O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site.

4 min para ler 22 Comentários

Como recuperar mensagens apagadas do WhatsApp

Recentemente, o WhatsApp adicionou a opção para backup de conversas e dados diretamente no Google Drive. A nova função pode ser uma ajuda extra para os usuários que acidentalmente apagam conversas no mensageiro, visto que elas podem ser recuperadas automaticamente através do serviço em nuvem do Google. Neste artigo explicamos duas formas eficazes para você resgatar suas conversas apagadas no WhatsApp, confira a seguir.

Como recuperar conversas apagadas no WhatsApp pelo Google Drive

A opção para backup de conversas no Google Drive não está acessível para todos os usuários, portanto, em alguns casos será necessário baixar a versão mais recente do mensageiro pelo site do WhatsApp. Na versão disponível na Play Store (2.12.317), a única forma de backup oferecida pelo WhatsApp é através do cartão SD ou memória interna, mas na versão disponível no site do serviço (2.12.315) a opção de backup em nuvem pode ser acessada em "configurações de chamadas e conversas".

backupwhatsappgdrive
Configuração da conta do Google para backup de conversas do WhatsApp. / © ANDROIDPIT

Diferente do backup na memória interna do dispositivo, a opção oferecida pelo Google Drive realiza transferências esporádicas. Por padrão, os backups no dispositivo são realizados a cada 24 horas, mas no G Drive os arquivos são transferidos em um período menor, tornando a chance de recuperação de conversas recentes maior. Para configurar o backup pelo Google Drive é preciso ir até as Configurações do WhatsApp>  Backup de conversas e vincular uma conta do Gmail válida.

Caso você tenha apagado algum arquivo ou conversa recente, basta excluir o WhatsApp e instalá-lo novamente com a mesma versão anterior. É preciso lembrar que caso a nova versão instalada seja diferente da compilação anterior o backup pelo Google Drive não será resgatado. Vale lembrar também que a recuperação de vídeos deve ser definida manualmente pelo usuário na guia "Backup de conversas". Todo o processo é feito automaticamente pelo WhatsApp após sua instalação.

backupwhatsappcontarestaurada
Transferência automática de conversas do WhatsApp armazenadas no Google Drive. / © ANDROIDPIT

Como recuperar conversas apagadas no WhatsApp pela memória do dispositivo 

Essa opção é a mais conhecida entre os usuários, mas alguns cuidados precisam ser tomados. Antes de excluir o WhatsApp e esperar que o resgate de suas informações acontecerá normalmente, é preciso verificar se o arquivo de backup condizente com o período desejado está disponível na memória do dispositivo. Para isso, é preciso baixar um programa que gerencie as pastas internas do dispositivo, caso o seu smartphone não possua nenhum gerenciador de arquivos. Minha dica de download é o File Commander, e você pode baixá-lo através do botão abaixo:

File Commander - Gerenciador Install on Google Play

Para acessar os arquivos de backup é preciso localizar a pasta WhatsApp, que pode estar hospedada tanto na memória interna quanto no armazenamento externo (cartão SD). Uma vez localizada, clique na subpasta "Databases" e certifique-se que o arquivo correspondente ao dia desejado para recuperação está disponível. Por padrão, os arquivos são nomeados no padrão internacional como, por exemplo, msgstore-2015-10-13.1, com o ano e o mês antes do dia.

O arquivo de nome msgtore.db.crypt8 representa o backup mais recente, que pode ter sido realizado horas ou minutos atrás em menos de 24 horas. Caso você esteja querendo resgatar conversas mais recentes, como nas últimas horas ou minutos, será preciso renomear esse arquivo para a data atual, por exemplo: msgstore-2015-10-19.1.db.crypt8.

mensagensbakcupwhatsapppgerenciador
Pasta com as conversas salvas do WhatsApp na memória interna do dispositivo. / © ANDROIDPIT

Por padrão, o WhatsApp resgata conversas que estejam armazenadas nos arquivos com data igual ou superior às 24 horas do dia atual, portanto, renome o arquivo mais recente para a data atual e desinstale o WhatsApp. Neste caso, qualquer versão do mensageiro será compatível com o resgate de informações, portanto, basta aceitar o backup recente (que será do arquivo renomeado) e conferir se as as suas últimas conversas estarão lá.

E aí, você já apagou muitas mensagens no WhatsApp acidentalmente?

16 Compartilhado

22 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Fiz questão de comentar para agradecer. Eu levei horas tentando exportar um backup do WhatsApp dentro do Parallel Space para outro celular (sem Parallel), mas mesmo copiando os arquivos, não funcionava. No final, o problema estava num detalhe que você citou aqui: Era preciso desinstalar o aplicativo no celular destino. Ao reinstalar, lá estava ele perguntando se eu queria restaurar o backup de dois minutos atrás. Funcionou perfeitamente. Muito obrigado e que Deus o abençoe!


  • Pro meu cel ainda ñ chego essa atualização 😔


  • Boa noite , salve galera , so uma perguntinha basica esse backup que ficva gravado no google drive , em que pasta eu encontro ele para poder visualizar no PC .
    aguardo contato
    valew brow.


  •   28

    Eu tenho a versão 315 e fiz o backup no GoogleDrive. Após trocar de ROM eu preferi usar o backup manual que eu mesmo tinha o costume de fazer, eu faço o backup da pasta WhatsApp da memória interna e depois de instalar a nova ROM eu colo onde estava na memória interna e assim que vou instalar o WhatsApp ele reconhece que há um histórico de conversas e consigo restaurá-lo sem problemas.


    • Amigo me ajuda pelo amor de deus. Meu celular deu algum problema essa noite e quandp eu acordei o whatsapp estava sem histórico nenhum. Apagou td sozinho e informou que havia acontecido "um erro inesperado no backup" eu desisntalei e tentei reinstalar de novo e mais uma vez ele diz que o backup do google está com erro. Nao me desesperei tanto pq sei que tem o arquivo "msgtoere"na basta databases... Acontece que toda vez que eu instalo e desinstalo ele automaticamente so tenta recuperar o backup do google e n jeito nenhum o da memoria interna. Me ajuda porgavor. Meu email netoecivil@hotmail.com
      071997010606
      Eu to desesperado pq tem mt historico referente a trabalho e um processo na justiça contra mim no qual meu historico do whatsapp serve como defesa


    • Rafael d p me ajuda


  • Esqueci o código de bloqueio da minha tela o que posso fazer nesse caso????


  • Backup de whatsapp salva vidas, relacionamentos, empregos 😂.....


  • Taí uma coisa que funciona melhor no Windows Phone. Tudo bem que está longe de ser algo de grande utilidade, mas faz bastante tempo que o Whatsapp faz backup automático na plataforma do Tio Bill, o que é interessante já que tudo é atrasado pra esse sistema.


  • Essa opção de backup no Drive é interessante demais. Você não precisa se preocupar mais com o backup no aparelho, basta reinstalar o Whataspp e baixar o backup.


  • Pra que essa trabalheira toda, sendo que basta apenas copiar a pasta databases pra algum cartão de memória e assim que reinstalar o app, ele vai perguntar se desejas fazer a reinstalação das conversas do cartão!

    Simples!

    Obs. Lembrar que a pasta tem um limite de saves! Então o que faço?!?

    Todo dia excluo todos os saves e o faço manualmente! Assim, tenho sempre o último arquivo com as últimas conversas!


  • é incrível como o whatsapp dificulta nossa vida... esses macetes eu já conhecia, mas até mesmo o helium, que me salvou essa semana, migrando os dados dos meus outros apps pro novo celular, não consegue fazer o backup do whatsapp porque essa função está desativada no aplicativo...


  • Alguém sabe como modificar os horários desses backups automáticos? Por padrão só ocorrem às 3h e eu não deixo meu Smartphone ligado a noite toda. Logo, preciso fazer esses backups manualmente. :(


  • uau kkk meu namorado que me espera haha


  • "amor, me passa sua conta do Gmail rapidao?"


  • Bem interessante


  • Os casais que desconfiam da sua parceira(o) agradecem... 👌😂

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações