O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
39 Compartilhado 130 Comentários

Review do ASUS Zenfone GO: o sucessor do Zenfone 5 mais caro e menos vantajoso!

A Asus vem apostando fortemente no segmento de intermediários premium e topos de linha. Modelos como o Zenfone Laser e o Zenfone Selfie são ótimas opções de gama média que disputam o mercado com dispositivos da Motorola, Sony e Samsung. Ainda nesse segmento a empresa anunciou o Zenfone GO, o sucessor oficial do Zenfone 5 que, por sua vez, será descontinuado até o final do ano pela empresa taiwanesa. Quem pensava que a Asus deixaria o Zenfone 5 como a única opção nessa faixa em 2015 estava enganado. Veja a seguir nosso review completo do Zenfone GO.

Avaliação

Prós

  • Tela
  • Design
  • Bateria

Contras

  • Câmera frontal e traseira

Data de lançamento e preço

Asus lançou o Zenfone GO no Brasil durante um evento que ocorreu em São Paulo, no dia 01 de outubro. O dispositivo já pode ser encontrado através da Loja da Asus e varejistas parceiros. Seu preço sugerido é de R$ 799,00 para a única versão com 16 GB de armazenamento interno. O modelo será comercializado nas cores: preta, vermelha, dourada e branca. Junto com o dispositivo a empresa está comercializando as tradicionais capas View Flip Case, também em sua loja oficial pelo valor de R$ 49,00.

Confira as melhores ofertas para o Zenfone GO no tópico "Onde comprar" ao final deste artigo.

Desenho & Qualidade de Construção

O Zenfone GO é, basicamente, uma versão levemente retocada do Zenfone 5 em termos de acabamento. O dispositivo possui 9,98 milímetros de espessura em seu ponto maior e revestimento em policarbonato levemente emborrachado. Os botões capacitivos na parte frontal característico da linha Zenfone permaneceram lá, bem como a placa em alumínio com reflexos circulares posicionada no rodapé frontal.

Os botões de energia e volume não estão posicionados na parte traseira do Zenfone GO, como acontece com outros dispositivos da linha Zenfone, resultando em um manuseio bem mais ergonômico.

segundateaserzenfonego
Parte frontal do Zenfone GO./ © ANDROIDPIT

A tampa traseira pode ser removida pelo usuário para acesso aos slots de dual-SIM e do cartão de memória. A bateria também está acessível e pode ser removida pelo usuário. Com exceção do Zenfone Selfie, não me recordo de outro modelo da Asus comercializado no Brasil que tenha essa opção de acesso à bateria.

O Zenfone GO possui um LED de notificações posicionado no canto esquerdo do speaker para ligações. Os botões de energia e volume receberam uma textura diferente que permite ao usuário identificá-los com mais facilidade. As bordas do dispositivo foram otimizadas pela Asus, fazendo com que o Zenfone GO seja mais compacto com o mesmo tamanho de tela de seu predecessor.

rodapezenfonego
Acabamento frontal do Zenfone GO. / © ANDROIDPIT

Na parte superior traseira temos um microfone para captura de vídeos e redução de ruídos ambientes, sensor principal de 8MP e um flash de LED convencional. No rodapé traseiro temos uma grade que permite a propagação do áudio reproduzido pelo alto-falante mono do Zenfone GO.

usbzenfonego
Espessura do Zenfone GO.  / © ANDROIDPIT

O Zenfone GO é um dispositivo com acabamento familiar e, certamente, não chama muita atenção por sua parte estética. A qualidade da construção do dispositivo é a mesma que conhecemos de outros modelos da linha Zenfone, ou seja, sem emendas e com ar um pouco elegante.

acabamentotraseirozenfonego
Parte traseira do Zenfone GO. / © ANDROIDPIT

Tela

Assim como o Zenfone 5, o Zenfone GO possui 5 polegadas de tela com resolução HD de 720 x 1280 pixels, e densidade de 294ppi. O painel utilizado pela Asus é o LCD com tecnologia IPS para reforçar os ângulos de visão. A tela do Zengone GO é revestida pela proteção Gorilla Glass 3, da Corning, contra riscos e arranhões cotidianos. A experiência com a tela é boa, o painel exibe cores e contraste equilibrados.

O famoso assistente Splendid que calibra as cores da tela não está disponível para o Zenfone GO. Essa ausência se deve à inclusão do processador da MediaTek que, por sua vez, dispõe de um assistente específico para calibração de tela, o MiraVision. Esse assistente oferece três modos: vívido, padrão e usuário. O perfil vívido foi o que mais me agradou, embora as cores fiquem bem saturadas e o contraste um pouco estourado. No entanto, a opção "usuário" dispõe de algumas opções para controle manual, como contraste dinâmico e nitidez - esta última pode deixar as imagens ridiculamente nítidas, portanto, use-a com parcimônia.

telazenfonego
Tela HD do Zenfone GO. / © ANDROIDPIT

O painel do Zenfone GO, talvez pela inclusão de uma engine da MediaTek, está com o brilho mais intenso e as cores mais equilibradas do que o Zenfone 5. Nota-se um tom mais amarelado em contextos e fundos brancos, mas em ícones e imagens o Zenfone GO se mostrou um pouco superior. Em ambientes abertos e com forte iluminação a tela do Zenfone GO se mostrou mais legível do que seu predecessor.

telaszenfonegoecinco
Tela do Zenfone 5 (esquerda) e Zenfone GO (direita). / © ANDROIDPIT

Software

O Zenfone GO sai de fábrica rodando com o Android Lollipop 5.1 e interface do usuário Zen UI. A Zen UI passou por uma remodelagem e está mais interessante, embora um pouco confusa. A Asus optou em manter os contextos das configurações do sistema como conhecemos no Android puro, contudo, o Asus Launcher e a barra de notificações permaneceram do mesmo jeito. De modo geral, a interface está mais bonita só que um pouco desequilibrada por essa mistura de Android stock com Zen UI.

Outro ponto que notei foi a melhora na tradução da interface, visto que algumas informações do sistema estavam mal traduzidas em versões anteriores. Além disso, o botão que fechava todos os aplicativos abertos no multitarefa foi removido pela Asus, agora é preciso fechar cada aplicativo aberto separadamente.

zenuizenfonegointerface
Interface do usuário Zen UI rodando no Zenfone GO. / © ANDROIDPIT

O Zenfone GO possui 55 aplicativos instalados de fábrica, o que eu considero um exagero por parte da Asus. Aplicativos de parceiros comerciais e opções em duplicidade com apps do Google sao encontrados na Zen UI, como dois navegadores de internet (Navegador e Chrome) e dois players de música (Música e Play Music), por exemplo. A maioria desses apps não podem ser removidos por completo, entretanto, algumas opções podem ser desativadas ou programadas para não receberem mais atualizações.

A empresa não informou sobre a atualização oficial do Zenfone GO para o Android 6.0 Marshmallow, mas dificilmente este dispositivo ficará sem sentir o novo sabor do Android, visto que suas especificações são suficientes para o rodar o novo sistema operacional

Performance

As especificações técnicas do Zenfone GO foram pensadas para tornar o custo do aparelho mais convidativo e ao mesmo tempo manter a performance do dispositivo dentro dos atuais padrões intermediários, a exemplo do Quantum GO. A Asus optou pelo processador MT6580, da MediaTek, girando a quatro núcleos de 1,3 GHz cada. O Zenfone GO possui 2 GB de memória RAM e GPU Mali-400, capaz de processar os gráficos de diversos jogos e manter a interface da empresa com todos as animações fluidas.

Jogos como Asphalt 8 e Real Racing 3, não levam mais do que 8 segundos para estarem totalmente carregados. Também não notei nenhum tipo de engasgo ou travamento durante a operação do sistema, mesmo em multitarefa com outros 16 aplicativos. O modelo é comercializado em uma única versão com 16 GB de armazenamento interno com a possibilidade de expansão até 64 GB através do cartão microSD.

Também não presenciei nenhum tipo de aquecimento no dispositivo, nem mesmo durante o seu carregamento. Mesmo executando o YouTube conectado ao Chromecast por mais de uma hora o Zenfone GO se manteve com a temperatura regular. Abaixo você pode conferir o resultado obtido com o dispositivo no teste de benchmark AnTuTu:

antutuzenfonego
Teste do AnTuTu executado no Zenfone GO. / © ANDROIDPIT

Câmera

A câmera traseira do dispositivo possui 8 MP, com autofoco e abertura de lente f/2.2. Esse sensor captura imagens de até 3264 x 2448 pixels na proporção 4:3, que já vem pré-definida no software da câmera de fábrica. A câmera do Zenfone GO possui 15 modos de cenas bem interessantes, como HDR, embelezamento, cena noturna, GIF animado e câmera lenta. Todos bem úteis e funcionais, além da Asus embarcar alguns efeitos de imagens para incrementar fotografias ao estilo do Instagram.

O modo manual do software da Asus é um dos melhores disponíveis no mercado, ficando atrás apenas da LG e da Sony. É possível controlar o ISO (100 à 800), aprimoramento anti-vibração, modo de foco (AF, CAF e múltiplo), além de incluir opções de auxílio para fotografias, como grades e controle de exposição em tempo real. De modo geral, as imagens levam até 4 segundos para serem processadas e estarem disponíveis na galeria de fotos do dispositivo.

A câmera frontal possui 2 MP e captura imagens apenas satisfatórias, visto que o modo embelezar vem ativado por padrão e consegue aprimorar um pouco o resultado final da maioria das fotos. Existe um excesso de ruído em ambientes mais escuros, assim como a falta de nitidez em ambientes mais claros. Confira algumas imagens capturadas com a câmera do Zenfone GO abaixo:

O modo noturno realiza um ótimo trabalho de compensação de luz e intensidade de cores, no entanto, para esconder os ruídos noturnos esse modo identifica o embasamento dos elementos exibidos na imagem, resultando em imagens um pouco borradas ou com efeito artificial. De modo geral, a câmera do Zenfone GO é satisfatória mas não chega a ser tão boa como a do Zenfone 5.

Bateria

O Zenfone GO possui uma bateria de 2.070 mAh, com autonomia para até 8 horas em uso moderado. Pode parecer pouco, mas quem possui ou já teve a oportunidade de experimentar o Zenfone 5 sabe que essa autonomia média do Zenfone GO foi um update e tanto. O modelo predecessor atualmente atinge no máximo 6 horas de uso com modo de economia ativado e alguns truques no software. Com o modo de economia ativo e uso ponderado, o Zenfone GO pode chegar em até 10 horas de uso.

O tempo de carregamento do dispositivo totalmente descarregado leva aproximadamente 2 horas e 32 minutos, com o carregador que acompanha o dispositivo na caixa de saída 5.0V (1A) e entrada 100 - 240 VAC (150mA). A base do carregador é fixa ao fio de energia, ou seja, o cabo USB enviado pela Asus não pode ser inserido na caixa de carregamento. Confira abaixo meus números com o Zenfone GO:

  • Wi-Fi: Chromecast (Netflix/ YouTube) - aproximadamente 6 horas
  • Wi-Fi: Facebook e WhatsApp com notificações push e sincronização ativada - aproximadamente 8 horas
  • 3G: E-mail, Facebook e Chrome - aproximadamente 6 horas e meia
bateriaremovivelzenfonego
Bateria de 2.070 mAh do Zenfone GO. / © ANDROIDPIT

Especificações Técnicas

  ASUS Zenfone GO (ZC500TG)
Sistema operacional Android Lollipop 5.1
Interface do usuário Zen UI
Tamanho da tela 5 polegadas
Resolução HD (1280 x 720 pixels) 294 ppi
Tecnologia de tela LCD IPS
Dimensões 144.5 x 71 x 10 mm
Peso 135 gramas
Processador MediaTek MT6580
Núcleos 4 (Cortex-A7)
Velocidade máxima 1,3 GHz
Memória RAM 2 GB
GPU Mali-400
Armazenamento 16 GB
Armazenamento externo microSD até 64 GB
SIM Dual-SIM do tipo micro
Bateria 2.070 mAh
Câmera frontal 2 MP
Câmera traseira 8 MP com abertura de f/ 2.0
Conectividade 3G/ HSPA+, Bluetooth 4.0 e Wi-Fi 802.11 b/g/n

Veredito Final

O Zenfone GO não é uma troca interessante para os usuários que já possuem o Zenfone 5 ou o Zenfone 2 Laser, visto que esses dispositivos possuem características bem semelhantes e preço muito próximo. O acabamento do dispositivo é idêntico aos modelos da atual linha Zenfone, com a vantagem de ser ligeiramente menor e mais fino do que seu predecessor.

Novos usuários encontrarão no Zenfone GO um intermediário com processamento e experiência de uso interessantes, mas com câmeras que entregam resultados apenas medianos. A bateria possui uma autonomia dentro da média dos atuais dispositivos intermediários, desempenho atingido principalmente com a nova versão da Zen UI, software atualizado com o Lollipop 5.1 e a saída do processador da Intel. Em comparação com outros concorrentes do mercado, o Zenfone GO pode ser considerado um pouco caro e não muito vantajoso, visto que existem opções mais interessantes por 50 ou 100 reais a mais.

E aí, o que você achou do Zenfone GO?

Onde comprar

O Zenfone GO já pode ser adquirido através da loja oficial da Asus pelo preço sugerido de R$ 799 à vista ou por parcelamento em até 10 vezes sem juros. É possível encontrar o modelo com preços mais interessantes através de alguns varejistas, com descontos de até 80 reais. Separamos as melhores ofertas para o Zenfone GO abaixo, confira:

39 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

  • xdaniellll 3/out/2015

    processador mediatek e gpu mali 400 ?? eu dispenso prefiro o zenfone5

  • Gaki Kunashii 2/out/2015

    Oi Jayme Gomes, tudo bom?

    Notei que você fez uma citação ao meu comentário.
    Desde já deixo claro que é minha opinião (e não uma reclamação), ao citar que o "O preço é um pouco alto para o que ele oferece".

    Eu o não considero um sucessor do Zenfone 5, pois ao se tratar de desempenho ele perde facilmente, a única melhoria significativa em minha opinião seria na bateria. Um verdadeiro sucessor do Zenfone 5 em minha opinião seria um smartphone com um processador melhor e com boa autonomia de bateria.
    Em minha opinião um sucessor deve ter uma experiência aprimorada, corrigindo erros de versões anteriores.

    Em se tratando do preço, eu acho o preço alto sim, pois existem variantes, com o mesmo processador ou com um conjunto de hardware superior, com preços bem abaixo ou semelhante no mercado, como por exemplo, o Quantum Go, Asus Zenfone 5 e Xiaomi Redmi 2. Vale lembrar que a Asus também lançou o Zenfone 2 laser, que custa R$ 100,00 a mais que o Zenfone GO, e que possui um conjunto de hardware e features bem melhores.
    Enfim, o preço em minha opinião não é justificado.


    Espero ter esclarecido melhor meu pensamento.
    Obrigado.
    Abraços.

  • Gaki Kunashii 2/out/2015

    Não consigo enxergar uma boa proposta no Asus Zenfone GO.
    O preço é um pouco alto para o que ele oferece.
    Acredito que ele terá uma grande baixa em seu valor, em alguns meses.

