O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
9 Compartilhado 23 Comentários

Saiba como os drones vão influenciar nossas vidas

Você já deve ter percebido que os drones terão um papel importante nos próximos anos. Ao contrário do que se pensa, estes dispositivos podem ser usados para uma ampla gama de atividades e deverão mudar as nossas vidas.

Você lembra da época em que todos nós pensamos que os smartphones não tinham futuro? Hoje, é inegável que estes celulares inteligentes certamente revolucionaram nossa sociedade, nossa economia e a forma como interagimos uns com os outros.

O fato dos smartphone serem parte intrínseca de nossas vidas, não podemos mais relacioná-los ao futuro. O futuro agora está em objetos conectados que podem ser controlados por meio de nossos smartphones: um smartwatch que controla o aquecimento da casa, um aplicativo que liga automaticamente o ar condicionado ou controla nossos drones.

Existem diferentes áreas para o uso de drones

Os drones são particularmente interessantes porque podem ser usados para muitas coisas. Originalmente, os drones foram utilizados para fins militares, por um lado, porque a sua utilidade nesta área é óbvia e, por outro, devido ao baixo custo desta tecnologia. Durante muito tempo, os militares foram os únicos interessados neste tipo de aparelho e, por isso, avançaram no desenvolvimento dos drones para diferentes fins.

Mas as coisas mudaram. Drones não são mais exclusivos para uso militar. A PricewaterhouseCoopers (PwC), uma empresa especializada em contabilidade e auditoria, havia dito que no início de 2016 o mercado de drones valeria 127,3 bilhões de dólares. Com o tempo, isso só aumentará. Contudo, vários fatores podem minar essa indústria. Voltarei a falar disso mais adiante.

Opinion by Benoit Pepicq
O mercado de drones vai explodir nos próximos anos.
O que você acha?
50
50
75 participantes

Como você pode usar um drone? Costumo dizer que existem três categorias: drones militares, drones especificamente projetados para atividades profissionais e, finalmente, drones que são projetados para o uso pessoal.

Drone podem ajudar no seu trabalho…

Talvez você nunca tenha visto um drone, mas eles vêm sendo usados com bastante frequência. A PwC considera que os dois principais usos dos drones hoje são na agricultura (análise do estado dos campos/plantações e manutenção) e a supervisão da segurança em prédios, armazéns, laboratórios farmacêuticos e outros.

Em outras palavras, os drones podem funcionar como os olhos de um guarda de segurança ou de agricultor. A empresa de pesquisa estima que este setor do mercado valha hoje 77 bilhões de dólares.

Naturalmente, existem muitos outros usos para os drones na área de negócios: como exploração e descoberta (tarefas geográficas, levantamentos e estatísticas) e/ou análise de terreno para mapas, transmissão via internet (embora o Google tenha abandonado este projeto), entregas de correio (o Amazon Prime Air já está entregando produtos via drone) ou transporte de pessoas (um projeto deste gênero está em desenvolvimento em Dubai e pretende entregar soluções de táxi de voo autônomo).

... ou podem ser usados para o lazer!

Os drones também podem ser usados para uso privado. Já não se trata apenas de mais uma fonte de renda e lucro (talvez em alguns casos), mas também de uma forma de diversão e descoberta dessa tecnologia.

Os fãs de selfie, por exemplo, poderão usar drones para tirar fotos e fazer vídeos (alguns drones podem até seguir o usuário como bichos de estimação). Assim, é possível ter uma coleção de selfies com uma nova perspectiva, de maiores distâncias e de melhores ângulos.

Viciados em velocidade e competidores de corrida vão adorar usar drones para 'FPV racing'

Viciados em velocidade e/ou competições de corrida vão adorar usar drones para "FPV racing". Esta sigla se refere à "First Person View", que significa ter a perspectiva da pessoa que lidera a corrida. Nesse caso, usando um drone, é como se você estivesse no cockpit de um carro de corrida graças à câmera que é colocada no topo do dispositivo.

Desta forma, o jogador vê tudo em primeiro plano quando o drone que pilota estiver voando. Imagine a sensação que você poderia ter? Se você ama competição, vai adorar competir com outros drones.

Essas mudanças podem não ser para melhor

É claro que os drones possuem um grande potencial, mas alguns aspectos podem colocar o uso destes gadgets abaixo. Por um lado, o preço ainda é um problema para o uso profissional destes dispositivos (um sensor Lidar sozinho pode chegar a custar 700 dólares). Drones para uso pessoal também não são tão acessíveis assim.

É claro que temos que considerar toda a tecnologia de hardware de cada drone. Porém, ainda assim, não existe desculpa para os enormes preços praticados por alguns fabricantes.

Você compraria um drone para:

Um segundo problema ou, pelo menos, um aspecto negativo, é a necessidade de adaptar a nossa sociedade aos drones. Por um lado, a legislação precisa ser alterada (e talvez até ampliada), e como as leis variam de lugar para lugar, poderá ser uma dor de cabeça enorme em um país tão grande quanto o Brasil legalizar o uso de drones. Assim, no que toda à legislação, teremos que esperar para ver como será possível ter mais drones voando por nossas cidades.

Gerenciar as informações que podemos obter com o uso de drones também é algo que deve ser levado em consideração visto que estamos lidando diretamente com a privacidade do outro. Por um lado, deve-se (em teoria) respeitar regras de privacidade (que como todos sabem pode ser difícil).

Além disso, transferir informações entre o seu drone e outros dispositivos (smartphones, drones, etc.) ainda é uma limitação devido ao fato do atual sinal 4G, temos que ter um investimento maior em 5G para que a Internet das Coisas possa impactar o nosso cotidiano através do uso de drones.

Você conhece uma loja no Brasil na qual se possa comprar um drone com preço acessível para o uso pessoal?

9 Compartilhado

23 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi