O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
8 Compartilhado 31 Comentários

Barra de status vs. barra de notificações: você sabe a diferença?

Os ícones que o Android exibe na barra de status mudam a cada atualização importante do sistema. Alguns desaparecem, enquanto outros são adicionados e ganham novos significados. Mas, o que essas letras e símbolos significam? Nós explicamos a seguir o significado dos ícones mais importantes.

Barra de status vs. barra de notificações

A barra de status

São conceitos semelhantes mas que na prática executam atividades diferentes. A barra de status fica na parte superior do telefone, onde é exibida a carga da bateria, o sinal de Wi-Fi, Bluetooth e entre outros. Ao lado esquerdo ficam as notificações dos aplicativos instalados, como WhatsApp e Instagram, por exemplo.

As notificações dos aplicativos seguem uma sequência diferente, visto que elas ficam agrupadas em ordem cronológica. Algumas interfaces agrupam ícones iguais, enquanto outras deixam a barra de status cheia de ícones.

AndroidPIT Nexus 6 Android 6 0 Marshmallow review 44
Acima vemos a barra de status / © AndroidPIT

A barra de notificações 

A barra de notificações, ou central de notificações, pode ser expandida como uma espécie de cortina persiana. Neste pequeno espaço são exibidos os resumos de notificações de apps e jogos, capturas de tela e alertas do sistema. Desde o lançamento do Android Nougat as notificações ficaram mais inteligentes, agrupadas, e algumas podem ser tratadas diretamente pela central.

Esse espaço, a barra de notificações, também exibe atalhos para recursos do sistema. Se você clicar um ícone você pode ativar o Wi-Fi, a localização ou o NFC, por exemplo, ou então você pode pressioná-los para abrir mais configurações. Algumas interfaces apresentam o controle de brilho, de volume ou outros recursos nessa seção de atalhos, ainda na barra de notificações.

AndroidPIT Nexus 6 Android 6 0 Marshmallow review 5
Central de notificações e atalhos rápidos / © AndroidPIT

O significado dos ícones do Android

Todo aplicativo é representado por um ícone, seja na área de trabalho ou nas barras de notificação e status. Alguns são específicos para recursos do sistema, como mencionamos acima, mas todos eles seguem um padrão simples e sem muitos detalhes. Esse padrão é chamado pelo Google de Material Design, e surgiu como uma diretriz de design para o sistema com o Android Lollipop.

É claro que alguns passaram por mudanças e isso pode chegar certa confusão para alguns usuários, embora os mais básicos sejam conhecidos, como o de Wi-Fi. O próprio Google reuniu todos os ícones do sistema e resolveu apresentar seus respectivos significados em seções específicas, como "imagens", "ações" e "conexões".

icone googl 1
Você sabe o que significam todos esses ícones?  / © AndroidPIT

Acima temos alguns exemplos de ícones semelhantes mas com finalidades diferentes, como o que indica os serviços de GPS em funcionamento e o não localizado. Também existem diferentes tipos para a rotação da tela. Se você quiser saber o significado de cada ícone do sistema Android, acesse neste link o guia do Google e faça uma busca. São mais de 200 opções.

E aí, descobriu o significado de algum ícone que você não conhecia?

8 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

  • Paulo Ricardo há 1 mês

    A barra de notificações do Android alcançou um alto nível, e está anos-luz à frente das barras do iOS e do W10 Mobile em funcionalidades e usabilidade.
    Já a barra de status é funcional, mas poderia melhorar mais, principalmente em termos estéticos. A minha reclamação porém seria só na parte de "tingimento" dela de acordo com o App que está em uso, pois apesar do Android permitir que o App o faça, nem todos os devs usam esse recurso e aí fica aquela barra preta horrível destoando do App. Nesse caso, seria bacana o Android já vir com um recurso de tingimento automático pra quando o App não o fizesse, e o mesmo poderia ser aplicado à barbar. Isso deixaria o visual do sistema mais uniforme e bem acabado.

  • Phelipe B. há 1 mês

    Artigos de nível básico sempre são bem vindos!

  • Lucas Tdc há 1 mês

    A opção existe, só é difícil de encontrar

  • José Luís Silva há 1 mês

    Muito interessante esse artigo, muito esclarecedor.

  • Daniel há 1 mês

    Pela primeira vez eu tive um smart (Oneplus 3t) onde me deu a opção de personalizar minha barra de Status, podendo ativar e desativar ícones ao meu gosto, assim como já fazia a tempos com a barra de notificações.

31 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi