O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
3 min para ler 10 Compartilhado 51 Comentários

Veja como as atualizações de firmware do Android N funcionarão

O Android N está recebendo um novo recurso que vai, efetivamente, matar as atualizações de firmware como nós a conhecemos. Trata-se de 'atualizações perfeitas', como definiu o vice-presidente de engenharia do Android,  Dave Burke, quando elas foram explicadas no último Google I/O, em maio passado. Segundo ele, trata-se de uma abordagem completamente nova para atualizar o sistema operacional do Google. Aqui estão os detalhes.

androidpit android n
O Android N será liberado no segundo semestre deste ano / © ANDROIDPIT

Trata-se de atualizações automáticas

Como você bem sabe, o lento processo de liberação das atualizações por parte das fabricantes de smartphones e operadoras resultaram em uma uma fragmentação gigantesca do ecossistema Android. Efetivamente, isso significa que a versão mais recente do SO do Google fica com apenas uma pequena parcela dos dispositivos, meses depois da edição final ser liberada - o Marshmallow, por exemplo, não está nem em 10% dos telefones (7,5% para ser mais exato). E ele foi lançado em outubro de 2015. 

E se você possui um dispositivo Nexus, as atualizações podem chegar de forma mais rápida do Android N em diante. Mas se você não tem um deles, o anúncio recente feito no Google I/O sobre as atualizações "discretas" (ou "Seamless") é uma pequena modificação na forma como as próximas versões de firmware serão lançadas - e com implicações significativas a longo prazo. 

google io keynote 2016 android 7
Dave Burke, VP de Engenharia do Android durante o Google I/O em maio último / © Google

O que são as atualizações "Seamless" ?

O que Burke disse no I/O sobre as atualizações "Seamless" foi relativamente breve. Elas agiriam de forma semelhante à maneira como os Chrmebooks são atualizados; ou seja os updates seriam executados silenciosamente, em segundo plano.

Dispositivos construídos no Android N terão duas imagens do sistema

Dispositivos construídos no Android N terão duas imagens do sistema. Isso significa que quando uma atualização estiver disponível, seu telefone irá automaticamente baixar a imagem mais nova, mas em segundo plano, de forma discreta. Então, quando você reiniciar o dispositivo, ele irá alternar automaticamente para a imagem da nova versão do sistema. 

Importante: esse recurso só estará disponível para os novos dispositivos Nexus, pelo menos até segunda ordem do Google. 

google io keynote 2016 android 20
As atualizações silenciosas farão parte das novas funcionalidades do Android N/ © Google

O Google não está reinventando a roda

Atualizações silenciosas não são exatamente um conceito novo. Como já mencionamos, os próprios Chromebooks já fazem isso. E não vamos esquecer que o Windows 10 também baixa e instala os updades em segundo plano, de forma menos intrusiva. 

E será que isso é para o nosso próprio bem? Bom, isso vai da preferência de cada um. Mas uma coisa é clara: com a liberação da versão final do N, o Android será atualizado continuamente e sem pedir permissão. Se isso fará com que os usuários do SO se sintam mais seguros ou menos ansiosos com os updates, só o tempo vai dizer.

E como você vê esse processo de atualizações silenciosas? 

10 Compartilhado

51 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi