O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site.

7 min para ler 163 Comentários

Como fazer backup no Android: diga adeus às perdas de arquivos!

Você certamente já ouviu falar várias vezes do termo backup, embora muitos usuários não conheçam as possibilidades por trás desse procedimento. Com este guia, iremos esclarecer as principais dúvidas e indicar os melhores aplicativos para o backup do seu Android. Diga adeus às perdas de arquivos de uma vez por todas.

Pegue um atalho

O que é um backup?

Um backup é manter a cópia de seus dados (SMS, aplicativos, contatos…) salvos em uma unidade adicional que os manterá protegidos contra perdas. É recomendado, por exemplo, que este procedimento seja feito antes da instalação de uma nova ROM ou qualquer outro processo que coloque as informações contidas no dispositivo em risco.

Cópia de segurança do Google

Não poderia começar por outra alternativa que não fosse o recurso nativo oferecido pelo Google. Nas Configurações do sistema Android é possível encontrar a opção Fazer backup e redefinir. Esta ferramenta permite realizar backup de dados, senhas de Wi-Fi e os dados de vários aplicativos. O backup é realizado diretamente na conta Google ativa no dispositivo.

backupandroid
Qualquer smartphone Android oferece a opção de backup e restauração. / © AndroidPIT

Aplicativos de backup Android

Na Play Store você irá encontrar muitos aplicativos que nos permitem fazer backup de nossos dados. Alguns aplicativos são mais específicos, por exemplo, e permitem fazer apenas backup de SMS ou outro item. O Easy Backup é um aplicativo gratuito que nos permite fazer backup de contatos, registros de chamadas, calendários e marcadores.

Como utilizar o Easy Backup

1. Faça o download do Easy Backup em seu dispositivo Android;

2. Ao abrir o aplicativo confirme a pergunta para realização de backup. Selecione “sim”;

3. Em seguida, você terá seus contatos copiados, SMS, MMS, registro de chamadas, calendários, favoritos e agenda de contatos. Você pode selecionar as opções de sua preferência.

easybackuppt
Escolha o que tiver que ser salvo.  © AndroidPIT

4. Em seguida, o aplicativo irá perguntar onde você deseja salvar seus dados;

5. Você pode selecionar algum serviço de armazenamento em nuvem ou alguma pasta em seu cartão de memória;

easybackup
Escolha o diretório aonde os arquivos serão guardados. / © AndroidPIT

6. O próximo passo será nomear seu arquivo. Por padrão o Easy Backup os mantêm em uma pasta que possui como título a data e horário em que o backup foi realizado;

easyback
Adicione um nome para a pasta de backup.  © AndroidPIT

7. Quando o processo for concluído, uma janela com as informações gerais dos dados transferidos aparecerá;

easy
Quantidade e tamanho total de arquivos salvos.  © AndroidPIT

8. Você também pode salvar os arquivos APKs que estejam disponíveis em seu dispositivo, mas não será possível salvar os dados contidos nesses aplicativos;

9. Para fazer isso, você terá que selecionar os aplicativos que deseja salvar;

easybackupp
Não é possível fazer backup de dados dos aplicativos, mas dos APKs sim. © AndroidPIT

10. Se você deseja restaurar seus aplicativos, deve clicar na aba “Restaurar”. A partir dessa opção será possível escolher o que será restaurado.  Contudo, o aplicativo irá solicitar um backup de seus SMS e definir o Easy Backup como aplicativo de mensagens padrão;

bbeasy
Para salvar APK é preciso definir o Easy Backup como mensageiro. / © AndroidPIT

11. O próximo passo é realizar o backup de arquivos que você deseja restaurar;

12. Para restaurar aplicativos você deve seguir outro procedimento. No menu principal, selecione “Aplicações Ferramentas” e clique na guia “Arquivo”;

13. Você irá visualizar a lista de APKs salvos. Basta selecionar quais você deseja restaurar e clicar em “Instalar”.

Como usar o Helium

O Helium é uma ótima ferramenta para fazer cópias de segurança sem precisar de acesso root. Com ele podemos fazer cópias de aplicativos e dados. Se algo acontecer com seu smartphone ou apenas você tenha adquirido outro, é possível restaurar todos os dados e aplicativos.

As cópias podem ser feitas na memória interna ou cartão microSD, com upgrade para a versão Premium que dispõe de um armazenamento para a nuvem exclusivo. Saiba como usá-lo a seguir:

  1. Instalar o Helium em seu PC e Android
  2. Instale o Helium em seu smartphone Android
  3. Instale o Helium em seu computador
  4. Conecte o smartphone ao PC através de um cabo USB
Helium1
Helium se conecta ao PC. / © AndroidPIT

5. É necessário que a depuração USB esteja ativada em seu dispositivo Android.

6. Você pode alterar o modo de conexão USB para PTP (modo de conexão da câmera).

7. Você deve permitir que o seu PC possa acessar seu dispositivo Android.

8. Quando a conexão é estabelecida com o PC, uma janela é exibida com um sinal verde confirmando a conexão entre os dispositivos.

helium check es
Quando essa mensagem aparecer em seu PC é porque tudo deu certo. / © AndroidPIT

9. Você deve visualizar a mesma confirmação em seu dispositivo Android. Agora você pode desconectar o seu smartphone do PC.

Nota do editor: Se você reiniciar seu dispositivo Android terá que reativar a conexão com o PC.

Helium - App Sync and Backup Install on Google Play

Faça backups do seu Android com o Helium

  1. No aplicativo Helium para Android você pode visualizar duas guias, “Copiar” e “Restauração e Sincronizar”. A primeira opção realiza o backup e a segunda restaura essas cópias.
  2. Para começar, vamos selecionar todos os aplicativos. Você só precisa clicar em “Selecionar” e todos aparecem marcados automaticamente.
Helium2
Escolha o que você quer copiar. / © AndroidPIT

3. Uma vez que você selecionou todas as aplicações, se você deseja realizar apenas backup de dados selecione a opção “apenas dados de aplicativos”. Você pode selecionar os aplicativos que deseja marcando-os através da listagem. 

4. Depois de realizar a seleção basta pressionar o botão “Copiar”, que fica ao lado dos ícones de seus aplicativos. Em seguida, você pode escolher o destino: memória interna, microSD e usuários Premium podem realizar o backup diretamente em uma conta do Google Drive ou Dropbox.

5. Na guia “Restauração e Sincronizar” você pode gerenciar sua conta na nuvem, e sincronizar com outros dispositivos.

6. Ao fazer o backup é possível criptografá-lo com uma senha e protegê-los contra alterações errôneas. Para restaurar dados criptografados é preciso utilizar a senha para confirmar o procedimento, portanto, trate de não esquecê-la.

Helium3
Você pode criptografar seus arquivos com senha. / © AndroidPIT

7. Para restaurar basta selecionar a aba “Restauração e Sincronizar”, onde você terá a cópia de segurança dos aplicativos e você deve selecionar o que deseja restaurar. Uma vez selecionados os aplicativos basta pressionar o botão “Restaurar”.

Nota do editor: Você também pode realizar esse procedimento em seu computador através do menu “Transferir para PC”, onde uma URL estará listada. Copie esse endereço e cole no seu navegador e você poderá salvar backups do seu smartphone Android em seu computador e restaurar a partir daí, sem ocupar espaço em seu smartphone ou microSD.

helium browser
Visualize seus arquivos no PC.  / © AndroidPIT

Backup de conversas do WhatsApp no Android

Você pode guardar conversas antigas e restaurá-las em um novo dispositivo. Para isso, use o seguinte procedimento:

Vá para Configurações > Configuração de conversas > Salvar conversas e habilitar essa opção.  Ao conectar seu dispositivo no PC você pode acessar os dados a partir da pasta WhatsApp > Banco de dados. Todos os backups são salvos com data e horário. Você pode copiar esses arquivos para o seu PC, para isso mantenha o WhatsApp fechado em seu dispositivo Android.

whatsappbackup
Backup de conversas do WhatsApp feito com sucesso!  / © AndroidPIT

Backup Android no PC para iniciantes

Conecte seu dispositivo Android através de um cabo USB em um PC ou notebook. Abra a unidade correspondente no gerenciador de dispositivos de seu PC, e posteriormente copie e cole os arquivos e pastas para o local desejado. Um bom truque é colocar a pasta onde este backup é realizado com a data que o mesmo foi realizado, por exemplo 21_1_2017, assim o sistema os manterá ordenados cronologicamente.

Conclusão

Você também pode realizar o backup manualmente. Ou seja, transferir seus dados mais importantes no cartão SD, inseri-lo em um PC ou notebook e colá-los. Este método é mais recomendado para música, vídeos e fotos.

E aí, qual dessas técnicas de backup você utiliza em seu dispositivo?

 


Este artigo foi produzido em colaboração com Luis Ortega do AndroidPIT.es. A republicação deste ao longo do tempo pode ser necessária.

165 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

  • Emerson Morais 17/jun/2016

    meus backup é bem basicão, sincronismo com conta Gmail do smart e nuvem, isso me atende bem, já família e amigos estão pouco se lixando, só se preocupam quando já perderam, ai acham que existe algum jeito milagroso de recuperar tudo sem antes ter se preparado, e quando se dão conta que não, metem o pau no sistema dizendo que não preste, isso me dá nos nervos

  • Lucas Marcos há 8 meses

    Eu sei que a LG oferece o LG PC Suite, além de que nos smartphones da LG existem o LG Backup, que faz uma cópia dos seus apps, arquivos e configurações para o cartão microSD.

  • M S 17/jun/2016

    O melhor app de backup que já usei foi o da LG. A restauração é perfeita.

  • Phelipe B. 25/dez/2015

    Só acho que o Google devia melhorar e muito sua opção nativa de backup.

163 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Gostaria de saber se existe a possibilidade de unir os backups de conversas do whatsapp ja feitos no Google drive no icloud (Apple) , visto que diante da mudança de aparelhos iPhone vs Motorola precisei usar ambas nuvens, mas agora preciso de todas as conversas do Google drive e Icloud somente no icloud. ...

    Existe essa possibilidade?

    Grato


  • Backup de verdade é quando vc compra um cel novo e ja ta tudo la como os iphone fazem , A google peca demais quando manda o usuario baixar todos os apps novamente se é pra baixa tudo de novo entao e melhor n ter esse backup fake


  • Eu nunca entendi como funciona esse backup nativo, pois não há um botão "fazer backup agora" ou algo parecido?


    • Olá Agnaldo. É só ir em contas>google> e selecionar sincronização para contatos e outros. Faço tudo por lá. Para fotos uso o Google Fotos e para músicas uso o cartão de memória. Viva o Google e o Android!


  • O meu particularmente faço via TWRP rápido e facil.


  • Única coisa q sinto falta da Apple... pq backup no SO do Google é uma piada de mau gosto... 😒


  • Depois do Nougat, a restauração e backup pra mim estão muito bons! Retorna configurações, senhas, logins, alguns dados de apps novos e antigos e até alguns de fora da play store não atuais, no mais, tudo na nuvem sempre!


    • Exato! Ficou muito bom e prático. O problema é que as pessoas leigas reclamam da restauracao do Android e dizem que e ruim mas se esquecem de conectar a uma internet de qualidade. Se fizer isso, a restauração é quase instantânea


      • Rede 5GHz 433Mbps <3 te amo auhuaha mas é fato, dependendo da quantidade aí muda um pouco, mas em geral funciona muito bem pra mim, só tem 1 jogo que não restaura os dados, mas aí não é problema do android e sim do jogo, como eu citei, app instalado de fora da loja restaura os dados direitinho e nem tem conexão com a play games.


  • A Samsung melhorou muito no quesito Backup, mas ainda falta guardar os progressos dos aplicativos, principalmente dos jogos.


  • "contatos copiados, SMS, MMS, registro de chamadas, calendários, favoritos e agenda"
    Tudo isto é fácil guardar no android, contatos e agenda já ficam no gmail.
    O ~problema são os dados de aplicativos, apesar do android já ter melhorado na restauração dos dados, ainda falta muito.
    São duas coisas que para mim o android ainda deixa a desejar:
    Backup;
    Segurança;
    Na segurança me refiro a ser muito fácil zerar um android, é claro que o iphone também pode ser zerado e reutilizado por outra pessoa má intencionada, mas é um pouco mais difícil.


    • Verdade. Atualmente toda vez que formato o aparelho desativo o backup automático do Google. Não vi grande diferença na restauração de dados dos aplicativos, quiçá eu deva esperar mais tempo já que a última vez que reinstalei o sistema o backup marcava que tinha sido criado uma semana atrás.


    • A segurança é algo muito ruim em qualquer smartphone, principalmente no Android. Mas o maior problema dos roubos hoje é o fato de roubarem para pegar peças, principalmente telas. Enquanto o povo estiver comprando telas "de segunda" ou "genéricas" ou "usadas" (são todos termos para telas roubadas) o mercado de roubos vai continuar aquecido. A culpa é do povo que acha que tá levando vantagem. A pessoa acaba de trocar a tela por uma genérica e é assaltada na outra esquina.

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações