O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
4 min para ler 37 Compartilhado 66 Comentários

Confira sete dicas que irão deixar o Zenfone 3 ainda melhor

Usei o Zenfone 3 por um tempo e separei sete dicas para você que possui o aparelho e quer otimizar sua experiência de uso.

Pegue um atalho

Moto G - dicas e truques Sony Xperia - dicas e truques Vibe K5 - dicas e truques WhatsApp - dicas e truques

1. ZenMotion

O ZenMotion é uma espécie de central que reúne funções relacionadas ao toque e aos gestos. Assim, acessando essa opção nas configurações, você pode configurar o sistema para executar vários comandos, como abrir o navegador desenhando a letra "W" na tela.

Nesse menu você pode encontrar o modo de operação do sistema para uma mão, que redimensiona a interface do sistema e pode ajudar no manuseio do dispositivo em algumas situações.

zenmotion
ZenMotion / © AndroidPIT

2. Definições do teclado

O teclado da Zen UI vem com várias opções de customização. É possível alterar sua cor, o layout das teclas e o mecanismo de predições, além de baixar novos dicionários. A função que eu mais gosto é a opção para redimensionar o tamanho do teclado, visto que tenho uma certa preferência por teclado mais baixos. Você encontra essa opção indo até as Configurações do Sistema> Idioma e entrada> Teclado Zen UI.

definicoestecladosenui
Definições do teclado / © AndroidPIT

Baixe o teclado da Asus no seu Android (requer Android 4.2 ou superior):

Teclado ZenUI e Digitação Install on Google Play

3. Customizar telas de início

É muito fácil encontrar as melhores ferramentas de customização que a Zen UI oferece para os Zenfones. Basta deslizar com o dedo de baixo para cima a partir da tela inicial, que um menu com algumas opções irão aparecer.

Vale a pena clicar em cada uma delas e conhecer as funções que estão escondidas nesses menus. Muitas não estão acessíveis a partir das configurações do sistema. É possível redimensionar ícones, rótulos de ícones, trocar efeitos de transição de telas e mudar muitos aspectos visuais do sistema.

gerenciarinicio
Customizar telas de início / © AndroidPIT

Experimente a Zen UI no seu Android! Baixe o launcher da Asus para o seu dispositivo (requer Android 4.3 ou superior):

ZenUI Launcher–Inteligente Install on Google Play

4. Configurações personalizadas

Indo até as Configurações do Sistema, você encontrará a opção de "Configurações personalizadas" que adiciona mais funcionalidade aos botões do sistema, como o biométrico e os capacitivos. O capacitivo de multitarefa, por exemplo, pode ser configurado para capturar screenshots quando pressionado por alguns segundos.

Com essa configuração é possível personalizar os atalhos da barra de acessos rápidos que, por padrão, vem recheada de opções que podem atrapalhar alguns usuários.

configuracoespersonalizadas
Configurações personalizadas / © AndroidPIT

5. Impressão digital

O sensor biométrico ainda não mostrou a que veio, embora o mesmo tenha adicionado uma camada de segurança quando compramos apps ou desbloqueamos o dispositivo. Assim como outras marcas, a Asus oferece uma opção que adiciona mais recursos ao sensor. É possível utilizado para atender chamadas ou para fazer cliques com o software da câmera. Para utilizar esse recurso, contudo, seu Zenfone precisará de um leitor de biometria.

impressaodigital
Impressão digital / © AndroidPIT

6. Bloqueio de aplicativo

Acessando o menu de customização de telas de início (tópico 3), você poderá encontrar um recurso que permite bloquear aplicativos com senha. Essa função pode ser útil para muitos usuários, e eliminará a necessidade do usuário de baixar um app que faça isso. Funciona em qualquer app, e você só precisa definir uma senha de 4 dígitos.

bloqueioaplicativo
Bloqueio de aplicativo / © AndroidPIT

7. Gerenciador de dispositivo

O Asus Mobile Manager é um utilitário que é uma espécie de Clea Master, DU Cleaner, DU Speed Booster e similares. Ele realiza limpezas de cache, dados e otimiza a memória RAM do sistema. A função que acho mais interessante nessa central de otimizações é o "Uso de Dados" que monitora o uso de dados de internet do usuário no Wi-Fi e no 3G, mostrando gráficos de consumo que podem ajudar quem quer economizar o pacote de internet.

asusmobilemanager
Asus Mobile Manager / © AndroidPIT

Se você se interessou por esse otimizador da Asus, saiba que é possível baixá-lo na Play Store (requer Android 5.0 ou superior):

Mobile Manager Install on Google Play

A ASUS UI não é uma interface organizada, mas certamente, com esses ajustes você conseguirá agregar mais beleza a interface do sistema. Essas opções otimizam a experiência de uso, que vão além de customizar ou alterar o layout do sistema, mas oferecendo a possibilidade de usar o sensor biométrico para outras finalidades ou proteger aplicativos que você gosta.

37 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

66 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi