O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
170 Compartilhado 425 Comentários

Black Friday 2017: você está preparado?

De alguns anos para cá, a Black Friday no Brasil só aumentou. De um evento tímido e com pouca participação, hoje consumidores e varejistas já se preparam com ansiedade para o dia de mais consumo em todo o ano. Você já está preparado para a Black Friday?

AndroidPIT galaxy s7 vs galaxy s7 edge 6
Os Galaxy S7 e S7 Edge devem estar a bons preços nessa Black Friday / © ANDROIDPIT

O que é a Black Friday

Parece estranho esse nome, mas a verdade é que a Black Friday pouco tem a ver com o Brasil. O nome Black Friday significa Sexta-feira Negra em bom português, e faz parte do calendário de feriados norte americano.

Lá nos Estados Unidos eles comemoram o Dia de Ação de Graças, um feriado religioso, toda 4ª quinta-feira do mês de novembro nos Estados Unidos. Sendo assim, o comércio estipulou o dia seguinte a esse, a 4ª quinta-feira do mês de novembro, como a Black Friday.

Nesse dia, eles aproveitam para esvaziar seus estoques encalhados e antigos, e oferecem promoções incríveis aos consumidores. Assim, conseguem estar renovados para o Natal. Por lá, as filas e acúmulos em frente a lojas são gigantescos.

11224183416 7dbe3a718a o
Assim é a Black Friday nos Estados Unidos / © Powhusku, Flickr

Aqui no Brasil, varejistas adotaram a data, e passaram a também oferecer descontos e ofertas especiais, mesmo sem a comemoração da data religiosa. A primeira vez que rolou uma Black Friday por aqui foi em 2010, e foi só online. Hoje, sete anos depois, todos os varejistas, online e offline, se preparam para arrecadas milhões e milhões em vendas.

Quando será a Black Friday?

O comércio brasileiro mantém a mesma data dos Estados Unidos, então a nossa Black Friday irá acontecer no dia 24 de novembro, a partir da meia noite.

Geralmente, as ofertas mais quentes ficam na própria sexta feira, mas o varejo estende os descontos pelo sábado e domingo também. Inclusive, já na segunda feira posterior, acontece a Cyber Monday, evento mais concentrado no online, que traz mais ofertas, porém não tão boas quanto as da sexta feira.

Como funciona a Black Friday?

A partir da meia noite da sexta feira, os varejistas online e físicos começam a oferecer grandes descontos em um imensa variedade de produtos. É certo que os eletrônicos são os mais visados pelos consumidores, mas produtos de qualquer categoria poderão estar em oferta.

É preciso ficar muito atento nesse dia, caso você esteja pensando em comprar algo. Isso porque as ofertas costumam ter poucos itens disponíveis e esgotam rapidamente. Em lojas físicas, lojistas costumam abrir em horários diferenciados, e não é incomum a formação de filas enormes em frente às lojas.

AndroidPIT BEST SMARTPHONES 2017 2644
Smartphones estão entre os mais comprados na Black Friday / © AndroidPIT

As melhores dicas para a Black Friday

Se você pretende fazer alguma compra na Black Friday, comece a se planejar agora! Vamos listas aqui as dicas mais importantes para você não ter problemas nesse dia esperado e realizar as melhores aquisições!

- Já tenha uma lista do que pretende comprar. Podem surgir outras coisas legais, mas já tenha em mente o que pretende comprar e como vai pagar.

- Antes de comprar qualquer coisa, cheque em sites como o Buscapé ou Zoom, que possuem gráfico de acompanhamento de preços, para ver se o valor não subiu muito dias antes de "descer".

- Pesquise sobre a reputação da loja ou site no site do PROCON, que traz uma lista atualizada mensalmente de sites não recomendados. Ainda assim, desconfie de preços baixos demais em lojas que não estejam nessa lista.

- Cadastre-se nas lojas mais confiáveis e de sua preferência e já deixe seu endereço e dados cadastrais preparados

- Se encontrar algo muito legal mas não puder ter certeza de que pode pagar, é melhor boletar. Boletar significa escolher o boleto como forma de pagamento. Assim você fecha a compra, mas a validade do boleto é para daqui alguns dias, dá tempo de pensar.

- E é bom pensar bastante. Muito cuidado para não exagerar nas compras e comprometer seu décimo terceiro ou algum dinheiro importante. Compre com consciência, por favor! Cuidado com as compras por impulso. Sites que caem, compras com tempo definido e poucos itens fazem com que a gente compre sem pensar.

- Cuidado com os emails de propaganda que receber. Antes de clicar em qualquer link, passe o mouse por cima e veja se é um link normal da loja. Certifique-se, lá na barrinha do navegador, que o link acessado do email é mesmo da loja.

- Na hora de fechar a compra, confira sempre se o cadeado está aparecendo na barra do navegador na hora de colocar o meio de pagamento e também seus dados pessoais.

- Instale e deixe bem atualizado programas de antivírus e o firewall (sistema que impede a transmissão e/ou recepção de acessos nocivos ou não autorizados) do seu computador;

- Lembre-se que você tem 07 dias para devolver o produto que comprou, caso não queira mais, a partir da data em que ele chegou em sua casa. Leia as condições de prazos de entrega e a política de trocas e devoluções antes de fechar a compra.

- Pagar à vista por boleto ou cartão de crédito é o método que rende mais desconto. Se for utilizar outro método, calcule os juros envolvidos nas parcelas.

- Prefira os métodos de pagamento mais conhecidos. Boleto, cartão de crédito, PayPal, MercadoPago, PayU, PagSeguro e Moip são alguns deles. Não compre em sites onde as únicas formas de pagamento aceitas são o o boleto bancário ou depósito em conta.

- Imprima ou salve no computador todos os passos da compra, inclusive o e-mail de confirmação. Tire screenshot da página da promoção e o preço do produto em oferta. Guarde emails e comprovantes que possam ajudar em situações de problema

- Se tiver algum problema, você pode entrar em contato com o Procon. Os de alguns estados estarão de plantão até durante a madrugada da BlackFriday. Veja o link do seu estado abaixo:

PROCON – Acre • PROCON – Alagoas • PROCON – Amazonas • PROCON – Bahia • PROCON – Ceará • PROCON – Distrito Federal • PROCON – Espirito Santo • PROCON – Goias • PROCON – Mato Grosso • PROCON – Mato Grosso do Sul • PROCON – Minas Gerais • PROCON – Pará • PROCON – Paraíba • PROCON – Paraná • PROCON – Pernambuco • PROCON – Rio de Janeiro • PROCON – Rio Grande do Norte • PROCON – Rio Grande do Sul • PROCON – Santa Catarina • PROCON – São Paulo • PROCON – Sergipe • PROCON – Tocantins

E aí, o que você pretende comprar na Black Friday?


Este artigo será atualizado periodicamente até o final da Black Friday 2017. Apenas lojas que estejam participando oficialmente do evento com promoções devidamente identificadas serão citadas. Eventuais promoções não específicas para a Black Friday não farão parte deste artigo.

170 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

  • Tiarles N. há 11 meses

    Essas lojas físicas são ridículas... 2 meses atrás estavam vendendo S7 Edge por 3.499 e 2.999,00 à vista. Agora subiram a preço similar de quando foi lançado "4.299,00" daí chega o dia de enganar trouxa, vai estar na etiqueta assim: de 4.299,00 por 3.499,00

    Realmente black fraude.

  • Marcio Jonas Ferreira há 10 meses

    Acompanho a Black Friday brasileira há 3 anos e é sim dia que tem os preços mais baixos, é só saber procurar

  • vinicius schiavon há 4 dias

    Sempre tem coisas zoada mas sempre tem promoções também, mas pessoas adora pega pela negativa, tenho conseguido boas promoções ao longo dos anos e espero que ela me brinde esse ano pois tô muito necessitado de trocar de celular kk

  • Camila Rinaldi
    • Admin
    há 11 meses

    Aqui na Alemanha, a data que se leva realmente em consideração para a compra de eletrônicos é a Cyber Monday, a Black Friday está mais associada ao mercado norte-americano, penso eu e é o modelo que o brasileiro adota. A data já está se consolidando no Brasil, e penso que a má fama da Black Friday no país vai perdendo força com o passar dos anos. Contudo, temos que nos apegar às lojas mais conhecidas, aquelas que possuem um sistema de segurança reforçado e com um bom nome na rede.

    Agora em relação aos descontos, penso que poderiam ser maiores e o aumento do preço dos aparelhos pré-Black Friday é uma realidade. Por isso sempre reforço que se deve pesquisar meses antes (ou até mesmo agora) e ver se o preço realmente baixou e se será uma boa comprar na data. Mas, como disse acima, tem que se antecipar e planejar, senão é possível que você venha a cair em uma cilada.

  • Renato há 4 dias

    Galera zuando, chamando de Black Fraude e etc, mas tem que ficar atento. Não adianta acreditar que vai comprar um Samsumg S7 por 300 temers. Isso é fraude mesmo.
    Tem que ter em mente que algumas coisas compensam bastante. Dois sites que sempre acompanho na black friday são o da Kabum e do Submarino. Sempre aparece umas coisas loucas. (não fui pago para falar sobre eles)

425 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi