O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site.

4 min para ler 2 Compartilhado 6 Comentários

Como excluir ou alternar rapidamente para aplicativos usados recentemente

A opção para alternar rapidamente entre os aplicativos usados recentemente em dispositivos móveis foi introduzida pela Google com a versão Android 4.0 Ice Cream Sandwich, com ela também é possível remover estes mesmos aplicativos da lista de programas em execução. Para aprimorar a sua experiência com smartphones e tablets, no Android para Principiantes desta semana vou mostrar como o recurso "switcher apps" pode ser usado para tornar o uso dos aparelhos ainda mais eficiente.

principiantes

Em dispositivos que carregam o Android puro ou que usam as teclas de navegação na tela, o botão para acessar este menu de aplicativos recém abertos se parece com dois retângulos, um em cima do outro, como no Nexus 4. Já em dispositivos como o Galaxy S4, que utilizam um botão físico para a "Home", o usuário precisa manter este botão pressionado para acessar o mesmo menu.

Se você possui versões anteriores do Android, sabe que com um toque longo na "Home" aparece um aplicativo "switcher" simples, no entanto, peca em termos de funcionalidade e design. Nas versões mais recentes (Android 4.0+), você pode ver miniaturas dos aplicativos usados ​​recentemente que mostram uma pré-visualização de onde você parou. Um simples toque sobre esta miniatura e você será redirecionado para o aplicativo no exato ponto onde parou pela última vez.

Além disso, você pode desativar e forçar a parada de aplicativos de maneira tão fácil quanto alternar entre eles realizando apenas um gesto. Caso não queira que determinado aplicativo apareça na sua lista de programas usados ​​recentemente, basta tocar sobre ele e jogá-lo para a esquerda ou  para a direita da tela. Isto não só remove o aplicativo da lista, como também força da parada do mesmo e faz com que o mesmo não continue na posição que você deixou pela última vez. Logo, quando você precisar abrir o app novamente, vai perceber que ele abrirá a partir de uma página atualizada.

multitarefas
Acionando o botão "switcher app" do seu dispositivo, você acessa rapidamente aplicativos abertos recentemente e pode desativar ou forçar a parada dos mesmos. / © AndroidPIT

Instruções (desativando aplicativos recentes):

  • A partir de qualquer tela, toque no botão "switcher app" (os dois retângulos sobrepostos);
  • Deverá aparecer uma lista com uma relação dos aplicativos usados ​​recentemente;
  • Para remover um, toque e segure o aplicativo enquanto "arremessa" o mesmo para a direita ou para a esquerda da tela;
  • Para excluir o aplicativo da lista, você também pode manter o dedo sobre ele e a opção "Remover da lista" vai pipocar na tela;
  • Com um toque longo sobre o app, você também acessa a opção "Informações do Aplicativo", onde pode desinstalar um aplicativo ou pará-lo por completo.

Na maioria dos dispositivos da Samsung, manter o botão "home" pressionado por alguns instantes mostrará o mesmo menu de aplicativos usados ​​recentemente. A ação de jogá-los para a direita ou para a esquerda da tela também irá "matá-los", entretanto, a fabricante sul-coreana oferece ainda mais facilidades. No canto direito da tela você visualizará uma lata de lixo, tocando sobre ela, todos os seus aplicativos recentemente serão removidos.

A maioria dos dispositivos da Motorola lançados o ano passado possuem o botão padrão Android para alternar entre as tarefas.

Este é um recurso bastante funcional, visto que você não precisa carregar novamente um aplicativo, até o ponto que você deseja, para verificar uma informação enquanto envia um e-mail, por exemplo. Com relação ao gasto de bateria, é real, aplicativos executados em segundo plano consomem energia do seu aparelho, assim, caso você não tenha interesse em deixá-los carregados no ponto onde os deixou pela última vez, remova da sua lista de aplicativos recentes. Outra opção para economizar a bateria do seu dispositivo móvel é utilizar apps do tipo "Task Killer".

E aí, como você utiliza o recurso "switcher app" do seu smartphone ou tablet Android? Em quais momentos a função se mostra realmente estratégica no seu cotidiano? Deixe-nos saber nos comentários abaixo.

Fonte: DroidLife

2 Compartilhado

6 Comentários

Escreva um comentário:

  • O meu switcher apps nao esta mais funcionando...

    O que eu devo fazer?
    Sera que é que meu celular esta com pouca memória?


  • Aplicativos abertos em segundo plano não gastam bateria, só gastam se estiverem realizando alguma tarefa. Eles ficam parados, simplesmente carregados na memória e isso não gasta mais bateria: gasta-se a mesma quantidade de energia tanto para mater uma parte da memória RAM ocupada como livre.

    Existem vários artigos de fontes confiáveis que explicam como task killers pioram ainda mais a bateria por requererem que os aplicativos que o usuário usa sejam recarregados toda vez que são acessados.


  • +Charles Silva Acredito que eu possa te responder ^^.
    Entre o Galaxy SII e o razr i, disparadamente o Motorola se sai melhor. Por ser seu primeiro smartphone, presumo que você usará ele para atividades cotidianas, jogos, redes sociais, músicas e etc.
    Pois bem. A diferença entre o SII e o Razr i é justamente o assunto deste post em que estamos comentando: a multitarefa. O Razr, além de possuir um processador melhor que o do SII e que economiza mais bateria, já possui o botão para a multitarefa que facilita muito a vida. A Motorola tem mudado muito no último ano, melhorando muito a aparência da empresa e dos aparelhos deixando-os o mais próximo do Android Puro, sem aplicativos inúteis.
    Além disso, o design do SII já está meio batido (na minha humilde e exigente opinião, que é BEEEM exigente).
    No entanto, vai do gosto de cada um.
    Abraços


  • bom o Motorola sempre vem com erros, eu tenho um galáxy s2 e gosto muito dele apesar do processador ser dual core com tela super amoled plus, 16mil core viva na tela uma RAM de 826mb muito boa roda muitos games é pode acessa muita mult tarefas e além disso ele é dual câmera é terá supor pra o novo Android 5


  • Ei camila ou alguém ai do site preciso de ajuda urgente.
    quero comprar um Smartphone e tenho cerca de 100 reais em mãos.
    qual seria o melhor aparelho,nessa faixa.Pesquisei um pouco e vi que a maioria prefere nessa faixa de preço o motorola RAZR i ou o sansung galaxy s2.Bom queria saber a opinião de vcs já que eu nunca tive um smartphone esse vai ser o meu primeiro.Desde já agradeço.^^


  •   60

    boa dica +Camila, para quem usa Facebook, instagram, g+, Twitter, tudo aberto, aprender a utilizar esse recurso realmente agiliza o acesso aos apps, pois fica fácil de alternar entre eles rapidamente, já quanto aos task killer, eu não recomendo, principalmente no Android 4.1.2 , pois é padrão do sistema deixar pré carrgado os apps que tu mais utiliza diariamente, ai o task limpa tudo e o sistema carrega denovo, o task limpa e o sistema carrega, e assim eles ficam nesse circulo, o que em vez de economizar bateria, gasta o dobro, se realmente não quiser apps abertos em segundo planos, é só ativar a função "não manter atividades" lá em configuração> opções de desenvolvedor, lembrando que essa função só tem no Android 4.0 em diante, e no 4.1.2 é muito eficiente, já no 2.3 realmente se faz necessário um task killer, pois o sistema é bem limitado .

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações