O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
3 min para ler 78 Compartilhado 58 Comentários

Falta de sinal e atendimento são os grandes problemas das teles no país

A falta de sinal e o atendimento ao consumidor são as duas grandes queixas dos brasileiros que utilizam o serviços das teles diariamente. No Brasil, existem atualmente 198 milhões de aparelhos, os quais usam contratos pré ou pós-pagos e, infelizmente, percebemos que nem todo consumidor está recebendo aquilo que compra na hora em que assina um plano em conjunto com uma operadora.

Este não é um problema isolado e, sinceramente, não acontece apenas na sua cidade ou país. Contudo, o problema é que a falta de sinal se repete constantemente. Em 2012, o país passou por um momento delicado no setor de telefonia móvel, na ápoca chamado de Apagão das Teles. Neste ano, as reclamações eram praticamente as mesmas, ou seja, falta de sinal, sobrecarga das antenas, a falta de antenas e, claro, o atendimento ao consumidos.

Passados cinco anos, as coisas não parecem realmente ter mudado, entretanto, com a evolução do 3G e do 4G, a situação não está tão precária. Porém, isso não significa que melhorou.

A prova disso é o levantamento da empresa de pesquisa de mercado e consultoria CVA Solutions, que traz mais uma vez à luz essa questão. De acordo com o resultado do estudo, para os consumidores do pré-pago, o principal problema apontado para todas as teles foi a ausência de sinal (citado por 70% dos entrevistados), seguido por atendimento insatisfatório (44,7%).

Esses mesmos problemas foram identificados entre os clientes do pós-pago e controle também: para 68,2%, o maior problema é a ausência de sinal; o atendimento insatisfatório foi mencionado por 45,7% das pessoas.

No que toca ao atendimento ao consumidor, a pesquisa revelou que é preciso ligar várias vezes para o SAC para ter a solicitação atendida. No pré-pago, 47% ligaram para o atendimento, sendo que 48% resolveram na primeira ligação e o restante (52%) precisaram retornar em média quatro vezes. A CVA Solutions não divulgou os números da base pós-paga.

Opinion by Camila Rinaldi
As operadoras ainda precisam adequar, claramente, antenas e funcionários para lidar com seus clientes.
O que você acha?
50
50
239 participantes

Levando em consideração esse resultado, é possível dizer que as teles não estão oferecendo o suporte necessário ao consumidor, tanto do serviço, quanto no pós-venda. O que abranda a situação, no entanto, é que o "boom" da telefonia já passou, hoje praticamente todo mundo tem um celular, logo, um chip.

Porém, as operadoras ainda precisam adequar, claramente, antenas e funcionários para lidar com seus clientes. E cabe à Agência Nacional de Telecomunicações - Anatel - regular isso. Contudo, a instituição ainda não se manifestou publicamente sobre essa pesquisa.

Como é o sinal na sua região?

Esta é a oitava edição anual do estudo da CVA Solutions, que aconteceu em maio deste ano e contou com a participação de 7.000 usuários de telefonia móvel, sendo 4.036 com planos pré-pagos e 2.968 com pós-pago e controle.

E aí, com qual frequência o seu celular fica sem sinal? Você já fez contato com a operadora para reclamar disso?

78 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

  • Henrique P.
    • Blogger
    há 3 meses

    Eu uso a Vivo por conta da qualidade do serviço. Nunca tive o que reclamar. Oi e Claro são as únicas que tem sinal ruim ainda em Blumenau. A Oi nem preciso dizer e a Claro tem uns bairros que o sinal some ou é instável. Passa a divisa do mesmo com outro e tem sinal cheio ou fica estável o sinal.

  • Pedro há 3 meses

    Todas as operadoras são farinha do mesmo saco o melhor a fazer é investir em apenas 1 chip com a operadora que atende melhor o seu local e procurar um plano adequado ao seu uso, quando tiver problemas não perca seu tempo com outros setores ligue diretamente no setor de cancelamento eles resolvem rapidinho.

  • Alexandre M. há 3 meses

    Sem maldade galera, vocês que responderam a enquete com o problema da operadora do sinal ruim sempre caindo, por que não trocam de operadora e procura uma que ofereça o sinal melhor?
    Ou a que vocês estão atualmente é a única que entrega sinal na região?
    Sou Tim e não tenho problema algum de sinal na minha região, inclusive 4G pega Full, mas se tivesse problema de sinal onde moro, com toda certeza não seria Tim, mas sim a operadora que me atendesse melhor nos locais onde fico com frequência.

  • Phelipe B. há 3 meses

    No local onde minha casa fica, no interior do estágio, cercado de ver morros, não há nem sombra de sinal.
    No centro da minha cidade o sinal pega muito bem, mas em grandes centros urbanos eu vejo que o vilão é o gargalo da rede.

58 Comentários

Escreva um comentário:

  • uso vivo e é ótima, nunca cai,4G batendo. mas só a vivo também, nenhuma outra operadora pega aqui na região, a que chega pouco próxima é a Oi ,as mas claro e tim, nem pensar. ps: sou do interior do RJ


  • Aqui na minha cidade, quase não temos evolução em questão de operadoras.
    a Claro, que foi a primeira a entrar em funcionamento, tem quase 100% de uso da minha cidade. Porém persistiu no 2G até 2015, quando liberou um 3G, que no início era bom, hoje é uma porcaria, porém tem um sinal bom.

    A TIM, desde 2011 iniciou as instalações na minha cidade, e em 2013, foi liberar o sinal e adivinhem!? Liberou sinal 2G e até hoje continua do mesmo jeito, fora que tem um sinal fraquíssimo, se você entrar no banheiro, adeus sinal.

    A VIVO, recentemente liberou sinal na minha cidade, liberou só 3G, não se preocupou com as pessoas mais idosas, que possuem features phones, que não suportam 3G e ainda mais, é um 3G lento que oscila sempre, até uma mensagem no WhatsApp demora pra enviar. Porém em questão de sinal, é ótima. Dá sinal em todo lugar.

    A Oi, não sabemos nem se existe, não há sinal dela na minha cidade, nem previsão de ser instalada.

    A Nextel tá restrita a grandes centros, eles acham que não são operadora pra povão.

    É aquele ditado: "Vamo fazer o que?" se estamos num mato sem cachorro.


  • Meu número particular é Claro e nos bairros por onde ando (São Paulo) não tenho muitos problemas, não é uma operadora perfeita, mas com frequência me ligam oferecendo pacotes fora da lista oficial que é exatamento o que procuro. Uso também TIM pela empresa que trabalho e tenho notado uma grande melhoria de um ano pra cá. Em vários bairros onde o sinal era nulo ou muito fraco agora tenho conseguido 4G com sinal no máximo. Agora, em relação a atendimento, fugi da OI depois de 2 anos só brigando, por causa de faturas absurdas, promoções que na hora de usar não era exatamente como era levado a pensar, reclamei deles 5 vezes na ANATEL até que desisti.


  • Nenhuma operadora é confiável!!
    TODAS são ruins, tem estruturas precárias e PÉSSIMO atendimento!!
    A que eu uso é VIVO depois de muita pesquisa e pq sei que comprou a base de operação, antenas e extensão da falida Telefônica e só por isso sai um pouco na frente, senão seria a mesma tragédia das outras!
    Na verdade são todas umas porcarias que não investem nada e só pensam em medidas cretinas como limite de uma internet que já é um lixo!!
    Não querem investir pq esperam um retorno que com esse péssimo atendimento NUNCA virá!
    Daí fica esse círculo vicioso: as operadoras querem lucrar as nossas curtas, mas não oferecem serviços de qualidade e a maioria da população usa pré pago pq quem é tonto de investir em uma internet tão ruim!?


  • aqui a tim se supera em relaçao a sinal de 7 dias da semana 2 e sem sinal,kkkk.


  • Moro em zona rural e a Vivo nunca me deixou na mão, sempre teve uma qualidade ótima de sinal e pegava muito bem o 3G em qualquer lugar, e agora no centro da cidade já pega 4G estável e rápido.
    A Claro tem 3G aqui também, apesar de não se comparar a qualidade de sinal da vivo, mas na cidade pega muito bem. Não sei dizer se já tem 4G pois não uso.
    Já a Tim, aonde eu moro não tem nem 3g, e a qualidade do sinal é horrível, e só na cidade pega um 3G, estável pelo menos. Mas Já me arrependi de ser Tim Beta, pois não consigo usar os serviços da Tim pra subir de categoria no blablablametro e virar Beta Lab.
    A Oi eu não uso a anos, mas quando eu usava se comparava a Tim, só que o sinal conseguia ser pior ainda. Nem na cidade tinha 3G. Espero que hoje em dia essa situação esteja diferente pra Oi, pois que a empresa não anda bem, não é novidade.


  • Eu gostaria que viesse para o Brasil a Vodafone. Uma das melhores empresas desse setor. Estamos engessados com essas operadoras atuais. Concorrência sempre é bom e derrubaria a Vivo de vez e ajudaria a TIM e Claro a saírem dessa acomodação que elas vivem. Se uma empresa faz algo, ao invés da outra lançar algo melhor, se equipara. Como a OI passa por dificuldades, fica mais difícil uma verdadeira reestruturação dessa empresa.

    Antes de lançar qualquer plano no mercado, seja 4G e 5G, se investissem de fato em cobertura, seria fantástico, eles tem acesso ao mapa detalhado e sabem onde são os locais com cobertura parcial e inexistente. E essas mesmas empresas arrecadam muitos bilhões anualmente, o prejuízo financeiro delas é baixo.

    Só um parênteses, mais um, o 3G da Vodafone em Portugal chega a 43 MB de velocidade. e 4G até 300 MB.

    Basta pesquisar em '' Cobertura Rede Móvel Vodafone Portugal ''.

    Se não houvesse tanta corrupção nesse país, teríamos serviços muito melhores e a população como num todo ganharia. Estamos como sempre a anos luz de distância de Portugal, só para se ter uma ideia. Precisamos virar esse jogo e transformar o Brasil num país, aí sim, com mais oportunidade para todos. Mas sei que isso é quase uma utopia, pois o Brasil continua sendo tratado e gerido por incompetentes.


    • Falta de Sinal até se entende pq Pais gigante e muitos morros etc e leis malucas que fazem demorar por novas antenas, fora os impostos altos para empresas(deveria ser 0 imposto)
      Agora no atendimento... acham que usuario é burro


  • As operadoras são como loteria: dependem mais de sorte que qualquer outra coisa. No Rio de Janeiro, Flamengo, morava num apartamento de fundos, penúltimo andar. Sinal da Claro excelente. Nada, absolutamente nada de Vivo, Oi, Tim, Nextel. A empresa me deu uma linha da Tim. Depois de 3 meses reclamando, foram no meu apartamento com uma pancada de instrumentos, mais um mês e o sinal da Tim ficou excelente também. Me mudei para apto de frente, no meio do mesmo prédio. Oi, Vivo, Tim, e Nextel, todos no máximo. Claro, só na janela e mesmo assim quase sem sinal.
    Em Vila Velha, bairro Praia da Costa, o 4G da Claro é mais rápido que minha Net no Rio.
    Na divisa das cidades Marechal Floriano e Domingos Martins, na roça, Tim tem até 3G. As outras, nem 2G tem. Sem sinal. Isso em área rural.


  • Tanto a Tim quanto a Oi tão c sinal péssimos esses dias. digo piores.


  • Sou do RJ e abandonei a TIM depois de 10 anos e fui pra CLARO exatamente pela queda medonha na qualidade de sinal e atendimento da TIM. A VIVO tem um bom sinal mas um péssimo SAC, então cai fora também. Nunca me aventurei na OI porque a fama não é boa.


  • Atendimento das nossas operadoras é realmente hilário, muitos atendentes são desinformados e mal treinados pelas empresas. Eu perguntei a velocidade do 4G se chegaria a 50 MB ou mais, ai a atendente falou, chega a 2,5 GB! Falei, nem lá fora chega a isso tudo, ai questionei, não seria a frequência não? Ela sem graça admitiu o erro e pediu desculpas. Ligo de novo, ai sim, uma outra atendente informou exatamente o que eu queria, e tive que '' rasgar '' o português para ver se ela entendia, ai falou. '' Pode chegar até 100 MB dependendo da cidade e estado , podendo variar bastante a velocidade ''.

    Esses Call Centers da vida, são muito ruins, de cartões de crédito então, você pede a fatura, ai a atendente não manda o valor para pagar. Estamos também precisando de profissionais mais competentes em todas as áreas, esse é o nosso Brasil!


  • Aqui em minha cidade aconteceu a mudança do 3g pro 4g faz duas semanas. Raramente acontece alguma instabilidade.
    Creio que seja por causa da mudança. Pois nos primeiros dias foi tenso usar. Quase impossível!


  • Tim come créditos e serviço ruim


  • Vivo de vez enquanto me decepciona


    • Você é um felizardo. A mim, sempre decepciona. Tenho um, queria transformar em principal. Mas é tanto problema, q deixei só para receber, e a oi está como principal.


  • O serviço é de quinta e o preço das tarifas, de primeira!!


  • Nosso Brasil é um País de empresários corrcorruptores e fiscais corrompidos e é por isso que nada funciona direito ninguém respeita as leis vigentes para tal caso só o fazem quando tem uma repercussão muito grande dando uma maqueada mais ou menos, ou seja, serviço de qualidade mesmo tá difícil.


  • O atendimento é o pior serviço deles. O que deixa puto e o atendente desligar na sua cara, e vc liga de volta fala que a ligação caiu. KKKK.. Deveria ter uma lei que todos municípios ter um posto de atendimento presencial. Queria ver um atendente negando fazer algo(tipo cancelar). Percebi que pessoalmente resolve rápido e não falam nada.

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi