O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
5 min para ler 33 Compartilhado 52 Comentários

Como baixar um arquivo APK da Google Play Store no seu computador

Se o seu dispositivo Android estiver com pouco espaço, ou se você quiser evitar as restrições do seu país impostas pela loja, você poderá simplesmente baixar um arquivo APK direto da Play Store no seu PC ou em uma nuvem, para depois usar o respectivo app no seu Android. Eis como fazer o download de APKs no seu computador.

Vá direto ao que te interessa

O que é um arquivo APK?

Um APK é o formato de arquivo usado para instalar o software (normalmente jogos e aplicativos) no sistema operativo do Android. Assim como o .exe no sistema Windows.

Existem algumas maneiras de baixar um APK da Google Play Store no seu PC. Você pode usar uma extensão do Chrome ou um site que irá gerar um link específico de download para você. Mostramos os dois métodos abaixo.

Baixar um arquivo APK usando uma extensão do navegador

Se você tem o hábito de baixar muitos APKs, então instalar uma extensão do Chrome ou do Firefox é uma boa ideia. Para este tutorial usamos a extensão APK Downloader v. 2 de CodeKiem. Que oferece suporte para o Firefox e Chrome.

Contudo, a extensão foi eliminada do Chrome Webstore, sendo assim necessário fazer o download manualmente pelo site do desenvolvedor (instruções em inglês). Ou optar por outra opção de extensão no Google Chrome.

androidpit apkdownloader mozilla
Esta é uma das muitas extensões APK Downloader para Firefox  / © Mozilla Firefox
  • Depois de ter adicionado a extensão ao navegador do seu desktop. você deve inserir o seu endereço de email associado à conta na Google Play Store, que será salvo na extensão do Chrome. Também é preciso fornecer a ID do dispositivo.
androidpit apk downloader
A extensão precisa do seu endereço de email e ID do dispositivo para funcionar / © ANDROIDPIT
  • Para obter a ID do seu dispositivo, baixe um aplicativo chamado Device ID, que mostrará sua ID Android quando abri-lo. Você também deve usar um dos endereços de email listados na ID do dispositivo, em conjunto com a respectiva senha, para entrar no APK Downloader.
androidpit device ID bra
Use o aplicativo Device ID para descobrir a ID Android e entrar no APK Downloader / © ANDROIDPIT
Device ID Install on Google Play
  • Depois disso, vá até a Play Store e encontre o aplicativo que deseja baixar no seu computador. Você irá notar que ao lado dos botões de “Instalar” e “Comprar”, haverá uma opção de “Download APK”. Clique nela para baixar o app. 

Instalar o aplicativo no seu dispositivo Android

  • Habilite as Fontes Desconhecidas na configurações de segurança do seu Android (Configurações > Segurança > Fontes desconhecidas) para transferir APKs do seu computador;
  • Conecte o seu smartphone com o computador usando um cabo USB. Os drivers necessários deverão ser instalados automaticamente e o seu smartphone será mostrado como um armazenamento USB.
servicesfonte
Permitindo o download de fontes desconhecidas / © ANDROIDPIT
  • Em seguida, copie o APK do seu PC para o seu smartphone. Recomendo um local fácil de ser encontrado, como a pasta de downloads.
  • Vá até a pasta de downloads em seu smartphone usando o Gerenciador de Arquivos e clique no APK que acabou de transferir. Ele irá pedir as permissões e em seguida será instalado no seu smartphone;
  • Para a sua segurança, desabilite a função de Fontes Desconhecidas quando terminar o processo.

Baixar um arquivo APK da Google Play Store usando um website

Se não baixa muitos APKs, então uma extensão no navegador não é necessária. Em vez disso, você pode usar um website que gera um link de download específico do APK desejado.

  • Vá até a Play Store e ache o aplicativo que quer baixar;
  • Copie a URL do app na barra de endereço do navegador;
  • Em seguida, vá até um site como o Evozi's APK Downloader (que também possui extensão para Chrome/Firefox) e cole a URL do app na caixa respectiva;
androidpit evozi new
Você pode gerar links específicos de download sempre que quiser baixar um APK / © ANDROIDPIT
  • Clique no botão azul para gerar o link de download e salve-o no seu computador;
  • Instale o APK do computador para o dispositivo Android como ensinamos acima.

Violação dos termos de serviço do Google

Note que usando esses métodos para acessar aplicativos na Google Play Store você pode tecnicamente violar os termos de serviço (apesar de a cláusula correspondente não ser muito clara). Dessa forma, empregue esses métodos por sua conta e risco:

Licença para utilizar o conteúdo. Após o pagamento das taxas aplicáveis ao Conteúdo, o usuário terá o direito não exclusivo (pelo período selecionado no caso de uma compra de um período de empréstimo e, em outros casos, pelo tempo em que a Google e o detentor dos direitos autorais aplicáveis tenham o direito de fornecer o Conteúdo ao usuário) de fazer o download ou o streaming, conforme o caso, única e expressamente conforme permitido pela Google por meio da interface do usuário do Google Play e sujeito às restrições expressas nos Termos e nas políticas associadas, cópias do Conteúdo aplicável nos Dispositivos do usuário, para visualizar, utilizar e exibir o Conteúdo em Dispositivos ou conforme autorizado pela Google como parte do Serviço para uso exclusivo pessoal e não comercial. Todos os direitos, todos os títulos e toda a participação no Google Play e no Conteúdo não expressamente concedidos ao usuário nos Termos estão reservados pela Google e por seus licenciadores.” - Termos de serviço da Google Play

E ai, conseguiu baixar todos os APKs no seu computador? Você armazena APKs no seu PC?

33 Compartilhado

52 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi