Nós usamos cookies em nossos sites. Informações sobre cookies e sobre como você pode se opor ao uso de cookies a qualquer momento, ou encerrar seu uso, podem ser encontradas em Política de Privacidade.

4 min para ler 22 Comentários

Como se comportar na Play Store: 5 erros a serem evitados (com exemplos)

Você já deve ter lido na Play Store comentários como "Não instala", "Será que esse app é bom?", "Não tem em Português", "Muito bom", "Vou instalar, se gostar depois dou mais estrelas". Eles são úteis? Eles ajudam alguém? Como não pagar mico e ser um bom cidadão na Google Play Store? Confira.

Não é para testar e voltar depois

Alguns apps e jogos, enquanto você os está utilizando, podem ficar incomodando com mensagens frequentes, pedindo que você avalie o título caso tenha gostado. Caso não seja sua vontade avaliar naquele momento, alguns colocam a opção "Lembre-me" depois, mas outros chantageiam colocando a opção "Não, não gostei".

É fato que esses avisos e pedidos tiram a paciência de muitos, mas a solução para isso não é ir até a loja e avaliar o jogo ou app de maneira superficial, pois isso prejudica a experiência dos outros usuários e dificulta o trabalho do desenvolvedor.

play store01
Um clássico a ser evitado / © AndroidPIT (captura de tela)

Os exemplos acima são o pior tipo de comentário que existe, não seja uma dessas pessoas. Avaliar com uma nota baixa e avisar que, caso goste do que baixou "volta para dar mais estrelas" é um comportamento que confunde e estraga o algoritmo de destaques.

O ideal é: não ceda às chantagens do desenvolvedor. Se não está pronto para avaliar o app ou jogo, simplesmente escolha a opção negativa. Quando tiver testado o suficiente, lembre-se de ir até a Play Store avaliar, isso ajuda a todos e incentiva que outros avaliem apps que você ainda pode querer.

Não escreva qualquer coisa

Comentários curtos que dizem "Demais!", "Show!", "Aprovado", não querem dizer muita coisa. Quando você se dá ao trabalho de ir escrever algo, aproveite e escreva algo que realmente será útil para todos.

play store02
Parece útil  / © AndroidPIT (captura de tela)

A situação se deteriora quando o ser humano entra na avaliação apenas para escrever coisas sem o menor sentido, como letras aleatórias ou comentários sem sentido. Apenas parem.

O ideal é: exerça seu papel de cidadão, mesmo que digital. Forneça uma avaliação decente, fale sobre o app ou jogo de maneira mais abrangente. Não é necessário escrever mais do que cinco linhas, mas uma avaliação sucinta e sincera, completa, já pode fazer o dia de muita gente. Lembre-se das avaliações legais que você leu por aí.

play store03
Você baixaria um app com essas avaliações? Eu também não sei / © AndroidPIT (captura de tela)

Não pense que todos falam português

O sistema Android do seu smartphone provavelmente está em português, incluindo aí a sua Play Store. Até mesmo algumas descrições de apps estão em português, uma maravilha! Mas você não deve pensar que, por causa desses fatores, todo o planeta vai falar em português com você.

Quer reclamar de um problema no app que você comprou? Você deve fazer isso, mas não em português! Confira antes, pelo desenvolvedor, pelos títulos publicados e até pelo site deles, se a equipe é brasileira, e se entenderá o que você escrever.

play store04
A tradução da resposta nem tem concordância... / © AndroidPIT (captura de tela)

É óbvio que, se estiverem interessados, os desenvolvedores podem passar o seu comentário por um tradutor, mas muita informação pode ser perder por aí, e sua reclamação será em vão. Ou então eles podem nem se dar ao trabalho de traduzir.

O ideal é: faça a pesquisa antes e descubra o idioma dos criadores do app. Tente falar no idioma deles, as chances de receber um retorno são maiores. E, caso não haja um email para contato, cobre!

Não transforme a avaliação em um fórum

A ideia das páginas dos apps e jogos é para que você dê uma nota de uma a cinco estrelas e escreva brevemente sobre o que achou da sua experiência de forma geral, coesa e aprofundada. Não é o lugar para perguntar como faz para fazer rodar em tal smartphone ou para reclamar que o jogo não baixou fora da sua rede WiFi.

play store05
Isso, eles parecem ter anotado tudo / © AndroidPIT (captura de tela)

O ideal é: Não é para constatar que não funciona em seu smartphone, ou que o jogo é uma droga porque precisa de internet. O próprio AndroidPIT tem um fórum onde você pode entregar suas mágoas e frustrações. A dica é a mesma, avalie o app pelo que ele é.

Não deixe de denunciar

Se você ver algo de errado, é seu dever denunciar. Xingamentos, spam, links maliciosos, você não pode deixar passar. E aí estamos falando não apenas de comentários, mas também de apps suspeitos, que tragam problemas ao seu smartphone ou tentem conseguir dados pessoais.

play store06
Isso ajuda em algo? Não? Denuncie / © AndroidPIT (captura de tela)

É você quem ajuda a regular o que entra e sai da Play Store. São muitos apps e jogos chegando todos os dias, e apesar de o Google avaliar a integridade deles com seus robôs, a sua ajuda é essencial.

E você, não gosta de quais comportamentos na Google Play Store?

Os comentários favoritos dos leitores

  • Paulo Ricardo há 2 meses

    Ótima matéria. Infelizmente o povo precisa aprender a avaliar corretamente os apps afim de auxiliar de verdade quem for ler e ajudar os devs na evolução do app/jogo.

    Mas, discordo totalmente do começo do artigo, se o dev enche o APP de pedidos de avaliação, não dando tempo nem de usar direito, é dever do usuário apresentar uma reclamação na loja sobre tal comportamento incômodo. Reclamar do excesso de popups com pedidos de avaliação é um feedback valido como qualquer outro. Não vejo nada de errado nisso.
    Se não quer reclamação sobre popups com pedidos de avaliação, é só não encher o APP com isso. Simples!

  • Eduardo Reis há 2 meses

    É o mesmo caso de ser testador beta. Se for para não avaliar corretamente melhor não ser testador. Mas as pessoas querem ser testador para receber uma atualização antes que os outros. Mas não é para isto que serve o programa!

  • Soterio Salles há 2 meses

    Como sempre isso é consequência da "Pátria Educadora" que deu inclusão digital mas não instrução digital. Vejo muitas avaliações na loja em outras localidades e se o pessoal não quer escrever simplesmente dá as estrelas e pronto.
    Lembro bem que antigamente a loja em português era compartilhada com Portugal e os portugueses sempre reclamavam dos brasileiros e suas avaliações absurdas... Com razão.

22 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Mostrar todos os comentários

Artigos recomendados