O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
4 min para ler 76 Compartilhado 17 Comentários

Como apagar os seus dados do Google sem perder a experiência de usuário

Diversas empresas sabem mais sobre você do que se pensa. O Google é uma delas, atuando desde o PC até o seu smartphone Android. Se você está cansado de toda essa vigilância, então está no lugar certo. Hoje, veremos como deletar todos os seus dados do Google sem perdê-los ou prejudicar usabilidade.

O que o Google sabe sobre mim?

O Google sabe que a gente sabe que eles sabem tudo sobre nós (pausa para respirar). Logo, a empresa também faz questão de que nós saibamos tudo que eles sabem sobre nós (pausa para respirar de novo). E não é pouca coisa. Uma olhadinha na Informações pessoais mostra quais dados registrados pertencem ao Google. Entre eles estão:

  • Pesquisas e a atividade de navegação
  • Lugares visitados
  • Dados dos dispositivos
  • Pesquisa e comando de voz
  • Histórico de pesquisa no YouTube
  • O histórico de reprodução do YouTube

Do ponto de vista do usuário, a captura de dados é útil por vários motivos. Com eles, as pesquisas no Google e no Youtube são cada vez mais precisas e o Maps te leva cada vez mais rápido ao destino desejado, porque ele já sabe -mais ou menos - onde você mora.

Para o Google, os dados são importantes para fins publicitários, já que seus algoritmos adaptam os anúncios ao usuário. Dessa forma, aumenta-se a possibilidade de você clicar na propaganda. E quando isso acontece o anunciante tem que pagar uma taxa para o Google. Então, quanto mais você clicar, mais o Google ganha. Não por acaso, essa é a principal  fonte de receita da empresa. 

AdsSettings
É possível personalizar a publicidade que você vê no Google / © Google

Mas você pode desativar a publicidade personalizada separadamente. Mas, infelizmente, esta base de dados já alcançou uma quantidade gigantesca de internautas e tende a continuar crescendo. Por isso, é de se entender porque tantas pessoas querem deixar de usar o Google.

O painel de controle: um lugar assustador

O painel de controle do Google é um filme de terror para quem preza pela proteção de dados. Em áudio você pode ouvir uma e outra vez todas as suas consultas e comandos de voz. No maps você pode acompanhar suas pesquisas dos últimos meses em ordem cronológica.

Mas você pode, claro, deletar todos estes dados e ignorar os serviços relacionados. Mas causa um certo incômodo, quando você sabe que todo um sistema de dados e números de qualquer pessoa é reunido e vendido para fins publicitários.

Baixar e eliminar os dados do Google

Passo 1: Proteja seus dados

O Google oferece um serviço com o qual você pode salvar seus dados do calendário, contatos e e-mail. Ele se chama Takeout e faz com que as informações sejam convertidas para formatos de arquivos comuns (planilhas). Então é possível convertê-las do Google Spreadsheets para Excel ou OpenDocument. Você também pode filtrar os documentos e emails para download, selecionando apenas os dados que deseja, tornando o arquivo mais compacto.

Os contatos podem ser importados para qualquer outra agenda do gênero. Você também pode baixar seus vídeos do YouTube. Os dados baixados chegam a você através de um link por email ou como documento no Drive.

Passo 2: Elimine a sua conta do Google

Depois de baixar todos os seus dados do Google, você pode eliminar sua conta no serviço por completo, através deste link. Se você quer ir em frente neste procedimento, é recomendável enviar antes uma mensagem a todos os seus contatos (basta colocar todos os contatos na aba BCC), informando-os de como podem te contatar daqui em diante.

infopessoa
Você pode controlar e eliminar cada serviço separadamente / © Google

Mas antes de completar o processo de exclusão da conta, esteja ciente do aviso do Google: “Se você usou este endereço de e-mail para, por exemplo, recuperação de sua conta bancária, é possível que haja  problemas para restaurar a senha da sua conta. Caso você deseje excluir o endereço de e-mail, altere as contas de todos os serviços apropriados pelo Google.”

Tchau, tchau Google. E agora?

Se despedir do Google significa deixar de utilizar muitas de suas ferramentas (e algumas são bem úteis). A Play Store, por exemplo, é a fonte mais importante de aplicativos para os usuários de smartphones Android, e não funcionará mais se você resolver sair do ecossistema Google. Você precisará de um aplicativo alternativo como Aptoide, o F-Droid ou passar a frequentar lojas alternativas de apps como a da Amazon.

Você precisará também de outras alternativas para substituir os serviços do Google como: um novo provedor de e-mail, uma nova plataforma de nuvem para os seus documentos e, claro, uma nova engine de buscas como o Bing (Microsoft), o Yahoo ou DuckDuckGo.

Como será que se sente um smartphone Android sem aplicativos do Google? Você já ficou sem o Google e todos os seus aplicativos? Conte para nós nos comentários.

76 Compartilhado

17 Comentários

Escreva um comentário:

  • Não precisa excluir a conta, só eh desativar o histórico no site history.google.com


  • É, exclui todos os dados apaga a conta do google.... Compra um iPhone e fornece os mesmo dados para a Apple, ou seja, não tem como fugir hahahahahhaha


  • Nossa, ficar sem Google....Tilt!

    Me acostumei detal forma a utilizar os recursos disponibilizados pelo Google, que não ha como deixar de usar.
    Certa vez isntalei a ROM da Xiaomi. A primeira impressão foi excelente, ( E aliás, ele é uma ROM, muito boa mesmo), mas logo me ví em apuros. Cadê o Google? Gmail, YouTube, Chrome, Keep?
    Os serviços já estão enraizados no meu dia a dia. A iniciar por exemplo quando escrevi este poste, loguei pelo atalho do G+,
    Ações intuitivas, como selecionar uma palavra e clicar em pesquisar na Web, ou traduzir. Ou mesmo usar a barra de search para uma busca mais ampla. Clicar em um link de video, e de imediato surgir no display o APP do YouTube. Tudo isso já é intuitivo e para mim essencial!
    Em acertar situações usar os referidos dados coletados para rever uma pesquisa, um lugar, um email.

    Emfim, Celular sem Google para mim, é como usar tênis sem meia. Até da para usar, mas é desconfortável!


  • Interessante!


  • massa gostei


  • Editores do AndroidPIT Brasil, seus artigos são publicados também no AndroidPIT.com???
    (com exceção da Camila Rinald que é a editora-chefe)


  • se livrar do google pode ate ser facil...o negocio é os serviços dele...


  • Já estamos tão habituados com a praticidade que a Google nos oferece que fica meio difícil desapegar. Por hora não planejo radicalizar e esquecer da gigante das buscas, mas no dia que pentelhar, aí a coisa muda de figura. Alternativas não faltam e acredito q sejam menos invasivas que a Google. No mais, eh aguardar pra ver...


  • Salvou, estava pesquisando há algum tempo mas nenhum dos modos me deixou confortável...
    (COMENTÁRIO AVULSO)
    "Me pergunto se o AndroidPit dos gringos as vezes publicam artigos Brasileiros, já que o maior fórum entre os Países do AndroidPit em questão de participações e pessoas a interagir com o site é o Brasileiro... isso deve contar como algum exemplo la fora né? "


    • Eu acho que sim. De vez em quando vejo uma artigos da Camila Rinald e de outro editores em inglês. Da uma olhada no AndroidPIT.com pra tirar suas dúvidas.


    • Olá Kaique,

      Eles costumam publicar alguns dos nossos artigos sim. Mas fazer a tradução do português para outras línguas é uma tarefa complexa, mesmo com a ajuda do do Translate... :-)

      Um abraço e obrigado pelo comentário.

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi