O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site.

4 min para ler 137 Compartilhado 151 Comentários

Como bloquear um número de telefone no Android

Muitos usuários ainda se perguntam se existem meios para bloquear chamadas no Android. A resposta é muito mais simples do que parece. Neste artigo mostramos alguns métodos simples para realizar esse procedimento.

Pegue um atalho

Encaminhar chamadas para a caixa postal

É muito fácil encaminhar as chamadas de um contato para a caixa postal no aplicativo "Contatos" presente no Android. Para tanto, siga o passo-a-passo abaixo:

  • Selecione o contato que você deseja;
  • Selecionar a sequência de três pontos e escolha "Rotear para correio de voz"
  • Em alguns casos, é preciso clicar antes no lápis para editar o contato, e aí sim selecionar os três pontos, escolhendo então "Enviar para correio de voz";

Seguindo este procedimento, todas as chamadas do contato selecionado serão encaminhadas diretamente para a caixa postal.

bloquear 1
Recurso para encaminhar chamadas para caixa postal / © AndroidPIT (captura de tela)

Essa solução é a mais rápida, porém a caixa postal enviará uma notificação toda vez que uma chamada do contato selecionado for encaminhada para o correio de voz, e talvez você precise pagar para ouvir e apagar o recado, fazendo sumir o ícone insistente que ficará na barra de notificações. Em todo caso, a chamada não será visualizada pelo usuário.

Bloquear ou adicionar um contato na lista de bloqueio

Há outra alternativa para bloquear contatos em dispositivos Android. Se você deseja bloquear um número de seus contatos, siga os passos abaixo:

  • Vá até o histórico de chamadas e procure pela ligação do número que deseja bloquear;
  • Mantenha o dedo em cima do número até aparecer um menu suspenso;
  • Selecione "Bloquear número" ou "Bloquear/denunciar spam";
  • Mais uma vez, selecione "Bloquear".
bloquear 2
A lista de bloqueio está presente no Android e em todas as interfaces proprietárias / © AndroidPIT (captura de tela)

Após o número desejado ser adicionado à lista de bloqueio, esse contato não conseguirá finalizar uma ligação para o seu número. Essa lista pode ser acessada no próprio histórico de chamadas, no menu de três pontos na parte superior. Selecione "Configurações" e procure por "Bloqueio de chamadas".

Esta função não notificará o usuário sobre qualquer ação realizada pelo "contato indesejado", diferentemente do procedimento anterior.

Bloquear contatos através de um aplicativo

Bloqueador de chamadas e SMS - Calls Blacklist

Possui interface simples, sem muito cuidado, mas faz o que precisa ter feito. Possui lista negra para chamadas e SMS, registro dos bloqueios, lista branca para telefones que nunca devem ser bloqueados e uma função para programar uma hora para ser ativado e desativado (e dias da semana também, na versão paga).

Blacklist
Blacklist é um app simples para bloqueio / © AndroidPIT (captura de tela)
Calls Blacklist - Lista negra Install on Google Play

Truecaller - ID de Chamadas

O mais famoso app é também um dos mais completos. Com interface caprichada, ele praticamente toma o lugar do app discador do seu sistema. Ou seja, além de deixar o seu discador muito mais completo, também possui a função de bloquear números.

Ele leva os números bloqueados mais como spam, e com os dados enviados de diversos usuários cadastrados, consegue informar a você quando uma ligação se trata de propaganda antes mesmo de atender. Se o número estiver incomodando demais, há até a opção de pesquisá-lo na internet e também de ativar uma função que já bloqueia os números mais conhecidos por spam.

trucaller
Truecaller é bem direcionado a spam, mas serve para qualquer caso / © AndroidPIT (captura de tela)
Truecaller - ID de Chamadas Install on Google Play

Quem chama - Whoscall

O Whoscall é um dos aplicativos mais conhecidos para bloquear tanto chamadas como mensagens SMS. Basta baixar o aplicativo e começar a bloquear. No Whoscall você pode criar tanto uma lista de números bloqueados, como uma lista com números que não devem ser bloqueados.

Para cada número bloqueado você pode criar um perfil com notas e relatórios, que em um futuro pode te ajudar a lembrar de por que você bloqueou este número. O app também te permite saber de qual operadora procede a chamada.

whoscall
Bloqueie chamadas e mensagens SMS com o Whoscall / © AndroidPIT (captura de tela)
Quem chama - Whoscall Install on Google Play

E você, conhece outra maneira de bloquear contatos no Android? Comente aqui.

137 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

  • Sidney Piesco há 5 dias

    Lembro quando comprei meu iPhone que não tinha como bloquear um número de telefone e eu tive que fazer jailbreak e instalar o BlackList. Além disso não podia apagar um número de chamada. Depois peguei o S1 e vi todas essas funções fáceis de usar e comecei a entender a grande diferença entre o iOS e o Android.

  • Neto Castro há 4 dias

    Só semana passada bloqueei uns 10 números de call centers! Tudo da vivo! A gente diz não e ainda assim ligam de novo! E de novo e de novo! Rsrs!

  • Marcelo Neri há 5 dias

    Vale lembrar que as empresas hoje em dia, estão usando programas de discagem com múltiplos números e formatos diferentes e que o bloqueio nativo do Android não tem efeito.
    Aí só apelando para os aplicativos de terceiros mesmo!

  • Daniel há 5 dias

    Aqui no 3t já vem nativo no discador, mais já usei muitos apps de terceiro, inclusive os três citados na matéria que são ótimas opções.

  • Sidney Piesco há 4 dias

    Sim, Paulo, sei que depois ele passou a ter. O meu primeiro e único iPhone foi o 3GS. Tirando as funções que possibilitam troca de arquivo, todas as funções que aparecem no Android cedo ou tarde aparecem no iOS.

151 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações