O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site.

4 Compartilhado 82 Comentários

Asus, HP e Lenovo: os PCs com Snapdragon estão chegando

Como já era esperado, a Qualcomm anunciou em seu seminário técnico realizado no Havaí, Estados Unidos, sua entrada no mercado de computadores com o Snapdragon 835 Mobile PC Platform. Dentre as promessas dos computadores com Snapdragon estão a de um equipamento sempre online, graças a tecnologia gigabit LTE do modemX16 LTE, e uma bateria que dura o dia todo. Os aparelhos mostrados rodam Windows 10.

A Qualcomm é hoje uma das maiores fabricantes de chips para smartphones do mundo, e nesses 10 anos de Snapdragon, não apenas dominou o mercado, tirando a Intel da jogada, como decidiu competir também pelo mercado de computadores.

Em uma clara referência a sua principal concorrente, a Intel, a Qualcomm convidou, no seu vídeo de apresentação, os usuários a “repensarem o que tem dentro do seu computador” — se você esqueceu, vamos relembrá-lo, mas o atual slogan da concorrente é Intel Inside.

E assim como a Intel fez no passado ao anunciar uma suposta nova categoria de notebook, o ultrabook, a Qualcomm está lançando sua suposta nova categoria de computadores portáteis, seu “Always Connected PC”, ou PC sempre conectado na tradução livre para o português. 

IMG 20171205 135815744
Asus NovaGo / © AndroidPIT

Basicamente, a Qualcomm está levando para os computadores sua inteligência em fazer smartphones, inclusive sua tecnologia de conectividade gigabit LTE do modem X16 LTE presente no Snapdragon 835. Isso significa que os equipamentos virão equipados com e-SIM, ou com entrada para chips Nano SIM. Além disso, há todo um esforço de melhorar a eficiência da bateria nesse tipo de equipamento. A Qualcomm inclusive afirmou que seus 2 em 1 vão durar um mês no modo em stand by. Os produtos têm tela sensível ao toque e alguns possuem teclado destacável.

Para Leonardo Munin, analista da IDC, a Qualcomm não está tanto de olho no curto prazo, mas no longo prazo do mercado de PCs. Na sua opinião, o principal motivo da empresa investir nesse tipo de equipamento está na rede 4G. Assim como no passado, a Qualcomm está saindo na frente de uma tecnologia que todos sabem que vai ser grande, mas isso só quando chegar.

A rede 5G é aquela que vai conectar todos os eletrônicos, de carros à lâmpadas. Além disso, apesar do mercado de PCs não crescer muito, o de 2 em 1 (que para a IDC é um tipo de tablet) continua crescendo globalmente, o que talvez explique outro aspecto desse investimento.

Asus, HP e Lenovo

A Asus foi a primeira fabricante a apresentar um produto com Snapdragon 835, o Asus NovaGo. O laptop vem com um modem gigabit LTE, bateria que aguenta 22 horas rodando vídeo e até 30 dias no modo stand by. Vem com Windows 10 S e recursos como Windows Ink, Windows Hello e Cortana.

Disponível em duas versões, o Asus NovaGo será vendido em alguns mercados — Brasil está de fora por enquanto — por US$ 599 com 4 GB de RAM e 64 GB de memória e por US$ 799 com 8 GB de RAM e 256 GB de espaço de armazenamento. Quem também apresentou um produto no evento foi a HP, que deve apresentar o HP Envy X2 em 2018, um 2 em 1 que mais parece um tablet, assim como a Lenovo, que já prometeu um produto para a CES 2018.

DSC 0178
HP Envy x2 / © AndroidPIT

Parceria com a AMD

E se já não fosse suficiente anunciar sua entrada no mercado do concorrente, a Qualcomm chamou a AMD ao palco para anunciar uma parceria de desenvolvimento que deverá trazer a tecnologia da AMD para os PCs Always On da Qualcomm no futuro e para outros dispositivos. É, o futuro não parece nada fácil para a Intel.

E você, se interessaria mais por um notebook pelo chip ser Qualcomm?

*A jornalista viajou a convite da Qualcomm.

4 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

  • Jairo rios há 1 semana

    Hummm , se rodar somente o Windows 10 S , versão 2017 do finado e ruim Windows RT eu passo longe , muito longe.

  • Sidney Piesco há 1 semana

    Se bem que a AMD sempre patinou atrás da Intel. Digamos que ela sempre andou na sombra pisando em poça d'água. Se ela levar essa tecnologia de caminhar sempre um passo atrás, a Intel vai rir. Mas, se a Qualcomm conseguir desenvolver um processador que roda tudo que o Intel roda, aí o bicho pega. Mas acho que eles vão fazer notebook para rodar Youtube, Facebook e Whatsapp. Quem quer apostar?

  • Vinicius Guerra há 1 semana

    Vejo com bons olhos a entrada da Qualcomm nesse mercado, pois só dá Intel. Resta saber se aguenta o tranco de rodar o pesadão Windows 10. O sistema cada vez fica mais pesado. Saudade do Windows 7, aquele rodava suave com 2 GB de RAM. Com 4 GB de RAM já está começando a pedir água.

  • Daniel há 1 semana

    Só o tempo dirá se a Qualcomm foi certeira em se antecipar com esse novo conceito de PC rodando Snap 835 e seus afins, que pra mim só cairia bem ter um desses pra viagens/trabalho/estudos ou coisas do tipo, no mais o smart me atende muito bem quando o assunto é mobilidade e consumo de conteúdo, pra uso com Windows 10 eu ainda prefiro Intel rodando no meu bom e velho PC. Melhor a Intel colocar as barbas de molho, Qualcomm fazendo parceria com AMD? demonstra não estar pra brincadeira.

  • Daniel há 1 semana

    Eu aposto que seja notebook pra uso casual Sidney, bem que a Qualcomm poderia começar a investir em um chipset competitivo á nível da Intel, seria briga de gente grande.

82 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações