O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
66 Compartilhado 182 Comentários

Como acelerar a conexão Wi-Fi do seu Android

Nem sempre uma conexão Wi-Fi oferece a velocidade ideal, mesmo quando o pacote de internet contratado é consideravelmente grande. Contudo, esse problema nem sempre está relacionado a velocidade apenas, mas também a outras questões, como posicionamento do Wi-Fi e na configuração do dispositivo. Neste artigo você aprende a melhorar o sinal do modem wireless e também o 3G e o 4G do seu Android.

Atenção: nem eu nem o AndroidPIT podemos ser responsabilizados pelos eventuais erros ocorridos durante o processo.

Como acelerar a conexão Wi-Fi

Neste caso, a melhora do acesso à rede Wi-Fi dependerá mais do seu roteador do que de seu Android. Procure um bom ambiente para posicioná-lo, evite deixá-lo em cômodos isolados da casa ou do escritório. O bom posicionamento do mesmo garantirá um acesso melhor do seu celular à rede.

Agora, se você não puder mover o roteador de lugar e está incomodado com a baixa velocidade de download e upload do dispositivo, vale a pena baixar o app Wi-Fi Analyzer, que monitora as redes mais próximas de você. Esse aplicativo informa como está a qualidade do sinal do seu roteador, bem como seu alcance e outros detalhes que podem te ajudar a escolher a conexão perfeita.

wifi analyzer tips
Wi-Fi Analyzer indica o melhor sinal disponível na sua área / © AndroidPIT
Wifi Analyzer Install on Google Play

Como mencionei anteriormente, se você tiver problemas com o roteador, o melhor a fazer aqui é substituí-lo. Preparamos um artigo com todos os detalhes que você deve levar em consideração na hora de escolher um novo modem para sua casa:

Como acelerar a conexão Wi-Fi, 3G e 4G (root)

Também neste caso se trata de uma modificação de um arquivo de sistema, que pode ser usado pelo Android durante a conexão com a internet. Este arquivo contém uma configuração TCP/IP, ou seja, um conjunto de protocolos de transmissão usados para a troca de dados.

Modificando (ou acrescentando) tal configuração, mudaremos o modo com o qual o nosso dispositivo se conecta com o exterior, e é aqui que entra o MДЯCЦSДИT, um membro do XDA Developers que trouxe para o Android uma conhecida otimização da conexão para Linux.

Graças a essa modificação, dependendo do dispositivo e da rede utilizada, obteremos um considerável aumentos da velocidade de download e upload na Wi-Fi, 3G ou 4G!

Material necessário

  • Permissões de root: se não tiver root, você pode usar um procedimento mais simples do aplicativo, mas (como disse o próprio desenvolvedor) também menos eficiente. Nos outros casos, iremos modificar arquivos do sistema que requerem permissões de root.
  • File sysctl.conf: este é o arquivo que iremos substituir/copiar numa pasta de sistema, contendo os parâmetros da conexão. Baixe-o apenas se quiser executar o procedimento manual, do contrário o aplicativo fará todo o serviço. No link você também encontrará um screenshot do percurso e das permissões que deve conceder;
  • Internet Speed Master: graças a este aplicativo poderemos simplificar o procedimento deixando que ele modifique os parâmetros. Quem não tiver permissões de root poderão experimentar a modalidade Improve Internet Connection.
Internet Speed Master Install on Google Play
  • ES Explorador de Arquivos (ou equivalente): um gerenciador de arquivos com permissões de root para poder entrar nas pastas de sistema e mudar as permissões dos arquivos. Indispensável para o procedimentos manual.
ES Explorador de Arquivos Install on Google Play

Se não tiver muita prática nos procedimentos de sistema e na utilização de gerenciadores de arquivos com permissões de root, aconselho usar o aplicativo Internet Speed Master, como indicado no procedimento automático. Além de ser mais simples e veloz, pode se mostrar a escolha mais segura. De toda forma, para maior segurança, aconselho que faça um backup dos dados importantes ou um NANDroid backup se tiver permissões de root.

Procedimento automático

  1. Instale o aplicativo Internet Speed Master;
  2. Abra-o e conceda-lhe as permissões de root (se tiver);
  3. Se tiver permissões de root, clique em Apply Patch para aplicar as modificações de sistema. Se não tiver permissões de root ou quiser experimentar primeiro o método mais simples, clique em Improve Internet Connection.
internet speed master app wifi
O Internet Speed Master © AndroidPIT

Procedimento manual

  1. Baixe o arquivo sysctl.conf.
  2. Copie o arquivo em seu dispositivo, conectando-o ao PC ou usando o cartão SD, se disponível;
  3. Instale e abra o ES Explorador de Arquivos (ou equivalente) e conceda-lhe permissões de root (menu > Root Explorer > ON > confirmar);
  4. Agora copie o arquivo transferido anteriormente clicando longamente sobre ele e selecionando Copiar;
  5. Entre na pasta (dispositivo) “/system/etc/” e cole dentro dela o arquivo sysctl.conf 
  6. Modifique as permissões do arquivo sysctl.conf, mantendo-o pressionado: Outro > Propriedade > Modificar (permissões) > ative a permissão de leitura e de escrita a proprietário e desative todo o resto. Clicando em OK, ao lado das Permissões você deve encontrar escrito “rw- — —”.
  7. Reinicie o dispositivo.

Se quiser verificar “no papel” o aumento da velocidade, basta instalar o aplicativo Speedtest.net e executar alguns testes antes e depois do processo.

Speedtest.net Install on Google Play

Atenção: aconselho fazer diversos testes antes de tirar uma conclusão definitiva, pois os resultados podem variar de acordo com a situação do servidor.

Problemas

Se o seu dispositivo apresentar problemas ou não tiver melhorado a conexão, você poderá anular a modificação clicando em "Restore" no aplicativo Internet Speed Master, ou (se tiver seguido o procedimento manual), apagando o arquivo sysctl.conf copiado na pasta “/system/etc/”.

Conseguiu acelerar a sua conexão Wi-Fi?

 


O objetivo deste artigo é reunir em um só lugar todas as dicas e truques para acelerar o seu Wi-Fi. Desta forma, a atualização e republicação desta matéria se fará necessária com o tempo.

66 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

182 Comentários

Escreva um comentário:

  • O servidor do sysctl.conf está fora do ar.
    Reupe em outro lugar por favor.
    :'(


  • Ué...só fazer uma análise com o speedy teste.
    Comigo melhorou consideravelmente a estabilidade e velocidade. Usei o método manual colando o arquivo na pasta system e alterando as permissões.


  • Entedi o post, gostaria de um artigo que aumente a banda de download e upload do meu Android, tem um limite, blu studio 5.0 CE tem um limite só pesquisar sobre o dispositivo.


  • Post inútil.


  • Gambiarras -_- kkkk


  • E da-lhe gambiarra! ^^


  •   75

    Algo muito simples de fazer e que os técnicos usam com frequência, é através do WiFi Analyser você ver quais canais estão mais congestionados e modificar o canal do seu roteador. Por exemplo, se tiver muita gente usando o canal 9, você coloca, através das configurações do roteador, no canal 5, e assim por diante. Isso faz uma diferença muito grande. Outra coisa, o roteador não pode estar com suas antenas muito próximas da parede, principalmente se atrás tiver uma viga ou coluna com ferros no interior. Também não pode ter muitas plantas verdes no local porque a frequência da cor verde é muito próxima da frequência do WiFi e há interferência, assim como fontes de água, aquário e etc que atrapalham muito o sinal. E, por último, o sinal de WiFi sempre vai para baixo, como se fosse pesado, sendo assim, a melhor posição para o roteador é o mais alto possível.


  • Na parte do 3G/4G a galera aqui nos comentários está confundindo velocidade de conexão com plano de dados, primeiro que o post é sobre melhoria de conexão e estabilidade, segundo, você não chega pra sua operadora e pede pra aumentar a "velocidade" como muitos aqui estão dizendo: "Quer aumentar a velocidade, contrata mais", até onde eu sei, os planos das operadoras móveis se baseiam em dados, e não em velocidade, pois a sua velocidade de conexão móvel vai depender de outros fatores além do preço do pacote, como sua distância da torre, sua região, quantas pessoas estão penduradas na torre e etc, é por isso que as operadoras móveis focam em dados e não em velocidade, pois se elas estabelecessem velocidade fixa nos contratos, elas nunca iam entregar. O que está no contrato é só uma mera estimativa.


  • Melhorar o WIFI? Simples: altere seu plano de internet para maior velocidade, e compre um roteador wifi dual band (2,4 e 5 Ghz), com boa potência de saída (tipo wifi "quebra-parede"), limite a banda de download / upload dos outros usuários e vai ter uma internet satisfatória.


  • Depois que me tornei Beta LAb a quase 2 anos nunca mais usei Wifi sem falar que apps de melhoria para wifi nenhum presta, pode parecer chato para alguns quando a gente que é Lab fica postando...mas pagar 50 reais ter 20GB mais 2000 minutos por mês é muita coisa, pode-se dizer que para quem tem planos desse porte o Wifi é uma tecnologia morta para uso pessoal, quando o 5G chegar é só pisar na cabeça e enterrá-lo.


    • WiFi tecnologia morta?! hahaha, e quando chegar o 5G vai enterrar de vez?! hahaha.
      Com popularização dos streaming como Spotify, Netflix, YouTube e vídeos em altas resoluções como o 4K, o WiFi não vai morrer, vc achar que esse Beta Lab de 20GB vai aquentar assistir filmes em 4K sem latência e com ping baixo? e transmissão de vídeo chamadas como Skype, jogos online sem acabar com a franquia?
      Não dá pra comparar WiFi com uma rede móvel como o 5G.
      E desde quando uma tecnologia nova chegar a antiga vai morrer? Quando chegaram os Notebooks falaram que os computadores de mesa iria morrer​, não aconteceu.
      Depois com os Smartphones foi a mesma história, quando o próprio Wi-Fi chegou foi a mesma história falaram que o Cabo estava com os dias contados, e não aconteceu!
      Uma pode ser unir a outra mas substituí(enterrá como vc diz) jamais.


      • Leia o título novamente: COMO ACELERAR A CONEXÃO WI-FI DO SEU ANDROID...Estamos falando de Smartphones com sistema Android concorda que no caso é um aparelho de uso pessoal correto? ou quer que eu desenhe?...Não confunda alhos com bugalhos, não misture outras plataformas onde a demanda, inexistência, serviços e uso específico da mesma é completamente diferente uma da outra, a rede 4G onde já esta estruturada atinge banda entre 10 e 20 Mb suficiente para todo tipo de serviço ao qual você fez referência inclusive o 4K pois eu utilizo com frequência, mas se você quer jogar com sua ultra top mega placa de vídeo no seu PC ou quer assistir tudo em 8K não culpe o 4G por isso, você esta em grupo seleto onde a demanda e tecnologia para tal custa muito caro e nem mesmo a internet fixa garante essa demanda no Brasil nem por contratos, como mencionei: PARA USO PESSOAL onde a internet fixa e roteadores que devido ao alto custo e ser propriamente fixa não vem trazendo mais vantagem alguma esta caindo drasticamente, entenda que quando o 5G se estruturar e se propagar para este tipo de demanda e usuário o Wifi como é hoje vai morrer e não o contrário como você pensou mas sim melhorado, pois empresas e governos dependem disso, outra questão é que nenhum roteador Wifi ou Acess Point hoje em dia de qualquer marca entrega mais que 50% de banda, isso é verídico inclusive esta nos manuais de alguns fabricantes, diga-se também que nenhum app para tal melhoria é funcional isso é balela, pois isso depende unicamente da Infraestutura e qualidade do sinal da operadora e demanda local no momento, uma das coisas mais desagradáveis hoje em dia é alguém chegar na sua casa e com 10 minutos já dizer a famosa frase: Posso usar a sua Internet qual a senha? eu particularmente não uso Internet de ninguém a 2 anos, não tenho Internet fixa em casa telefone fixo e TV a cabo pois no meu caso eu não preciso, meu Smart substitui tudo isso por 50 reais por mês, o que eu gastaria em manter tudo isso no mês me deu a opção de comer melhor, passear e viajar, mas cada caso é um caso.


      • Em 1° lugar não misturei outras plataformas todos esses streamings que eu citei funciona no celular.
        2° E uma inverdade fala que o WiFi não entregar 50% dá banda, vc deve ter usado um Roteador vagabundo de parâmetro, tipo aqueles dá Intelbras de 60 reais kkk, porque tenho um TP link Archer e pode ter certeza ele entrega uns 90% dá banda so fica atrás do Cabo.
        3° Vc é um grande mentiroso em fala que roda vídeos em 4K no seu 4G, para ver um filme em 4K vc precisa no MÍNIMO 25 Mbps ( megabits por segundo) estável, essa velocidade que vc pois entre "10 e 20 Mb" não daria conta, e também vc fala que assistir com frequência outra mentira, um hora de 4K são 7GB sua franquia Beta Lab de 20GB acabaria em 3 horas!
        4° O 5G nem existe para o consumidor comum, até aqui tudo são rumor e teste de laboratório, então não me venha já enterrando o WiFi pra os dispositivos móveis.
        Na próxima venha com argumentos mais sólidos para rebater minha opinião, OK?


      • Não a mais motivos para argumentar com você


      • Com certeza, vc é bem fraquinho nos argumentos tá mais pra um leigo, ignorar a importância de um app como o Wifi Analyzer já mostra que vc não sabe o que diz, é só olhar a resposta que vc deu ali abaixo para o Túlio "o que consome bateria não são dados e nem wifi são aplicativos", o cara ignorar o tanto de bateria a rede móveis gastar!
        Eu proponho um desafio, feche todos os aplicativos é só deixe a rede móveis ligada, vc vai ver o tanto de bateria ela consome.


      • Lucas, vc merece um trofeu por ter perdido tanto tempo lendo as idiotices que o tal Pedro teve o trabalho de defecar pelos dedos.


      • E ai vem o ilustríssimo tenente zureta perder seu precioso tempo para lamber meus dedos...kkk...
        pois foi o que tu fez....ganhei o dia com tu....kkk.............
        rachachando com você ahahahah...putz ria alto agora ahahahahahahahahahah...


    • Com os filmes/séries 1080p que baixo via torrent 20gb não dá nem pro cheiro.

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi