O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
2 Compartilhado 19 Comentários

Review do Asus ZenWatch 3: design não é tudo

Os anos se passam e nada parece mudar no mundo dos smartwatches. Penso que o mercado ainda não está pronto para esse tipo de dispositivo. A Asus está tentando emplacar o ZenWatch 3, que é um modelo mais caro em comparação com aquilo que tivemos com as duas gerações anteriores. Será que o vestível que já foi o mais acessível no mercado com Android Wear ainda vale a pena? Descubra em nossa análise completa.

Avaliação

Prós

  • Design
  • Qualidade da construção
  • Velocidade do carregamento
  • Interface do software

Contras

  • Performance
  • Autonomia da bateria
  • Especificações técnicas

Asus ZenWatch 3 – Data de lançamento e preço

O ZenWatch foi lançado pela Asus no Brasil em novembro, e já está disponível para compra na loja online da empresa. O modelo nacional é vendido na cor preto fosco com pulseira marrom escuro. O preço sugerido é de R$ 1.999,00.

 

Asus ZenWatch 3 – Desenho & Qualidade de Construção

O ZenWtach 3 é a nova tentativa da marca taiwanesa de emplacar no segmento dos smartwatches. Temos nele um progresso muito interessante, provando que a empresa evoluiu e aprendeu com alguns erros do passado. Se no modelo lançado em 2015 tínhamos um dispositivo com tela retangular, no novo modelo podemos encontrar um painel redondo. Ao contrário do Moto 360, o bom gosto falou mais alto no ZenWatch 3, visto que temos uma tela completamente redonda e sem a marcação da famosa barra preta no rodapé. 

AndroidPIT Asus Zenwatch 3 1200
Caixa do ZenWatch 3  © ANDROIDPIT

A tendência de smartwatches redondo não é por acaso. Os usuários poderão cada vez mais apostar nesses vestíveis, que estão ficando mais parecidos com os modelos tradicionais. A caixa do ZenWatch tem 45mm de diâmetro e aço inoxidável categoria 316L. Essa categoria é mais resistente do que o padrão atual, resultando numa proteção maior contra corrosão. Isso é uma boa notícia, até porque para completar o conjunto de resistências temos a certificação IP67 contra água e poeira no vestível.

AndroidPIT Asus Zenwatch 3 1174
O ZenWtach 3  © ANDROIDPIT

O ZenWatch 3 representa o progresso na linha de design da Asus. O modelo lembra pouco seu predecessor, que tem bordas maiores e acabamento um pouco inferior. A empresa realmente conseguiu agregar uma aparência mais elegante ao seu vestível. Numa comparação com o Gear S3, acredito que o ZenWatch 3 está um nível acima no quesito beleza. O toque é agradável e o relógio não é muito imponente, logo, quem tem o pulso fino ficará satisfeito com sua espessura (9,95mm).

A Asus mencionou durante a apresentação do relógio que o mesmo foi pensando para a geração Y, que é atualmente a maior interessada nesse tipo de dispositivo. Os três botões físicos no lado direito pode agradar os jovens, mas, pessoalmente, acredito que o modelo ganharia mais esteticamente falando caso os mesmos não existissem. 

AndroidPIT Asus Zenwatch 3 1180
A pulseira possui um formato proprietário de encaixe © ANDROIDPIT

O botão superior abre o aplicativo de acompanhamento fitness, enquanto o botão inferior abre a programação de alarmes. Acredito que essas funções poderiam ser agregadas ao software sem a necessidade de criar botões.

Por fim, não posso deixar de mencionar a pulseira. Este é um dos elementos mais importantes no design de um vestível e, aparentemente, as empresas ainda não se deram conta que ela tem um papel crucial na experiência de uso (exceto a Apple).  O ZenWatch 3 oferece dois tipos de pulseira: silicone e couro. Testei o modelo em couro, que é um pouco decepcionante, visto que a qualidade da costura dos fios no couro não é muito boa. Outro ponto nessa experiência é que o encaixe da pulseira é proprietário, ou seja, o usuário precisa adquirir uma pulseira pela loja da Asus.

AndroidPIT asus zenwatch moto 360 2
Moto 360 acima do ZenWatch 3  © AndroidPIT

Asus ZenWatch 3 – Tela

O novo relógio da Asus tem tela AMOLED de 1,39 polegadas, coberto com Gorilla Glass 2 (2.5D), e possui resolução de 400 x 400 pixels (287ppi). Essa resolução proporciona uma experiência melhor com a tela do vestível. Como mencionamos acima, o relógio conta com uma tela totalmente circular.

AndroidPIT Asus Zenwatch 3 1165
Tela do ZenWatch © ANDROIDPIT

O brilho da tela também se mostra muito bom, mesmo em condições externas. Não é o visor mais brilhante entre os smartwatches, mas o resultado é bem satisfatório. Como não está fazendo muito sol aqui em Berlim, não tive a oportunidade de testá-lo num ambiente fortemente iluminado. Felizmente, ao contrário do modelo anterior, a Asus incluiu no ZenWatch 3 um sensor de luminosidade. Logo, o usuário não precisa ficar ajustando o brilho nas configurações.

Também nano tenho nenhuma queixa para fazer com relação a capacidade de resposta da tela ao toque, que se mostrou muito boa. Outro ponto agradável é que a tela não exibe muitos reflexos.

Asus ZenWatch 3 – Software

Sem surpresas, temos aqui o Android Wear rodando no ZenWatch 3. Como de costume, a interface é quase a mesma presente nos demais relógios embalados com o sistema. Os controles por gestos são os mesmos e as mudanças são mínimas. Poucas mudanças foram feitas no software, até porque o Android Wear mudou pouco, o que pode ser frustrante, principalmente para quem já teve experiência com o Tizen, dos Gear.

Pensamos que o Wear iria amadurecer como plataforma em 2015, mas, um ano depois desde a primeira aparição na IFA, poucas coisas mudaram de fato. Infelizmente.

AndroidPIT asus zenwatch 3 8
Android Wear rodando no ZenWatch © AndroidPIT

É claro que as atualizações do sistema o tornaram mais funcional do que antes, mas ainda é complicado desenhar um emoticon ou ativar o modo filme. Depois que a Samsung trabalhou com a versão do Tizen que equipa o Gear S3, o abismo de diferenças entre ambos os sistemas vem crescendo.

A Asus incluiu algumas coisas interessantes no software do ZenWatch, como o ZenFit, um guia de exercícios físicos. É claro que o assistente pode ser substituído pelo Google Fit, que faz um trabalho bem semelhante. Outro app bem interessante é o ZenWatch Manager, que permite que o usuário faça uma customização melhor no relógio, com mais de 50 papéis de parede, watch faces e a capacidade de criar seu próprio wallpaper.

AndroidPIT asus zenwatch 3 6
Contador de passos © AndroidPIT

Na minha opinião, essas adições não são exatamente úteis, mas agregam certo valor na experiência do usuário. Embora rode com uma certa customização, o Android Wear ainda roda com sua essência em termos de recursos, ou seja, o Google precisa dar um progresso ao sistema para que as fabricantes possam evoluir ainda mais o software. 

Asus ZenWatch 3 – Performance

Muitos smartwatches são equipados com uma versão do Snapdragon 400, mas o ZenWatch vem embalado pelo Snapdragon 2100, projetado especialmente para dispositivos vestíveis. Ainda temos 4GB de armazenamento interno e 512MB de memória RAM,

O vestível oferece ainda Wi-Fi e Bluetooth 4.2. Entre os sensores do ZenWatch 3 estão um acelerômetro e o giroscópio e, infelizmente, não temos aqui em sensor cardíaco. É um pena não poder contar com esse recurso. Também gostaria de fazer uma observação com relação a pulseira, pois a mesma tende a ficar com cheiro de suor ao longo do tempo.

O desempenho é rápido e a interface roda bem. O ZenWatch 3 abre aplicativos rapidamente e não enfrenta lentidões para atividades rotineiras. Nem tudo é perfeito, é claro que alguns problemas acontecem, mas de modo geral, o vestível tem uma performance bem estável.

Asus ZenWatch 3 – Bateria

Em termos de bateria, a Asus manteve a média de seus outros vestíveis com Android Wear, ou seja, até dois dias de uso. É possível atingir essa marca tranquilamente, principalmente se você nano tiver muitos e-mails cadastrados ou receber notificações a cada cinco minutos. A capacidade da bateria é de 340mAh. É válido dizer que o trabalho feito pela Asus no software é o grande responsável por essa boa autonomia.

AndroidPIT Asus Zenwatch 3 1185
Sistema de carregamento rápido do ZenWatch 3 © ANDROIDPIT

Alguns usuário podem chegar em um dia e meio de uso, dependendo do uso. É claro que em termos de mercado não temos uma autonomia realmente boa em vestíveis, o que contribui para a baixa adesão desse tipo de acessório. Pessoalmente, utilizo um relógio da Seiko que precisa ser carregado todos os dias quando faço uso mais intenso. Contudo, com uso moderado, como fiz com o ZenWatch, consigo poupar até 48 horas de energia. 

A Asus teve a ótima ideia aqui de incluir um sistema de carregamento rápido. Com ele, é possível atingir até 60% de energia em 15 minutos de carga. Uma carga completa é possível dentro de uma hora em média.

Asus ZenWatch 3 – Especificações Técnicas

Dimensões: 45 x 45 x 10,65 mm
Tamanho da bateria: 340 mAh
Tamanho da tela: 1,39 polegadas
Tecnologia da tela: AMOLED
Tela: 400 x 400 pixels (407 ppi)
Versão do Android: Android Wear
RAM: 512 MB
Memória interna: 4 GB
Número de núcleos: 4
Velocidade máx. 1,2 GHz
Conectividade Bluetooth 4.1

Veredito Final

Nitidamente, o ZenWatch 3 é um ótimo smartwatch, mas ele não é o melhor disponível no mercado. No passado, a Asus investiu mais no hardware do que na aparência, na minha opinião, e nesta geração temos um gadget mais equilibrado. Este ano, a Asus repaginou o design, o que refletiu no preço do produto. O vestível possui uma boa duração de bateria, um software estável e um sistema de carregamento rápido e eficiente.

O ZenWatch 3 é um ótimo smartwatch, mas ele não é o melhor disponível no mercado

Algumas limitações no software estão relacionadas com o próprio Android Wear, que é um sistema ainda limitado e em fase de desenvolvimento. Quem prefere um software mais completo, certamente deve olhar para a linha Gear, da Samsung.

O que você achou do ZenWatch 3?

2 Compartilhado

19 Comentários

Escreva um comentário:

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi