O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
1.268 Compartilhado 389 Comentários

Review do Asus Zenfone 3: cada vez melhor

Depois de um era com um dispositivo muito popular, o Zenfone 2, a Asus está de volta com a terceira geração do seu clássico. Dessa vez, a empresa optou por um design mais sofisticado. Assim como a versão anterior, temos tela, RAM e versões em abundância. Testamos o modelo ZE552KL, ou seja, a variante com 5,5 polegadas. Saiba o que achamos do Zenfone 3 a seguir.

Avaliação

Prós

  • Qualidade de construção
  • Tela brilhante
  • Câmera
  • Bateria boa

Contras

  • Muitos bloatwares na interface
  • Design com algumas irregularidades

ASUS ZenFone 3 – Data de lançamento e preço

O Zenfone 3 foi lançado durante a Computex 2016, no dia 30 de maio, e chegou oficialmente ao Brasil no dia 25 de outubro. O dispositivo será vendido no país em duas variantes: ZE520KL com 5,2 polegadas de tela e ZE552KL com 5,5 polegadas. Ambas as variantes são embaladas pelo processador Snapdragon 625. A venda dos novos modelos será feita inicialmente pelo site da Asus.

Estes são os preços do Zenfone 3:

ASUS ZenFone 3 – Desenho & Qualidade de Construção

Com esse novo dispositivo, a Asus elevou seu conceito de design e acabamento. A empresa optou por materiais de melhor qualidade, como vidro e alumínio. O Zenfone 3 tem um projeto muito parecido com o Galaxy S6 em termos de materiais, visto que é impossível confundi-los. Como você devem imaginar, a traseira em vidro atrai muitas marcas de dedos.

AndroidPIT asus zenphone 3 1990
O Zenfone 3  © AndroidPIT

O design é bem clássico. O toque é agradável e as emendas estão bem polidas, assim como os parafusos e as antenas. De modo geral, a Asus fez um bom trabalho, que pode, finalmente, ser comparado ao de seus concorrentes.

Em comparação com o Zenfone 2, o novo modelo está mais fino e também mais leve. Não temos a mesma curvatura na traseira como tínhamos com o modelo predecessor. Pessoalmente, pela espessura e também pelo peso (apesar do uso do vidro e do alumínio), notei que o Zenfone 3 tem um "ar" de fragilidade. Outros smartphones com as mesmas dimensões e com o mesmo tipo de acabamento conseguem passar uma impressão melhor.

AndroidPIT asus zenphone 3 1980
Acabamento traseiro do Zenfone 3 . © AndroidPIT

A parte frontal é dominada pela tela, embora o aproveitamento não seja o melhor (apenas 70% dessa parte é preenchida pela tela). Nos espações extras temos sensores e os botões capacitivos na parte inferior. Felizmente, ao contrário do que a Samsung faz, os botões da Asus seguem a ordem padrão do Android.

Na parte traseira temos o sensor biométrico. Ele não é redondo como a maioria de seus concorrentes, mas sim retangular. Em uso, o mesmo se mostrou muito eficiente e rápido. É possível utilizá-lo para outras ações, como atender chamadas ou tirar fotos. 

AndroidPIT asus zenphone 3 1995
Botões físicos  © AndroidPIT

Na parte superior traseira temos o sensor da câmera. O módulo da câmera é proeminente, ainda mais do que o sensor do Galaxy S6. Em superfícies não muito planas ele faz com que o dispositivo deslize mais facilmente. Temos junto ao sensor um flash de LED e outro de laser.

AndroidPIT asus zenphone 3 2010
Detalhes da parte traseira do Zenfone 3 © AndroidPIT

De modo geral, o Zenfone 3 é um aparelho bem construído, com design pouco original, mas bem trabalhado. Sua aparência atende um público amplo, que gosta de algumas curvas e também linhas retas.

ASUS ZenFone 3 – Tela

Como explicado acima, o Zenfone 3 está disponível em versões com 5,1 e 5,5 polegadas de tela. Testamos o modelo maior. A definição aqui é a Full HD, resultando em 401 ppi. Somente os entusiastas de realidade virtual irão lamentar a ausência do QHD. Protegendo a tela temos a tecnologia gorila Glass com bordas 2.5D nas laterais.

A tela do Zenfone 3 é bastante brilhante

O painel é muito bom, brilhante e com legibilidade excelente. Asus usa aqui uma tela LCD IPS. Em ambientes fortemente iluminados a tela se comporta bem, com poucos reflexos, garantindo a legibilidade.

AndroidPIT asus zenphone 3 1992
A tela do Zenfone 3 é muito boa © AndroidPIT

A única crítica que tenho a fazer sobre o painel está relacionada com as cores, que puxam mais para um tom azulado. Essa configuração é boa para resultar em brancos mais profundos, mas acaba atrapalhando as demais cores. Sugiro que vicie utilize o Splendid para calibrar melhores as cores da tela do Zenfone 3.

androidpit asus zenfone 3 screen
Assistente calibrador de cores  © AndroidPIT

ASUS ZenFone 3 – Software

O software é o ponto mais crítico do Zenfone 3, sobretudo a ZenUI 3.0. A Asus é uma daquelas fabricantes que gostam de mudar e incrementar o padrão do Android incluindo recursos úteis e questionáveis (em sua maioria). Definitivamente, a skin é o ponto mais fraco do Zenfone 3. O software da Asus precisa amadurecer muito.

AndroidPIT asus zenphone 3 2018
Marshmallow est de la partie. © AndroidPIT

O sistema aqui é o Android 6.0.1 Marshmallow, embora as diferenças com o Lollipop aqui sejam mínimas. Muitos aplicativos não podem ser removidos completamente, ou seja, apenas desativados. Como usuário, que pagou (caro) por um dispositivo, gostaria de ter o direito de escolher livremente o que fica e o que sai do meu smartphone.

androidpit asus zenfone 3 bloatware
Le ZenFone 3 possède très nombreuses applications préinstallées. © AndroidPIT

Os aplicativos que otimizam e limpam o sistema não em agradam, além deles enviarem notificações periodicamente e funcionarem em segundo plano. É claro que desativei de todas as formas esse tipo de bloatware, visto que eu sei quando e como devo limpar o cache e os dados do meu sistema.

AndroidPT asus zenfone 3 14
Otimizador de recursos nativo  © AndroidPIT

ASUS ZenFone 3 – Performance

O Zenfone 3 que testamos é embalado por um processador de gama média, o Snapdragon 625. Na verdade, este modelo não é exatamente um chipset médio, visto que a Qualcomm oferece com ele o suporte para bastante memória RAM e diferentes tipos de conectividades.

Testamos o modelo com 4GB de RAM e 64GB de armazenamento, embora exista uma versão com metade desse total de RAM e armazenamento. 

A maior diferença entre o modelo que testamos e o Zenfone 2 é a ausência do chipset Intel Atom. O desempenho do Zenfone 3 é bom, sem erros ou lentidões. Não pode ser comparado com a performance de um Galaxy S7, mas o dispositivo suporta bem o multitarefa. Para um usuário convencional, o Zenfone 3 atende bem as expectativas.

Aqui está a pontuação média do Zenfone 3 em nossos testes de benchmark:

  • Geekbench 4.0 single-core: 841
  • Geekbench 4.0 Multi-Núcleo: 4058
  • PCMark o desempenho do trabalho: 4796
  • 3DMark Slingshot OpenGL 3.0: 894
  • 3DMark Slingshot OpenGL 3.1: 493,5
  • Google Octane: 4705
  • 3D Mark Tempestade de Gelo ilimitado 2.0: 14063

Para jogos, o Zenfone 3 utiliza a GOU Adreno 506. Essa é a mesma placa gráfica que equipa o Moto Z Play. A qualidade gráfica se mostrou muito boa durante meus testes. Em questão de superaquecimentos, não presenciei nenhum.

O smartphone ainda é equipado com uma USB Type-C, que pode oferecer uma transferência de dados mais rápida. O Zenfone 3 é dual-SIM, com slot híbrido, ou seja, você deverá escolher entre ter dois SIM, ou então um único SIM e um microSD acoplados. O NFC também está ausente no modelo.

ASUS ZenFone 3 – Áudio

Assim como a maioria de seus concorrentes, o Zenfone 3 conta com um alto-falante mono. O mesmo fica localizado na extremidade inferior, pode dificultar quem joga e gosta de desfrutar do áudio. O som emitido pelo dispositivo é equilibrado e forte. Quando no máximo, os agudos se realçam mais, mas isso é bem normal.

O som emitido pelo dispositivo é equilibrado e forte

O Zenfone 3 traz consigo a certificação Hi-Res de som, ou seja, isso significa que o dispositivo tem uma performance superior em comparação com outros dispositivos. Na prática, essa qualidade é imperceptível. Muitos questionam o valor dessa certificação, que parece mais marketing do que técnica. A saída para fones de ouvido tem qualidade mediana.

AndroidPIT asus zenphone 3 1977
Les écouteurs fournis sont assez médiocres mais conviendront à des utilisateurs qui les utilisent de manière très occasionnelle. © AndroidPIT

ASUS ZenFone 3 – Câmera

A câmera principal do Zenfone 3 é de 16MP com abertura f/2.0, com autofocus a laser, flash de LED duplo e grava vídeos na resolução UHD (grava também em Full HD a 60 frames por segundo). A qualidade das fotos é bastante convincente, com resultados bons e cores naturais (às vezes puxando mais para os tons quentes). O contraste também é bastante equilibrado. O disparo é feito rapidamente e também é possível notar a eficiência da estabilização óptica durante os cliques.

androidpit zenfone 3 camera
Interface da câmera do Zenfone 3  © AndroidPIT

Em condições de poucas luz o Zenfone 3 faz um trabalho bom, melhor que o Honor 8, por exemplo. O modo manual é o meu preferido, visto que ele deixa o sensor mais ágil. O modo "Super resolução" também é bem interessante, onde é possível obter uma imagem de 65MP. Se você realmente não precisar de uma imagem quando, este modo não fará muito sentido, mas, de modo geral, ele é bem interessante.

A gravação de vídeos é muito boa, com a estabilização óptica cumprindo seu papel perfeitamente. A câmera frontal é dedicada a selfies, com 8MP e abertura f/2.0. O resultado é superior ao de muitos concorrentes, mas nada excepcional.

ASUS ZenFone 3 – Bateria

Essa unidade do Zenfone 3 tem bateria de 3000mAh, que é menor do que a do modelo Ultra, cuja bateria é de 4600mAh. A bateria não é removível do dispositivo. O aparelho se destaca de alguns concorrentes no sentido autonomia, onde é possível chegar ate um dia e meio de uso intenso. Fazendo uso moderado, é possível manter o celular ligado por até dois dias.

O meu uso se restringiu ao moderado (chamadas, SMS, WhatsApp, navegação na internet, um pouco de música, YouTube...). O aquecimento se mantém sob controle quando jogos pesados são executados, como Asphalt 8, por exemplo. O aparelho perde cerca de 15% de bateria por hora em alguns atividades, o que é uma boa marca (a média de alguns intermediários semelhantes é de 20%/hora).

AndroidPIT asus zenphone 3 2003
USB Type-C ao centro © AndroidPIT

O teste PCMark deu ao dispositivo uma pontuação de 10 horas e 17 minutos com o brilho do painel no máximo. Para quem não sabe, o PCMark simula tarefas típicas diárias e mede o tempo que passa até que a bateria caia de 80 para 20 por cento.

O Zenfone 3 suporta a tecnologia Quick Charge 3.0. A Asus promete 60% de carga em apenas 39 minutos, graças à tecnologia Quick Charge 3.0. São em média 90 minutos para uma carga completa. 

ASUS ZenFone 3 – Especificações Técnicas

Dimensões: 152,6 x 77,4 x 7,7 mm
Peso: 155 g
Tamanho da bateria: 3000 mAh
Tamanho da tela: 5,5 polegadas
Tecnologia da tela: LCD
Tela: 1980 x 1080 pixels (410 ppi)
Câmera frontal 8 megapixels
Câmera traseira 16 megapixels
Flash: LED
Versão do Android: 6.0 - Marshmallow
Interface: ZenUI
RAM: 3 GB
4 GB
Memória interna: 32 GB
64 GB
Memória removível: microSD
Chipset: Qualcomm Snapdragon 625
Número de núcleos: 8
Velocidade máx. 2 GHz
Conectividade HSPA, LTE, Dual-SIM , Bluetooth 4.2

Veredito Final

No ano passado, a Asus conseguiu me surpreender com o Zenfone 2. Neste ano, a formula de sucesso se repete novamente. O Zenfone 3 é um dispositivo sólido, que deve atender um público amplo. O smartphone tem muitos atrativos, como desempenho satisfatório, design bonito, tela boa e duração de bateria acima da média.

Faltam alguns detalhes para que o modelo consiga se distinguir completamente dos demais

É claro que faltam alguns detalhes para que o modelo consiga se distinguir completamente dos demais (os principais diferenciais estão na versão Ultra ou Deluxe). O Zenfone 3 tem um preço interessante, bastante competitivo. De modo geral, posso dizer que o Zenfone 3 é uma ótima opção de intermediário.

1.268 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

  • Juliano M.D.M há 9 meses

    Sempre tem os Xing ling comentando
    Importei tal aparelho e me custou menos de 1 mil reias e depois passam a lista completa das especificações
    Mano na moral ninguém pergunto que celular vc usa

  • Ilma R. há 11 meses

    Gente, vou fazer um protesto aqui.
    Quando terminei de ler a matéria fiquei surpresa ao ler os comentários preferidos.
    Uau!
    Desde quando liberdade de expressão passou a ser passaporte para desrespeito e grosseria?
    Será que a carência de comentários é tão grande a ponto de permitir o mal uso da educação de alguns?
    Será que os comentaristas dos comentários preferidos, e aqueles que os os curtiram são tao pobres de vocabulário, e desconhecedores de respostas técnicas que preferem usar do ad hominem?
    Isso é fazer mal uso da "educação" que receberam.
    Pronto, falei!

    Podem deletar meu comentário se concluírem que devem, mas eu não podia deixar de salientar este absurdo.

  • Lucas Goulart F. há 10 meses

    Continua com o seu Z Play que é melhor.

  • David CD há 10 meses

    Raul, somos dois, prefiro pagar mais caro num moto z play.

  • Lucas Goulart F. há 10 meses

    Três. Achei o Z Play bem melhor.

389 Comentários

Escreva um comentário:

  • Infelizmente, o meu travou hoje, quase 6 meses depois de adiquiri-lo. Depois de aguardar, por cerca de 01min, que é o máximo de tempo que um hard user aguenta, reiniciei o aparelho.


  • Galera, gostaria de relatar honestamente a experiencia que tenho com a asus. No ano passado comprei um zenfone 2. Ele me deu muito trabalho. As coisas mais simples eram difíceis de fazer como vincular o aparelho ao pc. Me incomodei muito mas perseverando apreendi a contornar os bugs e fazer tudo funcionar. Eu sabia que o aparelho era muito potente. Ainda nao conheço aplicativo que o zen 2 nao execute.
    Depois de muita briga domei a fera e estava utilizando o zen 2 como meu pc principal. Quebrei, de uma forma bastante estúpida.
    Na hora de comprar outro aparelho depois de toda incomodação que o zenfone 2 me deu nao pensei duas vezes e comprei o zenfone 3 porque eu simplesmente nao sou mais capaz de manusear um smartphone com menos de 4 gb de memoria.
    Estava disposto a ter que configurar tudo do zero denovo, mas o zen 3 é liso, nada de bugs


  • Eu estou trocando o meu Nokia Lumia 920 que durou perfeitamente 3 anos poço afirmar com total certeza que foi um ótimo smartfone, nunca travou em 3 anos de uso, nunca tive nenhum tipo de problema e eu nem sei se a assistência da Nokia é boa porque nunca precisei. O unico contra seria poucos apps mas mesmo assim o Windows Phone sempre foi uma plataforma muito segura e já vem com o anti viros da Windows. Então nunca tive o que reclamar. Agora eu acabei de efetuar a compra de um Zenfone3 5.5 de 64gb. Antes de comprar eu pesquisei muito mais muito mesmo e em muitos foruns, em todos os sites de vendas nos comentaria eu não ouvi nenhum comentario ruim, muito pelo contrario todos que compraram falaram que estão super satisfeito com o zen3, que tem um desgn muito bonito, a bateria dura mais que o esperado, que não trava. O meu lumia também era processador SnapDragon então eu já sei que é um ótimo processador que vai estar livre de travamentos e roda perfeitamente com jogos que exigem muito. Vi alguns comentarios de pessoas falando que preferem o Motorola e sinceramente minha mãe tem um moto g3 e meu primo tem o moto g4 e vivem travando, dando erros inexplicáveis, eu já tive um Sony e também travava muito e sempre tinha que reiniciar e isso é horrivél! Outros aqui estão falando que são tecnicos e que o zem3 é uma porcaria (bomba de bugs) e que a revenda é péssima, bom pelo que eu vi todos que REALMENTE TEM O ZENFONE3 estão muito satisfeito com o seu. Celular da Asus eu nunca tive mas já tive dois notebooks o primeiro teve um problema com a betria que ficou viciada e depois que eu fiz o envio para a assistência, em apenas 4 dias ele estava de volta, eu nem esperava ele chegar fiquei surpreso com a rápidez então pelo menos comigo eu nunca tive problema com a assistência da Asus. Hoje eu ainda tenho esse notebook e tenho outro também da Asus um Core i7 com placa de video Nvidia 1TB serie N. O notebook é perfeito tanto em performance quanto em design. Então eu não fico com medo em comprar um smartfone Asus e se o problema for algum bug no Android isso não é problema é justamente por isso que existe atualizações a cada atualização os problemas são sanados caso contrario o Android nunca teria sido atualizado. Então fica aqui a dica sempre que forem comprar algo pesquise, fale com amigos que tenham aparelhos parecidos, vejam comentarios de compradores, leiam as especificações do aparelho e se não entender esquise mais, não olhem só em um site ou tenham a opinião de uma pessoa só. Espero ter ajudado alguém e boa sórte na compra de seus smatfones!


  • Estabelecendo um comparativo entre o Zenfone 2 e o 3 em suas épocas e preços, achei o Zen 3 muito caro pelo que oferece. Também iria de Z Play ou algum outro, isso se fosse para ficar nos nacionais.


  • Para aqueles que elogiam de forma até, digamos assim, guerreira xiita... Vou explicar o que verdadeiramente está acontecendo (eu tenho um ZF2 e um ZF3 e faço parte do Fórum Zentalk da Asus para smartphones): a Asus e a Intel brigaram no que tange ao projeto do ZF2, com isso o projeto foi abandonado e a Asus simplesmente disponibilizou não 3 atualizações, mas sim 3 gambiarras para ludibriar os pobres consumidores, atualmente quem tem um ZF2 não tem um smartphone, mas sim um lixo cheio de bugs nas mãos, é claro que muita gente vai discordar porque é iniciante no assunto (sequer fez a atualização para o Android M 6.0.1, não sabe fazer um downgrade, não sabe o que um root, enfim, só sabe mesmo ligar o celular e acessar o Facebook e aí vem dizer que o ZF2 é uma maravilha) e não sabe fazer os devidos testes no ZF2 para saber se tudo está correndo bem, então caso não saibam fazer esses testes, peçam a um Técnico que faça os testes da Calculadora .12345+= , depois clicar em TESTALL, os testes do Aplicativo Sensor Box For Android e os testes do Aplicativo Antutu Banchmark! Aí vocês vão me dar razão pois verão que têm em mãos uma verdadeira bomba cheia de bugs, tanto isso é verdade que os preços do ZF2 caíram vertiginosamente do 1º semestre para cá! Agora vamos fazer outro teste, tentem vender seu ZF2 nos Sites de Compra e Venda tipo o OLX, irão acontecer duas coisas: ou você vai passar meses e mais meses com seu anúncio lá parado ou vão querer lhe pagar 1/3 do que ele vale realmente, justamente porque esse pessoal que faz tais operações pelo OLX já está sabendo do fracasso que foi o ZF2. Se alguém lhe disser que o ZF2 é uma maravilha, pode chamá-lo de mentiroso por minha conta e deixe o resto da briga comigo! E um conselho: não fale daquilo que você não conhece profundamente pois você pode passar vexame!


    • Oi Milasi. Acha que esta compensando o ZEN FONE 3? Tanto por ser bom quanto pelo preço? Agora o processador é snapdragon,ou seja ja é um motivo pra rodar melhor os apps.


    • Cara, eu tive um ZF2 e agora tenho um 3, o zenfone 2 so me decepcionou em um momento, apos uma att em que ele estava preenchendo espaco da memoria do celular mesmo desintalando o app, sempre usei android desde quando saiu no brasil, sempre pesquisei e busquei muito sobre celulares e posso te garantir que nao sou aquele cara que fala que o celular e otimo porque so usa redes sociais e que tambem passa de asus ou outra marca pra SAMSUNG, que e o apse da burrice, mas cara, o zenfone 2 por mais que tivesse alguns bug era um aparelho otimo em desempenho, me atendia em apps, videos, jogos, e quando digo apps e jogos, eram apps e jogos realmente pesados, e ja o Zenfone3 (5.5`) e perfeito, nao me decepciona em nada, desde o design ate a performance, so ficou meio prejudicado com a att do Nougat, mas logo sera corrigido eu espero, enfim, nao concordo com seu ponto de vista, ja tive aparelhos de todas as marcas e ate Iphone, e o que me satisfazeram ate hoje foram , galaxys2 lite no seu auge, LG G3 e Zenfones 2 e 3


  • De que adianta estar na cadência da tecnologia, se o pós venda da ASUS Brasil é uma merda?! Meu celular depois de passarem uns 15 procedimentos entre downgrades e testes, acabou indo para a assistencia tecnica, corrigiram o problema no limite do prazo dos tais 30 dias, provavelmente fazendo rebullying de componente que voltou funcionando, mas sabe-se lá por quanto tempo. Entre um Asus e um Moto 4G com hardware e recursos similares, me arrependi de ter optado pela primeira e ultima vez a Asus.


  • Bateria de 3, para Pow que lixo.


  • "O Zenfone 3 tem um projeto muito parecido com o Galaxy S6 em termos de materiais, visto que é impossível confundi-los."

    Como eles podem ser ao mesmo tempo muito parecidos e ser impossível confundi-los?


  • Magnifico.. mas que pena que é embalado por um chipset de 625 de 2 GHz.. e uma tela de 5.5" com apenas 3.000 mAh, mas sera uma boa escolha!!!


  • Nenhum dos dois prestam porque possuo os dois (pensei que iria fazer um bom negócio comprando o ZF3, mas está tão bugado quando o ZF2), há melhores opções no mercado, mas o dinheiro é de vocês, né? Comprem o que quiserem e depois não venham com a velha história de que "a cigana me enganou"!


  • Eu to rindo de vcs preferindo o Z Play com aquele software de câmera bugado... mas blz né. Eu fui de Zen 3 e o telefone não me decepcionou nem um pouco até agora, até o audio que é mono tem uma pronuncia muito boa e é bem alto, desempenho é sem palavras, nunca travou (e o meu é a versão de 3gb de Ram e 32 de armazenamento).


    • Quando me referi à compra do Moto Z (Não o Play) em vez do ZF3, estava fazendo uma analogia ao Suporte da Asus que é um lixo, trabalho com TI há mais de 20 anos e apesar de já ter tido várias placas-mãe e placas de vídeo da Asus, sempre detestei o Suporte da Asus, mas vamos para frente, depois não me diga que o Suporte da Asus é fantástico porque não é mesmo, o Suporte é conhecido mundialmente como lento! Quero ver que conserta mais rápido os bugs, Asus ou Motorola! Só para você ter uma ideia, a Asus ainda está enrolada até o pescoço com uma série de bugs do Android M 6.0.1, aí lança o ZF3, pelo Amor de DEUS, né? E você vem falar em um pequeno bug no aplicativo da câmera do Moto Z Play, isso é fichinha se compararmos ao excesso de bugs do ZF2 e ZF3, já fez os testes da Calculadora, do Antutu Benchmark, do Sensor Box for Android no ZF3 e não deu nenhum erro? Espeeeeeeeeeeeeeeeeera...


      • Vc tem o Zenfone 3 em mãos ? está sendo meu smart principal a quase mês e não tive um bug sequer, e não é ser puxa saco porque eu sou fã da Sony, só não me mantive na empresa por conta dos preços, mas enfim... adivinha qual é a outra empresa que também DIZEM que sofre com problemas na assistência? isso mesmo, a Sony; mas, quando precisei do suporte, acionei eles e me devolveram o celular em 2 semanas em perfeito estado, isso porque reclamam do suporte dela, imagino se não reclamassem... eu não compro smart por conta de burburinho alheio sobre assistência porque acredito do fundo do coração que seja draminha de gente que não aguenta ficar 2 horas sem o smart em mãos. Abraços

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi