O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
2 min para ler 4 Compartilhado 3 Comentários

Google quer levar Wi-Fi ao mundo com balões

A Google anunciou nessa sexta-feira o +Project Loon para levar internet de baixo custo a todo o planeta. Com o uso de balões voando a altitudes estratosféricas, seria possível cobrir o mundo inteiro com internet a velocidades parecidas com o 3G de hoje. A ideia não é só estranha para mim, a própria empresa deu o nome de Loon para o projeto.

project loon balloon
Balões poderiam levar internet a todo o planeta, incluindo o topo das montanhas. / © Google - Project Loon

A ideia seria cercar o planeta com uma rede de balões voando a 20km de altura, na estratosfera. Lá seria possível controlar melhor os balões, já que os ventos são fortes o sufientes para mantê-los no ar, mas constantes o suficientes para serem 'dirigidos', assim seria possível manter alguns balões juntos, para aumentar a cobertura em certas áreas. No chão, ficarão antenas, que se comunicam com os balões e com os dispositivos para conectar com a internet. A energia utilizada pelos balões para se locomover seria o vento, e para funcionar, o Sol.

Link para o vídeo, em inglês, no Youtube.

O projeto já está em fase de teste em Canterbury, Nova Zelândia, onde 50 voluntários tentaram se conectar à internet utilizando os balões. Com o tempo, a Google espera realizar mais testes em outras regiões na mesma latitude da terra dos hobbits - boa notícia para quem mora na Argentina ou Chile, talvez Uruguai e África do Sul.

Link para o vídeo, em inglês, no Youtube.

Essa ideia só poderia vir do Google, admito que depois do Google Fiber esperava mais projetos de acesso a internet, mas balões? 

O que acham do Project Loon? Merece o nome?

 

Fonte: Project Loon

4 Compartilhado

3 Comentários

Escreva um comentário:

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi