Saiba como encontrar o seu celular perdido usando os serviços do Google
Perder um smartphone é uma das situações mais desagradáveis a que estamos sujeitos. Muitas vezes, achamos que o aparelho foi roubado ou deixado em algum lugar onde passamos recentemente mas, em alguns casos, o celular está em alguma mochila ou no meio das almofadas do sofá. Continue lendo este artigo e saiba como encontrar o seu Android perdido independente da situação.
Como encontrar um celular perdido
O segredo para encontrar um celular perdido pode ser resumido em apenas uma palavra: Google. O dono do SO mais utilizado no mundo oferece duas ferramentas que possibilitam a localização de aparelhos que rodam com Android, são elas: a busca do Google e o Encontre meu Dispositivo.
Ambas as ferramentas funcionam tanto na web quanto no smartphone. Para utilizá-las, é preciso tomar alguns cuidados básicos. Confira quais são no tópico a seguir.
Como funciona a localização de celulares perdidos
Antes de recorrer a estes serviços, saiba que alguns cuidados básicos são necessários para que ambos funcionem conforme o esperado. O funcionamento dessas plataformas de localização dependem de alguns serviços ativos no celular. Assim, procure seguir as recomendações abaixo para que tudo funcione da maneira correta:
- O aparelho precisa estar ligado;
- O aparelho precisa estar conectado a uma conta Google;
- Os serviços de localização precisam estar ativados;
- É favorável que o GPS esteja ativado;
- Mantenha a internet móvel ou W-Fi do celular ativados.
Também é essencial que o recurso Encontre Meu Dispositivo esteja ativado, pois deixa o serviço mais completo. Por isso, se está lendo essa matéria e ainda não teve problemas, aproveite para deixar tudo isso pronto.
Como localizar o seu smartphone usando o Gerenciador de Dispositivos
Agora que você já sabe quais serviços precisam estar ativados no seu celular para que tudo funcione bem, vamos ao passo a passo. Antes de mais nada, é necessário ativar o gerenciador de dispositivos no seu smartphone e associá-lo à sua Conta do Google (Gmail).
Se você utiliza múltiplas contas, escolha o e-mail que você classifica como principal. Agora, se você possui mais de um proprietário logado no aparelho, saiba que apenas o perfil do administrador pode ser vinculado e associado. Entenda a diferença entre múltiplas contas e proprietário no artigo abaixo:
Para associar a conta com o Gerenciador de dispositivos Android, vá até Configurações > Segurança > Administradores do dispositivo e marque Encontre Meu Dispositivo. Se você preferir, poderá baixar o aplicativo oficial direto no Google Play.


Para localizar o dispositivo, acesse: google.com/android/find com sua conta e senha. Automaticamente será exibida a localização do seu aparelho em um mapa. É possível utilizar as opções de bloqueio do aparelho (deixando uma mensagem e um telefone para contato na tela), remover o conteúdo interno e, inclusive, tocar um som de alarme.

Como localizar o seu smartphone usando a busca do Google
Para localizar um smartphone usando a busca do Google, é tudo muito simples também. Basta abrir o navegador Chrome e digitar "Encontre meu smartphone", e na própria busca do Google já aparecerão informações do seu aparelho, pedindo o login da sua conta.

Você terá as opções de Tocar o aparelho, e também de bloquear o mesmo, além da sugestão e sair de sua conta Google ou ainda apagar o dispositivo.
Caso não seja o seu computador ou caso não seja o Chrome a ser utilizado, basta acessar myaccount.google.com/find-your-phone, logar com sua conta e escolher seu aparelho. Porém, caso você utilize o login em duas etapas, por questões de segurança, precisará obrigatoriamente de um computador ou aparelho em que já esteja logado em sua conta, uma vez que para as duas etapas você provavelmente irá precisar do aparelho perdido.

Posso confiar no localizador de celulares do Google?
Sim, desde que que os serviços de localização e a internet estejam ativados, como mencionamos no início deste artigo. Se você foi furtado, por exemplo, o ladrão pode muito bem desligar o aparelho, remover a bateria ou o chip SIM. Assim, nessas condições, nenhum serviço de localização, incluindo os do Google, podem funcionar.
Você já perdeu seu celular? Como fez para localizá-lo?
Complementando, pra quem usa Samsung ou Xiaomi não adianta trocar de ROM nem nada que além da conta Google vão ser pedidas às contas Samsung ou Mi respectivamente pra poder acessar o dispositivo.
Apenas uma ressalva ao seu comentário. Se não me engano, para que os aparelhos Xiaomi tenham essa segurança, é necessário que o bootloader não tenha sido desbloqueado. Caso contrário, é possível se instalar uma ROM alternativa.
Mesmo com Custom ROM não vai passar na verificação da Conta Mi.
Esses dias mesmo peguei um Mi5 que o cara tentou instalar uma ROM AOSP e não conseguiu nem iniciar o setup inicial da ROM depois do boot porque apareceu a verificação de Conta Mi... Aí ele teve aquele trabalho básico pra recuperar a senha e só assim ele conseguiu "entrar" no dispositivo.
Achei até que não teria problema mas tava lá bloqueado. Fiquei até impressionado já que esse tipo de coisa é tida com o falha no Android.
Na verdade usar esse recurso, salvo raras exceções, só ajuda a encontrar o celular onde esquecemos de deixamos e, isto, como bem frisou a matéria, se os serviços necessários estiverem ativados. Não resolve, praticamente nada, se o mesmo for roubado, pois, a maioria dos meliantes sabem que devem, no mínimo, desligar o aparelho. Seria bom se existe alguma forma de tornar o aparelho totalmente inútil para uso, inclusive usar as peças do mesmo. Só tem roubo porque tem pessoas que querem comprar o que não lhe pertence por um valor abaixo do mercado.
Concordo com vc. E ainda digo mais, na minha opinião, todo aparelho deveria vir com uma carga de C4 no seu interior para que pudéssemos utilizar nesses casos. O que teria de bandidos e receptores manetas por aí... rsrsrs
CERBERUS. Pra mim melhor app pra localização. Muitos recursos, dentre os quais captura de foto/localização no caso de se tentar desligar o celular bloqueado, troca de SIMCard não autorizado ou mesmo digitação incorreta do código. Custa pouco e uma licença permite até três aparelhos. Uso há tempos.
Cerberus + root é melhor ainda!
Não conheço este app, mais vou dar uma verificada. Boa dica.
Verdade, inclusive o Cerberus cria um falso menu de energia para o meliante pensar que desligou o aparelho... Fora que ele bloqueia o acesso aos atalhos de wifi e dados móveis impedindo a barra de notificações de ser expandida na tela de bloqueio e também impede que o verdadeiro menu de energia seja ativado com o botão power na tela de bloqueio.
Exatamente Soterio, essas funções extras são um diferencial e tanto no Cerberus.
Essas dicas infelizmente só funciona se alguém não achar o celular antes de você Caso contrário é fácil até para uma criança fazer um hard reset acho que já passou da hora do Google dificultar um pouco mais as coisas.
Pelo menos em dispositivos da Samsung é necessário desbloquear a tela para desligar o telefone o que ainda te dá chance de encontrar lo até a bateria acabar , acho que deveria ser necessário a senha para acessar o modo recovery também.
Falou tudo!
No caso de quem usa verificação por duas etapas (como eu) é bom gerar uns códigos de backup imprimir ou salvar um PDF em algum lugar seguro fora do smartphone.
Basta acessar a sessão "login e segurança" nas configurações da sua conta depois ir em "verificação em duas etapas" e escolher um método alternativo, existem outros mas eu considero os códigos como mais seguro.
Eu deixo a localização sempre Ativa em modo economia de energia ( Wi-Fi e redes móveis) pois temo pela minha bateria se o GPS também ficar ligado, portanto não sei se seria o suficiente para localizar meu dispositivo.
Apenas razoável.
Cerberus..... Esse já me salvou..... Não fico sem...
Nunca perdi um celular e nunca fui roubado!
Amém por isso! \O/
Mas as dicas são boas, porém me parece que o app Cerberus é mais eficiente!
Somos 2 Amém
Eu já perdi um smart em uma festa, e a pessoa que achou não queria devolver, graças ao rastreamento competente do cerberus consegui encontrar.
Vou testar esse cerberus