  • @Luiz Soares@ 2/out/2015

    Ou o Quantum GO

  • Davi 2/out/2015

    essa bateria lixo de novo? 😒😒😒

130 Comentários

Escreva um comentário:

  • Alguem poderia me dizer se realmente tem gorila glass o zenfone go zc500tg ? Pois eu tenho o aparelho e tem muitos sites que fala que ele nao tem,medo de usar sem pelicula.


  • Alguém poderia me dizer se o gps do Zenfone Go é bom?


  • Alguém sabe me dizer se o botão de volume serve como botão para tirar fotos no Zenfone Go?


  • Cade a atualização do Zenfone GO?


  • Indignada com a Asus como é que pode agente baixar qualquer aplicativo e não ir para a memória do meu cartão de mem´ria?Tudo vai para a memória do celular e não tem como tranSferir nenhum aplicativo não entendo pq fazem essa M falta de consideração


    • Eu tive o Zenfone 5 e qdo baixava qualquer app ele dava a opção de salvar na memória interna ou no cartão.


  • (EDIT: Pessoal, comprei um e realmente não recomendo, é um celular razoável, mas talvez devido ao processador mediatek a zenui do telefone parece ser meio "capada" e sem algumas funções dos outros aparelhos da linha e, como a matéria menciona, vem um monte de aplicativos embarcados. A câmera é no máximo regular e o celular parece ter problemas com o snapchat, os vídeos gravados no aplicativo ficam com travamentos. Além disso, o maior problema pra mim tem sido travamentos [do sistema agora] razoavelmente frequentes e que tornam o celular inutilizável durante certo tempo, não muito, talvez, mas tempo suficiente pra te fazer espumar de raiva caso esteja querendo fazer algo com urgência, cerca de 30-60 segundos, chutando, não tenho certeza. O desempenho na minha opinião é abaixo da média e, infelizmente, pra mim faz com que eu não confie muito na asus para a próxima troca de aparelhos, que o celular já tem me feito ter vontade de fazer, muito embora só tenha o aparelho por menos de três meses.)


  • Olá
    meu zenfone go não pisca a luz de notificação quando recebo notificações, a luz só acende quando esta carregando ou o nivel de bateria esta baixo o q eu faço para a luz piscar?


  • Não quero ofender, mas o design da Asus pareceu legal pra mim na primeira semana que lança o zen5 depois perdeu a graça, e o celular é muito mais largo que muitos outros, volta prós PCs Asus


  • O povo reclama de bateria que não dura um dia todo mas não larga o celular nem pra cagar.


  • kd os fanboys da asus para defender o aparelho ???


  • Eu iria pegar o Zenfone 5 mais acabei pegando o GO por 500$ na Black Friday, é um ótimo aparelho, a câmera deixa a desejar, mais se achar um boa iluminação e um lugar bacana pra tirar foto a imagem não fica ruim, o ponto negativo que me irrita é o efeito ''fake'' deixa a pele como se fosse falsa, tipo boneco de cera, mas o próprio celular de dá algumas opções para corrigir isso.


  • GPU Mali 400 ??? que belo fail da asus kkkk


  • Por este valor dá para comprar o Moto X 2014 que é bem melhor.


  • Fala sério, a Asus está brincando! Por que 3G no momento que a maioria dos novos celulares já com com acesso de dados a 4G? Sinceramente, além de não ser muito diferente, parece que faz um celular deste, como a Motorola com Moto G Turbo só para não ficar sem "novos lançamentos"? Seria interessante se tivesse uma câmera traseira de 13mp e frontal de 5mp, 4G, pelo menos para fazer uma diferenciação. Está difícil hein. Dos que foram lançados, ainda fico com o Lenovo vibe.


  • O processador é mais fraco , mas a asus fez um bom trabalho com essa gpu e 2gb de ram roda muito bem os jogos

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi