O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
9 Compartilhado 86 Comentários

Cinco coisas que o Google precisa melhorar em 2017

O Google lançou um monte de produtos interessantes em 2016, mas enquanto alguns deles pareciam bons no papel, outros não entregavam o que prometiam. Pensando nisso, resolvi analisar alguns destes produtos e mostra como o Google poderia melhora-los ao longo deste ano.

Consolidar a linha Pixel

O Pixel e Pixel XL são ótimos aparelhos, possuem um grande desempenho, boas especificações e sobretudo rodam com a versão pura do Android. Além disso, são os primeiros a receber as atualizações so sistema operacional.

No entanto, a linha Pixel não se viu libre de problemas desde o lançamento no ano passado. Desde problemas com linhas roxas na tela na hora de capturar imagens, até problemas com o Wi-Fi e desligamentos repentinos do dispositivo ao atingir 25% da capacidade da bateria.

Se o Google deseja uma base de clientes fiéis, terá que garantir que estes e outros problemas não estejam presentes nos seus próximos dispositivos da série Pixel.

AndroidPIt google pixel XL 9805
O Pixel e o Pixel XL possuem problemas / © AndroidPIT

Decidir o que fazer com tantos aplicativos de mensagem

No meu Android, tenho instalados o WhatsApp, o Kik, o Skype, o Snapchat, o Signal e o Hangouts. Em 2016, o Google não me convenceu a instalar mais dois aplicativos individuais para conseguir o mesmo resultado que já tenho com qualquer uma das plataformas citadas. 

Assim, a gigante das buscas terá que integrar seus serviços. Já tivemos a integração do Assistente do Google ao Allo e este foi o primeiro passo na direção certa, mas não foi o suficiente. O aplicativo mensageiro não é muito usado pelos meus amigos e a política de privacidade do app é simplesmente terrível.

Uma boa opção seria ver o Allo e o Duo integrados, bem como uma função específica ao Google Hangouts ou mesmo o encerramento do serviço.

AndroidPIT allo
Os termos de privacidade do Google Allo precisam ser revistos / © AndroidPIT

Anunciar o "Andromeda"

Andromeda é o codinome do novo projeto do Google que promete unir o Android e o Chrome OS. Infelizmente, nesta fase, tudo ainda são rumores e tudo o que temos são exemplos de empresas como a Jide, responsável pelo fantástico Remix OS (e Remix IO).

A princípio, o Andromeda ofereceria muito mais do que apenas permitir que aplicativos do Android sejam executados em Chromebooks (alguns dispositivos já suportam isso) e terá como objetivo fornecer um sistema operacional verdadeiramente convergente que pode ser executado em dispositivos móveis e/ou desktops.

Até o momento, uma das únicas concorrentes do Google nesta área é a Microsoft, pois a empresa oferece o SO capaz de oferecer qualquer coisa que se aproxima desta funcionalidade: usar o mesmo software na versão móvel e para computador. Logo, 2017 será um grande ano para o Google se os desenvolvedores conseguirem tirar este projeto do papel.

AndroidPIT install android pc hero
O Andromeda poderia unir o Chrome OS e o Android em um só sistema operacional / © AndroidPIT

Contudo, vale salientar que, de acordo com o presidente da divisão do Android, Hiroshi Lockheimer, a ideia de abandonar o Android é absurda. Saiba mais sobre este tema no nosso artigo sobre o Android O.

Oferecer o Google Assistant para todos

O Assistente do Google é a evolução natural do Google Now e, embora seja cheio de promessas, só oferece uma experiência completa para quem comprou um aparelho Pixel ou Pixel XL. Claro, isso pode ter ocorrido porque o Google quer dar recursos exclusivos para quem escolher ter um dos seus novos dispositivos, mas isso deixa um monte de usuários de smartphones e tablets Android fora da jogada.

Por mais que se possa instalar o Assistente do Google em um dispositivos não-Pixel, isso pode gerar problemas com outros serviços do sistema, o que já não faz tal processo valer a pena. Se você tem um dispositivo como o Google Home, bem como um Pixel, sabe o quanto tais comandos de voz ainda podem melhorar quando o assunto é ajudar no nosso cotidiano.

A Inteligência Artificial ainda está engatinhando, é bem verdade que tivemos bons avanços, mas nem todos os comandos funcionam como na propaganda. Aliás, o Assistente do Google ainda não pode fazer exatamente as mesmas coisas que o Google Now, que ainda permanece nos nossos dispositivos mesmo depois do update para o Android Nougat.

Logo, essa é uma área que ainda pode e deve crescer muito em desenvolvimento em 2017.

androidpit google assistant english
O Assistente do Google tem potencial, mas precisa padronizar seus recursos / © AndroidPIT

Entregar o Daydream para todos os usuários

O Google Daydream é o primeiro esforço real da Google para tornar a realidade virtual parte da experiência básica do Android. Como tal, ele vem embarcado no Android 7.1. Contudo, isso não significa que todos os smartphone que usam a plataforma sejam compatíveis, pois apenas 1% dos aparelhos rodam com a versão mais recente so SO.

A linha de smartphones Pixel estão entre os poucos aparelhos a oferecer suporte ao Daydream View, e alguns usuários ainda relatam que mais de 15 minutos com o gadget faz com que Pixel superaqueça a ponto de nem poder usá-lo.

O excesso de calor não é necessariamente inesperado quando temos uma tarefa de alta performance como a tecnologia VR em smartphones, mas o software ou o design de hardware deveriam amenizar tal consequência e não o oposto. Isso precisa ser melhorado, e o Google precisa incentivar seus parceiros a construir aparelhos Daydream capazes de entregar uma experiência muito superior a que temos hoje. 

AndroidPIT Moto Z Daydream 2108
O Moto Z é um dos poucos aparelhos não-Pixel a oferecer suporte para o Daydream / © AndroidPIT

Quais outras melhorias você gostaria de ver o Google realizando em 2017?

9 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

86 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi