ou qualquer outro parelho que custa 4K ou mais mostra que ou está sobrando ou está com o cartão de crédito estourado.


  • Zatta 9
    Zatta 15/09/2018 Link para o comentário

    A Samsung tomou consciência de que seguir os passos da Apple deixou de ser uma vantagem, a Maçã desaprendeu de fazer smartphones desde 2014, quando ela era referencia. Hoje em dia, como muitos profissionais da área mesmo falam, o que segura os usuários de iPhone, é o próprio IOS, mais nada.

    Jéssica Ramos


  • 33
    Pedro 14/09/2018 Link para o comentário

    O iPhone mais baratinho XR por míseros $749 o pessoal no Brasil que usa iPhone e quiser trocar vai ter que rapar o C...com a unha pra economizar papel como dizia minha querida vó, só hoje já vi 3 amigos oferecendo seus iPhones 5 6 e 7....as vendas de iphones usados estão caindo barbaridades ninguém mais quer pegar iPhone usado e sem garantia, é como lamber as botas dos ricos pra se sentir alimentado por alguma coisa no estômago, ajudando de certa forma a classe ¨rica¨ a se manter no topo da pirâmide, a galera do iPhone no Brasil vai ter que rebolar muito pra continuar no sistema da maçã...kkk...pois o pessoal esta ligeiro e não tem mais vacilão de plantão com diversos modelos de Android poderosos a disposição no mercado por menos de $300 não tem como não rir me desculpem...kkk....


  • 16
    Danilo Ribeiro 14/09/2018 Link para o comentário

    Sou usuário Android desde sempre, já tive iPhone, voltei a ter Android e cá estou até hoje, e não adianta, é inegável que a Apple ainda dita e ditará por muito tempo o que significa tendência e qualidade final de um produto, que por mais que achemos capado, faz bem feito tudo que se propõe a fazer.

    Não foi a Apple que inventou o notch! Não mesmo, mas foi quem fez com razão para fazê-lo! O Notch da apple esconde um sistema seguro e avançado de biometria facial, escaneamento 3D e uma combinação de recursos que a levaram a excluir a necessidade de continuar com o botão Home! Retiraram as bordas em prol de um Notch, que embora seja feio, é funcional! Não são como os notchs do android, que não têm funcionalidade, mesmo o do Essential Phone/ Huawei P20 e G6, que são apenas decorativos!

    Câmeras: A Samsung inventou a abertura variável com o S9+, mas a apple, que não é besta, só coloca recursos em seus iPhones quando estão maduros e funcionais. A abertura dos novos iphone virá de 1.4 a 2.3, combinando uso do processador dos caras que já é ótimo, e redes neurais, trabalhando processamento x software, como faz a Google para gerar ótimas imagens!

    Smartwatches:

    Quantos smartwatches existem no mundo Android? Quantas fabricantes? Quem domina o segmento hoje em dia, mesmo sendo retardatária? Apple, por que foi inteligente e lançou uma plataforma que funciona 100% com seu ecossistema, coisa que ninguém pode fazer no Android, nem mesmo o Google, já que usa processadores de terceiros e o hardware não conversa 100% com o software!

    Animojis x AR emojis: A samsung deveria ter vergonha de lançar algo tão ruim no s9 e ainda repetir sem melhorar absolutamente NADA no NOTE9.

    Câmera lenta/ gravação de vídeo: Não existe quem faça tão bem como o iphone, isso é consensual entre qualquer produtor de conteúdo e quem entende de qualidade de vídeo, justamente por que eles não lançam coisas que ainda não funcionam direito só para serem "pioneiros". Tive Galaxy s7/ S8, LG G6, Xperia XZ e posso falar com propriedade, só quem nunca usou iphone desdenha das funcionalidades do aparelho e o que ele se propõe a fazer. Ser admirador de uma plataforma não nos torna donos da verdade e cegos sobre a qualidade vista na concorrência!

    Não há quem não queira em seu Android um produto bem construído, com uma garantia e pós venda como tem a Apple , com atualizações constantes de sistema, ainda que sejam capadas, por mais de 3 anos e com funcionalidades, que embora sejam poucas, as que existem, funcionam muito bem!

    Murilo Lourenço CabralJéssica RamosJotaFelipe Giarranti


  • Rodrigo Dias 37
    Rodrigo Dias 14/09/2018 Link para o comentário

    A verdade é que existem apenas 4 marcas de smartphones no Brasil. Samsung, Motorola, Apple e as outras. Os importados acabam correndo por fora. Tanto que tu vai ver nas ruas, é tudo Galaxys (me desculpem se errei na grafia) e Motos da vida

    E quanto ao preço dos novos celulares da maçã, já é uma facada mesmo sem os famosos impostos, imagina quanto chegar por aqui. Já vai dar para usar o meme do Vegeta

    - Quanto custa o iPhone XS no Brasil?
    - Mais de 8000

    Jéssica RamosReinaldo Batista Medeiros


    • Reinaldo Batista Medeiros 9
      Reinaldo Batista Medeiros 14/09/2018 Link para o comentário

      Vegeta entendeu a referência

      Rodrigo Dias


  • Christiano Costa Novo 3
    Christiano Costa Novo 14/09/2018 Link para o comentário

    Um pequeno adendo, quanto às inovações de hardware ou estético não está claro que uma empresa tem vantagem sobre a outra, cada uma puxa a sardinha pra uma direção, não dá pra comparar, mas uma coisa que só uma empresa tem é software, portanto desta forma, uma empresa se limita a lançamentos de hardware e estéticos e a outra no conjunto da obra.


    • Julliano Lobão 16
      Julliano Lobão 14/09/2018 Link para o comentário

      Se a Samsung utilizasse o Android One eu concordaria com vc, mas não é o caso. Existe um trabalho em cima do Android, agregando recursos, que a diferencia de outros fabricantes. Não estou dizendo que é melhor ou pior, apenas que existe um trabalho sobre o Android que merece ser considerado.


      • Christiano Costa Novo 3
        Christiano Costa Novo 14/09/2018 Link para o comentário

        Você definiu muito bem, a Fabricante agrega recurso sobre o Android e não sob o Android, de toda forma, meu objetivo não é colocar em dúvida o trabalho da marca, apenas fiz um registro considerando minha opiniao.


  • 4
    Michael Costa 13/09/2018 Link para o comentário

    A pior invenção dos últimos tempos foi esse notch na tela feito pela Apple e que infelizmente outras marcas copiaram!!!

    Lucas Goulart F.


  • Henrique Guimarães 27
    Henrique Guimarães 13/09/2018 Link para o comentário

    No dia do lançamento dos novos iphones, quem brilhou foram os novos wachtes, deram um salto em relação ao anterior!! Show!

    Rodrigo Dias


  • Vergilio Pauletto 9
    Vergilio Pauletto 13/09/2018 Link para o comentário

    Sou ex-usuário de iPhone e posso dizer que o evento foi muito morno... Tirando o processador e a tela de 120hz, não vi nada muito interessante! Mas a gota d'água foi retirar o dongle do P2 e vir aquele carregador medíocre de 5W... Preços astronômicos até mesmo lá fora, com o iPhone Xs Max de 512GB por "míseros" US$ 1449,00 (sem impostos), o que resultará em R$ 11.999,00 (chutando baixo) aqui no Brasil!

    Na minha opinião, as duas melhores compras de flagships nacionais, são : Galaxy S9 e o Zenfone 5z!

    Marcozpaulo


  • Leandro Alves 13
    Leandro Alves 13/09/2018 Link para o comentário

    Nossa tá cheio de baba ovo de apple aqui


  • Rodrigo Batista 6
    Rodrigo Batista 13/09/2018 Link para o comentário

    Eu imagino que, em termos de tecnologia, chegamos em um momento de poucas novidades no ramo de telefonia celular. Meu aparelho entrega hoje uma performance muito boa, alinhado à uma câmera ótima que não me deixa na mão, tela de qualidade, ótimo processador, etc e tal (estou falando do S9+).

    Acho que chegou a hora das empresas darem uma pausa em tanta revolução redundante e começar a pensar em melhorias na qualidade das baterias.

    Jéssica RamosLucas Goulart F.Leandro AlvesMarcos PauloLincoln Mendes


  • Giordano Santiago 38
    Giordano Santiago 13/09/2018 Link para o comentário

    A inovação só pela inovação, sem que ela traga utilidade de fato, nao faz sentido.
    O notch foi uma inovação que ninguém pediu. Mas foi inovação. Retirada do p2 idem.

    Era melhor ficar do jeito que tava. Muita gente como eu quando troca de telefone, não se importa muito se ele nao tem nada "novo" a oferecer. So de mudar o design de um pro outro pode ser o bastante. Já chegamos num ponto onde nao há muito o que fazer mais.

    Em tempo: acho que a tela dobrável vai dar muito ruim. Não é torcida contra de forma nenhuma... mas nao me parece ser algo de uso prolongado.

    Jéssica RamosMarcos PauloLincoln MendesStella Dauer


  • Tiago 30
    Tiago 13/09/2018 Link para o comentário

    Minha impressão com o notch que não é da Apple: "Bora por algo igual ao smart da Apple, para quem comprar sentir-se como tivesse um iphone". Por mais ridículo que seja, muita gente faz isso, pelo simples fato de ser muito parecido (por fora) com o smart da maçã, por mais tosco que seja.

    Jéssica RamosFelipe GiarrantiMarcos PauloLincoln MendesStella Dauer


    • Zatta 9
      Zatta 27/09/2018 Link para o comentário

      É o que o mercado pensa "iPhone vende bem com aquele notch, porque a gente não venderia?"


  • Tiago 30
    Tiago 13/09/2018 Link para o comentário

    Nada a reclamar do meu S9. Acabei trocando pelo S6 (depois de 03 anos e um sensor de impressões digitais estragado). O aparelho é muito bom!

    Jéssica RamosJonas Ferreira


  • Brunno Honorio 29
    Brunno Honorio 13/09/2018 Link para o comentário

    ainda esse tipo de matéria, querendo fazer esse tipo de comparação, e usando Apple para chamar atenção? Quem cria/mantem esse tipo de "rivalidade" são os próprios autores da matéria, está na hora de inovar, trazendo apenas o que o Android tem de bom, não precisa ficar criando esse tipo de guerra.

    Christiano Costa NovoStella DauerEduardo SantosTiago


  • 30
    Tarlisson Jose 13/09/2018 Link para o comentário

    A Apple pisou nos seus usuários nesta conferência e Vai combrar 80 por Adaptador eu sei vou ser atacado pelos os fanboy , mais se você aceita ainda defende você esta sendo idiota na moral

    Jéssica RamosMarcozpauloDaniel Marques


    • Tiago 30
      Tiago 13/09/2018 Link para o comentário

      Meu caro, quem não pisa nos clientes? Samsung lançou o S8 e o S9 praticamente iguais (com mudanças tão sutis quanto as modificações no novos iPhones). Oneplus é a única empresa que passou de 12 para 6 meses sua janela de lançamento (aumentando os preços, lançando updates de sistemas por apenas 2 anos - o que é muito pouco, vide o hardware dos aparelhos). LG e Asus copiaram o iPhone X (cadê a inovação???). Complicado... não é só a maça! Pior é quem copia a Apple, como a Google: retirou P2, adotou o notch, etc. (justamente o q os usuários não querem).


  • 33
    Pedro 13/09/2018 Link para o comentário

    Como perder 1 trilhão de mercado em apenas 3 palavras, a Apple te ensina.


    • Tiago 30
      Tiago 13/09/2018 Link para o comentário

      A Apple tem que ensinar a ganhar 1 tri. Quando outra fabricante chegar nesse patamar, daí pode querer se bancar.


  • Guilherme 26
    Guilherme 13/09/2018 Link para o comentário

    Mais uma matéria de birra e ciuminho da concorrência.

    Eduardo SantosBrunno Honorio


  • Junior Fornazi 45
    Junior Fornazi 13/09/2018 Link para o comentário

    o grande trunfo da Apple hj ainda são as atualizações dos iDevices, fora isso não tem inovação desde o iPhone 4. queria muito que a Google oferecesse updates por uns 4 anos pelo menos nos pixel e TB nos Android Obrigada, seria interessante


  • Lucas Goulart F. 46
    Lucas Goulart F. 13/09/2018 Link para o comentário

    Mais uma vez, parabéns Samsung por não ter colocado o iNotch ridículo em seus aparelhos.
    Acho que em pouco tempo os únicos aparelhos com design original. Todas as outras fabricantes estão copiando a Apple, infelizmente. 😕

    Lucas LeiteLeandro AlvesMarcos PauloLeo DG


  • ELENILSON FARIAS 7
    ELENILSON FARIAS 13/09/2018 Link para o comentário

    Apple está longe de ser uma marca ruim, mas pode se tornar. Ninguém gosta de mais do mesmo por muito tempo. Nem mesmo os chumbetas.

    Leo DG


  • ELENILSON FARIAS 7
    ELENILSON FARIAS 13/09/2018 Link para o comentário

    Há algumas inconsistências, mas foi um dos melhores textos que li sobre esse aspecto em relação ao design. Parabéns pelas observações! Muito perspicaz.

    Lucas LeiteStella DauerBruno Salutes


  • 41
    Conta desativada 13/09/2018 Link para o comentário

    Notei que, mais uma vez, a Apple marcou a sua identidade visual mantendo o notch nos seus três lançamentos. Até aí, entendi que:

    • A Apple quer se manter 1 degrau acima das outras fabricantes no quesito design, mesmo com a Essential patenteando, pois o notch só se tornou popular com o iPhone X, com muitas classificando o entalhe como originário da marca
    • Depois de quase 6 anos de mercado, a Apple deixa de focar em segurança e passa a oferecer mais praticidade, com suporte a dual-sim e iOS 12 mais flexível

    Porém, isto tudo não é o suficiente para a mesma manter o posto de 3° fabeicante que mais vende, visto que Xiaomi e Asus estão logo atrás. Sabendo do risco, Tim Cook sabia que podia ter feito algo para bater o S9 na venda e repetiu cegamente a receita mal avaliada do ano passado. Se o iPhone X não vendeu, por que estes novos modelos venderiam?
    A Samsung se mantém na luta pela originalidade, ponto a favor, mas o Android One está pegando força, e sei que ela não irá sacrificar o seu software para embarcar o sistema, gerando alguns pontos negativos. Mas, se quiser manter o posto de maior do planeta, também terá que abandonar essa linha de design. E diante da Apple, a Samsung aprendeu a lição e se reinventou, com o Galaxy F marcando um novo conceito de smartphone premium, trazendo uma tendência que remete ao passado (aparelhos dobráveis) e combinando a uma ideia totalmente futurista (nanocorpos num painel de iluminação, jogada arriscada, mas convincente).

    Resumindo, a Apple não vai impressionar, um fato. Mas é melhor a Samsung começar a estudar o terreno logo para lançar o tão polêmico smartphone dobrável, para evitar possíveis dores de cabeça.

    Ramon SantosEduardo Santosjob MarquesLucas Goulart F.


    • 19
      job Marques 13/09/2018 Link para o comentário

      parabéns,gostei muito do comentário! opinativo mas com informação !

      Conta desativadaStella Dauer


      • 41
        Conta desativada 14/09/2018 Link para o comentário

        Obrigado...

        A meta é sempre manter uma visão além da pessoal, né? >.<


  • Lucas Natan 3
    Lucas Natan 13/09/2018 Link para o comentário

    O que eu percebo é que a apple perdeu a mão, os pés, a cabeça, a essência. Tim Cook vinha fazendo muito bem seu trabalho até o iPhone 7, na minha opinião. E parece que ele continua. Pois não estou falando de valor de mercado ou de números de vendas, estou falando sobre o slogan que acompanha a marca: pense diferente. A Apple se tornou mais esquisita do que diferente ao jogar, por exemplo, 3 smartphones (praticamente) igualzinhos entre si. O sinônimo de inovação virou o de reciclagem (de modelos).

    Lucas Goulart F.Eduardo ReisRogerio Silva


  • 6
    João Guilherme Mello Dos Santos 13/09/2018 Link para o comentário

    A Samsung e a Apple ao que parece, estão a passos curtos se afastando ( seguindo caminhos diferentes) em termos de "recursos", deixando uma de seguir a outra, por mais que ainda tenha algumas semelhanças. Por exemplo, a apple eliminou a entrada para fones de ouvido no iphone 7 , a samsung os mantém até hoje assim como mantém também o leitor biométrico, coisa que a apple decidiu dispensar em prol do face ID, e ambas possuem o novo formato de tela 18:9 porém uma utiliza o polêmico notch enquanto a outra segue o caminho oposto, mantém toda a parte superior do aparelho dedicada aos sensores. De certa forma isso é muito positivo, pois como vemos, a grande maioria dos aparelhos android entrou na onda do notch e outros recursos ( by apple ), e ter ao menos uma empresa que foge ou procura se diferenciar a esse padrão, acaba sendo um ponto importante que pode e/ou poderá trazer bons frutos a samsung a médio e longo prazo.
    Agora é aguardar o inicio de 2019 e ver como será recebido o Galaxy S10.

    Lucas LeiteMarcos PauloFelipe MedeirosLucas Goulart F.Eduardo ReisRogerio Silva


  • 32
    Vinicius Guerra 13/09/2018 Link para o comentário

    A Apple descontinuou o iPhone X, fico pensando quem pagou uma nota pensando em revender daqui a pouco. Esse é o erro, quer investir, compre um terreno, um imóvel, ai sim, você lucra mais a frente.

    Investir em supérfluo, é rasgar dinheiro mesmo.

    Lucas Goulart F.Eduardo ReisLucas Natan


    • 7
      Noé Neto 13/09/2018 Link para o comentário

      A Apple até pode ter descontinuado o iPhone X, mas apenas em vender novas unidades, não quer dizer que quem comprou esse modelo ficará obsoleto, pelo menos terá atualização de sistema pelos próximos 4 anos, sendo que essa atualização rápida e por muitos anos não existe em nenhuma empresa que vende smartphone com Android.


  • Juliano Olivetti 27
    Juliano Olivetti 13/09/2018 Link para o comentário

    Não sou usuário de Iphone, mas acho que sua legião de fiéis está pouco olhando aos lados, felizes com seus aparelhos bem caros. A Samsung pode buscar forma de fidelizar seus usuários e tentar fisgar alguns de outras marcas, o que já é difícil, mas no momento está bem atrás ao ditar tendências.


  • 63
    José Luís Silva Martiniano 13/09/2018 Link para o comentário

    Sou mais Samsung!!!

    Henrique ArielLeandro AlvesLucas Goulart F.Magno SousaEduardo ReisLucas Natan


    • Magno Sousa 21
      Magno Sousa 13/09/2018 Link para o comentário

      Tambem sou mais Samsung!


  • 73
    Jairo rios 13/09/2018 Link para o comentário

    No quesito originalidade de design a Vivo e Samsung estão de parabéns , se afastaram do horrível do notch e conseguiram soluções próprias criativas.

    Lucas Goulart F.Rogerio SilvaLucas Natan


  • Eduardo Pires 1
    Eduardo Pires 13/09/2018 Link para o comentário

    "biometria sob a tela" algo que a Apple nunca fará. O FaceID funciona tão bem, de forma tão segura e integrada ao iOS que biometria de digital é passado.


    • 73
      Jairo rios 13/09/2018 Link para o comentário

      Bem , aquele notch horrível tem que ter alguma utilidade

      Régis K.Conta desativadaBruno Salutes


    • Tharcyzo 22
      Tharcyzo 13/09/2018 Link para o comentário

      Tão segura, sei... E sem falhas, também?...

      Leandro AlvesLucas Goulart F.Lucas Natan

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.