Você tem dúvida de que a Asus será a fabricante do ano?

AndroidPIT asus zenfone 5 5z 8129
© nextpit by Irina Efremova

Asus é uma marca relativamente nova, em tempo de estrada e em participação no mercado brasileiro. Desde a chegada do primeiro Zenfone 5 ao país, em 2014, a empresa promoveu inúmeras ações e estratégias para popularizar seus produtos por aqui, desde comerciais com celebridades, promoções para rivalizar com concorrentes e viagens que misturavam todos os segmentos da imprensa que trabalham com tecnologia móvel. A promessa de voltar cinco anos e resgatar o êxito da estreia da Asus no país, aparentemente, foi cumprida com sucesso na noite de lançamento do novo Zenfone 5.

Os lançamentos chineses sempre nos deixam com uma certa inveja do pessoal que pode comprar um Xiaomi "alguma coisa" pelo preço de uma capinha de silicone. As empresas brasileiras, contudo, se esforçam quase sempre e buscam surpreender os usuários anunciando produtos que prometem fundos e mundos. Algumas acertam, enquanto outras colocam a corda no próprio pescoço, fazendo com que, no final, o consumidor acabe levando uma "bomba" para casa.

Ir ao encontro com que o consumidor espera é algo extremamente difícil. Pesquisas apontam que os usuários querem ter câmera dupla, tela grande, bateria duradoura e inúmeras outras características que compõem o produto ideal.  Acontece que aquilo que muitos consumidores realmente esperam não chega às prateleiras: o tal do custo/benefício.

Produto que tem design e muita perfumaria vende, mas o preço que se paga em não conseguir fidelizar o usuário pela performance, pelo preço justo ou pela experiência de uso impecável é alto, que o diga Sony e LG.

asuszenfone5 front zenny androidpit
O primeiro Zenfone 5 / © NextPit

Snapdragon 845 democrático

A Asus, porém, tem reunido mais acertos que erros nesses últimos cinco anos vendendo smartphones por aqui. Os feedbacks negativos que dizem respeito as assistências técnicas, pós-venda, atualização do sistema e bugs da interface Zen UI foram recebidos pela empresa de inúmeras formas e estão sendo devolvidos aos usuários da maneira mais correta possível.

No evento desta semana, por exemplo, a skin da fabricante foi reapresentada de forma mais consistente, enquanto o anúncio do plano de expansão de assistência técnica causou boas impressões nos usuários que estavam acompanhando a transmissão.

AndroidPIT asus zenfone 5 5z 8117
O backto5 / © NextPit

Durante o mesmo evento, a Asus fez dois grandes e importantes anúncios. O primeiro deles é a chegada do Zenfone 5Z, que pode não trazer muita coisa de diferente em comparação com o Zenfone 5, mas chega com preço justo para que grande parte dos usuários possam conhecer o Snapdragon 845, o melhor processador do momento.

Pode parecer pouca coisa, mas pesquise você mesmo aqui no site quais são os smartphones que rodam com esse chipset e consulte seus respectivos preços de venda no país.

Hello Moto

O segundo, e não menos importante, diz respeito ao plano da Asus de chegar ao posto de fabricante favorita do consumidor médio/exigente, duelo que ela trava com a Motorola. A estratégia da empresa é muito interessante neste sentido pois, se você observar, irá notar que em termos de especificações a Asus está oferecendo a mesma proposta de experiência entre modelos que vão de 1.000 até 2.000 reais. Geralmente, produtos que concorrem nesta faixa de preço costumam perder recursos interessantes para incorporar novidades mainstream.

IMG 20180816 164935
Selfie Pro com dual câmera / © NextPit

Do Zenfone 5 Selfie ao Zenfone 5Z, a experiência de uso e a performance serão quase lineares. A cartada final, ainda nesse campo de concorrência com a Motorola, segue com o lançamento do "quase" primeiro Android One brasileiro, o Zenfone Max Pro M1.

Este dispositivo atinge em cheio os anseios dos "Moto users" e mantém a ficha técnica alinhada ao portfólio taiwanês. A Asus está, de certa forma, assumindo o compromisso com software em um ponto que a Motorola tem demostrado certo desinteresse: a pontualidade nos updates do sistema.

Essa movimentação da Asus em encontro ao software puro e maior agilidade nos updates pode ser vista como uma jogada de mestre. Não é apenas o público da Moto que a Asus almeja, mas a empresa está tirando uma das maiores bandeiras que consagrou a marca norte-americana em seus tempos áureos, que foi a capacidade de atualizar rapidamente um sistema "cru". Hoje em dia, por exemplo, basta pesquisar entre essas duas fabricantes para ver quem está na frente na questão do upgrade ao Android Oreo.

Mais algumas palavras, por Stella Dauer

Apenas complementando aqui algumas coisas que o Bruno Salutes falou. Uma das coisas mais legais que gostaria de destacar é a parceria da marca com a Turma da Mônica, em um timing extremamente bem pensado. Live-action da turma do Limoeiro chegando, chistes brasileiros chamando o notch de dente da Mônica, apoio à cultura e arte nacional com aquela pitada de nostalgia para os que mais gastam com tecnologia. Tudo casado com temas exclusivos, ícones e enfeites de case gratuitos.

Depois, o Zenfone 5Z, que estava naquela incógnita de ser trazido ou não, já que é um topo de linha, custaria caro se não fosse produzido aqui, problemas de logística e a lembrança amarga do Zenfone 4 Pro. Poucos acreditavam que seria lançado por aqui, e não só foi como chegou a um preço bizarro para o seu processador comparado com os concorrentes.

IMG 20180816 164311
Zenfone Max Pro M1  / © NextPit

E é fato que o Marcel Campos, diretor global de marketing da marca, é polêmico na internet e se excede às vezes. Mas é fato também que ele é um dos funcionários da empresa de tecnologia mais acessível que temos, e que com os eventos técnicos especiais que faz nos lançamentos, traz muitas informações que são difíceis de serem conseguidas por outros meios.

Acho que damos pouca atenção à Asus enquanto consumidores. São muitas reclamações de usuários ainda, como o Bruno pontuou, mas alguns esforços estão sendo feitos e considero os lançamentos desse ano uma virada de chave para a marca aqui no Brasil. Se eles souberem segurar a pressão do crescimento, eles realmente podem conquistar a vaga da Motorola por aqui, mesmo que ela não esteja, literalmente, vaga.

Troféu do ano

Por fim, destacamos que não existe marca boa ou ruim, apenas aquelas que preferem seguir um caminho melhor elaborado ou então monótono (e sozinho). Uma marca não precisa ser grande, norte-americana ou a número um dos jornalistas de tecnologia para ser prestigiada. Qualquer empresa que mostre esforço mínimo com os anseios de seus usuários já merece nossa atenção.

Na nossa opinião, sim, a Asus está levando o troféu do ano.

E você, concorda?

Ir para o comentário (124)
Bruno Salutes

Bruno Salutes
Editor

Apaixonado por dispositivos Android e uma boa xícara de café.

Ver todos os artigos
Gostou do artigo? Então compartilhe!
Artigos recomendados
Artigo seguinte
124 Comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Pedro Brasil 1
    Pedro Brasil 03/08/2019 Link para o comentário

    Se continuar top que nem o Max pro M1, certeza que já tem um usuário para sempre.
    Melhor dispositivo que já usei até hoje..


  • 1
    Zen Fone3 16/02/2019 Link para o comentário

    tenho 2 zenfones nunca tive problemas otimos aparelhos, ja gente que reclama sempre aqueles q n cuida n usa capa película, e n e culpa da empresa tenho meu a mais de 2 anos e ta perfeito.


  • 7
    Nildo Oliveira 31/08/2018 Link para o comentário

    Assistência? Péssima!
    Feedback de amigos que comprou?(Zenfone self, Zenfone 2)
    Péssimo, não voltaria a comprar!
    Notebook? Os dois amigos que compraram em 2018 já se arrependeram!
    Nem com Lineage ou antiga Cyanogen.
    Fora aquela treta louca com o Youtuber...que amadorismo da preula
    Se eu tenho dúvidas?
    Na verdade tenho certeza que nunca será.


  • Luizao Fernandes 1
    Luizao Fernandes 28/08/2018 Link para o comentário

    Enquanto isso, o Zenfone4 vai sendo esquecido.......


  • 3
    Cristiano Campos Ferreira 24/08/2018 Link para o comentário

    O Marcel anunciou a expansão das assistências técnica da Asus, ótimo sinal


  • Marcelo Oliveira 18
    Marcelo Oliveira 23/08/2018 Link para o comentário

    Concordo, a Asus tem se esforçado bastante ano após ano e os últimos lançamentos da marca reforçam muito bem esta questão. Zenfone 5 (mesmo com o notch) já está em #1 na minha lista de desejos. Vou esperar baixar o valor, como sempre acontece após alguns meses.


  • 20
    Whyatt Earp 21/08/2018 Link para o comentário

    E... A desasistencia técnica? Já tive um asus que teve que passar pela famosa desasistencia técnica.. Ao qual o celular voltou pior do que foi... Asus nem de graça.

    Ari Pereira


    • Fabiano Novaes Ferreira 22
      Fabiano Novaes Ferreira 22/08/2018 Link para o comentário

      o meu passou pela assistencia tecnica e voltou perfeito. e agora?


      • 8
        Joao Victor 23/08/2018 Link para o comentário

        caso raro dentre tantos outros em que a assistência técnica da Asus e péssima em tudo.

        Ari Pereira


  • 4
    Paulo Sérgio 21/08/2018 Link para o comentário

    Tenho um Zenfone 2 desde 2015 só tive uma vez um problema na entrada pra fone mas a assistência me devolveu em uma semana. já passei por inúmeras ROMs e hoje estou na stock 5.0 que por 2 anos não me dá problemas. estou conformado que o Chipset Intel gasta bateria. Amo meu Zenfone 2 sendo desatualizado e com a bateria ruim, imagina quando tiver meu Zenfone 5 ? kkkk

    Douglas


    • 8
      Joao Victor 21/08/2018 Link para o comentário

      tem que gostar muito da marca msm para suportar tudo isso kkkkkkkk.


  • Neto Castro 52
    Neto Castro 20/08/2018 Link para o comentário

    A Asus sendo chinesa e trazendo smartphone como Zen5Z com ótimas Specs por apenas 2600 o que vocês acham? Será que eu estou encucando a toa que os caras usam peças de segunda linha ou tem sentido? (Talvez por isso uma galera reclama de problemas constantes e recorrentes)) Sei que nenhum smartphone vale 6000 reais (S9+ ou Note 9 vale no máximo 3500)! Aqui no Brasil eu digo, com todos esses impostos e o smartphone chega pela bagatela de 2600! A empresa ganha aonde?


    • 8
      Joao Victor 20/08/2018 Link para o comentário

      para começar o zenfone 5z chega custando 2600 na versão mais básica e não 1800, o zenfone 5 e que chega por 1800.


      • Neto Castro 52
        Neto Castro 20/08/2018 Link para o comentário

        Pronto, arrumado! Mesmo assim minha opinião continua!


      • 8
        Joao Victor 20/08/2018 Link para o comentário

        não discordo não, não confio na Asus, como já comentei aqui embaixo minha experiência com o zenfone 2 foi péssima.

        Neto Castro


    • 5
      Diego 21/08/2018 Link para o comentário

      Voce pode estar bem ERRADO meu caro: não podemos afirmar que ela usa matéria-prima de baixa qualidade por causa do preço. pelo simples fato que não sabemos a margem de lucro que ela e seus concorrentes tem com os aparelhos... Imagina o custo que a Samsung Brasil tem com:Marketing e Propaganda (em todo lugar tem stands e anuncio da Samsung de qualquer lançamento), Pessoal, logística(é igual mc donald em.qualquer lugar vc acha), aluguel de lojas e stands em shoppings, tributos, fabricação(Amoled é mais caro que LCD)... Etc e tal.
      Quando se compra um Samsung você nao esta pagando so o aparelho mas todos os custos ligados a ele: desde parte da conta de energia ao estoquista que coloca ele na gandola.
      O custos da ASUS é bem menor qie da Samsung... só tirar pela propaganda e os número de modelos existentes(quanto menos modelo mais facil e mais barato a fabricação por causa das maquinas de montagem).
      Então não se iluda por causa do preço.
      A EMPRESA tem que dar lucro e dar lucro nem sempre significa vender mais. Basta aumentar a margem de lucro por produto.. o que a Samsung com.certeza faz diante dos seus custos.
      a ASUS gasta menos em todos os quesitos e pode diminuir seu lucro por produto nesse momento pra ganhar mercado. Ganhando mercado fidelizam clientes e nos proximos lançamentos podem ser com preços mais altos.
      Trabalho com analise de empresas, ja vi empresas com. grande Faturamento darem prejuizo ppr causa das despesas e custos atrelados a atividade.

      Os consumidores pesam no curto prazo.. o que a empresas fazem hoje são para gerar fruto daqui ha 5 ou 10 anos(planejamento estratégico).

      DouglasNeto Castro


      • 8
        Joao Victor 21/08/2018 Link para o comentário

        tailandesa? kkkkk ok a Asus e de Taiwan so pesquisar para saber que tecnicamente ela e uma empresa chinesa sim.


      • Diego Santos 7
        Diego Santos 22/08/2018 Link para o comentário

        Puts Taiwanesa.. Maldito corretor


      • 5
        Diego 22/08/2018 Link para o comentário

        voce esta certo. eu sabia que era de Taiwan, mas nunca olhei no mapa onde ficava a cidade rsrsrsrsfs Sabia que era asiatico.. valeu.corrigido


  • J H Gouveia 30
    J H Gouveia 20/08/2018 Link para o comentário

    Vida de editor é difícil, se não foi "comprado" é um "fanboy". Se acham isso o que vem fazer aqui?

    Stella Dauer


  • 4
    André_Prado 20/08/2018 Link para o comentário

    Como cliente da Motorola e que já teve um Asus, assino embaixo a matéria. Quem sabe futuramente eu faça o caminho inverso. Mas por enquanto fico com a Motorola. É um caminho cômodo e isso é tudo o que o cliente comum quer - mesmo motivo pelo qual a Samsung também faz sucesso por aqui.

    Por mais qualidade que Xiaomis. Vivos, HTCs, Asus e Pixels tenha, o custo-benefício de serviços x qualidade x conveniência será insuperável.

    Stella Dauer


  • Everson Garcia 17
    Everson Garcia 20/08/2018 Link para o comentário

    Sim ela é a bola da vez. E já estou querendo me desfazer do meu Moto Z2PLAY e comprar o ZenFone 5. E é muito merecido! Se ganharem um posto melhor no nosso mercado e em outros mercados.


  • 8
    Joao Victor 20/08/2018 Link para o comentário

    depois da experiência horrível com o zenfone 2 nunca mais voltou a comprar um celular da Asus, bateria horrível, câmera ruim, e logo deu problema, teve que ir 3 vezes para a assistência que para variar também e uma merda. A qualidade só fica nas especificações mesmo.


    • Eduardo Urbaneja 26
      Eduardo Urbaneja 20/08/2018 Link para o comentário

      Cara, a Asus do Zenfone 2 não é a mesma da de hoje, tanto em termos de produto como na questão de assistência técnica.


      • 8
        Joao Victor 20/08/2018 Link para o comentário

        não sei não, e muito fácil achar muitas pessoas reclamando ainda hoje dos aparelhos mais atuais, confiei na época que a empresa era uma novata no mercado e não foi uma boa experiência acho difícil confiar de novo.


  • Ari Pereira 12
    Ari Pereira 20/08/2018 Link para o comentário

    Não adianta, pode até ser do ano, do século, enquanto tiver um RMA inoperante, invisível, para mim Asus nunca mais.


  • Carlos Barbosa 21
    Carlos Barbosa 20/08/2018 Link para o comentário

    Bom, gosto é gosto.


  • Pedro Sena 7
    Pedro Sena 19/08/2018 Link para o comentário

    Eu achava a Asus boa, até que um amigo meu tinha um foi recomendar pra outro amigo e o celular veio com defeito... No próprio site da Asus. Segundo o rapaz colocaram mil dificuldades pra resolver a situação e ele desistiu de correr atrás. No entanto o amigo que ainda tem um ainda gosta da marca e tá doido pra comprar o novo lançamento. Depois disso eu não arrisco na Asus tão cedo...

    Eduardo UrbanejaJoao VictorAri Pereira


  • Thiago19 40
    Thiago19 19/08/2018 Link para o comentário

    Depois do zenfone 4 selfie e selfie pro, muitos dispostos a comprar Asus mudaram de ideia pela má qualidade dos aparelhos. Infelizmente é uma marca que não dá para recomendar, triste ver que a Samsung está mais fácil de recomendar


    • 8
      Joao Victor 20/08/2018 Link para o comentário

      abandonei a Asus no zenfone 2 e fui para Samsung até agora nada a reclamar. então sim e mais fácil recomendar a Samsung do que a Asus.

      Ari Pereira


  • 19
    job Marques 19/08/2018 Link para o comentário

    Sim e não! se pensarmos que foram extremamente atentos ao mercado,economia e comportamento não haverá dúvidas . Se focarmos no embate com os importados ou mesmo o comércio não oficial da galeria pagé entre outros,não ! Ainda poderiam dentro de uma razoabilidade mexer mais nos preços mesmo que sacrificassem o marketing tradicional. Mas obviamente não tenho acesso a números pesquisas etc. Não seria tolo de achar que uma mera opinião sobre isso ,traria embutida uma verdade inquestionável . De novo parabéns aos profissionais que resgataram o frescor da marca ,não somente pelo preço mas pelas opções da linha .

    J H GouveiaStella Dauer


    • Stella Dauer 49
      Stella Dauer 19/08/2018 Link para o comentário

      Bons argumentos, Job!


  • 3
    Conrado Vitorio Toledo Ranieri 19/08/2018 Link para o comentário

    Gostei bastante da coragem da matéria e mesmo sem Asus no momento, devo concordar. Tá me dando vontade de pegar um. A Motorola deve ser ultrapassada, infelizmente. Mas o posto de celular de entrada, usado muito por públicos diversos, como idosos, trabalhadores de algumas áreas, etc, ainda vai ser difícil tirar da Samsung

    Eduardo UrbanejaBruno SalutesStella Dauer


  • 13
    Rogério Veríssimo de Aquino 19/08/2018 Link para o comentário

    Salvo alguma improvável surpresa, sem dúvidas a Asus será a fabricante do ano. E mais que merecidamente.

    Bruno Salutes


  • Andarilho 15
    Andarilho 19/08/2018 Link para o comentário

    Espero que seja a fabricante do ano pois foi bastante corajosa no quesito preço baixo com qualidade.

    CAVBruno Salutes


    • CAV 57
      CAV 22/08/2018 Link para o comentário

      E esperar pra ver se isso será o suficiente para ultrapassar a Positivo em vendas, e finalmente alcançar a LG, que não parece que vai ter um bom ano por aqui.


  • 11
    Leonardo 19/08/2018 Link para o comentário

    A única coisa que a sem criatividade da Asus vem fazendo é copiar o design da Samsung e da Apple e fazer uma mistura ridícula. Agora estão usando notch. Aliás, dizem que são baratos, claro, usam processadores medianos, como o snapdragon 6XX, então fica fácil tapear a galera... Quando usam algum modelo com snapdragon 8XX, o valor sobe bastante. PS. Sempre usei e sempre gostei muito da Asus em outros segmentos. Agora um celular com a frente da Samsung (sem tela curvada), notch e a traseira do iPhone e desempenho de mid-end não dá. Rsrsrs

    Ari PereiraBruno Salutes


    • Eduardo Urbaneja 26
      Eduardo Urbaneja 20/08/2018 Link para o comentário

      Cara, o Zenfone 5Z é o smartphone com 845 mais barato do mercado nacional. E se vc acha que a Asus copiou o Iphone, espera a Motorola com o P30/One Power quando ele vier aqui hahaha


    • 5
      Diego 21/08/2018 Link para o comentário

      leo, o Marcel explicou bem o porquê do Nocth.. ele falou que engoliram barriga no lançamento do Zenfone 4, pois veio a onda dos 18:9. Entao, para o Zenfone 5 ele foi até os fabricantes de telas e verificou as encomendas com tela Notch estava em todo vapor.
      Va em.lojas como Gearbest e veka "n" marcas que não temos no Brasil lançando seus celulares com nocht.
      Acho independentemente da tela a Asus deveria ter uma traseira diferente exatamente pra nao sair como copia do Iphone X. Alguma forma de manter sua identidade.
      Seja como for ai estão os smartphones com nocth.


  • Tenente Zureta 33
    Tenente Zureta 19/08/2018 Link para o comentário

    A Asus pode ganhar o troféu do ano de um ou outro site sobre tecnologia mobile, e com ctza está fazendo por onde... Mas só isso não será capaz de alcançar o tão sonhado posto de segundo colocado em vendas em território nacional, hoje nas mãos da Lenovo. O marketshare da Asus sempre foi muito baixo, quase que irrisório se comparado as demais "grandes", mas parece que estão querendo mudar isso... Não sera a família zenfone 5 que vai mudar isso, mas pode começar a incomodar! Agradar ao usuario com boas specs, investir em mais assistencias tecnicas e ouvir o consumidor pode ser um diferencial !

    Bruno SalutesAri PereiraStella Dauer


    • Eduardo Urbaneja 26
      Eduardo Urbaneja 20/08/2018 Link para o comentário

      O Problema da Asus é que ela não quer entrar no mercado abaixo de 800 reais, onde a maior parte dos celulares vendidos no Brasil está.


  • Ricardo Martins de Mesquita 2
    Ricardo Martins de Mesquita 19/08/2018 Link para o comentário

    Ano passado comprei um Asus Zenfone Selfie 4 Pro para minha esposa pelo custo x benefício. Tinha um Samsung Edge S7 passei pro meu filho e comprei um Oneplus 5T. Bom as fotos do ASUS não tem qualidade e o áudio gravado para o Instagram fica muito baixo. Pela experiência não compraria outro. Mas os lançamentos desse ano me dariam vontade de ir na loja para testar.

    Bruno SalutesDavid CD


  • 23
    Ricardo 19/08/2018 Link para o comentário

    Queria agradecer pelas postagens de apoio nessa minha saga contra a Asus! E sei que é uma questão de sorte/azar pegar um aparelho com defeito. Lei de Murphy existe, claro, mas... 3 vezes seguidas, com 3 modelos diferentes da Asus em um espaço de 18 meses?!? Quando acontece 1 vez, é acaso; 2 vezes, coincidência; 3 vezes, para o otimista é uma aberração estatística mas, pra mim, eu entendi como um padrão. Todo mundo que eu conheço teve stress com a Asus. Ou o aparelho pifou rapidamente ou além disso o sujeito ainda teve stress com o pós-venda. Já vivi de tudo com a Asus. Não compro mais, não indico e se me perguntarem, falo mal. E com conhecimento de causa. Hoje, quando ouço falar da ASUS já rola uma crise de ansiedade.

    Ari Pereira


    • Ari Pereira 12
      Ari Pereira 20/08/2018 Link para o comentário

      O problema que a Asus arrumou comigo só consegui resolver na Justiça.


  • Mateus Rodriguez 2
    Mateus Rodriguez 19/08/2018 Link para o comentário

    Só falta lançar aparelho bons abaixo dos 1000 reais que pode se tornar queridinha dos brasileiros, pegando lugar da Motorola nesse quesito.

    David CD


    • Tenente Zureta 33
      Tenente Zureta 19/08/2018 Link para o comentário

      A queridinha dos brasileiros continua sendo, de longe, a Samsung... A Lenovo vem muito atras, e mesmo assim tem um marketshare q vai ser dificil que a Asus ultrapasse a curto prazo....

      Eduardo UrbanejaAri PereiraDavid CD


  • Tiago Morais 17
    Tiago Morais 19/08/2018 Link para o comentário

    Eu Gostei muito do preço do Zenfone 5Z, agora não posso dizer o mesmo sobre o preço do Zenfone 5, deve ser o modelo com snap 636 mais caro do mercado.

    David CD


  • Neto Castro 52
    Neto Castro 19/08/2018 Link para o comentário

    Não vai ser a fabricante do ano! Tenho muita dúvida disso! Final do ano a gente vê.


  • Wellington Alves 7
    Wellington Alves 19/08/2018 Link para o comentário

    Eu acho que é, sim, uma boa notícia a Asus ter trazido o Zenfone 5Z pro Brasil, apesar de nunca ter sido cliente da empresa, justamente por causa da competitividade que isso pode desenvolver com relação a custo x benefício.

    Stella Dauer


  • Léia M. 29
    Léia M. 19/08/2018 Link para o comentário

    Acho que toda marca tem seus momentos bons e ruins.
    Sony e LG que até bem pouco tempo estavam concorrendo com seus tops hoje em dia estão esquecidas.
    Samsung já teve falhas sérias como o caso do note7 e a Motorola ultimamente está tendo muitos problemas.
    Diante dessa digamos "crise" a Asus viu a oportunidade de ganhar uma fatia de usuários perdidos claramente focando bem mais na Motorola como "alvo" que as outras.
    Eles claramente sabem que uma empresa "desconhecida" não teria nenhuma chance sem trazer um preço competitivo.
    Sobre o 5z ainda será preciso testar ele pra ter real noção... porém para lançar com esse preço obviamente teve corte em alguma coisa o que nos leva a acreditar que mesmo com o Qualcomm 845 embarcado no aparelho talvez ele ainda não seja capaz de competir em igualdade com outros aparelhos com o mesmo processador.
    Em questão de preço além do topo de linha os intermediários estão com o preço já esperado nessa faixa.

    Eduardo UrbanejaBruno SalutesStella Dauer


    • Stella Dauer 49
      Stella Dauer 19/08/2018 Link para o comentário

      Muito bom

      Léia M.


  • Rayane Assis 2
    Rayane Assis 19/08/2018 Link para o comentário

    Sim, eu tenho toda a dúvida não adianta falar que tem isso tudo e não entregar.
    Jogo Free Fire jogava com um j7 metal no ultra ai agora vim jogar com o Asus zenfone 4 selfie da minha irmã pq perdi o meu e para minha surpresa ele é mais fraco q o j7.

    Asus zenfone 4 selfie rodando no padrão com o avião abrindo no meio do mapa VS j7 metal 2016 no ultra com avião abrindo no começo do mapa.

    Para mim isso chega ser uma vergonha.

    Mauro Santos


    • Wellington Alves 7
      Wellington Alves 19/08/2018 Link para o comentário

      Eu pessoalmente não acho justa a relação custo x benefício dos celulares intermediários da Samsung, mas entendi seu ponto


    • Islam Eloirrano Rodrigues Carvalho 3
      Islam Eloirrano Rodrigues Carvalho 19/08/2018 Link para o comentário

      Sinto muito mas não pode se esperar muito do Zenfone 4 selfie que conta com o snap 430 que é Chipset de entrada. Já o J7 metal é um intermediário lançado em 2016 com preço no lançamento entre 1300 e 1600. Portanto, a não ser que tenha me equivocado em alguma informação não se pode compará-los.

      CAVEduardo UrbanejaDouglas


  • Breno Caputo Filho 13
    Breno Caputo Filho 19/08/2018 Link para o comentário

    Comprei um Zenfone 3 há quase um ano.
    E nesse tempo minha experiência com ele tem sido ótima, mesmo sendo um aparelho de 2016. Continua recebendo atualização frequente (essa semana mesmo teve).
    Tenho vontade de experimentar outras marcas como Huawei, OnePlus e Xiaomi, mas também me manteria na Asus tranquilamente. Das atuais marcas "nacionais" eu só trocaria por um Samsung da linha S.
    Claro, a empresa tem muito a crescer nesse seguimento mobile, mas com o pouco tempo de mercado já colocou muitas veteranas pra comer poeira.

    Eduardo Urbaneja


  • 2
    SMOK3 19/08/2018 Link para o comentário

    Nao se engane com isso ai nao pessoal q usa outras marcas, Asus antes de vender parece uma maravilha, depois q vende , vc é ignorado, se duvidar vai no forum oficial da marca zentalk, e entenda do q estou falando, milhares de usuarios com problemas, sem nenhum suporte da moderação! la um ajuda o outro na medida do possivel, pq tudo q temos da Asus é uma resposta automatica em praticamente todos os comentarios deles, isso quando eles se dão ao trabalho de responder!

    R Prebianca


  • Diego Santos 7
    Diego Santos 19/08/2018 Link para o comentário

    Admiro atitude, crescimento e respeito da ASUS com o público brasileiro.
    Tenho um LG G6 e fico triste com o extremo descaso e falta de comunicação que a LG MOBILE BRASIL tem pelo público brasileiro.
    Parabéns Marcel Campos e toda equope da ASUS... Parece que em breve vocês vão passar por cima da LG e incomodar muito a Moto.
    Agora pra bater o Tio Sam, basta aumentar em 15× o gasto com propaganda, expandir os pontos de vendas, colocar lojas fisicas e segurar o preço dos smarts... "Só isso"


    • Wellington Alves 7
      Wellington Alves 19/08/2018 Link para o comentário

      Samsung e sua chuva de modelos que só fazem confundir a cabeça da galera


    • Tenente Zureta 33
      Tenente Zureta 19/08/2018 Link para o comentário

      bater a Sammy ? O próprio Marcel Campos sabe que é uma tarefa que a ASUS nao tem cacife... pelo menos nao a curto/médio prazo. Até mesmo a Lenovo esta em uma posição (no BR) que dificilmente a ASUS vai alcançar tão cedo...


  • 7
    Vitor Casaes 19/08/2018 Link para o comentário

    Eu admiro a inciativa da Asus em trazer um “top de linha” com bom custo benefício, mas é fato que esses aparelho não são mais baratos à toa, sofrem sim diversos cortes de custo para custarem menos, não tem milagre.
    Basta o usuário decidir quais suas prioridades ao adquirir um aparelho.

    CAVStella Dauer


  • 12
    Diogo Mendes 18/08/2018 Link para o comentário

    O Brasil que eu quero: esses youtubers e bloggers que são pagos e ganha o aparelho de Asus fale bem do aparelho, parem de fazer propaganda para enganar os consumidores. Quem tem Asus alem do youtubers e escritores do blogger ??

    job Marques


    • 32
      Vinicius Guerra 18/08/2018 Link para o comentário

      Diogo, toda marca pode apresentar problemas, isso é fato!

      Ninguém compra um aparelho e fica satisfeito se der defeito, mas se der, a empresa tem que trocar ou consertar, o cliente não pode ficar no prejuízo.

      Eu não compraria nenhum Lenovo hoje, mas isso é subjetivo, o índice de defeitos, bugs no Moto G4 é alto, mas conheço algumas pessoas que compraram e funciona bem até hoje.

      Não existe produto e muito menos marca perfeita, Samsung que tem boa qualidade, só para ter uma ideia, também apresenta problemas, sempre vai existir reclamações de todas as marcas, se a gente for no Reclame Aqui, lá mesmo é um '' mural de lamentações ''.

      O que mais importa é ver o cliente satisfeito, se toda empresa conseguisse agradar o seu cliente seria ótimo, mas sabemos que não é assim, mas cada um deve saber o que é melhor para si. Conheço amigos por exemplo que só compram iPhone e metem o malho na Samsung sem nunca terem usado a marca, mas cada um opta por aquilo que acha melhor. Não acho que os Youtubers são todos vendidos, também não podemos generalizar, mas cada um passa uma informação, a qual julga ser interessante.

      Hoje, nós temos que comprar algo e automaticamente, sabermos filtrar o que queremos de fato, assim diminui consideravelmente a probabilidade de erro.

      Stella Dauer


      • Stella Dauer 49
        Stella Dauer 19/08/2018 Link para o comentário

        Obrigada por ser racional, Vinicius. Na verdade, eu diria que é quase impossível youtubers de tecnologia serem comprados. As marcas preferem grandes influenciadores. Sempre foi assim.

        Eduardo UrbanejaVinicius Guerra


    • Kerssy Jhonnes Wistherpon 32
      Kerssy Jhonnes Wistherpon 18/08/2018 Link para o comentário

      Brother Diogo, o único canal do YouTube que fala a verdade sobre os smartphones da ASUS é o "Meu Smartphone", ele fala como o aparelho realmente é.


      • Stella Dauer 49
        Stella Dauer 19/08/2018 Link para o comentário

        Isso Kerssy, ele joga um aparelho que NÃO é à prova d'água na água e diz que a Motorola decepcionou. É exatamente certinho o que ele fala, sim.

        Eduardo UrbanejaIvan Amarante


      • Léia M. 29
        Léia M. 19/08/2018 Link para o comentário

        Kkkkkkkk.... agora saiu que o Z2play tem casos de "bateria viciada" até o momento não vi ninguém mais comentando.
        Gosto do canal dele mas ultimamente anda dando mancada mesmo.


      • Thiago Lee 35
        Thiago Lee 19/08/2018 Link para o comentário

        Lembrei do caso em que teve treta entre ele e a Asus com relação a não ter ganhado um smart para teste... kkkkk, desnecessário!
        Reviews dele são fracos, mas cada um segue o que achar melhor. No meu caso, acompanho alguns que são chineses e alguns americanos, um em particular que gosto muito sobre resistência é o Jerryrig :P
        Como só compro celular na china agora prefiro o review de fora mesmo, rápido e prático.
        Ps.: Tu nunca vai saber se a pessoa foi comprada ou não, maioria das vezes ela tira do próprio bolso para comprar o aparelho!

        Eduardo Urbaneja


      • Kerssy Jhonnes Wistherpon 32
        Kerssy Jhonnes Wistherpon 19/08/2018 Link para o comentário

        Stella, pior que olhando por esse lado, você tem razão. Kkkk


    • 15
      Ernesto Koji Nakazawa 19/08/2018 Link para o comentário

      Minha irmã tem um Zenfone 3 (4GB/64GB) e minha mãe um Zenfone 4 (4/64 tb). Não têm nada a reclamar.


    • Neto Castro 52
      Neto Castro 19/08/2018 Link para o comentário

      Concordo Vitor Casaes! Talvez componentes de segunda linha, por exemplo!


  • 63
    José Luís Silva Martiniano 18/08/2018 Link para o comentário

    A Asus está no caminho certo, com produtos bons e de qualidade, que não deixam a desejar.


  • Everson Garcia 17
    Everson Garcia 18/08/2018 Link para o comentário

    Cara em tecnologia isso não é questão de uma ou outra marca. Em todas as marcas vc entra e vê milhões de reclamações. Eu tenho Motorola. Não tive problema mas entra em notícias da Moto e gente reclama aos montes e assim como todas as outras há infinitas reclamações. Infelizmente pegamos o costume de só relatar experiências ruins. E o mais engraçado é as pessoas dizendo marca tal nunca mais. Tá aí vc vai e compra a outra e se a outra der problema não vai querer ela tb? Vai chegar num ponto que vc não vai mais comprar nada. Pq todo mundo que compra algo eletrônico corre o risco. Eu comprei um Samsung que deu problema. Fiquei frustrado, fiquei e muito. Mas depois de um tempo voltei a comprar um Samsung. E a experiência foi muito positiva.

    Eduardo UrbanejaVinicius GuerraPaulo Ricardo


  • Carlos Gardel Sampaio 2
    Carlos Gardel Sampaio 18/08/2018 Link para o comentário

    Eu sempre acreditei nos produtos da Asus, compro desde o Zenfone 5,só que nessa semana tive uma decepção com a assistência técnica da mesma não vou entrar em detalhes sobro a burocracia que se enfrenta para poder mandar um produto à assistência mas receber um laudo duvidoso, me acusando de mentir, e ainda querer cobrar o valor de um aparelho novo no preço do reparo, aí é o fim da picada velho! Se ela almeja alcançar um posto mais alto dentre as concorrentes, ela tem que valorizar quem pode leva-la até esse posto, os seus clientes.

    Douglas


    • Léia M. 29
      Léia M. 19/08/2018 Link para o comentário

      O problema das assistências é ser um serviço terceirizado que as marcas nem tem como fiscalizar... Algumas são péssimas tanto no atendimento quanto manutenção e isso é um problema geral das fabricantes salvo a Apple.
      O que dá pra fazer é buscar informações sobre a assistência que você vai deixar isso se você tiver mais de uma na sua cidade.
      Porque se não tiver opção aí só resta torcer para não ser "presenteado".


    • João Paulino 6
      João Paulino 19/08/2018 Link para o comentário

      A assistência é um lixo, e espero que com essa nova posição da Asus , isso melhore, pois o custo / benefício na linha zenfone 5 está imbatível ( zenfone Max pro m1 com SD 636, 5.000 de bateria, por 1.349,00, é extremamente tentador!!!), e quanto a assistência, se todos procurassem seus direitos, elas não fariam o que querem, pois, por exemplo, eu mesmo ganhei uma causa judicial contra a prooria Asus e sua assistência, onde serei generosamente ressarcido ( quase 5x o valor do produto), e nem por isso vou deixar de comprar seus produtos, já tendo consciência de como resolver qualquer problema, é claro !!!


  • Nivaldo Cavalcante 39
    Nivaldo Cavalcante 18/08/2018 Link para o comentário

    Assim que eu for trocar meu G5S+ farei a opção pela Asus, realmente, pra mim, está batendo a Motorola já.


  • Maiky Braga 26
    Maiky Braga 18/08/2018 Link para o comentário

    "Ir de encontro com que o consumidor espera é algo extremamente difícil." o correto seria "Ir ao encontro com que o consumidor espera é algo extremamente difícil."


    • Michael Mandy 7
      Michael Mandy 18/08/2018 Link para o comentário

      "Maiky Braga". O correto seria "Mike Braga".


      • Maiky Braga 26
        Maiky Braga 18/08/2018 Link para o comentário

        Concordo com vc, apesar de nomes próprios não terem que seguir a ortografia. Porém no caso de uma reportagem, é importante uma gramática correta, principalmente quando o que esta escrito é o completo oposto do que se queria dizer.


  • 2
    Pablo Won-Held 18/08/2018 Link para o comentário

    A única dúvida que eu não tenho é que NUNCA MAIS irei comprar produtos ASUS. Infelizmente não tem mais a qualidade de antes. Meu pai teve uma placa mãe ASUS em menos de 1 ano. O notebook da minha esposa e meu celular zenfone 3 zoom também não duraram um ano. Péssima qualidade e ainda têm a cara de pau de falar que foram maus usos. ASUS NUNCA MAIS!


    • 2
      Pablo Won-Held 18/08/2018 Link para o comentário

      Ah, conheço várias outras pessoas que tb tiveram a mesma experiência ruim com essa péssima marca!


  • David CD 80
    David CD 18/08/2018 Link para o comentário

    Na verdade a Asus recebeu até uma ajuda da concorrência por querer explorar o público com preços absurdos. Então ela é facilmente a fabricante do ano.

    Eduardo Urbaneja


  • 23
    Ricardo 18/08/2018 Link para o comentário

    Depois que eu tive 3 Asus, na sequência, com defeito, desisti da marca. No momento, estou com um processo no Juizado Especial Cível pra tentar conseguir a devolução do meu dinheiro. Foi assim que acabou minha última aventura com a Asus. Não, não acho que a Asus será a fabricante do ano. E espero que nunca venha a ser. Pelo menos não antes da empresa melhorar os seus produtos e, principalmente, o seu pós-venda. Os aparelhos da Asus são bonitos e modernos, mas NÃO duram. Em tempos de grana curta, não dá pra arriscar assim.

    BlindLucas Goulart F.Pablo Won-HeldJairo rios


    • 21
      joao 18/08/2018 Link para o comentário

      ai vai de cada um, você teve o azar de não der certo, tenho o zenfone 2 ainda, e nunca deu problema no hardware, no software sim pois o sistema já está defasado, então acho que vai de cada um mesmo, e sorte aí no processo quando tá errado tem que entrar na justiça mesmo

      Douglas


    • David CD 80
      David CD 18/08/2018 Link para o comentário

      Uma pena sua experiência com a Asus ter sido frustrante, mas acontece. E tem alguns que até hoje tem zenfones antigo. Mas cada vez tenho certeza que é uma loteria a chance de pegar um aparelho com qualidade.

      DouglasVinicius Guerra


    • 32
      Vinicius Guerra 18/08/2018 Link para o comentário

      Infelizmente Ricardo todo produto eletrônico pode apresentar problema. Eu mesmo conheço várias pessoas que tiveram problemas com Moto G4, G5 e até G6. Mas isso ocorre geralmente devido ao lote de fabricação, cerca de 1% ou mais desses lotes, vão apresentar problema.

      Eu mesmo tive uma TV da Sony de 32 polegadas, durou 3 anos e queimou, só a troca da tela ficava em R$1200,00. Tive que comprar uma nova, no caso da Samsung. É sem dúvida frustrante quando acontece isso, eu particularmente, não gosto da Lenovo, a dona da Motorola, mas gostei do Moto X4, um primo comprou e está satisfeito com o aparelho, até agora sem nenhum problema, ele já teve Asus Zenfone 3 e A5 2016.

      Atualmente é complicado mesmo escolhermos um smartphone, principalmente quando acaba a garantia, mas com certeza você vai conseguir êxito na sua causa, boa sorte no próximo aparelho.


  • 13
    Conta desativada 18/08/2018 Link para o comentário

    Enquanto a Asus se reinventa pra agradar ao público e oferecer aparelhos bons a preços justos, a Motorola abre mão de seus maiores diferenciais no mercado (atualizações rápidas e a tela shatttershield). Na minha opinião, a Asus toma essa vaga fácil.


  • Pedro Rodrigues 1
    Pedro Rodrigues 18/08/2018 Link para o comentário

    Acho que o único problema da Asus é o tamanho dos celulares, coisa que a Motorola mostra que possui tecnologia capaz de manter a espessura de um aparelho intermediário, em configurações adequadas, com menos de 7mm . É de se entender as configurações melhores da Asus, e na questão da assistência, não é um favor que ela está fazendo a ninguém; é algo obrigatório. o M1 com certeza tem uma configuração muito atrativa para quem gosta dos intermediários da Motorola, mas perde em portabilidade (Maior e mais espesso) e no preço, o que faz a esperança no Motorola One ser maior que os lançamentos da Asus.


  • 32
    Vinicius Guerra 18/08/2018 Link para o comentário

    O que a Asus está fazendo agora, pelo menos colocando preços mais condizentes, era mesma coisa que a Xiaomi poderia ter feito também.

    Cabe ao consumidor, dar uma bela boicotada na concorrência, para sabermos se eles vão baixar o preço. Como já comentei em outro tópico, é uma vitória para o consumidor, as empresas estavam muito a vontade colocando preços lá em cima, depois reclamam que as vendas caem. Não é qualquer um hoje, que pode pagar R$4.000,00 ou mais num smartphone não, isso chega a ser loucura. A esse preço, você compra um belo laptop bem equipado, ainda sobra um dinheiro. Temos que pensar um pouco, refletirmos. Dinheiro não dá em árvore, tem que trabalhar e muito para conseguir pagar as despesas e sobrar uma grana para poder poupar.

    Se a Asus é a fabricante do ano por ter preços mais condizentes? Diria que sim, pode melhorar um pouco mais, pelo menos, o lucro abissal foi bem reduzido, nisso a empresa pode faturar e muito, no volume de vendas, atitude e decisão muito bem acertada de um executivo, que pelo menos pensa na empresa, mas também pensa no consumidor, numa forma de que todos possam ter os seus produtos, sem ter que se endividar tanto, como o mesmo consumidor faz, para ter aquele iPhone caro ou um S9 da vida. Nem tudo é status, compre por necessidade, pesquise bastante, essa é a lógica, tenho certeza que seu bolso agradece.

    O mais importante, sempre endosso isso, é você estar satisfeito com aquilo que tem, seja coerente, faça a compra acertada, afinal, é você que vai usar, se quiser se '' mostrar '' por ai, compre um Rolex, na hora será notado por todos, inclusive por bandidos.

    CAVAngelo Giuseppe Reck


    • CAV 57
      CAV 22/08/2018 Link para o comentário

      A questão é que essa estratégia da Asus não vai conseguir colher frutos à curto prazo, porque o público brasileiro, de forma geral, já está acostumado com Samsung e Motorola, e fazer esse povo mudar de ideia não é nada fácil.

      Além de que a própria Asus comete erros, como a de demorar a lançar aparelhos no nosso mercado, a de não marcar a mesma presença que Samsung e Motorola marcam no varejo físico (ainda muito visado pelo público leigo), do suporte ainda ser um ponto onde ela precisa evoluir, e ainda do fato dos aparelhos de 2015 não terem deixado uma boa impressão dela a ponto de ainda influenciar na decisão do consumidor de considerar os seus atuais aparelhos, que sabemos que já superaram boa parte dos pontos fracos daqueles lançados 3 anos atrás.

      E é vergonhoso ver que todo esse barulho que a Asus gera nos sites de tecnologia e redes sociais não ter resultado em superar a LG em vendas.
      Aliás, não superou nem Apple e nem a Positivo.


  • Joe 8
    Joe 18/08/2018 Link para o comentário

    Achei legal os lançamentos, o 5z tb gostei, tive o primeiro zen fone 5, e foi um desastre, oq acho q eles ainda tem que melhorar é a demora do anuncio global até o lançamento no brasil, eu mesmo acabei pegando um Mi Mix 2s, porem teria ido de 5z se estivesse disponível por aqui


    • Wellington Alves 7
      Wellington Alves 19/08/2018 Link para o comentário

      Eu pessoalmente acho a linha Mix esteticamente feia e por isso não compraria um smartphone deste modelo, apesar de gostar da Xiaomi. Espero que o celular não te decepcione em desempenho e em duração.


  • 33
    Pedro 18/08/2018 Link para o comentário

    A transparência da Asus e do Marcel é digno no mínimo de aplausos, eu não me lembro até hoje no Brasil de ver uma empresa se comunicar com o usuário como esta sendo feita pela Asus hoje, o mais importante disso tudo é que eles estão jogando limpo com o Brasil, colocaram varios produtos de qualidade por preço justo respeitando a situação em que o Brasil se encontra apoiando a cultura local e melhorando sua rede de serviços, com certeza é uma empresa que merece com todas as letras a nossa confiança, Marcel esta fazendo uma coisa que pode seguida futuramente por várias outras empresas do setor, que é respeitar o dinheiro das pessoas e ser participativo junto a elas num corpo a corpo verdadeiro, usando todos os meio comunicação existentes redes e mídias sociais, o Zenfone 5 sera um divisor de águas no Brasil, parabéns a Asus e ao trabalho excepcional do Marcel.

    Angelo Giuseppe ReckRogério Veríssimo de AquinoConta desativadaVinicius Guerra


  • Marcos F. 20
    Marcos F. 18/08/2018 Link para o comentário

    Não vou de Motorola nunca mais. agora é só Asus!


  • airton 22
    airton 18/08/2018 Link para o comentário

    Sem dúvida nenhuma a Asus merece o troféu do ano. Meu Zen 3 (ZE552KL) que o diga (as atualizações estão em dia).
    Eu migraria tranquilamente para o Zen 5.
    Parabéns, Asus!

    Angelo Giuseppe Reck


  • Gilglauber Simoes 16
    Gilglauber Simoes 18/08/2018 Link para o comentário

    E daí que a Asus tá chegando? Passei um ano com o Motoz2 Play, aparelho perfeito até hoje,vou trocar por um Z3Play, e não me arrependerei. Parece que o AP ganha dinheiro pra detonar a Motorola. Coisa feia e medíocre.

    Pablo Won-Heldviktor santosMárcioCaio Grama


    • Bruno Salutes 54
      Bruno Salutes 18/08/2018 Link para o comentário

      Só falei a verdade que está aí pra quem quiser ver, independente do nosso site falar ou não. Não estamos aqui para massagear o ego de ninguém e de nenhuma empresa, o que é bem diferente de reconhecermos algo. E mais respeito quando algum profissional fala algo que não te agrada, por favor, isso é liberdade de expressão e não propina.

      Marcelo OliveiraLeonardo CrespoConta desativadaEdinho K.Lígia B.Carlos Felipe AraújoConta desativadaVinicius GuerraLucas Goulart F.Marcos PauloMichael MandyAngelo Giuseppe ReckDouglasTiago


    • Marcos F. 20
      Marcos F. 18/08/2018 Link para o comentário

      Não é porque com você a Motorola está sendo perfeita que tem que ser pra todo mundo. O que o AP vem falando da Motorola é em comparação com o que ela era antes de ser comandada para a Lenovo. E SIM, a Motorola está longe agora de ser uma ótima marca como ela já foi. Se você está achando ela ótima, beleza. Mas saiba que não é porque está boa com você, que ela está com todo mundo. Meu Moto G5S (que irei trocar por um Zenfone 5) em menos de 5 meses de uso já apresentou Burn In, o que é ridículo. E até agora não foi atualizado para o Oreo, diferente da Asus que já atualizou praticamente todos.

      Leonardo CrespoConta desativadaLígia B.Lucas Goulart F.Bruno Salutes


      • 2
        Pablo Won-Held 18/08/2018 Link para o comentário

        Boa tarde, amigo. Cuidado com a Asus. Eu tive a mesma experiência ruim q vc teve, só q com a Asus. Com 4 meses de uso meu zenfone 3 zoom queimou o LCD. Meu pai teve uma placa mãe queimada em 10 meses e minha esposa o notebook em 11 meses. Essa péssima qualidade em diversidade de produtos comprova o serviço ridículo oferecido pela Asus. Tenho amigos que passaram pela mesma experiência ruim e se eu fosse vc pensaria em outra marca!

        Bruno Salutes


      • Edinho K. 31
        Edinho K. 20/08/2018 Link para o comentário

        Boa tarde, amigo. Estou digitando de um notebook da Asus com quase 5 anos de uso, do qual sequer a bateria precisei trocar até o momento e não sabe o que é formatação. Melhor sorte na próxima!

        Bruno Salutes


    • Wellington Alves 7
      Wellington Alves 19/08/2018 Link para o comentário

      Considerando que os 2 aparelhos são bons (Z3 Play e Zenfone 5Z), mesmo que você decida continuar optando pela Motorola, ela vai ter que se mexer um pouco pra melhorar o custo x benefício devido a esse lançamento da Asus, o que no final é bom pra todos.

      Leonardo CrespoConta desativadaBruno Salutes


    • Edinho K. 31
      Edinho K. 20/08/2018 Link para o comentário

      O que parece mesmo é que há motonautas que levam pro lado pessoal qualquer crítica à Motorola ou um elogio destinado à outra fabricante...

      Leonardo CrespoConta desativada


  • 73
    Jairo rios 18/08/2018 Link para o comentário

    Diria que a Asus está evoluindo, trouxe de forma bem atrasada os seus lançamentos globais ontem ao Brasil e com certeza a concorrência irá reagir , e isto é ótimo para nós consumidores

    Conta desativadaConta desativadaVinicius Guerra


  • Deivson César 9
    Deivson César 18/08/2018 Link para o comentário

    Usei Motorola por uns 6 anos passando por RAZR I, moto g 2 geração, moto x play, moto z play, e moto z2 play, e que me fez escolher a marca lá traz foi seu software quase nada modificado seu preço e atualizações rápidas que foi o que mas me chamou atenção na marca com aparelhos com preço justo depois ela ainda me segurou com boas baterias nos intermédios moto x play e z play primeira geração e hoje tudo isso meio que sei foi a atualização do Android demora mas que as outras fabricantes o preço tá lá em cima e os diferenciais meio que sumiram bateria boa só nos de entrada, pra mim a marca se perdeu depois que a Lenovo assumiu sim sei que ela tem muito aparelhos pra dar atenção e no tempo do primeiro moto g era uma linha enxuta mas ela fez suas escolhas que no meu ponto de vista não foram boas para o consumidor mas pra empresa talvez tenha sido boa com o nome cativo que tem no mercado brasileiro e que ela faz questão de colocar ridiculamente grande na frente do aparelho, até esperei um pouco para ver se o motora One Power chegaria para me animar um pouco e compra lo mas até agora não chegou e as incógnitas se ele chegaria com o Android One ou se chegaria com o bateria grande e bem otimização ou por último com um preço justo me fizeram arriscar e pegar um Asus zenfone 5, quando o vi a primeira vez vi o quanto e idêntico a Apple e não gostei muito dessa modinha do notch mas com o tempo fui vendo muitos aparelhos lançados assim e fui me acostumando e pra mim o notch se tornou aceitável e como a Asus fez seu software se acerta com esse bendito notch que quando você da um toque na área de notificações as notificações escondidas por falta de espaço que o notch ocupou aparecem, e quando vemos um vídeo em tela cheia você tem a opção de escolher se o notch come área do vídeo ou não, com isso o notch não me apareceu mas tão preocupante, ainda não recebi meu zenfone 5 porque o importei mas já já chega e tenho que falar os preços que a Asus colocou no Brasil tão melhor que muita fabricante por aí que coloca seus Chips da linha 400 por 1.800 no lançamento, agora se a assistência e boa eu não sei se tem muitas assistência no Brasil não sei se eles vão ter durabilidade também não sei se as atualizações vão ser muito rápidas não sei porém prefiro arriscar na marca em ascensão com preço justo do que pagar mas caro na marca que já conheço e que perdeu todas as coisas que eu gostava e a empolgação de ter um novo aparelho, vamos testar o novo? há talvez a Asus se torne uma Motorola de 2018 no futuro por isso vamos aproveitar enquanto o preço tá menos caro kkkkkkk

    J H Gouveia


    • Marcos F. 20
      Marcos F. 18/08/2018 Link para o comentário

      .

      Deivson César


  • Thiago Lee 35
    Thiago Lee 18/08/2018 Link para o comentário

    No Brasil pode até ser pelo valor, mas de resto não!

    Lucas Goulart F.


  • Ralf Alencar 34
    Ralf Alencar 18/08/2018 Link para o comentário

    A Asus promete grandes acertos para esse ano, a começar poro Z5 e Z5Z por preços decentes e atraentes, enquanto também possui variantes pro e selfie para o público geral finalizando com um aparelho com boa bateria e Android puro. Até eu que nunca tive aparelho da marca e odeio notch fiquei tentando devidos a política de preço realmente pensada para o nosso mercado.

    Conta desativada


    • Wellington Alves 7
      Wellington Alves 19/08/2018 Link para o comentário

      Espero que isso traga aquela reinvenção por parte das outras fabricantes. Concorrência, melhora no custo x benefício, clientes mais satisfeitos.

      Conta desativada


  • 13
    Rogério Veríssimo de Aquino 18/08/2018 Link para o comentário

    Já estou decidido a trocar meu Moto g5s Plus pelo Zenfone 5. Sem o menor remorso. A Lenovo Motorola perdeu a posição conseguida há tanto tempo.

    André Gustavo


    • Wellington Alves 7
      Wellington Alves 19/08/2018 Link para o comentário

      Motorola depois da Lenovo, parece Skype depois da Microsoft, com base em alguns testemunhos que eu ouvi.


  • Fabio Rodrigo 11
    Fabio Rodrigo 18/08/2018 Link para o comentário

    A Asus realmente tem melhorado a cada ano. Agora, uma coisa é certa: para a Asus se consolidar e ter indentidade própria precisa parar de copiar o design da Apple, senão será apenas mais uma cópia do iphone, como inúmeras empresas chinesas.

    Lucas Goulart F.


    • 33
      Pedro 18/08/2018 Link para o comentário

      A Asus não copiou ninguém essa idéia já é antiga o essencial fone renovou essa idéia a Apple aperfeiçou e as empresas fabricantes de telas começaram a fabricar essa idéia novamente, nem a Asus nem a Apple fabricam telas, a Apple tem a vantagem de ser uma desenvolvora e ter poder financeiro para um fabricante de telas criar exclusivamente conforme seu layout e pedido. o que acontece é que vários fabricantes de tela começam a fabricar a mesmo tipo de tela a concorrência faz com que esta de tela fique mais barato no mercado e todos os fabricantes passam a adotá-lo, você esta vendo o notch em todas as marcas de celulares hoje porque o custo e o preço de venda dela é bem menor.

      Conta desativada


  • Ezequiel Guerreiro Da Luz 25
    Ezequiel Guerreiro Da Luz 18/08/2018 Link para o comentário

    O lugar da Motinho esta mais do que vago, com estes lançamentos toscos que foram feito até agora a Motinho esta fadada e ver seus produtos mofar nas prateleiras. Acho que a Asus acertou em cheio em trazer o porrifólio completo e mais um aparelho com config. exclusiva para o Brasil. Parabens aos envolvidos.


  • 36
    Jonscravit 18/08/2018 Link para o comentário

    marca do ano nos celulares vai ser a OPPO ou VIVO ou HUAWEI OU XIAOMI..


    • Wellington Alves 7
      Wellington Alves 19/08/2018 Link para o comentário

      Se Redmi existisse no Brasil, Moto G não seria mais nada, eu acho.

      CAV


      • CAV 57
        CAV 22/08/2018 Link para o comentário

        Isso supondo que os preços que a Xiaomi fosse praticar realmente atendessem às expectativas do público.
        Mas a impressão que a sua curta passagem por aqui deixou não foi das melhores, não.


  • 13
    Maykol J. Casamasmo 18/08/2018 Link para o comentário

    Com certeza meu próximo smartphone vai ser da Asus, após pesquisar, analisar e comparar a proposta da concorrência como: opções de cores, configurações, e afins...isto fora que conheço a marca já algum tempo graças aos PCs e notebooks...Off.: já estou cansado de ouvir papo de vendedor,sites,comentários e afins que eu não deveria abandonar a Motorola e que meu smartphone (Moto E2) já recebeu todas as atualizações que tinha direito...eu sei disso, mas ficou no passado o que eu fiquei desapontado com a política atual de atualizações da Motorola, fora o fato que quero experimentar outras marcas como a Asus, Xiaomi e outros por exemplo...


    • Wellington Alves 7
      Wellington Alves 19/08/2018 Link para o comentário

      Xiaomi Redmi é um belo intermediário, mas alguns tops de linha não tem entrada pra fone de ouvido (exigem o adaptador) e a linha Mix eu considero feia esteticamente.


      • 13
        Maykol J. Casamasmo 19/08/2018 Link para o comentário

        Obrigado pelo comentário...aos poucos estou começando a conhecer outras marcas fora do eixo LG-Moto-Sung...e já algum tempo ouço o pessoal falar bem da Xiaomi...


  • 28
    João 18/08/2018 Link para o comentário

    Algumas das "perfumarias" (termo muito bem colocado) dependem de acordo com as operadoras. Por exemplo, o VoLTE e o WiFi Calling, funcionam ou não de acordo com a operadora utilizada. A Asus deveria, então, buscar nas empresas nacionais de telefonia a forma de homologar os aparelhos para os clientes terem o serviço disponível. Quem vai comprar um modelo/marca que não funciona um serviço que eu quero ?


  • Rafael Silva 13
    Rafael Silva 18/08/2018 Link para o comentário

    Talvez o único problema da Asus seja a atualização, mas isso todas as grandes marcas estão "enfrentando", o recém chegado Notch e a cópia descarada de design, que eu sinceramente acho triste.

    Lucas Goulart F.CandidoJonscravit


  • Léo Walk 58
    Léo Walk 18/08/2018 Link para o comentário

    Sem sombra de dúvidas o que está fazendo a Asus acertar aqui no Brasil é o Marcel Campos. O cara está ouvindo os consumidores e está aplicando a velha estrategia que os vendedores do Mercado Livre praticam há anos: Importam o smartphone e apenas agregam o valor referente a tributação brasileira e uma pequena comissão em cima do valor final. Se querem comprovar o que estou falando, basta pesquisar o valor do Zenfone Max Pro M1 nos sites chines e compararem com os valores ofertados pela Asus aqui no nosso país. Os updates também estão ótimos!!! Praticamente a empresa envia para os proprietários de Zenfone quase toda semana uma atualização para o sistema. Fantástico!!! Continuem assim que com certeza vão deixar para trás os medalhões que tomam conta das paradas de sucesso...rsrsrsrs...

    Atualizado: Estava cogitando comprar um smartphone da Asus. Nisso notei que a empresa tem um esquema de trocar nossos smartphones usados por um vale em dinheiro que será usado como complemento da aquisição de qualquer Zenfone. Tenho um Quantum Muv Up que comprei ano passado e está completamente novo. Só que lá na Asus não tem a opção pra outras marcas. Apenas as mais famosas como Samsung, Apple, Motorola, etc. Nisso, fui lá no Twitter do Marcel Campos justamente pra tirar essa dúvida e em vez do cara me dar uma resposta satisfatória, publicou uma imagem Gif daqueles personagens dos Muppets dando a entender que ele estava achando a minha pergunta idiota e sem importância. Depois disso deixei outro recado pra ele avisando que não vou mais adquirir nenhum produto da Asus e muito menos falar bem desse sujeito. Espero que ele tenha uma explicação boa pra isso, porque vai pegar mau tanto pra imagem dele quanto da Asus que ele representa aqui no Brasil. Estou muito desapontado com o que aconteceu!!! Total falta de respeito com quem apenas queria tirar um dúvida, nada mais!

    Conta desativadaNeto CastroConta desativadaMichael MandyDouglasCandidoMaykol J. Casamasmo


    • 36
      Jonscravit 18/08/2018 Link para o comentário

      acreditar no brasil e preços são ponto forte

      Wellington Alves


    • Tenente Zureta 33
      Tenente Zureta 21/08/2018 Link para o comentário

      Marcel Campos é um palhaço arrogante. Fim.

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.