O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
3 min para ler 70 Compartilhado 42 Comentários

Nova função do Android ajuda a combater malwares no seu smartphone

Devido ao crescente número de ataques e descobertas de novos malwares envolvendo o sistema operacional Android todos os meses, o Google decidiu reagir. Agora o Android 7.1 Nougat passa a oferecer um novo modo de alerta através de um "botão do pânico" capaz de identificar uma possível presença de malware no seu smartphone.

Ser popular, às vezes, tem suas desvantagens. O Android é o sistema operacional móvel mais utilizado no mundo e, por isso, é também o maior alvo de criminosos. Diante da recente onda de ataques, o Google decidiu contra-atacar de forma inteligente, mas silenciosa.

O pessoal do fórum do XDA descobriu um novo recurso lançado de forma discreta no Android 7.1 Nougat. Agora temos um novo alarme de pânico que automaticamente identifica um aplicativo malicioso que está tentando assumir o controle do aparelho.

Como funciona?

Recentemente, muitos aplicativos passaram a esconder um malware de tela que bloqueava o uso do "botão voltar" de smartphones Android. O resultado disso era que os usuários infectados com este malware não podiam retornar ao menu principal e desinstalar o aplicativo em questão. Quando um aparelho é afetado por este software malicioso, por reflexo, os usuários clicam no botão voltar várias vezes.

AndroidPIT Samsung Galaxy S8 2019
Algumas aplicações maliciosas bloqueiam o botão de retorno / © AndroidPIT

Pensando nisso, a equipe do Android implementou um detector de pânico no código do sistema com o objetivo de monitorar continuamente o uso do botão voltar. Assim, o SO Android passa a analisar a frequência na qual o usuário pressiona o botão. Se o usuário rapidamente pressiona o botão de retorno quatro vezes em sequência, com menos de 0,3 segundos entre cada pressão, o alarme de pânico é ativado.

Em seguida, o Android força o desligamento do aplicativo e leva o usuário ao menu principal. Basta então aos usuários desinstalar o aplicativo para erradicar o problema.

Por que o Google não comunicou nada?

Como geralmente é o caso no campo da segurança da informação, os cibercriminosos muitas vezes agem com antecedência. Logo, o Google certamente não quis fazer qualquer publicidade relativa a este recurso.

Prevenir é melhor que remediar

Este novo recurso é uma excelente iniciativa do Google, porém, infelizmente, só está disponível para usuários com um smartphone rodando a versão 7.1 do Android Nougat que correspondem, atualmente, a apenas 0,9% dos usuários.

É por isso que a prevenção é e sempre será a melhor arma contra uma possível "infecção". Por isso, é necessário respeitar as regras básicas evitando acessar páginas suspeitas, fazer download de aplicativos cuja origem é desconhecida ou indicadas por membros de fórum desconhecidos.

O que você achou desta nova funcionalidade?

70 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

  • Léo Walk há 2 meses

    Ótima iniciativa. Vai ajudar muita gente desatenta...rsrsrsrsrs...

  •   33
    Sandro há 2 meses

    *Melhor dica de segurança: segure seu dedo e nao saia clicando e baixando tudo que vê pela frente...links e apps suspeitos....as pessoas clicam em qualquer coisa que lhe atraem e lhe prometem vantagem que nao existe. Ex: voucher do Mc Donald's infestou 500mil celulares...mudar a aparencia do whatsapp com a cor do seu time de futebol infestou mais 2 milhoes, promoçoes incriveis que chegam no seu email, sao milhares todo dia....seja vc mesmo sua segurança...

  • Nanderson Tavares Ormindo há 2 meses

    Exelente, mais uma implementação que realmente faz a diferença, só tenho a parabenizar! É disso que precisamos cada vez mais, recursos e gestão de segurança úteis.

  • Elerson Soares há 2 meses

    Interessante, estava usando o Android 7.1.2 no meu smartphone e não sabia de tal recurso, isto deve funcionar também para aplicativos que em algum momento dão mal funcionamento(os famosos travamento).
    Concluo então que além de ajudar na segurança, esta função melhora a gestão de erros de aplicativos do smartphone.
    Gostei.

42 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi