O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
133 Compartilhado 70 Comentários

10 coisas que só um usuário do Android vai entender

Entre nossos leitores que usam Android, muitas também possuem dispositivos com iOS e Windows Phone, portanto, o que será dito neste artigo não é nenhum segredo. Mas alguém que nunca experimentou o Android pode desconhecer muitos dos recursos do nosso sistema operacional favorito. Abaixo, você confere uma série de coisas que só entende quem usa Android.

1. Podemos escolher a fabricante que quisermos

Isto os usuários de Android tem como normal e, além disso, pouco a pouco vão se unindo mais fabricantes ao mercado. Se uma pessoa quer usar o iOS, não tem mais para onde correr além da Apple.

Enquanto que com um Android há tantas fabricantes que demoraremos menos a passar e emparelhar nossas meias (cuidado, este último é bem perigoso, tome as precauções necessárias) que em decidir de qual fabricantes queremos um smartphone.

androidpit best smartphones 3
Uma das maiores vantagens do Android é que se pode escolher a fabricante que preferir / © ANDROIDPIT

Aos usuários de Android acaba sendo muito fácil escolher as características do nosso dispositivo: se não gostamos do design da Samsung, podemos recorrer à Sony, HTC, Xiaomi, Huawei...). Entretanto, se você é um amante do iOS mas odeia o design do iPhone (pode acontecer), ou você compra um iPhone e convive com uma criatura que você acha horrenda, ou muda de sistema operacional enquanto sonha com maçãs mordidas pulando a cerca.

2. Podemos escolher nossos smartphones sem gastar a poupança para a universidade dos nossos filhos

Se você olhar para o mercado de smartphones Android, vai encontrar todos os preços possíveis: desde aparelhos que pouco passam de 500 reais até os que superam os 4.000 reais. E o melhor de tudo é que em qualquer destas categorias existem smartphones muito competentes.

Por outro lado, se você quer um iPhone, não vai encontrar nenhum atual a um preço que caiba em todos os bolsos: ou você deixa o cartão soltando fumaça ou vai acabar tendo que encontrar um modelo de um ou dois anos atrás. Se quiser um Android topo de linha mais barato, por menos de 2.200 reais você encontra um Moto X Style.

3. Podemos instalar launchers à vontade

Se dizemos a um usuário da Apple ou Windows Phone que nunca tenha usado Android que instalamos um launcher, a resposta será: "Oi?" E é normal, pois enquanto eles devem se conformar com o que a fabricante oferece, nós podemos escolher entre continuar com a interface do fabricante ou escolher uma da Google Play.

Se você quer uma com efeitos 3D pode usar Next Launcher ou se quer algo fluido e funcional, Nova Launcher é uma excelente alternativa.

4. Personalização agressiva graças ao root

Sim, na Apple existe o Jailbreak, mas a liberdade que o root nos proporciona no Android supera amplamente o Jailbreak da Apple. Podemos instalar pequenos módulos para melhorar algo concreto ou ROM's completas para dar um aspecto renovado ao nosso smartphone.

Deixe teu cunhado desnorteado um dia mostrando-lhe uma ROM baseada na interface do fabricante e, no dia seguinte, mostre teu smartphone com CM13. Sua vida vai mudar para sempre, ele vai deixar de resmungar com você sobre lições de mecânica para carros de três rodas.

AndroidPIT best apks lmt launcer 1
Com Android você sempre pode escolher o launcher que quiser / © ANDROIDPIT

5. A bateria do smartphone pode durar dois dias

É certo que o iOS pode ter uma otimização invejável que faça bom proveito da autonomia do dispositivo, mas se a Apple continuar com essa mania de instalar baterias risíveis, nunca chegarão aos dias de autonomia com um uso normal.

Com Android, mesmo que não seja o mais frequente, você pode fazer com que a bateria dure até dois dias com um uso normal. Diga a um amigo que tem um iPhone que às 2 da tarde te restam 50% de bateria, e quando ele disser: "você vai ficar sem bateria até a noite", você diz: "eu tirei da tomada ontem às 8 da manhã", e então acontecerá o mesmo que acontece quando o Homer Simpson vislumbra uma montanha de rosquinhas.

6. Cartões microSD

Por um momento ali, pareceu que os perderíamos, mas com o Android Marshmallow, os cartões microSD voltaram com tudo. Ainda que exista uma pequena discussão sobre a eficácia de se instalar aplicativos nos cartões, para músicas, vídeos e fotos eles são sim uma boa opção. 

O suporte ao armazenamento externo é uma grande vantagem para usuários do Android, enquanto os donos de iPhone andam com um iPod, usuários do Android podem ter um microSD dentro do telefone, quanta tecnologia, não?

7. Compatibilidade com outros sistemas

Desde muito tempo os smartphones têm Bluetooth e, mais recentemente, NFC (não todos, mas muitos). Estes elementos nos dão a liberdade de compartilhar arquivos com outros dispositivos emparelhados entre eles.

O iPhone tem NFC, sim, mas só é compatível com outros dispositivos da Apple, enquanto que um smartphone como, por exemplo, o Xperia Z5, pode compartilhar arquivos com um Windows Phone ou com um computador sem a necessidade de um cabo.

8. Mudanças no design do sistema

Nós usuários de Android somos, por natureza, inquietos, e sempre gostamos de ver mudanças que são realmente visíveis entre uma versão e outra do Android. Um dos maiores exemplos é a mudança do KitKat para o Lollipop com o Material Design como destaque.

Outros sistemas, como iOS e Windows Phone, realizam tão poucas mudanças que você pode chegar a se entediar (no Windows pode-se contar com os dedos de uma mão as mudanças em nível visual). O Android nos ama e demonstra isso mudando de look de vez em quando.

android lollipop flappy droid IT
Material Design é uma linguagem de design muito especial / © ANDROIDPIT

9. Comunidade de desenvolvedores

Talvez eu me exceda um pouco com o nono ponto, mas nesta ocasião quero me concentrar na enorme comunidade que existe por trás da vontade de fazer com que nossos dispositivos sejam melhores, ou, simplesmente, diferentes. Não falo de desenvolvedores de apps que publicam seus trabalhos em lojas, mas sim dos desenvolvedores de ROM's ou módulos.

De forma indireta a comunidade de desenvolvedores é responsável pela evolução do Android, enquanto a Microsoft e a Apple são as únicas responsáveis por suas evoluções, sem contar com a inspiração de uma comunidade própria.

10. Smartphones quentes

Não, não é nada pornográfico, podem ficar tranquilos. Estou falando de uma geração de smartphones de 2015 com o Snapdragon 810. A um usuário exclusivo da Apple, se você menciona o nome do processador, pode esperar uma resposta no estilo "devem ser uns tênis incríveis".

Por outro lado, se você ensina uma criança de 5 anos a usar um Android (dentro dos limites responsáveis) e alguns meses depois lhe mostra um Xperia Z3+, ela romperá em lágrimas dizendo: "esse smartphone queima!". Tudo bem que esse não é um ponto lá muito favorável para o Android, mas era uma época que o humor era abundante graças a esta criação da Qualcomm.

Estas foram algumas das coisas que apenas usuários de Android podem entender, algumas mais importantes que outras, mas todas interessantes de se conhecer.

Se você fosse um usuário exclusivo do iOS ou Windows Phone, você acredita que entenderia essas coisas?

133 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

  • João Renato 10/abr/2016

    O ios pode até ser mais leve que o Android, mas se foi a época em que a maçã ditava regras, hoje o robô verde se tornou muito melhor que a concorrência. São inúmeras as coisas que você pode fazer com o Android de forma simples, que jamais farão com o iPhone. Isso são palavras de um ex usuário de iPhone desde o 4s até o 6. Não me arrependo de ter vendido meu iPhone 6 e comprado o s6 edge.

70 Comentários

Escreva um comentário:

  • Parabéns pelo artigo,
    você fez o android dar uma lavada no IOS, essa semana eu queria comprar um IOS
    agora não quero mais não kkkk
    fiquei ate mais feliz
    kkkk


    queria saber qual é o nome do app ou da rom do artigo 4
    achei ela linda demais e queria por no meu smartphone


  • Lendo essa matéria, parece que os Androids são mil maravilhas! Meus olhos até brilharam.


  • Smartphones top e só fazendo financiamento


  • Fique à vontade para incluir os desenvolvedores de apps, que publicam sua obra em lojas, como diferencial.

    Em geral, desenvolvedores Android, principalmente os independentes, são MUITO mais cordatos e parceiros com seus clientes ao serem contatados para solucionar problemas.

    O que é estranho, visto que existem bem mais downloads pagos na AppStore do que na Google Play, por exemplo.


  • A bateria pode durar dois dias? Diz isso pra um usuário de um Moto X 2014, como eu... hahaha!


    • No fim das contas, não é o aparelho em si que consome a bateria (salvo no caso de anomalias de software ou hardware) e sim o usuário. Existem perfis que usam pouco, outros são hard users.

      A diferença é quando um aparelho não consegue chegar ao fim do dia nem mesmo com um usuário moderado, como é o caso recorrente dos iPhones.


  • essa de podemos escolher smartphones sem gasta a poupanca dos nss filhos kkkkk fala serio um cell bom no brasil e p vc pega emprestimo e fica a vida td pagando😒😒


  • Eu acho que ele esqueceu do futuro finado Windows Phone, que consegue compartilha alguns pontos citados no artigo. E duração com mais de dois dias de bateria, eu nunca vi com um celular meu, nem no Corby, Galaxy Y, S3 mini e muito menos no G4 q tenho agora (falei do Corby, pois mesmo ele n sendo Android, ele tmb merece ser citado, como uma das melhores baterias q eu tive, mas durava um dia e meio, enquanto que, Y durava um dia e S3 mini e G4 nem isso duram, carrego de manhã antes de sair e de noite dps q eu chego)


  • ''Podemos escolher nossos smartphones sem gastar a poupança para a universidade dos nossos filhos''. Ok. mas o Galaxy S7 Edge esta mais que de 4.200 Dilmas. E outra coisa, quem paga por um celular nesse valor, desculpa, mas é dinheiro jogado fora.


  • 1 - Podemos escolher a fabricante que quisermos
    Apple não é uma fabricante? kkkkkkkk

    2 - Podemos escolher nossos smartphones sem gastar a poupança para a universidade dos nossos filhos
    Samsung mandou um abraço com seu S7 de R$6999,99 kkkkkkk

    3 - Podemos instalar launchers à vontade
    Uso um Moto X Play, não vi vantagem nenhuma em perder o Google Now quando mudei para outra Launcher (se exisitir uma Launcher que não anule o "Ok Google", por favor escrevam no comentário, não conheço)

    4 - Personalização agressiva graças ao root
    Como foi escrito na matéria, ROOT = JAILBREAK e há infinitas possibilidades de customização do iOS, só não faz quem não quer.

    5 - Personalização agressiva graças ao root
    Se você tem Wifi onde você for, qualquer aparelho com o 4/3G desligado dura mais que 2 dias de bateria

    6 - Cartões microSD
    SANDISK mandou um abraço com o iExpand

    7 - Compatibilidade com outros sistemas
    Quando foi a última vez que você transferiu uma música por bluetooth? No iOS há meios alternativos de transferências via bluetooth ou NFC, como por exemplo um APP chamado BUMP, mas convenhamos, com WhatsApp, Dropbox, We Transfer e etc, quem utiliza o bluetooth para trocar arquivos?

    8 - Mudanças no design do sistema
    Voltamos aos itens 3 e 4

    9 - Comunidade de desenvolvedores
    Voltamos ao item 4, acho que esse item foi só pra completar a conta mesmo

    10 - Smartphones quentes
    Pensei que estivesse falando só das vantagens, mas enfim, falar que um usuário da Apple não sabe o que é um processador não justifica a temperatura do Snapdragon, até me lembrou da futura ex-presidente do Brasil quando assumiu que fez os atos libidinosos porque os governos anteriores também o fizeram. kkkkkk



    Vou só complementar uma coisa, porque tanto ódio no coração? Essas brigas e discussões por SOs mobiles é o mesmo que brigas de torcidas de time de futebol, você se machuca, machuca o outro, as vezes até morre alguém e enquanto isso, o cara que você está defendendo está dentro da X5 dele, de boa, só curtindo. Lamentável.


    • Não é ódio amigo! Aqui é um site Android e não um puxa saco de iPhone ou Windows Phone! E sim, Android tem inúmeras vantagens sobre a concorrência, fato é que lidera mundialmente e sobre comprar bons aparelhos sem precisar sacrificar a faculdade tenha Vibe K5, A7010, Zenfone 2, Galaxy J7, Moto G Turbo, dentre tantos outros aparelhos com ótima performance e excelente custo benefício! Iphone é muito bom no quesito suporte e pós venda, mas o preço anormal não se justifica, nem dos Android Tops como S7, Z5 Premium ou X Force!


    • O nova tem uma opção de manter o OK GOOGLE em qualquer tela


    • Kkkk isso tmb me lembra quando doidos babacas discutiram sobre IOS E Android, e um acabo matando o outro, kkkkk vi no tec mundo a notícia kkk


    • Creio que existe um pequeno problema de interpretação de texto de sua parte, amigo. O autor do artigo:

      1. Nunca disse que vc pode escolher entre TODOS os fabricantes. Ele disse que vc pode escolher, ponto.

      2. Ele disse, novamente, que vc pode ESCOLHER um smartphone que não quebre o bolso. Se vc escolheu um S7, é porque pode pagar por ele. Se não pudesse, escolheria um Redmi 2.

      3. Ele disse que vc pode escolher a launcher de sua preferência, nunca disse que ela tem a obrigação de funcionar da mesma forma que a de fábrica.

      Para te ajudar: o comando "Ok, Google" e o gesto sobre o botão Home do aparelho NÃO SÃO controlados pela Launcher. O máximo que pode acontecer é a launcher (ou qualquer outro app) tentar capturar o evento primeiro. Basta entrar nas opções de configuração da launcher escolhida e pedir para que ela não se intrometa. Então vc ativa comando de voz do Now, normalmente.

      4. O autor NUNCA disse ROOT = JAILBREAK. Ao invés esclareceu, muito claramente, que o root **NÃO** é igual ao Jailbreak, oferecendo muito mais opções, o que é verdadeiro.

      5. Mais uma vez, o autor disse que a bateria PODE durar dois dias, e não que ela vá durar. Isso depende da sua utilização e do modelo escolhido.

      E não, mesmo sob Wifi "aonde for" (coisa que não é fácil de se obter na prática), um smartphone tem mais coisas para gastar energia do que ligar e desligar o transceptor APN. Um iPhone sob Wifi, mesmo em repouso, não chega a dois dias. E isso acontece simplesmente porque a bateria escolhida é pequena demais para o consumo.

      6. Cartões SD foram citados pelo autor como suporte oferecido no aparelho, não como acessório. Com um acessório, qualquer aparelho pode fazer o mesmo.

      7. Resposta de usuários Android: nós fazemos uso do Bluetooth com frequência. O uso de um aplicativo que depende de uma rede celular para mandar o arquivo passear pela internet para depois voltar para o dispositivo que está a 5cm de distância do nosso, nos parece ideia de jerico.

      E nem só do protocolo de transferência de arquivos vive o bluetooth: além da família de protocolos host (que trata um device conectado como armazenamento), há a família controler (que permite tratar o device conectado como um periférico a ser gerenciado). A habilidade de usar absolutamente QUAISQUER acessórios bluetooth, de qualquer origem, é muito bem vinda.

      Mas sim, ao menos nesse item vc entendeu exatamente o que o autor quis dizer. Ponto pra você.

      8. Sim, já vimos que vc interpretou o texto incorretamente nos itens 3 e 4. Mas interpretou errado novamente, o autor não estava falando do que já foi discutido nesses itens, e sim na repaginada e aperfeiçoamento na linguagem de design do sistema.

      9. Interpretou incorretamente de novo, a comunidade de desenvolvedores que trabalham em cima do código OPEN SOURCE do Android cria produtos bem diferentes do que vc pode encontrar na Cydia, se organizam de forma diferente e possuem uma agenda diferente.

      Inclusive porque, ao contrário do que ocorre com o iOS, recebem apoio da própria mantenedora do sistema, que não se opõe a esse tipo de iniciativa. Foi o que o autor quis dizer.

      Android conta com builds alternativas do sistema oficiais, perfeitamente dentro da lei e que até vem pré-instaladas em alguns modelos, no lugar do Android padrão controlado pela Google.

      10. Falha de interpretação final, ao não entender que o autor fez uma piada.

      Entre 10 itens, vc não entendeu 9. Melhor trocar os óculos, parceiro.

      Se uma simples análise técnica que compara ecossistemas te ofendeu tanto, creio que o ódio não partiu exatamente do autor, certo?


  • A opção de expandir a memória e usar dos Chips nos aparelhos Android já são suficientes para justificar a troca. Usei iPhone desde seu lançamento em 2007, até o ano passado com um iPhone 6, quando troquei para um Motorola Style e hoje estou feliz com meu Samsung A7 2016, que oferece Bateria e memória suficientes para o meu uso pessoal e de trabalho.


  • Liberdade de expressão = Liberdade do Android...
    O Android jamais me deixou na mão..

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi