O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
5 min para ler 15 Compartilhado 60 Comentários

Asus Zenfone 2 vs. LG G4: quem arriscou menos também pode ganhar!

A categoria de dispositivos top de linha está próxima de ficar mais interessante no Brasil. Dois novos dispositivos serão lançados nos próximos meses, e tornarão o espaço ocupado atualmente pelo Galaxy S6 e S6 Edge mais concorrido. O Zenfone 2 será o primeiro dispositivo Android com 4GB de RAM, uma novidade até então, já que estamos acostumados em ver 3GB nos modelos atuais. A LG colocará no mercado o G4, sucessor do LG G3, que passou por mudanças e melhorias no visual e especificações. Confira abaixo uma prévia de como esses dispositivos se sairão frente a frente no nosso comparativo.

comparativolgzenfone
LG G4 vs. Asus  Zenfone 2. / © ANDROIDPIT

Design

Em relação ao design, ambos os dispositivos seguem abordagens diferentes. Com o G4, a LG resolveu abandonar o policarbonato como material principal na composição de seus dispositivos, e apostou em revestimentos mais refinados. O LG G4 é comercializado em duas variantes; couro e resina. O dispositivo com acabamento em couro possui toque agradável e aspecto premium, contudo, tem como inconveniente o fato de que você consegue ver facilmente as rachaduras e arranhões em sua superfície.  A versão em resina possui um aspecto escovado, que remete à lapidação de um diamante.

lg g4 back plastic leather full
LG G4 acabamento em couro (esquerda) e resina (direita).  © ANDROIDPIT

A Asus trouxe inovações interessantes para o design do Zenfone 2, principalmente em relação ao projeto do Zenfone 5 e Zenfone 6. No entanto, é possível notar semelhanças nos projetos de ambas as empresas. O Zenfone 2 traz um acabamento traseiro feito a partir de uma placa curva de policarbonato imitando alumínio escovado. O smartphone é bastante ergonômico, e conta com botões de volume traseiros na parte superior central, logo abaixo do sensor da câmera e do flash de LED duplo, semelhante ao smart button da LG. A Asus resolveu permanecer com os botões capacitivos na parte frontal, mesmo assim o aproveitamento de tela é de 72% em relação às bordas frontais do dispositivo.

asus zenfone 2 back
O Zenfone 2 possui acabamento imitando alumínio escovado. / © ANDROIDPIT

Tela

O Zenfone 2 é comercializado em duas variantes de tela: 5,5 polegadas fullHD (1920 x 1080 pixels 401 ppi), e 5 polegadas HD (1280 x 720 pixels 294 ppi). Para este comparativo iremos utilizar como referência a versão com 5,5 polegadas (modelo ZE551ML). A tela IPS LCD atinge o brilho máximo de 400 nits e sua representação de cores, saturação e contraste são muito bons, assim como a visibilidade em ângulos inclinados.

asus zenfone 2 screen
Resolução fullHD presente no Zenfone 2. / © ANDROIDPIT

A LG é uma especialista em telas, e com o G4 não seria diferente. A tela do LG G4 é QHD, possui 5,5 polegadas e é muito brilhante, as cores são bem pronunciadas e não perdem a naturalidade. Segundo a empresa, a teologia IPS LCD é a mesma utilizada na fabricação de seus televisores, e garantem uma ótima reprodução de conteúdos multimídia.

AndroidPIT LG G4 display edge
A LG manteve a resolução QHD utilizada no G3 também no G4.  © ANDROIDPIT

Software

A Zen UI é a minha interface proprietária favorita, pois conta com utilitários realmente úteis e diferentes opções de personalização. O dispositivo sai de fábrica rodando com Android Lollipop 5.0, fornecendo um visual único sem a necessidade de ferramentas ou apps adicionais. O menu de configurações rápidas, a barra de notificações e todos os contextos visuais foram aprimorados para manterem uma relação com o Material Design.

AndroidPIT Asus Zenfone 2 ZenUI 3
Zen UI do Zenfone rodando com Android Lollipop.  © ANDROIDPIT

Desde o lançamento da LG UX 3.0, embarcada no G3, a interface da LG tem ganhado uma certa vantagem em relação às demais. O LG G4 roda de fábrica com Android 5.1 e, embora receba a customização da empresa por cima, manteve as características e diretrizes de design que foram adotadas na versão stock do Lollipop. Na versão 4.0 da LG UX, a empresa otimizou o software removendo aplicativos desnecessários e funções de uso duvidoso.

lg g4 front software
A LG UX 4.0 rodando no LG G4. / © ANDROIDPIT

Especificações técnicas

Nesse quesito a briga fica realmente acirrada. O LG G4 é embalado pelo processador Snapdragon 808 hexa-core (dual-core + quad-core) com clock de 1,8 GHz, 3 GB de RAM e com tecnologia de 64 bits. Apenas pelas especificações, podemos afirmar que estamos falando de um verdadeiro top de linha. A memória interna pode ser expandida através de um cartão microSD, devido o suporte do dispositivo a tecnologia Cat.

O Zenfone 2 é o primeiro dispositivo no mundo a oferecer 4GB de RAM com suporte pleno a 64 bits. O dispositivo é embalado pelo processador Intel Atom quad-core com frequência de 2,3 GHz, um dos raros modelos que rodam com quatro núcleos na arquitetura da Intel. No breve teste que realizamos durante seu lançamento mundial, a função de multitarefas se comportou perfeitamente, e a fluidez e velocidade de reações do dispositivo fazem jus às suas especificações.

Em todo caso, teremos que aguardar ambos os dispositivos chegarem à nossa redação para uma análise mais profunda.

ASUS Zenfone 2 vs. LG G4 – Especificações Técnicas

  ASUS Zenfone 2 LG G4
Dimensões: 152,5 x 77,2 x 10,9 mm (ZE551ML, ZE550ML)
148,1 x 71,5 x 10,9 mm (ZE500CL)
148,9 x 76,7 x 9,8 mm
Peso: 170 g (ZE551ML, ZE550ML)
155 g (ZE500CL)
155 g
Tamanho da bateria: 3000 mAh (ZE551ML, ZE550ML)
2500 mAh (ZE500CL)
3000 mAh
Tamanho da tela: 5,5 polegadas (ZE551ML, ZE550ML)
5 polegadas (ZE500CL)
5,5 polegadas
Tecnologia da tela: LCD LCD
Tela: 1920 x 1080 pixels (0 ppi) (ZE551ML)
1280 x 720 pixels (0 ppi) (ZE500CL, ZE550ML)
2560 x 1440 pixels (534 ppi)
Câmera frontal 5 megapixels (ZE551ML, ZE550ML)
2 megapixels (ZE500CL)
8 megapixels
Câmera traseira 13 megapixels (ZE551ML, ZE550ML)
8 megapixels (ZE500CL)
16 megapixels
Flash: Dual-LED LED
Versão do Android: 5.0 - Lollipop 5.1 - Lollipop
RAM: 4 GB (ZE551ML)
2 GB (ZE500CL, ZE550ML)
3 GB
Memória interna: 32 GB (ZE551ML)
16 GB (ZE500CL, ZE551ML)
128 GB (ZE550ML)

32 GB
Memória removível: microSD microSD
Chipset: Intel Atom Qualcomm Snapdragon 808
Número de núcleos: 4 6
Velocidade máx. 2,3 GHz (ZE551ML)
1,6 GHz (ZE500CL)
1,8 GHz (ZE550ML)

1,8 GHz
Conectividade HSPA, LTE, NFC, Dual-SIM , Bluetooth 4.0 HSPA, LTE, NFC, Bluetooth 4.1

Conclusão

As especificações do dispositivo da Asus fazem frente ao modelo da LG, e conseguem superá-lo em alguns pontos como memória RAM e acabamento. A LG arriscou menos no projeto do G4, no entanto, isso não significa que o dispositivo não tenha seu valor, mas notoriamente ele é uma versão atualizada do G3. O preço também deve contar como um fator determinante na escolha entre os modelos, visto que dispositivos com melhor custo-benefício são preferenciais entre os usuários Android. A princípio eu escolho o Zenfone 2 como o dispositivo vencedor deste comparativo.

Qual dispositivo você escolhe como o seu favorito deste comparativo?

15 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

60 Comentários

Escreva um comentário:

  • "Segundo a empresa, a teologia IPS LCD é a mesma utilizada na fabricação de seus televisores, e garantem uma ótima reprodução de conteúdos multimídia."

    Teologia? Agora IPS LCD virou estudo de religião?


  • Zenfone 2 com certeza! Aparelho TOP com o melhor custo benefício de todos atuais. Vários recursos Tops, design bonito, ótima Câmera com Dual Flash, coisa que muito top ai não tem. Processador de respeito, com ótimo desempenho, mesmo sendo quadcore, sendo melhor que muito octacore da vida ai. Enfim, é a melhor opção para o momento.


  • a aparência do sistema do zenfone 2 parece meio antiquada!


  • Achei o LG G4 fraco. Troquei o meu LG G3 pelo Galaxy S6 edge. Adoro LG, Mas o CEO mentiu quando disse que o G4 era revolucionário e um divisor de águas.... Fraco... Só fizeram um leve upgrade.


  •   29

    Em questão de desempenho vejo os dois no mesmo patamar.
    Mas o Zenfone 2 atende melhor meu uso.


  • não sei por que muitos preferem o Zen 2 pelo simples fato de ter 4 GB de RAM! eu particularmente prefiro o G4, pelo desing... e com 3 GB de RAM já é o suficiente!


  • essas variantes do zenfone 2 só confundem, duvido nada chegar só o modelo de 2gb de RAM aqui no Brasil....


    • Seria uma pena se já tivesse sido confirmado o contrário...


    • Além de ter vindo com 4GB pro Brasil, veio com um preço bacana demais, e O Zen tá detonando no benchmark, até note 4 está ficando pra trás... O meu bateu 49k no antutu.


      • meu caro boa tarde,seguinte tenho um note 4 e estou ansioso para chegada do zenfone2 deluxe,minha pergunta é o seguinte:
        a câmera dele é boa? em ambiente com pouca iluminação?
        ficaria grato pela informação pois só poderei comprar online pois nas lojas de BH não encontrei o produto em estoque


      • A Câmera dele é muito boa, têm um leque de opções de fotografia, muitos filtros legais, fotos em baixa luminosidade ele se sai muito bem, melhor que qualquer outro Smartphone. A câmera dele tem uma boa qualidade na questão das cores, que são mais próximas da realidade do que a do Note 4, que são muito saturadas e as cores forçadas demais. Na questão de hardware e software não há do que reclamar, o aparelho é bastante fluido, sistema leve demais, aparência do ZenUI é linda é muito moderna, o aparelho possui 4g de ram o que promete nunca travar no multitarefas é claro junto com o processador de 4x 2.3ghz, e ainda possui os threads que basicamente é uma emulação de mais 4 núcleos se for necessário, tornando assim um "Octacore". A bateria não é das melhores, mas também não é das piores, está na média dos Smarts tops de hoje, por volta de 15 horas de uso moderado com 4G ligado e redes sociais em 2º plano, em uso agressivo fica em média 5 a 6 horas, como jogos e videos. Enfim, na relação custo x benefício o Zenfone 2, com certeza, é a melhor opção atualmente.


    • Acho que a Asus nos surpreendeu, não é mesmo...



  • Pra mim quem ganha essa luta é quem oferecer o menor preço, e como disse a matéria que a LG melhorou o design eu discordo totalmente, só pegaram o G3 melhoraram o hardware e colocaram um coro de vaca atrás U.u


  • Zenfone


  • Pra mim o Zenfone é mais negócio, principalmente por ter mantido a tela Full HD. O LG tem uma configuração bem equilibrada e deve fazer muito bonito no dia a dia, vamos ver como o Zenfone e o Intel quad-core se sai depois de um teste. Acredito que vai ser fantástico. Já o preço dos 2 acho que vai ser bem parecido hein... Com uma vantagem pro Zenfone, mas não deve ser muita coisa.


    • Quem tiver o melhor custo x benefício já tendo em conta que no caso de processamento o ZenFone perde pela pontuação de 44mil no Antutu, o mesmo que um Moto X do Ano passado que usa 2Gb de Ram. A Gpu do Intel é muito boa e bate de frente com o Snapdragon, mas em Câmera o Zenfone perde. Ganha em resolução de tela (por economizar ateria) mas perde em qualidade no sol. Ganha No design mas perde em Som.

      O preço é que vai mandar, e vou esperar o X 2015 sair pra saber o preço e as config. Espero que venha com Snap 810 revisado como o Xiaomi Note Pro.


      •   29

        Bruno Cabral tenho que discordar em tudo que você disse.
        1º Antutu não é fonte de referencia de benchmarks, o aplicativo consegue dar 24k para benchmark em um processador Broadcom Broadcom BCM28155 que trava e nem chega perto de um desempenho de um Snapdragon 400.
        2º A maioria dos sites sempre mostraram os benchmarks do Zenfone 2 na casa dos 50.000, enfim há algo de estranho na casa Androidpit - Nota: Já vi alguns sites com benchmarks de 40.000 do Moto X 2014, nem por isso fui burro de sair acreditando e dando credibilidade, primeiro pesquisei antes de julgar.
        3º A câmera do Zenfone 2 é indiscutivelmente superior a do Moto X 2014, possui abertura focal menor e lentes muito superiores.
        4º A Tela do Moto X ganha um pequeno destaque por ser Amoled, em compensação a do Zenfone 2 é melhor em qualidade, colocando-se em uma balança eu vejo um certo equilíbrio(Se a Tela do Moto X 2014 não tivesse tendencia ao Amarelo o consideraria melhor)

        Enfim, pesquise um pouco amigo, ter uma segunda ou terceira opinião lhe agrega mais conhecimento.


      • Elerson, boa tarde.


        Gostaria de colocar alguns pontos em sua colocação.

        O Antutu é o aplicativo de referência no quesito Benchmark para android. A algum tempo atrás o Antutu era altamente influenciável por custom Rons, porém atualmente ele se encontra aperfeiçoado e melhorado, mostrando a realidade de Benchmark do conjunto hardware / software do respectivo Smartphone. Existem outros bons apps também como: 3DMark, GBench, Vellamo e etc, porém o Antutu é o que apresenta um melhor resultado e testa todos os componentes do Smartphone, um a um de uma forma melhor e mais organizada.

        Eu possuo um Zenfone 2 4GB/32GB, e ele marca 47k pontos no benchmark, e essa informação não é falso, pois o hardware do Zenfone 2 é top de linha, a começar pelo processador Intel Atom 3580 2.3GHz 4 cores, que ainda pode emular mais 4 se necessário, de acordo com a tecnologia hiperthread da Intel, ou seja ele se torna um "8 Núcleos" virtual, e os 4GB ddr3 de ram que juntando fazem uma bela dupla. Portanto é inegável que o resultado no Benchmark do Zenfone 2 mostra a realidade do aparelho. Enquanto ao Moto X marcando 40.000 pontos, não creio que seja uma informação verídica, gostaria que informasse a fonte desse fato para averiguação.

        Sua colocação no quesito câmera foi bem realista, a câmera do Zenfone 2 está muito dinâmica, possui vários recursos para fotografia, Slow motion 120hz, tecnologia para baixa luminosidade que promete e cumpre fotografar e filmar com ótima qualidade em ambientes com baixa luminosidade.

        E por último, as tecnologias AMOLED e IPS são completamente distintas, a AMOLED possui uma coloração mais vívida e um brilho mais forte porém as cores fogem muito das cores reais e são super saturadas, as telas IPS possuem cores mais próximas da realidade um brilho mais equilibrado e um ângulo de visão ótimo, só perdem mesmo na vividez das imagens dependendo da qualidade da tela. Sendo assim, vai do gosto da pessoa por optar por uma tela AMOLED ou uma IPS. Eu, particularmente, prefiro a de IPS.


  • Meu LG G3, comprado na Amazon americana, entrou de uma hora pra outra em colapso. Tela azul. Devolvi e a honesta empresa irá me reembolsar. Comprei um Zenfone 5. Estou agradando demais. Pra dizer a verdade, é o melhor smartphone que já tive. E olha que já tive muitos: Galaxy S3, Galaxy S4, Moto G Segunda, Moto X, G3. O Zenfone 5 é, de longe, o melhor. E o mais engraçado é que muita gente do AndroidPit fala mal dele...

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi