O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
3 min para ler 25 Compartilhado 38 Comentários

Economize memória usando o smartphone para acessar arquivos do PC

Você sabia que é possível acessar pastas que estão armazenadas em seu computador através do seu smartphone? Também não sabia até o dia em que precisei acessar as pastas do meu computador pelo meu smartphone Android. Depois de fazer isso, descobri que as possibilidade são muitas.

Imagine que você esteja com preguiça de assistir a um filme sentado na frente do PC. Prefere assistir deitado, no conforto da sua cama. Ao invés de passar o arquivo do filme para o celular, que tal apenas acessar a pasta onde ele está e assisti-lo pela tela do smartphone? Parece uma boa ideia, não?

Outra utilidade seria poder acessar aquela pasta de fotos antigas que facilmente ultrapassa o espaço livre de seu smartphone. Com esta dica, você poderá ver tais fotos sem ocupar o precioso e pequeno espaço de armazenamento de seu aparelho.

Enfim, as possibilidades são muitas e, embora hoje em dia existam vários serviços de armazenamento na nuvem, nem sempre podemos contar com a nossa conexão de internet para acessar certos dados. Portanto, espero que essa dica seja útil para você.

Compartilhando a pasta no Windows

Primeiramente, nós precisamos configurar o compartilhamento da pasta no Windows. Para isso, vá até a pasta que você deseja compartilhar e clique com o botão direito, clicando em “Propriedades” logo em seguida.

Na janela que se abrir, clique na aba “Compartilhamento” e depois clique no botão “Compartilhar”. Uma nova janela irá se abrir, com o nome dos usuários que utilizam a máquina. Escolha um dos usuários, como por exemplo o "Todos" ou então crie um novo. Em seguida, defina o nível de permissão.

A permissão “Leitura” permite apenas a visualização dos arquivos, já a permissão “Leitura/Gravação” também permite a modificação deles, tais como a exclusão, inclusão e modificações diversas no arquivo. Após definir esses parâmetros, clique em “Compartilhar” novamente.

compartilhando pasta windows
Compartilhando uma pasta no Windows / © ANDROIDPIT

Configurando o Android

Agora é a hora de configurarmos o nosso celular Android para acessar a pasta que acabamos de compartilhar no Windows. Para isso, precisamos baixar o aplicativo ES File Explorer, um dos gerenciadores de arquivos mais utilizados no Android. Se ainda não tiver baixado este programa, basta clicar no botão abaixo:

ES Explorador de Arquivos Install on Google Play

Após baixar e instalar o aplicativo, abra-o e acesse o menu lateral, tocando-se no botão hambúrguer localizado no canto superior esquerdo. Em seguida, selecione a seção “Rede” e toque na opção “LAN”. Nesta tela, há um botão que procura automaticamente por pastas compartilhadas na mesma rede. Toque nele e espere a análise. Em nosso caso, um novo ícone, chamado “DESKTOP-GNEPKVK” apareceu. Este é o nome do meu computador.

es file explorer
Encontrando pastas compartilhadas na mesma rede / © ANDROIDPIT

Também é possível adicionar um servidor manualmente, mas este método é um pouco mais complicado e só devemos recorrer a ele no caso do aplicativo não encontrar a pasta compartilhada automaticamente.

Pois bem, tocando neste ícone do computador, você verá todas as pastas que foram compartilhadas por ele. No caso deste tutorial, a pasta Animes. Pastas do sistema também ficarão visíveis, mas não acessíveis. 

A partir daí, você poderá navegar pelas pastas compartilhadas normalmente. Ao tocar em qualquer arquivo, ele apresentará opções de apps que podem executar aquela extensão. Escolha o aplicativo de sua preferência e espere o arquivo ser executado.

es file explorer 2
Pasta Animes (e suas subpastas) devidamente compartilhadas e acessíveis / © ANDROIDPIT

Essa é uma maneira bem simples de acessar pastas que estejam no computador através do smartphone. Geralmente, configurações de rede costumam dar problemas e não funcionar de primeira, mas seguindo estas dicas você não terá maiores problemas.

Você costuma usar este tipo de recurso para economizar na memória do seu smartphone?

25 Compartilhado

38 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi