O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site.

5 min para ler 13 Compartilhado 25 Comentários

Como configurar e personalizar o seu Galaxy S5

No último dia 12 de abril o Samsung Galaxy S5 chegou ao varejo nacional, e muitos já compraram o aparelho. Se você já é um usuário Android e se já teve outro dispositivo Samsung, saberá certamente como configurar o seu novo dispositivo. Para os menos experientes, preparei uma série de dicas para agilizar o processo. Veja como dar os primeiros passos com o seu Galaxy S5.

S5 sensor
© AndroidPIT

Salvar a digital: segurança máxima

Configurações > Personalização > Leitor digital

Você pode registrar até três impressões digitais para desbloquear o seu S5, certificar a sua conta Samsung ou autenticar seus pagamentos via PayPal. Não é possível, contudo, atribuir uma ação diferente para cada digital. Para registrar uma digital, é preciso passar o dedo oito vezes sobre a parte inferior da tela. Certifique-se de passar o dedo na fase de cadastro como você faria no cotidiano. Isso irá facilitar o posterior reconhecimento e acelerar o desbloqueio.

s51
Registrando a impressão digital. / © AndroidPIT

Mudar o papel de parede: o visual próprio

Config. > Som e Visualização > Papel de parede

O papel de parede nativo não agrada a todos. No S5 existe uma série de papéis de parede pré-instalados, e você pode trocar o pano de fundo da tela de bloqueio e da tela de início, por exemplo. Dois papéis de parede animados estão à disposição e, por fim, você também poderá configurar fotos da galeria como fundo da sua tela.

s52
Escolhendo o papel de parede. / © AndroidPIT

Configurando a tela de início: atalho para apps preferidos

Quando ligar o dispositivo pela primeira vez, você já verá ícones e widgets na tela de início. Para removê-los ou mudá-los de lugar, basta clicar longamente no ícone. Aparecerá na parte de cima da tela a opção “Criar pasta” e “Remover”, e basta levar o símbolo até a ação desejada.

Para adicionar uma nova página à homescreen, clique longamente num espaço vazio da tela de início e deslize para a esquerda até que apareça uma página vazia. Agora você poderá preenchê-la com widgets. Para adicionar um novo aplicativo à gaveta de apps, clique no ícone correspondente e segure. Aparecerá uma visão geral da homescreen, e deslizando o dedo para a direita ou esquerda é possível posicionar o aplicativo. O mesmo processo pode ser usado para colocar os apps no dock (na faixa inferior da homescreen).

s53
Configurando a tela de início. / © AndroidPIT

Caixa de ferramentas: botão extra para funções e serviços

Config. > Som e Visualização > Caixa de ferramentas

Na caixa de ferramentas você pode inserir até cinco funções e apps mais usados. Todos os aplicativos instalados podem entrar nessa lista. Quando ativada, a caixa de ferramentas pode ser acionada clicando no ícone de três pontinhos num círculo branco, que se encontra na parte superior direita da tela.

s54
Ativando a caixa de ferramentas. / © AndroidPIT

Multitarefas: como mostrar dois aplicativos ao mesmo tempo

Config. > Som e Visualização > Multijanela

O S5, como os modelos antecessores da série Galaxy, traz a função de exibição de dois aplicativos ao mesmo tempo na tela. Para usar essa função, você precisa primeiro ativá-la nas configurações. Em seguida, aparecerá um pequeno símbolo de flecha na lateral esquerda da tela. De lá, você abre uma gaveta lateral e pode escolher as duas funções que ocuparão o display ao mesmo tempo e arrastá-las para a tela. Clicando longamente no botão de “Voltar”, o símbolo de flecha desaparece e aparece de novo.

s55
Ativando a multijanela. / © AndroidPIT

Visual do menu de configurações: três opções disponíveis

O menu de configurações do S5 tem um novo visual com símbolos redondos. As categorias individuais podem ser abertas e fechadas. Se não gostar dos grandes ícones, você pode mudar a visualização. Para isso, basta clicar no botão com três pontinhos verticais na lateral superior direita e escolher “Ver por lista”. Dessa forma, todas as opções serão mostradas numa longa lista. Por fim, também é possível configurar o menu por guias, como usual nos aparelhos anteriores da Samsung.

s56
Mudando a visualização do menu. / © AndroidPIT

Configurações rápidas: mudar ordem e visualização

Config. > Som e Visualização > Painel de notificações

Na barra de notificações você pode ver não apenas as mensagens que chegaram, mas também tem acesso às configurações rápidas sem precisar ir ao menu. Você pode decidir que aplicativos ou funções serão mostradas aqui. Basta arrastar os símbolos para mudar a ordem. Os “botões ativos” são mostrados diretamente no campo de notificações e deslizando o dedo para a esquerda você tem acesso a mais opções. Os “botões disponíveis” são acessados quando você arrasta a barra de notificações para baixo com dois dedos ao mesmo tempo.

s57
Personalizando as configurações rápidas. / © AndroidPIT

Modos de desbloqueio de tela

Config. > Som e Visualização > Tela de bloqueio

Quem quiser proteger o seu aparelho tem uma série de métodos, com níveis de segurança diferentes, para bloquear a tela: padrão, digital, PIN, senha… escolha o que mais se adapta às suas necessidades.

Som de chamada: música personalizada é sempre melhor

Config. > Som e Visualização > Som

Como no caso dos papéis de parede, o Galaxy S5 oferece uma série de toques nativos, que você pode escolher nas configurações. Se não gostar de nenhum, você poderá adicionar outros toques (por exemplo, um arquivo MP3 do seu Dropbox). Além disso, você pode ativar ou desativar outras opções de som nessa categoria.

s58
À esquerda os modos de desbloqueio; à direita, as configurações de som. / © AndroidPIT

Modo de economia de energia: prolongando a bateria

Config. > Sistema > Economia de energia

Para prolongar a duração da sua bateria, é recomendável ativar o modo de economia de energia. Nessa categoria existe o modo de economia normal e outro especial, que limita radicalmente as funções do smartphone (veja a nossa análise em vídeo). Para o uso cotidiano, ative o modo de economia normal, e para emergências, o especial.

s59
Ativando a economia de bateria. / © AndroidPIT

Conhece mais dicas de configurações para o S5? Conte-nos nos comentários!

13 Compartilhado

25 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações